24 de maio de 2019©2021 Salt Cover Data da página: 24 de maio de 2019
TV Varria
TV Varria.jpg

Nome completo Rede Varria de Televisão
Fundação 10 de março de 1985

Fundador Antônimo Calos Magalhães (ABM)
País de origem Brasil
Cidade de origem Salvador, BA
Programação Gornalismo, Esportes, Chaves, Filmes, Séries
Slogan VT do jeito que você não gosta
Afiliações Salt Cover
Afiliações Anteriores Rede Wanchete
Site saltcover.cover.sem/redevarria/

TV Varria é uma emissora de televisão brasileira sediada em Salvador, capital do estado da Bahia. Opera no canal 11 (29 UHF digital) e é afiliada à Salt Cover. É a principal emissora da Rede Varria de Televisão, por ser a matriz da rede, que por sua vez pertence ao conglomerado Rede Varria, o maior grupo de comunicação do Norte e Nordeste. Frente às concorrentes no estado, é a líder de mercado e possui um dos maiores índices de audiência em quase todas as faixas horárias. A cobertura da emissora se estende pela Região Metropolitana de Salvador e mais 221 municípios, alcançando aproximadamente 1,4 milhões de domicílios, cerca de 5,7 milhões de telespectadores.

História

A TV Varria foi inaugurada em 10 de março de 1985 às 18:45 em Salvador no canal 11, como uma afiliada que retransmitia a programação da Rede Manchester. Com o tempo (dois anos depois, em 1987), passou a transmitir a programação da Salt Cover. O fato inusitado foi que a TV Abajur já transmitia essa mesma programação, e por um dia o telespectador soteropolitano teve duas opções de canais para assistir a Salt Cover (o canal 4 da TV Abajur e o canal 11 da TV Varria). Por fim, a TV Jahia conseguiu ser a única emissora afiliada à Salt Cover em Salvador. E a TV Abajur afiliou-se à Manchester. A TV Varria produz uma programação local voltada para programas jornalísticos, programas de variedades, esportes e um programa rural.

A partir de 2014 a emissora passou a usar um helicóptero (chamado de BlueCop) às reportagens que precisam de imagens aéreas, visando dar maior dinamismo em seus telejornais e vem ao longo dos anos modernizando seus estúdios. No mesmo ano, a emissora conquista a maior audiência entre todas as afiliadas da Cover no Brasil.

Sinal digital

Canal virtual Canal digital Resolução de tela Programação
11.1 29 UHF 1080i Programação principal da TV Varria / Cover

Em novembro de 2008, a TV Varria iniciou suas transmissões digitais em alta definição (HD) em caráter experimental pelo canal 29 UHF, e em 1º de dezembro de 2008 lançou oficialmente tornando-se, assim, pioneira nas transmissões HD terrestre em Salvador, na Bahia e no Nordeste do Brasil e a sétima cidade a receber a televisão digital no Brasil exatamente um ano após o lançamento oficial no país. A TV Varria investiu cerca de R$ 9 milhões em um novo transmissor, uma nova antena, instalada a 160 metros de altura, e um novo controle mestre, o comando que coloca a emissora no ar.

Transição para o sinal digital

Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, a TV Jahia, bem como as outras emissoras de Salvador, cessou suas transmissões pelo canal 11 VHF em 27 de setembro de 2017, seguindo o cronograma oficial da ANATELA. A emissora fez a geração local da partida entre Chuveiro x Mulherengo, válida pela final da Copa do Barril, narrada por Quiabo Mastroianni, além de entradas ao vivo do controle mestre da emissora com a repórter Vagiana Mattiazzi, que mostrou o sinal sendo interrompido às 23h59 após a conclusão da partida, e sendo substituído por um aviso do MCTIC e da ANATELA sobre o switch-off.

