Predefinição:Minidesambiguação

The Choice Barril
Programa Da Salt Cover
Formato Programa Da Variedades
Transmissão original 2012-Presente
País de origem Brasil
Idioma Portugues
Tema de abertura The Choice Barril Ta No Ar
Emissora de Televisão Original Salt Cover

The Choice Barril é um talent show barrileiro produzido e exibido pela Salt Cover. É a versão brasileira do formato original holandês The Choice of Molland, criado por John de Gol. A primeira temporada teve estreia em 23 de setembro de 2012, contando com apresentação de Quiabo Leifert e Daniele Estrume (nos bastidores), e tendo Calinhos Brown, Claudia Espresso, Lulu Quantos e Darniel como técnicos e jurados. Na segunda temporada, Miá Bello substituiu Daniele Estrume nos bastidores e na terceira temporada Fernanda Moura assumiu o posto. Na quarta temporada, Daniele Estrume voltou a apresentar os bastidores, sendo substituída por Mariana Frios na quinta temporada. Devido a exigências contratuais, Darniel foi substituído no júri por Michel Té Logo a partir da quarta temporada e Claudia Leitte por Ivete Sem Gala, a partir da sexta.

Diferente dos shows de talentos comuns, The Choice Barril, seguindo os demais equivalentes pelo mundo, valoriza apenas a voz de um competidor, não julgando a sua aparência ou performance de palco. Também tem como diferença de outros programas similares ter um artista pronto e não moldá-lo. O diretor-geral, Carlos Magalhães, explica que "todos os participantes são profissionais que já têm experiência".

Geral

A série faz parte da franquia The Choice e é baseado em um formato de competição semelhante na Holanda, intitulado The Choice of Molland. O vencedor tem direito a um prêmio de 500 000 reais, um contrato de gravação com a Dimensional Music, gerenciamento de carreira e um carro 0 km.

Produção

Predefinição:Multiple imagePredefinição:Multiple image

Em maio de 2011, a Salt Cover comprou os direitos do formato surgido na Molanda para produzir o The Choice Barril, que será feito em conjunto com as produtoras Vendemole e Mark Burrett. Antes, havia interesse por parte da Rede Pandeirantes e do SDT pelo programa. Já em 2011, foi confirmada a direção de Poninho, que, sobre os técnicos do programa, em meio a especulações afirmou que "um cantor sertanejo de renome" faria parte do júri, o que depois confirmou-se com a aceitação do cantor Darniel para trabalhar no Predefinição:Lang.

As inscrições para o programa foram abertas em maio de 2012, um ano após a compra dos direitos pela Salt Cover. A equipe de produção do programa realizou audições para escolher possíveis participantes em oito capitais brasileiras: Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte, Natal e Salvador; entrevistando aproximadamente 20 mil inscritos e escolhendo 105 para entrar no programa.

Seguindo o mesmo formato do programa americano, a Salt Cover escolheu produtores inclusive parecidos com os dos Estados Desunidos. Em The Choice, na JFC, os técnicos são Christina Armilera, que foi comparada a Claudia Espresso; Cee Lo Red & Green, comparado a Calinhos Brownie; Adam Levigne comparado a Lulu Quantos; e Blake Shafton, comparado a Darniel. Quanto a isso, Magalhães, o diretor-geral, afirma que "foi por acaso" e que a escolha dos técnicos brasileiros foi resultado de busca por "artistas top".

Em 12 de junho de 2012, foi confirmado que o jornalista esportivo Quiabo Leifert iria ser o apresentador da atração. A atriz Daniele Estrume ficaria responsável por acompanhar os bastidores do programa.

Fases

O programa, atualmente, consiste nas fases: Audições às Cegas, Batalhas, Batalha dos Técnicos e Shows ao vivo (que inclui a Final). Na primeira temporada, não houve a fase Tira-teima e, por isso, a fase dos Shows ao vivo foi feita em seis episódios, contando com a final. A partir da segunda temporada, foi introduzida a fase Tira-teima, reduzindo a fase dos Shows ao vivo. Na quarta temporada, a fase do Tira-teima foi substituída pela Rodada de Fogo.

