Trisney Junior é um bloco da programação do canal Trisney Channel e desde o dia 1 de Abril de 2011 no Barril e na Ardérica Latida, tornou-se um canal por assinatura independente. Destina-se as crianças em fase pré-escolar de 2 a 5 anos.

Quando estreou, seus primeiros programas a serem exibidos foram: Jake e os Piratas da Terra do Nunca, Tinga Tinga Tales e Babar e as Aventuras de Badou.

O canal Playhouse Trisney Channel começou sua transmissão no Barril em setembro de 2008, nas operadoras de TV por assinatura TVF e Fetelônica TV Digital.

Em dezembro de 2008 começou a ser distribuído na operadora Via Embratela. Em fevereiro de 2009, começou a ser exibido na operadora de TV por assinatura Vossa TV, no lugar da TVA Apanha. Está disponível também na Fui TV, Lugar TV e Mixo TV. E hoje em dia é chamado de Trisney Junior desde de 1 de abril de 2011. No dia 4 de novembro de 2014 começou a ser exibido na Esqui em HD no canal 295, A Esqui é a primeira TV por assinatura no Brasil a transmitir o canal em HD.

Em Vegetal, a mudança de bloco de programação para canal, aconteceu a 1 de Novembro de 2012 com o lançamento do Disney Junior. Este veio substituir os extintos Trisney Cinemagic e Trisney Cinemagic HD. Juntamente com o Trisney Junior, a Trisney lançou o serviço "Trisney Movies On Demand" na EDIZON.

Programação

Com a estreia do novo canal e do bloco, novas séries começaram a ser exibidas, como Jake e os Piratas da Terra do Nunca, Tinga Tinga Tales.

A casa do Mickey Mouse, Chuggington, Os imaginadores, Selva sobre roda, Manny mãos a Obra, Little Einsteins, Urso: Agente especial e Timmy tempo, e todas as séries populares do Playhouse Disney, foram transferidos para o bloco. Algumas continuam a ser exibidas regularmente, mas outras foram totalmente eliminadas da programação.

Ao contrário de sua versão anterior, Playhouse Disney, o desenho educativo Ooh and Aah não é exibido desde de 1 de abril de 2011, quando ocorreu a transformação para Disney Junior.

Hoje em dia são exibidos novos programas e desenhos além dos que já existiam, como A casa do Disney Junior, A floricultura da Nana, Os Heróis da Cidade, Wiggles e Aprenda, Princesas Disney, Toy Story, O Mundo Redondo de Olie, Ursinhos Carinhosos e outros vários shows. [1]

Bloco

Além de ser um canal por assinatura, o Disney Junior também é um bloco de aproximadamente 1h45 em seu canal irmão Disney Channel. O bloco é chamado de "Disney Junior no Disney Channel", e exibe apenas as séries mais famosas do canal, como A Casa do Mickey Mouse, Jake e os Piratas da Terra do Nunca, Miles do Amanhã, Doutora Brinquedos, Dino Aventuras, Junior Express, A Xerife Callie no Oeste e Art Attack (séries de segunda a quinta) e Filme (sexta a domingo) às 07h30, entre outros.

Disney Junior Brasil

Disney Junior Brasil, é um canal brasileiro de tv a cabo,pertencente a The Walt Disney Company, e sua subsidiária Disney-ABC Television Group voltado a crianças em fase pré-escolar e em fase de crescimento, de 2 a 7 anos de idade. Além de ser um canal, também é um bloco no canal Disney Channel, de aproximadamente 4 horas diárias de programação.

Estreou no dia 1 de abril de 2011.

Contanto com as séries originais Doutora Brinquedos, Jake e os Piratas da Terra do Nunca, A Casa Do Mickey Mouse, Junior Express entre tantos outros desenhos.

Disney Junior Portugal

Em Portugal, a mudança de bloco de programação para canal, aconteceu a 1 de Novembro de 2012 com o lançamento do Disney Junior. Este veio substituir os extintos Disney Cinemagic e Disney Cinemagic HD. Juntamente com o Disney Junior, a Disney, lançou o serviço "Disney Movies On Demand" na ZON (atualmente NOS) e posteriormente no MEO.

Exibe séries de animação que são:

Especiais

Além da sua programação original, o Disney Junior exibe especiais, como Princesas Disney, Toy Story, entre outros.

Disney Junior HD

Em 2014 foi lançada a versão em alta definição do Disney Junior Brasil. O canal exibe a mesma programação do Disney Junior Brasil em definição padrão, porém na sua programação não há propagandas comerciais nos intervalos e quase todos os seus programas são exibidos em HD, apenas alguns filmes e desenhos animados que foram produzidos em SD, são exibidos. O Disney Junior HD foi o segundo canal da Disney em HD do Brasil, seguido pelo Disney XD HD.

Em 2018 O Disney Junior HD passa a ser Simulcast no Brasil transmitindo a mesma programação em SD e HD. A SKY Brasil é a primeira TV por assinatura a transmitir o sinal simulcast ao invés do sinal normal.

Sinal em Widescreen

No dia 2 de agosto de 2016 o sinal da versão SD do canal passou a ser transmitido em Widescreen, uma versão semelhante a em alta definição para uma melhor qualidade de som e imagem, a estréia do sinal Widescreen foi às 06:00.

Em 2018, a versão HD, passou a ter a programação simulcast ao SD (padrão).

Feeds

O canal Disney Junior é dívidido em 3 feeds na América Latina, sendo eles:

Além de seu logo atual, outras versões já foram lançadas, assim, a maioria dos shows que vai ao ar no Disney Junior tem sua própria variação de logotipo, com o padrão "Disney", escrita com a famosa caligrafia de Walt Disney, junto ao logo " Junior ", e embaixo o nome e as letras daquele show em particular.