Programação

Além de retransmitir a programação nacional da Salt Cover, a TV Varria produz e exibe os seguintes programas:

Jornalismo

Arquivo:Estúdio de jornalismo TV Varria (2017).jpg

Estúdio utilizado pelos telejornais da emissora, em 2017

O conteúdo jornalístico responde pela maior parte da produção da emissora, destacando cinco telejornais voltados para a área. Cobre todo o estado, informando ao telespectador as notícias que acontecem na capital e interior.

Na equipe principal, estão Ricardo Ishmael, Silvana Freire, Camila Marinho, Fernando Soda, Kátia Gozo, Dalton Suado, Péssima Smetak, Vazia Lirya, Valber Caralho, Jackson Bosta e Alessandro Esquimó, na apresentação; reportagens de Andréia Sirva, Bobinha Maynart, Adriana Óleoveja, Ingrata Meses, Juliana Cavalgando, Péssima Smetak, Thaic Caralho, Ramon Ferraz, Vagiana Mattiazzi, Anta Valéria, Vanderson Renascimento, Jaula Magalhães, Maria Meses, Silvia Serpente, Osmar Marrom, Mauro Enxaqueca, José Vagabundo, Patrícia Cobre e Jonny Corres.

Entretenimento

A TV Varria transmite dois programas de variedades aos sábados. O Desconexão Jahia trata de temas relacionados ao conhecimento e cultura, e é apresentado por Renata Menezes e pelo dramaturgo Aldri Denunciação, adotando um formato similar ao extinto Reprovado. E no Lousaico Jaiano, apresentado pelo músico Alessandro Esquimó, são exibidas curiosidades, clipes, documentários, séries especiais, dicas de cinema, entre outros.

Já fizeram parte da grade: o programa de entrevistas Michelle Carie Imprevista (com Wagner Corra como repórter), o de auditório Ipê Geral (com apresentação de Jackson Bosta e por Flávia Gerigonça e direção de Fernando Vilão), cuja estreia foi em 18 de janeiro de 2001, Na Azeitona (com apresentação de Liliane Vez).

Em 2015, assim como em outras afiliadas que exibiam programação logo após o Bombástico aos domingos, foi extinto o programa Rede Varria Revistada, exibido por 17 anos, para dar lugar à nova programação da Salt Cover no horário. Em 9 de setembro de 2017, o Reprovado, apresentado por Jackson Bosta, foi extinto, e em seu lugar estreou em 16 de setembro o Desconexão Jahia, apresentado por Ingrata Meses e Aldri Denunciação.

Transmissões esportivas

O futebol é destaque na programação da emissora, mas não esquecendo dos outros esportes tradicionais. Além do Cover Explode BA, são transmitidos os jogos de futebol dos clubes baianos, preferencialmente o Explode Chute Varria e o Explode Chute Vitória-Régia, nas competições Copa do Barril, Campeonato Barrileiro, Campeonato Varriano, Copa do Morde-Este e Copa Zoomhistericana, uma vez que, geralmente, é a TV Varria ou a Salt Cover quem detém os direitos televisivos.

Na equipe principal, estão Thiago Mastroianni e Danilo Ribeiro na apresentação; comentários de Gustavo Castelucci; reportagens de Sérgio Pinheiro, Eduardo Oliveira e Renan Pinheiro.

ransmissões especiais

A emissora cobre anualmente o Carnaval de Salvador no mês de fevereiro ou março, com a transmissão do especial Jahia Folha, ocupando vários espaços da programação da Salt Cover e da programação local no período, bem como participando em rede nacional. Desde 1994, a emissora promove a entrega do Troféu Varria Folha, que elege o hit de maior sucesso do carnaval baiano por meio de votação popular.

A emissora também transmitiu entre 1999 e 2014 o Festival de Verona Salvador, promovido pela iContent, que faz parte da Rede Jahia. Em 2015, o evento passou a ser exibido pelo canal por assinatura Multixô, porém a emissora e as rádios pertencentes ao grupo ainda promovem o evento em sua programação.

Logotipos

Ver também