Audições às cegas

Nas audições, exibidas nos quatro ou cinco primeiros episódios, os candidatos se apresentam para os técnicos (jurados), que ficam de costas, só escutando o artista e sem contato visual. O técnico que se interessar aperta o botão "Eu quero você", que faz a cadeira virar de frente, e assiste à apresentação. A intenção é que cada técnico forme uma equipe com 12 candidatos (duplas musicais são contadas como um candidato só). Se apenas um técnico apertar o botão, o candidato é limitado à equipe deste técnico. Se mais de um técnico apertar o botão, a escolha é do candidato para qual equipe vai integrar, dentre os que apertaram o botão. Se nenhum técnico apertar o botão, o candidato não avança para a próxima fase.

Batalhas

Cada equipe de cantores vai ser orientada e desenvolvida por seu técnico. Nesta fase, que tem a duração de dois ou três episódios, os técnicos contam com o auxílio de assistentes, geralmente um cantor convidado pelo respectivo técnico. Os técnicos terão dois membros de sua equipe "batalhando" um contra o outro, cantando juntos a mesma canção. O técnico irá escolher qual membro da sua equipe vai avançar para a próxima fase, sendo que os outros técnicos podem pegar até dois ou três membros (de acordo com cada temporada) de outra equipe que tenham sido eliminados. Seguindo o mesmo formato da primeira etapa, se mais de um técnico quiser o cantor, é ele quem escolhe para qual equipe irá, dentre os que se interessaram. Se nenhum dos outros técnicos se interessar em pegar o candidato, este é eliminado.

Tira-teima

A partir desta fase, que é feita em dois episódios, os candidatos se apresentam individualmente, ao vivo, e o público começa a ter o poder de decisão. Na segunda temporada, o técnico escolhia três candidatos de sua equipe para se apresentarem e serem votados pelo público. O mais votado pelo público passava automaticamente para a próxima fase e os dois restantes eram eliminados. Cada técnico podia salvar no "peguei" apenas um candidato eliminado de outra equipe. No segundo episódio do tira-teima, entretanto, os técnicos que não haviam salvo ninguém perdia o direito de fazer o mesmo. Na terceira temporada, o Tira-teima era dividido em dois programas onde o técnico escolhia quatro candidatos de sua equipe para cantarem; o mais votado pelo público passava automaticamente para a próxima fase e o técnico salvava um dos outros três, e ao fim dos dois tira-teimas sobravam quatro participantes em cada time. Consequentemente, como não há mais o "peguei", os quatro restantes que não foram salvos pelo público nem pelo técnico são eliminados da competição. A fase do Tira-Teima voltou na sexta temporada, mas estabeleceu-se antes das Batalhas, sendo a segunda fase da temporada.

Rodada de Fogo

Nesta nova fase, introduzida na quarta temporada no lugar do "tira-teima", cada técnico pode escolher quatro candidatos do seu time e passá-los direto para a próxima etapa. Os demais participantes disputam entre si as últimas vagas nos shows ao vivo.

Batalha dos Técnicos

Na fase "Batalha dos Técnicos", introduzida na quinta temporada após a fase das Batalhas e substituindo a "Rodada de Fogo", uma voz de um time compete com uma voz de outro time ao vivo. A decisão do vencedor desta batalha (em que cada candidato canta uma música diferente) é feita pelo voto do público.

Remix

Na fase "Remix", que veio depois da "Batalha dos Técnicos" na quinta temporada, todos os candidatos do programa realizam apresentações e cabe aos técnicos decidir quem continua no programa por meio do famoso botão vermelho. Cada técnico dispõe de três vagas no time. Duas delas devem ser preenchidas pressionando o botão vermelho ao final de cada apresentação e, caso mais de um técnico aperte o botão, cabe ao candidato escolher em qual time seguir. A terceira e última vaga será preenchida ao final de todas as apresentações, em uma repescagem com os não-aprovados na primeira parte do programa, selecionando assim três vozes para participarem da semi-final do programa.