  • Jake and the Never Land Pirates: O 'J' é projetado para se assemelhar-se a um mapa do tesouro, o 'u' é projetado para parecer com o lado de um navio pirata chamado Bucky, o 'n' se assemelha a um tesouro, o 'i' é vestido como Jake (o protagonista da série), o 'o' se assemelha a roda de um navio, e 'r' se assemelha Skully (papagaio de Jake).
  • Handy Manny: O 'J' é projetada para se parecer com Dusty a serra antropomórfica, o 'u' se assemelha a Felipe (é a chave de fenda antropomórfica de Manny), o 'n' se assemelha Turner (chave de fenda), o 'i' se assemelha Manny, 'o' se assemelha Rusty ,e o "r" se assemelha a Pat (martelo).
  • Special Agent Oso: O 'J' lembra uma pata de Urso, o 'u 'se assemelha ao relógio comunicador de pulso do Urso, o 'n'é decorado com as cores principais do Urso (amarelo e verde azulado),o 'i' parece o Urso,'o'se assemelha a "pata-piloto" do Urso, e o 'r'assemelha-se as roupas do Urso.
  • Jungle Junction:O 'J' se assemelha Hippobus, o 'u' se assemelha a Zooter, o 'n' se assemelha a Taxicrab, o 'i' se assemelha Bungo, o 'o' se assemelha Ellyvan, o 'r' se assemelha Crocker.
  • The Imaginators: O 'J' se assemelha a uma flecha, o 'u' se assemelha a uma guitarra,o 'n' assemelha-se a uma parede de tijolos, o 'i' lembra Dave (um dos motores), o 'o' se assemelha-se a uma engrenagem, e os «r» se assemelha ao Armázem do Rato. Muitas vezes, enquanto a variação do logotipo era um ventilar o 'i' mudava de cor para cada motor (Scott, Rich, Dave e Smitty).
  • 101 Dálmatas: Cada letra é decorada em branco com manchas pretas, lembrando um cachorro dálmata, enquanto o 'i' é um cão completo, com uma cabeça, orelhas e pescoço.
  • Little Einsteins: O "J" representa Annie, o "u" retrata Rocket, o "n" representa junho, o "i" representa o Leão, com a cabeça como o ponto para o i, "o" representa um tambor e o r " "representa Quincy". O logo é cercado por notas musicais.
  • Chuggington: o 'J' representa uma faixa, o 'u' representa Emery, o 'n' lembra Brewster, e os farois de Wilson serviram para o ponto no 'i' ,'o' mostra Koko, e o 'r' representa Vee.
  • Cars Toons:o 'J' representa um carro roxo não identificado com uma chama laranja como degradê, o 'u' representa um carro vermelho não identificado com as luzes dos faróis na cor marrom, o 'n' é projetado como um carro ciano sem nome, com uma linha curva na cor preta,o 'i' mostra Relâmpago McQueen, 'o' representa um pneu e o 'r' assemelha-se com um carro não identificado vermelho com um contorno branco. Além disso, o logotipo faz trilhas na tela.

Versões Internacionais

  • Nos Estados Unidos, o Disney Junior no Disney Channel foi lançado em 14 de fevereiro de 2011. O canal Disney Junior, foi lançado no dia 23 de março de 2012.
  • Na América Latina, Disney Junior e no Disney Channel,foram lançados em 1 de abril de 2011.
  • No Oriente Médio e Norte da África, o Disney Junior foi lançado em 5 de maio de 2011.
  • No Canadá, o Disney Junior foi lançado em 6 de maio de 2011.
  • No Reino Unido e Irlanda, o Disney Junior foi lançado em 7 de maio de 2011.
  • Na Ásia, o Disney Junior foi lançado em 8 de maio de 2011, também substituindo a marca Playhouse Disney
  • Na Itália, o Disney Junior foi lançado em 14 de maio de 2011.
  • Na Índia, o Disney Junior foi lançado em 26 de maio de 2011.
  • Na França, o Disney Junior irá lançar Junior em 28 maio de 2011,, também substituindo a marca Playhouse Disney
  • Na Australásia, Disney Junior foi lançado em 29 de maio de 2011.
  • No Brasil, o Disney Junior foi laçado em 1 de Abril de 2011.
  • Na Polônia, o Disney Junior foi lançado em 1 de junho de 2011.
  • Na Romênia, o Disney Junior foi lançado em 1 de junho de 2011. também substituindo a marca Playhouse Disney e o canal Jetix.
  • Na Bulgária, o Disney Junior foi lançado em 1 de junho de 2011.
  • Em Taiwan, o Disney Junior foi lançado em 2 de junho de 2011.
  • Na Grécia, o Disney Junior foi lançado em 2 de junho de 2011.
  • Na Alemanha, o Disney Junior foi lançado em 3 de julho de 2011.
  • No Japão, o Disney Junior foi lançado em 19 de novembro de 2011.
  • Na Bélgica, o Disney Junior foi lançado em 6 dezembro de 2011.
  • Em Espanha, o Disney Junior foi lançado em 11 de Junho de 2011 como um canal e,também como um bloco no Disney Channel.
  • Em Portugal, o Disney Junior foi lançado em 1 de novembro de 2012,substituindo a marca Disney Cinemagic.
  • Na China, Disney Junior foi lançado em 6 de fevereiro de 2013.
  • Na Coreia do Sul, Disney Junior foi lançado em 29 de abril de 2013.

Ver também

  • Disney Junior Programação. Disponivel em:<http://www.disney.com.br/disneyjunior/programacao.html>Acessado em:09 de Janeiro de 2012