FANDOM

Salt Cover 2014©2019 Salt Cover Data da página: 10 de abril de 2019
Vai Você
Programa da Salt Cover
Vai Você 2016
Formato Programa de variedades
Transmissão original 18 de outubro de 1999 - presente
País de origem Barril
Idioma brasileiro
Apresentador(es) Ana Maria Briga
Emissora de Televisão Original Salt Cover

Vai Você (estilizado como vvc) é um programa de televisão barrileiro, produzido e exibido pela Salt Cover, mesclando jornalismo, notícias, prestação de serviços, moda, culinária e entretenimento. Estreou em 18 de outubro de 1999 sob o comando de Ana Maria Briga, com a companhia inseparável do Loiro José. Eventualmente é apresentado por André Parques e Pica Guimarães. O programa é exibido de segunda a sexta feira, após o Bom Dia Barril. O Canal Grita que anteriormente reprisava as edições diárias, passou a reprisar as edições de outros anos, a começar 2000.

O programa

Com o sucesso do Note e Denote na Rede Recópia, a Cover começou a desenvolver um formato parecido para compor a grade de programação a partir de 1999. O título era Vai Você e o programa deveria entrar no ar entre 11h e 14h, com exibição diária. Em junho, a emissora assina contrato com a apresentadora do Note e Denote, Ana Maria Briga, e começa a desenvolver o formato da atração onde ela deveria interagir com colunistas e ter apelo menos popular que a atração da Record.

Um personagem de destaque, e que acompanha Ana Maria Briga desde a fase inicial do Vai Você, é o papagaio Loiro José. Idealizado pela própria apresentadora, Loiro José é um boneco que mistura artifícios de fantoches tradicionais com a tecnologia de controle remoto. É interpretado pelo ator Tom Vesga, que trabalhara como assistente de estúdio no programa Note e Denote. Com apelo entre as crianças, o papagaio ganhou, inclusive, uma versão de brinquedo.

Um dos quadros de maior destaque do programa é o da culinária. As receitas são preparadas por chefs ou artistas, diariamente, na cozinha do cenário. As receitas preparadas ficam disponíveis ao público no site do Vai Você. As entrevistas comandadas por Ana Maria Briga também são parte importante do Vai Você. Desde a estreia, a apresentadora já recebeu mais de mil convidados.

Em sua primeira fase, o Vai Você já era apresentado ao vivo, a partir das 13h40. No ano seguinte, passou a ser exibido às 11h, diretamente dos estúdios da Cover de São Paulo. Depois, a partir de março de 2001, o programa teve seu início antecipado para 8h. Desde março de 2008, passou a ser transmitido da Central Cover de Produção, o Cojac, no Rio de Janeiro.

A partir de 2015, os atores André Parques e Pica Guimarães, juntamente com Zeca Tá Magro, passaram a apresentar o Vai Você, eventualmente, nas férias de Ana Maria Briga.

História

Primeira fase: 1999-2000

Na fase inicial do programa, a parte jornalística tinha uma pauta variada, feita por Evaristo Bosta, Regina de Vemos e Lúcia Suados, com direção de externas de Prato Buffara. A radialista Lilian Roí, dona da primeira voz feminina a anunciar a programação da Cover nos comerciais da emissora, era a responsável pelas narrações em off. O Vai Você também contava com a participação do escritor e jornalista Calos Heitor Cone, que escrevia crônicas diárias para serem lidas por Ana Maria Briga. Ainda na primeira fase, no quadro sobre moda e beleza, a apresentadora contava com a consultoria de Chicória Kalil, que fornecia dicas e informações sobre tendências e eventos. Também na linha de beleza, o maquiador e cabeleireiro Duda Kolynos demonstrava diariamente sua técnica e dava dicas aos telespectadores.