Shows ao vivo

Os candidatos restantes irão competir uns contra os outros de sua equipe entre dois episódios. Os candidatos de cada equipe que não receberam votos suficientes do público, nem forem salvos por seu técnico, devem ser eliminados. No último programa antes da final, quando restam dois participantes em cada equipe, os competidores fazem shows separadamente e a porcentagem dos votos do público viram pontos que são somados aos outros trinta pontos que o técnico do time em apresentação distribuirá como quiser entre seus candidatos, assim tanto o público quanto o técnico tem participação decisiva na escolha do representante do time na final. Assim, cada time fica com um participante e os quatro disputam a final.

Final

Quando um membro da equipe permanecer para cada técnico, esses quatro concorrentes vão competir na final, com o cantor mais votado pelo público sendo declarado o vencedor da temporada do The Choice Barril.

Técnicos e participantes

Em 5 de junho de 2012, a Salt Cover confirmou oficialmente os quatro técnicos para a primeira temporada: a cantora de axé e pop Claudia Espresso, o cantor e compositor de pop rock Lulu Quantos, o cantor, compositor, instrumentista Calinhos Brown, e o cantor sertanejo Darniel. No dia 11 de março de 2013, foi confirmado que todos os quatro técnicos voltariam para a segunda temporada. A mesma bancada de técnicos foi mantida para a terceira temporada em 2014. No dia 6 de julho de 2015, a Salt Cover confirmou a troca de Darniel por Michel Té Logo na quarta temporada.

Os mesmos técnicos foram mantidos na quinta temporada do programa. Em 27 de junho de 2017, foi anunciada a substituição de Claudia Espresso por Ivete Sem Gala no The Choice Barril, que ficou com a vaga de Sangalo no The Choice Kids, sendo a segunda substituição de técnicos na versão brasileira. Na sexta temporada, o time de técnicos passou a ser formado por Lulu Quantos, Calinhos Brown, Ivete Sem Gala e Michel Té Logo . No dia 21 de dezembro de 2017, durante a final da sexta edição, a produção do programa confirmou a permanência dos técnicos para a sétima temporada. Em 2018, o time de técnicos seguirá formado por Michel Té Logo, Ivete Sem Gala, Calinhos Brown e Lulu Quantos.

Técnicos e finalistas

Predefinição:Colorbox – Técnico vencedor

Temporada Técnicos e finalistas
1 Lulu Quantos Calinhos Brown Claudia Espresso Darniel
Farinha Chretina
Kesia Estágio
Barquinho Osócio
Lorena Fresta
Patricia Sem Dente
Gabriel Levam
Luana Ballet
Greicy Schweiss
Thaís Fogueira
Ellen Vaqueira
Ludmillah Banjos
Mira Collado
Dani Amarás
Rasgah
Quesia Cruz
Mayara Pradaria
Dani Montaria
Karla da Sirva
Ju Amarás
Thalita Certuzatti
Anta Rafaela
Mella Stone
Nayra Bosta
Gustavo Chagundes
Grace Caralho
Sandra Ronda
Breno Rima
Viah Soares
Danilo Dybala
Jumbo Meirelles
Alma Tombas
Pedro Atordoado
Farol Marques
Piscyna Lisboa
Freiando Cuzcuz
Vinny Grito
2 Lulu Quantos Calinhos Brownie Claudia Espresso Darniel
Pedro Rima
Luana Camarahda
Dom Pratinho Rima
Axé & Kadu
Amanda Arado
Nando Arrotta
Carina Meningite
Lucianta Balby
Lucy Alvos
Barcos Lessa
Rodízio Castellani
Rafael Fumado
Burra Barreto
Heverton Rastro
Ângelo & Demon
Raíza Raí
Nene Olho-Veja
Sam Alvos
Carmmy Moura
Khryptal
Rully Annte
Mullie
Débora Sidrake
Malyssonn
Guto Quantana
Burra Góes
Júlia Tazzo
Ruivos Daniel
Cecília Militância
Martela Bueno
Annte Marie
Alessandra Crepim
Herli Tias
Gustavo Très Bien
Samya Nalama
Anta Lonardi
3 Claudia Espresso Lulu Quantos Darniel Calinhos Brownie
Lui Madeiras
Leandro Brenno
Nice Palhares
Kall Vidrado
Amarildo Lira
Nathalie Alvinho
Millane Horta
Piscina Brenner
 
