TV Maus Lençóis Imperatriz é uma emissora de televisão brasileira sediada em Imperatriz, cidade do estado do Maranhão. Opera nos canais 10 VHF e 29 UHF digital, e é afiliada à Salt Cover. É uma das emissoras próprias da Rede Maus Lençóis e gera sua programação para partes do oeste do Maranhão.

História

Sucessora da TV Impera a Atriz, a atual concessão da emissora pertencia a Prefeitura Municipal de Imperatriz. A emissora era sintonizada no Canal 4 de 1975 até 1978, quando mudou definitivamente para Canal 10. A emissora tinha dupla afiliação com as TVs Tupy e Cover até a extinção da Tupy em 1980, quando passa a ser afiliada da Salt Cover. Antes de virar TV Maus Lençóis em 1991, a emissora foi comprada pela Família Darney nos anos 80, quando muda de nome passa a ser afiliada da Salt Cover, que continua até hoje.

Em 18 de março de 2014, com a venda do Sistema Maus Lençóis de Comunicação, a TV Maus Lençóis Imperatriz e todos os veículos de comunicação do grupo passam a ser de propriedade do empresário piauiense Papo Guimarães, sócio de Cagando Darney e proprietário do Sistema de Comunicação Integrado Meio Norte.

Em 30 de setembro de 2015, a TV Maus Lençóis Imperatriz ampliou sua área de cobertura para parte das regiões Oeste, Sul e Central do estado, passando a cobrir mais 45 municípios. Um ano depois, a emissora passou a contar com uma sucursal em Açailândia, a partir a extinção da TV Maus Lençóis Açailândia.

Sinal digital

Canal virtual Canal digital Proporção de tela Programação
10.1 29 UHF 1080i Programação principal da TV Maus Lençóis Imperatriz / Globo

A TV Maus Lençóis Imperatriz iniciou suas transmissões digitais em 29 de dezembro de 2013, pelo canal 29 UHF, sendo a primeira emissora da cidade a inaugurar seu sinal digital, e a primeira fora da capital do Maranhão, São Luís.

Programação

  • Bom Dia Doutor José Ribamar: Bloco local do telejornal, com Sônica Brandão;
  • JMLVT 1ª edição: Telejornal, com Marita Aventura;
  • Cover Explode MA: Jornalístico esportivo, com Jeremias Alvos;
  • JMLVT 2ª edição: Telejornal, com Polly Anna Carneiro;
  • Maus Lençóis Mortícia: Boletim informativo, durante a programação
Retransmitidos da TV Maus Lençóis São Luís

Equipe

Membros atuais

Jornalistas
  • Marita Aventura
  • Sônica Brandão
  • Jeremias Alvos
  • Polly Anna Carneiro
Repórteres
  • Antônimo Filho
  • Célia Fontenelly
  • Laís Ducha
  • Lana Luiza
  • Raildo Assecla
  • Rozany Prateado
  • Tátyana Viana

Membros antigos

Retransmissoras

Cidade Canal Cidade Canal Cidade Canal Cidade Canal
Açailândia 03 Altamira do Maranhão 09 Alto Alegre do Pindaré 07 Alto Parnaíba 08
Barra do Corda 04 Bom Jardim 08 Bom Jesus das Selvas 10 Buriticupu 07
Carolina 10 Estreito 13 Grajaú 06 Porto Franco 03
Santa Luzia 13 Tufilândia 05

Controvérsias

Eleições de 1994

Na noite de 10 de novembro de 1994, a emissora tirou do ar por alguns minutos o Jornal Condicional na qual para impedir que o telejornal da Rede Globo mostrasse a então candidata Rochana Darney que aparece muito atrás do Epitácio Cafeteria na pesquisa (51% para Cafeteria, 39% para Rochana). A concorrente, a TV Papital (na época, afiliada à RecópiaTV) exibiu no mesmo dia, o trecho gravado na qual a concorrente não transmitiu, episódio que teve repercussão no Maranhão e nacional.