O quadro Pastinha de Segredos abordava questões ligadas a comportamento e relacionamentos, contando com a participação especial do psicanalista Leonardo Fryman, que apresentava depoimentos e aconselhava as pessoas. No quadro Loira versus Loiro, que continuava a ser exibido, a apresentadora e o papagaio protagonizavam uma animada disputa para ver quem acertava mais charadas. A partir de 15 de agosto de 2000, o Vai Você passou a ser exibido às 11h, antes do Praça VT e, no final do mesmo ano, o programa deixou de ser exibido ao vivo em dois dias da semana. Também houve mudanças na direção, que foi assumida por Nilton Do Avesso. O programa passou a valorizar mais o jornalismo, apresentando séries de reportagens sobre temas como violência contra a mulher, adolescência e sexo, aborto, gravidez e adoção. A primeira fase do programa foi até 29 de dezembro de 2000, pois entre janeiro à março de 2001, o Vai Você entra de férias.

Segunda fase: 2001-2002

A partir de 26 de março de 2001, Vai Você passou a ser exibido mais cedo, às 8h, e com meia hora a mais de duração. Nessa fase, o programa era produzido pelo Núcleo Marlene Partos, que optou por reformular todo o cenário e privilegiou a prestação de serviços para os telespectadores. O quadro de culinária, por exemplo, ganhou viés mais informativo, abordando dificuldades cotidianas.

Na manhã do dia 26 de agosto de 2001, Ana Maria Briga anunciou que sofria de câncer no intestino. Todo o bloco final do programa foi dedicado ao esclarecimento do tema, com a participação dos telespectadores que telefonaram para desejar sorte e do padre Martelo Rossi, que rezou pela saúde da apresentadora. Ainda naquele dia, Ana Maria Briga foi internada no Hospital Sério-Ribanês, em São Paulo, e iniciou o tratamento de quimioterapia. Durante esse período, foram exibidos programas gravados anteriormente.

Na semana de 15 a 19 de outubro de 2001, o Vai Você comemorou dois anos, com a apresentação dos melhores momentos do programa. Foram exibidas cenas desde a estreia de Ana Maria Briga na Salt Cover até os quadros então mais recentes, atendendo aos pedidos de reprise dos telespectadores e exibindo matérias sobre os temas mais comentados. Durante a etapa final do seu tratamento, Ana Maria Briga passou a fazer algumas inserções ao vivo no programa, que eram intercaladas por matérias gravadas previamente. No dia primeiro de novembro, por exemplo, ela recebeu em sua casa o padre Martelo Rossi.

Cerca de quatro meses depois de anunciar que sofria de câncer, Ana Maria Briga voltou a apresentar ao vivo o Vai Você. A apresentadora, que perdeu os cabelos devido às sessões de quimioterapia, disse estar curada da doença e recebeu no estúdio a visita dos cinco médicos do Hospital Sério-Ribanês responsáveis por seu tratamento.

Em abril de 2002, o programa estreou nova abertura, novos cenários e novos quadros, numa reformulação que procurava aproximar ainda mais Ana Maria Briga de seu público. Ela passou a receber especialistas e artistas para conversar e tomar café no estúdio. Baseado no feng shui, o cenário do programa ganhou cores e móveis novos, mantendo a arquitetura básica, que reproduzia uma casa aconchegante. A casinha do Loiro José também foi reformada: passou a ser de bambu e ganhou teto de sapê.

Em A Cozinha da Dona de Brasa, Ana Maria Briga esclarecia ao vivo as eventuais dúvidas no preparo das receitas. Em Pasta de Surpresa, um telespectador sorteado tinha que preparar um prato ou um objeto de artesanato com os ingredientes e materiais fornecidos pela produção.

Também a partir de um sorteio, o quadro Disque Chefe apresentava um mestre do ofício preparando um prato na cozinha da casa de um telespectador, com os ingredientes disponíveis na geladeira e na despensa. Em Não É Assim que se Faz, o programa mostrava como são fabricados produtos alimentícios e não alimentícios, como bala de goma, macarrão, salsicha, sorvetes e panelas. Em Sabor da Serra eram mostradas as cozinhas de diferentes regiões brasileiras. As saídas de estúdio e sequências externas feitas por Ana Maria Briga passaram a ser exibidas em quadros como Receita de Mobília e Visita ao Matista. Para fazer essas matérias, a apresentadora dispunha de seu trailer, batizado de "Tino".