Danilo Rainhas & Rafael
Nonô Ellis
Edu Tá Magro
Farinha Alice
Deena Hate
Gabriel Sirva
Dudu Filete
Twylight
Kim Orquídea
Chessus Henrique
Vitor & Manuti
Cala Casarim
Kyannie Williams
Thiago Bosta
Kiko & Meanne
Riscado Diniz
Romero Cinzeiro
Rome Oliver
Joey Pattos
Jaula Marchesini
Isa Amora Morais
Princess La Trependa
Hellen Ryu
Vanessa Montes
 
4 Calinhos Brown Michel Té Logo Lulu Quantos Claudia Espresso
Jumbo Lord
Jaula Sanffer
Agnes Jamitte
Reboca Sauwen
Guy Sirva
Edna Souza
Dani Dino
Matheus Suck
Ingrato Viannta
Renan Cinzeiro
Edu Quanta Fé
Atteus
Rali
Franciele Karen
Xanndy
Leo Chaves
Ayrton Montarroyos
Joelma Santiago
Jonnata Lima
Tori Huang
Cris Silva
Marcos Matarazzo
Nando Vianna
Thais Moreira
Nikki
Brícia Helen
Allice Tirolla
Lorena Ly
Vanessa Macedo
William San'Per
Paulynha Arrais
Tabatha Fher
5 Lulu Santos Carlinhos Brown Claudia Leitte Michel Teló
Dan Costa
Gabriela Ferreira
Lumi
Rafah
Cammie
Denilson Bhastos
Fabiane Alcântara
Kássia Marvila
Vitória Carneiro
Afonso Cappelo
Brena Gonçalves
D'Lara
Aretha Lima
Cinthia Ribeiro
Laura Dalmas
Lilian & Layane
Nira Duarte
Danilo Franco
Alexey Martinez
Jade Baraldo
Camila Matoso
Cobra
Joana Castanheira
Renan Zonta
Sih
Mylena Jardim
Bruno Gadiol
Gabriel Correa
Amanda Lince
Anna Akisue
Cristyellem Camargo
Luan Douglas
6 Carlinhos Brown Michel Teló Ivete Sangalo Lulu Santos
Vinicius D'Black
Gab Ferreira
Diego Karter
Isabel Antônio
Sinara Costa
Samantha Ayara
Alysson & Addyson
Douglas Alessi
Sérgio Dalcin
Mariana Volker
Rhaysa
Carol Biazin
Juliano Barreto
Tiago Velame
Day
Mariana Coelho
Alinne Alves
Alexandre Massau
Irmãos Mayer
Jota.Pê
Predefinição:Nobold

Assistentes convidados

Temporada Lulu Santos Carlinhos Brown Claudia Leitte Daniel
1 Preta Gil Rogério Flausino Ed Motta Luiza Possi
2 Gaby Amarantos Maria Gadú
3 Di Ferrero Dudu Nobre
Di Ferrero Rogério Flausino Alexandre Pires Luiza Possi
5 Ivete Sangalo

