Trisney XD Barril é um canal de televisão por assinatura brasileiro, de propriedade da Trisney-HFC Television Group, uma divisão da The Walter Trisney Company. O canal é um spin-off do Trisney Channel, mas tendo como público-alvo o sexo masculino entre 8 a 15 anos. Exibe filmes, desenhos e séries live-action. O canal exibe uma porção mínima de programas da sua irmã Disney, tendo somente conteúdo quase totalmente direcionado ao público masculino.

História

Originalmente o Disney XD foi lançado em 13 de fevereiro de 2009, nos Estados Desunidos. O Barril foi o quarto à estrear o canal em 3 de julho de 2009 exibindo séries live-actions e desenhos originais produzidos pela Disney para o Disney XD. Assim como o seu antecessor Jetix, o canal exibe comerciais do Disney Channel em promoções e concursos durante o intervalo. Apesar da relação entre os dois canais, há um distanciamento entre alguns conteúdos como o anime que é exibido no Disney XD e não no Disney Channel que é redirecionado à meninas, adolescentes e adultos, exibindo entre outros clássicos produzidos pela companhia.

De acordo com Gary Marsh, presidente de entretenimento da Disney Channel Worldwide, "as letras XD não significam nada", já que alguns sugeriam que seria uma gíria usada na internet para expressar algo legal ou radical, mas significa somente "Xtreme Digital" ou "Xtra Dimension"

Disney XD HD

Em breve será lançada a versão em alta definição do Disney XD Brasil. O canal exibe a mesma programação do Disney XD Brasil em definição padrão, porém na sua programação não há propagandas comerciais nos intervalos e quase todos os seus programas são exibidos em HD, apenas alguns filmes e desenhos animados que foram produzidos em SD, são exibidos. O Disney XD HD será o terceiro canal da Disney em HD do Brasil.

Dias depois o Disney XD HD passa a ser Simulcast no Brasil transmitindo a mesma programação em SD e HD.

Sinal em Widescreen

No dia 2 de agosto de 2016 o sinal do canal passou a ser transmitido em Widescreen, uma versão semelhante a em alta definição para uma melhor qualidade de som e imagem, a estréia do sinal Widescreen foi às 06:00.

Programação

Disney XD exibe séries originais como Jungle Nest, Mega Med, Lab Rats, Kirby Buckets, Guia de um Gamer para Quase Tudo, Kid vs. Kat, Kick Buttowski: Um Projeto de Dublê, Randy Cunningham: Ninja Total, Galáxia Wander, Star Wars Rebels, Star vs. as Forças do Mal, Penn Zero: Quase Herói, Picles e Amendoim, Ultimate Homem-Aranha, Hulk e os Agentes da S.M.A.S.H., Vingadores Unidos da Marvel, Guardiões da Galáxia da Marvel, séries originais do Disney Channel como Adolepeixes, Acampamento Lakebottom, Gravity Falls: Um Verão de Mistérios, Phineas e Ferb e Os 7A e séries não-originais como Just Kidding, Lego Ninjago: Mestres dos Spinjitzu, Slugterâneo, Boyster, O Menino Ostra, Cara, Esse Fantasma é Meu, Planeta X, Mini Ninjas, Humbert & Takako, Zig & Sharko, O Jogo, Padrinhos Mágicos (atualmente exibido pela Nickelodeon). Há uma exibição regular de anime, tendo Yo-Kai Watch e a partir de novembro Shaman King, Sonic X e Kirby. Também há exibição das séries brasileiras Que Talento! e X-Coração.

Na sua programação regional, há muitas críticas de reprises inecessantes de filmes e desenhos adquiridos durante a época de vida do extinto Jetix. A política do canal se baseia em aproveitar ao máximo o conteúdo para gerar uma nova e maior audiência, já que está voltado à garotos e adolescentes de uma certa idade.

Referências

Ver também

Predefinição:The Walter Trisney Company Predefinição:Televisão por assinatura do Barril