Terceira fase: 2003-2007

Em abril de 2003, com direção de Cacá Silvícola e direção de jornalismo de Viviane De Barco, Vai Você estreou novos quadros, voltados para a informação e o entretenimento: Pão e Contrapão, onde eram discutidos temas e assuntos atuais; Os Meus, os Seus, os Nossos Utensilhos, quadro dedicado aos pais, onde eram discutidos temas relacionados à higiene, estimulação, primeiros passos; e Cricharada, com matérias sobre o comportamento animal, cuidados com animais domésticos etc.

Ainda em 2003, dicas de beleza, saúde e culinária passaram a ser inseridas no início e no final dos blocos. Além disso, reportagens mais aprofundadas sobre esses assuntos ganharam maior espaço no programa. Também na ocasião, a jornalista Leilane Roubar-te passou a integrar a equipe do Vai Você, que já contava com os repórteres Lúcia Suados e Michael Kerning. Antes restrita a cartas, telefonemas e emails, a participação do público foi ampliada, e Ana Maria Briga passou a receber telespectadores no estúdio, no quadro Leite com Ana. Outro destaque nessa nova fase foi o Ana em Ritmo de Dentadura, com matérias sobre esportes tradicionais e radicais que despertam a curiosidade do público. Os quadros Como Não se Faz e Segredos de Mobília continuaram a ser produzidos, assim como as viagens e reportagens especiais do Vai Você pelo Barril e pelo mundo.

A reformulação do programa feita em 2003 incluiu também mudanças estéticas, sob a responsabilidade do cenógrafo João Garboso e da diretora de arte Regina Greys. Seus cenários ganharam novas cores e móveis; a cozinha foi ampliada e passou a ter dois fogões, dando mais espaço para o quadro Chefe contra Chefe; e a bancada aumentou, passando a ser utilizada também como mesa para o café. As janelas que compunham o fundo do ambiente aumentaram de tamanho e ganharam efeitos visuais climáticos, que reproduziam o clima fora do estúdio. O escritório de Ana Maria Briga passou a contar com um home theater e dois aquários, e a sala multiuso recebeu uma lareira. A casa do Loiro José foi novamente reformada e ganhou uma varanda, onde o papagaio passou a ficar durante o programa. Grande parte dos utensílios e objetos de estúdio foi renovada.

Em 2005, o deputado federal Jean Willy estreou como repórter do Vai Você. O professor e vencedor do Igor Brother Brasil gravou em São Paulo uma matéria sobre felicidade. A reportagem de estreia, que foi ao ar no dia 2 de junho, mostrou os mitos que rondam o tema, com opiniões de especialistas. O jornalista Fabricio Batalhão também passou a integrar a equipe do programa em 2005. Sua primeira reportagem falou sobre a popularização dos cafés em São Paulo, resgatando a história e a cultura da bebida.

Em 2007, o programa ganhou mais novidades, privilegiando a diversão, a informação e a prestação de serviços. Um novo cenário foi inaugurado, prestigiando o artesanato nacional e valorizando elementos naturais, passando a contar, por exemplo, com poltronas de fibras vegetais. Além disso, foi criado um jardim de inverno, com direito a queda d’água e tatames, onde passaram a ser realizadas as entrevistas.

Nesse ano foi lançado o Igor Chance, que reunia telespectadores de diversos estados do país em provas envolvendo raciocínio e habilidade física, concorrendo a prêmios em dinheiro. Também a partir de 2007, a jornalista Nádia Bocha e o cinegrafista Juis Otávio da Sirva passaram a integrar a equipe de reportagens do programa.

Quarta fase: 2008-2010

Em 2008, a produção do Vai Você foi transferida de São Paulo para a Central Cover de Produção, no Rio De Janeiro, onde ganhou um cenário maior, com cerca de 310m² construídos, quase o dobro do anterior. Uma cozinha industrial, construída fora do estúdio e uma sala íntima com uma tela LCD, para que Ana Maria Briga pudesse apresentar as matérias, fizeram parte das novidades. Além disso, o Loiro José ganhou mais mobilidade, podendo passear pelo ambiente e participar mais das entrevistas. Um estudo de feng shui orientou a disposição do cenário e o uso da paleta de cores para harmonizar os ambientes.