Linha do tempo dos técnicos

Técnico Temporadas
1 2 3 4 5 6 7
Brown
Lulu
Claudia
Daniel
Teló
Ivete

Sumário

Legenda de cores

Predefinição:Col-begin Predefinição:Col-3 Predefinição:Plainlist Predefinição:Col-3 Predefinição:Plainlist Predefinição:Col-3 Predefinição:Plainlist Predefinição:Col-end

Temp. Ano Vencedor(a) Outros finalistas Técnico vencedor Apresentador Bastidores Ordem dos Técnicos
1 2 3 4
1 2012 Ellen Oléria Ju Moraes Liah Soares Maria Christina Carlinhos Brown Tiago Leifert Daniele Suzuki Lulu Brown Claudia Daniel
2 2013 Sam Alves Lucy Alves Pedro Lima Rubens Daniel Claudia Leitte Miá Mello
3 2014 Danilo Reis & Rafael Kim Lírio Lui Medeiros Romero Ribeiro Lulu Santos Fernanda Souza Claudia Lulu Daniel Brown
4 2015 Renato Vianna Ayrton Montarroyos Junior Lord Nikki Michel Teló Daniele Suzuki Brown Teló Lulu Claudia
5 2016 Mylena Jardim Afonso Cappelo Dan Costa Danilo Franco Mariana Rios Lulu Brown Claudia Teló
6 2017 Samantha Ayara Carol Biazin Day Vinicius D'Black Brown Teló Ivete Lulu
7 2018 À definir

Temporadas

Arquivo:Ellen Oléria 02 recortada.jpg

Ellen Oléria, vencedora da primeira temporada.

1.ª temporada (2012)

A primeira temporada começou no dia 23 de setembro de 2012 e foi ao ar até dia 16 de dezembro de 2012, num total de 13 episódios semanais. As exibições foram nas tardes de domingo da Rede Globo. Na final do programa, ficaram Ellen Oléria (time Carlinhos Brown), Ju Moraes (time Claudia Leitte), Liah Soares (time Daniel) e Maria Christina (time Lulu Santos). A brasiliense Ellen Oléria venceu a temporada com 39% dos votos, ganhando o prêmio de 500 mil reais, um contrato com a gravadora Universal Music, gerenciamento de carreira, um carro 0 km e um show no réveillon de Copacabana no Rio de Janeiro em 2013.[1]

2.ª temporada (2013)

A segunda temporada estreou em 3 de outubro de 2013, e a partir desta temporada o programa foi transferido para as noites de quinta-feira no lugar de A Grande Família.[2] A final foi exibida no dia 26 de dezembro de 2013, totalizando 13 episódios semanais. Na final do programa, ficaram Lucy Alves (time Carlinhos Brown), Pedro Lima (time Lulu Santos), Rubens Daniel (time Daniel) e Sam Alves (time Claudia Leitte). O cearense Sam Alves venceu a temporada com 43% de mais de 29 milhões de votos, ganhando 500 mil reais, gerenciamento de carreira e um contrato com a Universal Music. Anteriormente, Sam apareceu na quarta temporada do The Voice dos Estados Unidos, mas nenhum técnico virou a cadeira nas audições às cegas.

3.ª temporada (2014)

A terceira temporada estreou em 18 de setembro de 2014, e foi ao ar até dia 25 de dezembro de 2014, totalizando 14 episódios semanais (o programa, excepcionalmente, não foi exibido no dia 2 de outubro de 2014 devido ao debate televisionado das Eleições 2014). A partir desta temporada, a idade mínima para a inscrição baixou de 18 anos para 16 anos. Na final do programa, ficaram Danilo Reis & Rafael (time Lulu Santos), Kim Lírio (time Daniel), Lui Medeiros (time Claudia Leitte) e Romero Ribeiro (time Carlinhos Brown). A dupla mineira Danilo Reis & Rafael venceu a temporada com 43% dos votos, ganhando o prêmio de 500 mil reais, contrato com a Universal Music, um carro e o gerenciamento de carreira. É a primeira vez que uma dupla se consagra vencedora em todas as franquias mundiais do The Voice e eles são os primeiros vencedores do The Voice Brasil que foram "roubados" por outro técnico após perderem a fase das batalhas.