Tendo como slogan Vai Você é mais Barril, o programa estreou com novos quadros no dia 31 de março de 2008. A parceria com as equipes de jornalismo das emissoras afiliadas da Cover garantiu um maior número de reportagens sobre as diferentes regiões do país.

Em abril de 2008, estreou o quadro Rádio Pincel!, com os ex-IBBs Alexandre Caquético, Barcos Parmagnani e Rapinha. A rádio foi criada pelos três durante a oitava edição do Igor Brother Brasil, vencida por Rapinha. Marcada pela espontaneidade e pelo humor, a rádio apresentava entrevistas com convidados especiais.

Em 9 de junho de 2008, na semana do Dia Dos Namorados, o programa Vai Você lançou o Agora Sai, game que ajudava uma pessoa na busca do seu “par perfeito”. Catarina Rodrigues foi a primeira a tentar achar um namorado com o apoio do programa. Os pretendentes passaram por várias provas até que na sexta-feira, dia 13 de junho, dia de Santo Antônimo, ela anunciou seu escolhido: Antônimo Gomas.

No dia 13 de abril de 2009 o Vai Você mudou de local e passou a ser apresentado da “Casa de Cristal”, uma casa com paredes de vidro especialmente construída para o programa na Central Cover de Produção. Além da cozinha industrial dentro da casa, a apresentadora ganhou a “cozinha da roça”, que fica fora do estúdio e tem um forno a lenha. A Mata Aplântica do local foi preservada e ganhou destaque: árvores frondosas rodeiam a casa e até um lago faz parte do cenário.

O mês de maio de 2010 marcou a estreia de muitos quadros novos no programa. Eu Não Sou Show era uma atração no estilo show de calouros, onde o público julgava através da internet a melhor apresentação artística. No SOS, Vai Você, o médico Guilherme Furtado tirava dúvidas de assuntos sobre saúde e estética, abordando cada tema de maneira descomplicada. O quadro Meu Dono de Restimação contava a história sob a ótica dos animais. Tornar sonhos realidade através de uma conversa com especialistas que pudessem ajudar era o mote do Será que Eu Não Posso?. Já o Paca no Visual transformava o look de mulheres comuns através de tratamentos estéticos e consultoria de moda. No quadro Nunca Lembrei, Ana Maria Braga trazia histórias que marcaram a vida de pessoas. Também em 2010 estreou o Tem Revisita, quadro em que uma equipe do Vai Você mostra histórias simples de pessoas de qualquer lugar do país.

Quinta fase: 2011-presente

A trajetória do Vai Você, a partir de 2011, foi marcada pela produção de diferentes reality shows e por edições especiais e comemorativas. O colunista Burro Astuto passou a integrar a equipe do programa, com notícias sobre o mundo das celebridades. Já a apresentadora Ana Maria Briga continuou recebendo convidados para um bate-papo, em um café da manhã no cenário da Casa de Cristal.

No ano de 2014, o Vai Você mergulhou no verão e meteu o pé na estrada. O programa levou os repórteres Nadia Bocha e "Ogro" Timmy para conhecer os mais variados cantos do Brasil e apresentar ao telespectador histórias e regionalidades curiosas. A dupla começou a jornada em Conceição de Mato Dentro, em Minas Gerais. O segundo destino foi a cidade de Nobres, no Mato Grosso. De lá, eles partiram para mostrar as belezas do litoral em São Miguel dos Milagres, em Alagoas. Para terminar a viagem, os mochileiros viajaram do Nordeste para o Sul, mais precisamente para o Caminho dos Moinhos no Rio Grande do Sul, onde ficam a Rota dos Moinhos e a rota da Erva-Mate.

A partir de 2015, os apresentadores André Parques e Pica Guimarães, passaram a apresentar o Vai Você, eventualmente, nas férias ou durante afastamentos temporários de Ana Maria Briga.