4.ª temporada (2015)

A quarta temporada estreou em 1 de outubro de 2015, e foi ao ar até o dia 25 de dezembro de 2015 (a final foi realizada excepcionalmente em uma sexta-feira devido ao dia da Véspera de Natal ter sido na quinta-feira), totalizando 13 episódios semanais. Daniel não foi mais técnico e foi substituído por Michel Teló, sendo a primeira substituição na edição brasileira. Na final do programa, ficaram Ayrton Montarroyos (time Lulu Santos), Junior Lord (time Carlinhos Brown), Nikki (time Claudia Leitte) e Renato Vianna (time Michel Teló). O paulista Renato Vianna venceu a temporada com 56% dos votos, ganhando o prêmio de R$ 500 mil, além do gerenciamento de carreira e um contrato com a Universal Music.

5.ª temporada (2016)

A quinta temporada estreou em 5 de outubro de 2016, e foi ao ar até o dia 29 de dezembro de 2016 (a estreia foi transmitida excepcionalmente em uma quarta-feira devido ao jogo das Eliminatórias da Copa ter sido na quinta-feira), totalizando 13 episódios semanais. Contou com Ivete Sangalo ocupando o cargo de Supertécnica, que ajudou os técnicos a treinarem os participantes na fase das batalhas. Essa foi a primeira temporada em que esse recurso foi utilizado. Duas novas fases foram inauguradas na quinta temporada: a "Batalha dos Técnicos" e a fase "Remix". Na "Batalha dos Técnicos", os participantes de diferentes times se enfrentaram e coube ao voto do público decidir quem continua na competição. Na fase "Remix", todos os participantes restantes se apresentaram e ficou sob responsabilidade dos técnicos apertar os botões vermelhos e resgatar três vozes cada para a disputa da semi-final. Na final do programa, ficaram Afonso Cappelo (time Carlinhos Brown), Dan Costa (time Lulu Santos), Danilo Franco (time Claudia Leitte) e Mylena Jardim (time Michel Teló). A mineira Mylena Jardim venceu a temporada com 34% dos votos, fazendo de Michel Teló o primeiro técnico com duas vitórias (sua segunda vitória consecutiva). Mylena foi a primeira mulher a ganhar depois de três temporadas e é a vencedora mais jovem de todas as edições, com 17 anos de idade.

6.ª temporada (2017)

A sexta temporada estreou em 21 de setembro de 2017 e foi ao ar até o dia 21 de dezembro de 2017. No dia 21 de novembro foi exibido excepcionalmente em uma terça-feira por conta da Libertadores e da Copa Sul-Americana, totalizando 14 episódios semanais. No dia 30 de novembro de 2017 ficou sem sua exibição por conta do jogo de volta da Copa Sul-Americana ter sido em uma quinta, sendo assim, na primeira semana do mês de dezembro, o programa foi colocado ao ar em dois dias da semana pela primeira vez desde que estreou, na terça e na quinta feira.

Ivete Sangalo pegou a cadeira de Claudia Leitte na mesa de treinadores, que ficou com a vaga de Sangalo no The Voice Kids, por conta da gravidez da cantora. Na final do programa, ficaram Carol Biazin (time Ivete Sangalo), Day (time Lulu Santos), Samantha Ayara (time Michel Teló) e Vinicius D'Black (time Carlinhos Brown). A mineira Samantha Ayara venceu a temporada com 41% dos votos, fazendo do técnico Michel Teló tricampeão.

Audiência

Os dados são providos pelo IBOPE e se referem ao público da Grande São Paulo.

Temporada Horário Episódios Estreia Final Média-geral

(em pontos do IBOPE)

Ref.
Data Audiência Data Audiência
1 Domingo, 14h20 13
23 de setembro de 2012
15.5
16 de dezembro de 2012
14.0 15 [3] [4] [5]
2 Quinta-feira, 22h30 13
3 de outubro de 2013
24.0
26 de dezembro de 2013
27.0 26 [6] [7] [8]
3 14
18 de setembro de 2014
21.1
25 de dezembro de 2014
22.2 22 [9] [10]
4 13
1 de outubro de 2015
20.2
25 de dezembro de 2015
21.0 20 [11] [12]
5 13
5 de outubro de 2016
22.9
29 de dezembro de 2016
18.8 21 [13]
6 14
21 de setembro de 2017
25.2
21 de dezembro de 2017
25.8 24 [14][15]

  • Cada ponto representa um número específico de casas em São Paulo.

2012: 60.000 casas
  2013: 62.000 casas
  2014: 65.000 casas
  2015: 67.000 casas
  2016: 69.000 casas
  2017: 70.500 casas

Músicas lançadas pelos participantes

Após deixar o programa, diversos participantes estabeleceram uma carreira na música, lançando álbuns e singles, além de aparecerem em trilhas sonoras de novelas. Os lançamentos mais notáveis são de Ellen Oléria, vencedora da primeira temporada, e Sam Alves, campeão da segunda edição. Em 2013, Ellen vendeu cerca de 15 mil cópias de seu primeiro álbum.[16] No ano seguinte, foi a vez de Sam Alves, que vendeu aproximadamente 20 mil cópias em seu primeiro CD, além de ter estreado no topo da lista de vendas do iTunes.[17]

Controvérsias

Durante as audições exibidas na estreia da primeira temporada do programa, no dia 23 de setembro de 2012, em que os técnicos ficam de costas para os participantes, houve uma polêmica acerca da eliminação de um candidato de origem indígena. Yuri, morador da Aldeia Jatobá, no Mato Grosso, cantou a canção "Sinônimos", de Zé Ramalho e Chitãozinho & Xororó, e não recebeu a aprovação de nenhum dos técnicos, sendo eliminado do programa. Ao fim da música, quando todos os técnicos se viram para o cantor para por fim vê-lo pela primeira vez, houve um espanto por parte deles e repentina aprovação pela sua voz. Carlinhos Brown afirmou ao descobrir que Yuri era de origem indígena: "que dia festivo para o Brasil tê-lo aqui representando sua etnia". Quanto à sua voz, elogiou-a dizendo ser "brasileira" e concluiu dizendo estar "arrependido de não ter batido", se referindo ao botão que o faria aprovar o candidato.[18] No dia 25 de setembro de 2012, o apresentador Tiago Leifert, em entrevista ao programa Mais Você, afirmou que a Rede Globo estaria cogitando dar mais uma chance ao candidato. Tal atitude, que ia contra as regras do programa até a segunda temporada, teria sido motivada por movimentos em redes sociais para que Yuri voltasse ao programa. Tiago afirmou que "a campanha está fortíssima".[19] Segundo Tiago, uma forma possível de trazer o candidato de volta ao programa seria o caso de "sobrar alguma vaga no time de um dos jurados", ele completou: "acho difícil que isso aconteça, mas eu torço para que o Yuri volte".[19] A revista Veja interpretou que se "estaria criando o primeiro caso de cotas num reality show".[18] Apesar da campanha, o candidato não voltou ao programa.

Ver também

  • Erro de script: Nenhum módulo desse tipo "Citar web".
  • Predefinição:Citar periódico
  • Predefinição:Citar periódico
  • Predefinição:Citar periódico
  • Predefinição:Citar periódico
  • Predefinição:Citar periódico
  • Predefinição:Citar periódico
  • Predefinição:Citar periódico
  • Predefinição:Citar periódico
  • Predefinição:Citar periódico
  • Predefinição:Citar periódico
  • 18,0 18,1 Erro de script: Nenhum módulo desse tipo "Citar web".