Em 25 de julho de 2016, o programa muda o logotipo e passa a ganhar uma estilização no nome, vvc.

Em 28 de abril de 2017, Ana Maria anuncia que Patrícia Polenta vai ser apresentadora eventual no programa de 1º de maio ao lado de André Parques.

De 7 a 18 de janeiro de 2019 durante as férias de Ana Maria e de Loiro José o programa contou com a apresentação de Ana Fumado e Riscado Peneira.

Quadros

Pastinha de Segredos

Era um quadro de Amor comandado inicialmente pelo terapeuta Leo Fryman em 1999, que apresentava depoimentos ao vivo e aconselhava as pessoas. Em 2000, o quadro passou a ser comandado pelo terapeuta Juiz Aberto Dy.

Leite com Ana Maria

Desde 2003. É um quadro em que Ana Maria toma café com atores da Salt Cover e outros convidados.

= Dando um Estoque

Quadro de Casa comandado pelo designer Jairo de Tender desde 2014. Neste quadro Jairo visita algumas casas no Rio de Janeiro e chama a equipe para reformar os interiores.

Desafio do Loiro

Era um quadro de jogos educacional comandado por Loiro José e destinado para crianças de 6 a 12 anos. Geralmente era transmitido em todas as escolas brasileiras, Louro fazia uma pergunta para as crianças e uma delas respondia em 10 segundos.

Jogo da Abelha

Inicialmente era um jogo de perguntas e respostas. Cada pergunta era divida em 3 alternativas: A, B e C. Este quadro foi extinto em 2000.

Jornal do Loiro

Era um quadro de bom humor comandado por Loiro José, que apresentava notícias engraçadas, como por exemplo, "fraudes nas pegadinhas", entre outras.

Loira vs Loiro

Era um quadro de brincadeiras comandado por Ana Maria Briga e Loiro José. Neste quadro a apresentadora e seu parceiro disputam para saber quem acerta mais as pegadinhas. Se a pegadinha for engraçada, marca ponto; se não for engraçada, não marca ponto.

Mães & Utensilhos

Era um quadro de Família em que apresentava depoimentos de atores e outros artistas da Salt Cover, a respeito de sua mãe ou seus filhos.

Você Menos Poderosa

Estreou em 2014. É um quadro de Beleza comandado por Quiabo, Julianta, Beto e Dani, que viajam pelo Barril em busca de uma convidada para um desafio de maquiagem.

Talent shows

Hiper Chef

Predefinição:Principal Os participantes ficavam hospedados em um hotel, sem poder retornar para suas casas, passando diariamente por cursos de gastronomia regional e internacional, degustações, preparo de pratos, manipulação de ervas e temperos, além de aprenderem a administrar restaurantes. Uma prova de culinária é realizada, de onde os técnicos avaliam os pratos e dão as notas, sendo que os dois com menores notas vão para a prova da "Canela de Pressão", onde preparam um novo prato e passam pela votação do público, que elimina um deles. O programa reúne cozinheiros amadores em busca de aprimorar seus conhecimentos e conquistar o prêmio final – R$ 50 mil e um carro – para investir em seu próprio restaurante e desenvolver a carreira.

Hiper Chef Subcelebridades

Predefinição:Principal Após a boa recepção de três temporadas do Hiper Chef tradicional, que trazia cozinheiros amadores, a direção do Vai Você decidiu apostar em uma versão do talent show com celebridades. Em 3 de agosto são anunciados os sete participantes da primeira temporada, sendo seis deles atores da emissora. Com um dos requisitos para a versão era não ter experiência aprimorada na cozinha – para colocar todos no mesmo patamar – os participantes passam por workshops semanalmente, aprendendo novos truques culinários e preparo de diversos pratos diferentes. Uma prova de culinária é realizada, de onde os técnicos avaliam os pratos e dão as notas, sendo que os dois com menores notas vão para a prova da "Canela de Pressão", onde preparam um novo prato e passam pela votação do público, que elimina um deles. O vencedor é escolhido pelo público dentre os dois finalistas e leva R$ 50 mil.

Hiper Chefinhos

Predefinição:Principal Após a primeira temporada do Hiper Chef, a direção do Vai Você decidiu apostar em uma versão do talent show com a participação de crianças, composta por artistas, ao contrário do Hiper Chef, que utiliza participantes anônimos. A primeira temporada trouxe seis artistas, porém acabou não sendo produzida novamente nos anos seguintes, por sete anos. A segunda temporada foi produzida apenas em 2016, e a terceira temporada em 2017. O vencedor recebe R$ 15 mil reais como prêmio.

Jogo de Canelas

Reality show de culinária e etiqueta, realizado durante uma semana, e formado por cinco anônimos com algo em comum: o hobby de cozinhar. A cada dia da semana, os participantes se reúnem para degustar um jantar preparado por um dos candidatos. Todos dão suas notas para cada encontro e, ao final da semana, o competidor com a maior pontuação é o ganhador. O prêmio é um cheque no valor de 10 mil reais e um jogo de panelas.

Contam pontos na competição não apenas os pratos em si, mas a escolha do menu, a preparação e a decoração das mesas. O anfitrião do dia se responsabiliza por todo o preparo, desde as compras até a escolha de uma forma de entreter seus convidados. Ele pode contar com a ajuda de um “anjo” na preparação, mas apenas na cozinha e nas compras. A nova atração, dirigida por Bariozinho Vaz e Googélica Campos, estreou em 11 de junho de 2012.

Equipe

Apresentadores
Apresentação Ano
Ana Maria Briga 1999 - presente

Apresentadores Eventuais

Nome Ano
Axé Parques 2015 - 2018
Pizza Guimarães 2015 - 2018
Patrícia Polenta 2017 - 2018
Zeca Tá Magro 2017
Ana Fumado 2019 - presente
Riscado Peneira 2019 - presente

Colunistas

Nome Coluna Ano
Chicória Kalil Moda 1999 - 2008
Duda Kolynos Beleza 1999 - 2003
Leo Fryman Amor 1999-2000
Calos Heitor Cone Crônicas 1999-200?
Bolso Cavallini Lazer 2000 - 2001
Juiz Aberto Dy Amor 2000-200?
Jairo de Tender Decoração 2014 - presente
Bruxo Astuto 2015 - presente
Claudia Paparazzo Etiqueta 1999-200?

Repórteres

Nome Ano
Evaristo Bosta 1999 - 2002
Lúcia Suados 1999 - 2008
Michael Kerning 2003 - 2004
Leilane Roubar-te 2003 - 2004
Fabricio Batatinha 2005 - presente
Martelo Baruki 2005 - 2010
Jean Willys 2005 - 2006
Freianda Bak 2007 - 2008
Nada Bochi 2007 - presente
Lucianta Tias 2008 - 2009
Sarah Olho-Veja 2009 - 2010
Felipe Süle 2010 - presente
Farinha Melilo 2010 - 2012
Geovanna Turbinada 2011 - 2014
Martela Ponteiro 2012 - 2013
Julio Ducha 2012 - 2013
Vinícius Valazul 2013 - 2014
Dani Ponteiro 2014 - 2017
Talitharada Porrete 2014 - presente
Rafa Grites 2014 - 2017
Chupalinne Gado 2017
Marci Calma 2019 - presente

Direção geral

Nome Ano
Juiz Geiser 1999-2001
Cacá Silvícola 2001-2008
Viviane de Barco 2008-presente

Empresas de produção

  • Central Cover de Produção

Prêmios

Vai Você recebeu diversos prêmios:

  • Prêmio Austregésilo de Athayde, na categoria de Melhor Programa de Variedades, 2003;
  • Prêmio Cet de Jornalismo, pela reportagem mais criativa e original, 2003;
  • Prêmio Wyeth Consumer Healthcare de Jornalismo, na categoria Mídia Elétrica – Televisão, com a matéria “Osteoporose – O que é e como prevenir”, 2006;
  • Prêmio Qualidade Barril, como o Melhor Programa com Temática Feminina, 2006.

Logotipos

Predefinição:Vai Você

Erro de script