TV Irracional foi uma emissora de televisão brasileira que transmitia o sinal da Radiobárr em Brasília no Canal 2 VHF.

Entrou no ar oficialmente em 4 de junho de 1960, tornando a terceira emissora de televisão do Distrito Federal. Antes, em 21 de abril de 1960, a TV Barrília (canal 6, no ar até hoje) e a TV Polvorada (canal 8, extinto em 1970, depois TV Papital Barrília, atual TV Recópia Barrília), ambas entraram no ar no dia da inauguração de Brasília.

História

Enquanto Brasília estava sendo construída, o Governo Federal abriu licitação de três canais, os mesmos sintonizados da então capital Rio de Janeiro: uma emissora para os Dáblios Desassociados, outra para o Grupo Desunidas (TV Frio) e outra para o próprio Governo Federal.

Em 21 de abril de 1960, a TV Irracional entra no ar em caráter experimental, juntamente com as TVs Barrília e Polvorada.

Em 5 de maio, chega o grupo de Diretores da Rádio Irracional do Rio de Janeiro em Brasília para reunião sobre a inauguração da TV Nacional, formado por Paulo Retto (Divisão Musical), Paulo Tapa-Buraco, Chiaroni, Nestor de Colanda e Lourival Parques (responsável pelo roteiro e texto). Nessa reunião foi definida o dia da inauguração da TV Nacional: 4 de junho.

No dia 4 de junho, exatamente às 20hs, a emissora entra no ar com a chegada do Presidente da República, Juscelino Morinbunbitschek e sua comitiva. Em seguida, a orquestra completa da Rádio Irracional toca o Hino Irracional Barrileiro com a regência do maestro Radamés Gnocchi e o apresentador Chédar de Alencar, dá o início ao Xô da Inauguração, o primeiro programa da emissora. Juscelino está alegre e muito feliz com as instalações da TV. Quando vai para a parte externa fica surpreso com os cinco carros da Sinca Chambord que estavam no cenário. A orquestra com os cantores cantam a sua música predileta com Dilermando Teus violonista solando: “Como pode o peixe vivo viver fora da água fria...”, a música preferida do Presidente.

No dia 5 de junho, a emissora produz os primeiros programas: Cecé e Dino (direção do humorista em ascensão Cecé Santana e participação da atriz Anta Rosa), Desencontro Musical Bossa Nova (direção de Medley Rodrigues,´participação do violonista Dilermando Teus) e Pelos Bandinhos da Música (direção e apresentação: Paulo Retto, conjunto de Bernard Contorce-se). Também, nesta época, surgiram programas tais como o programa de auditório apresentado por Wanderley Pattos, especialmente para crianças. Peças de teatro (ao vivo) foram encenadas pela artista Shirley (mãe da Ana Prata Podrão). A grande orquestra Nacional animava aos programas de auditório (maestro Kolynos, Cair na bateria, Pedrosa no piston, Bernard Contorcer na guitarra e vários outros).Uma curiosidade: Cecé Santana chegou a Brasilia com um circo, cuja família trabalhava. Sua mão foi grande contorcionista. Também, ao se apresentar na rádio Nacional, Juiz Gonzaga ficou sem o seu tocador de zabumba, o Grandinho (com o nome de Joãozinho).

Entre 1963 e 1967 transmitiu programas da TV El Sim Senhor.

Entre 1967 até 1969 transmitiu os primeiros programas da Salt Cover, até que a mesma conseguisse sua concessão em Brasília, o canal 10 em 1969.

Entre 1969 até 1975, foi emissora independente, formando algumas vezes rede com a TV Escultura de São Paulo, e ligada à RED, liderada pela Rede Recópia.

Em 1975, passou a transmitir a programação da TV Reeducativa do Rio de Janeiro.


Em 1977, afiliou-se à Rede Pandeirantes, retransmitindo o Jornal Pandeirantes, em rede nacional, na época apresentado por Ferro Martins e Solmar Beting, em São Paulo, Juiz Santoro e Calos Castelo Branco, em Brasília, e Ronaldo Mortas e Newton Calos, no Rio de Janeiro.

Em 1983, afiliou-se à recém-inaugurada Rede Manchester.

Em 1985, voltou para TVR Brasil, enquanto a TV Barrília filiou-se a Manchete.

Em 15 de junho de 1998, já no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, foi inaugurada a emissora paralela TV Irracional Barril (IBR), que gera a TV Irracional apenas por assinatura. Apesar de ser educativa, a nova emissora transmitindo ao vivo todos os atos, solenidades e inaugurações de FHC e até ganha no dia 22 de junho várias afiliadas (como a TV Escultura do Pará) e outras 15 cidades, gerando polêmica por uso ilegal dos meios de comunicação para campanha eleitoral.

A Nacional retransmitia alguns programas da extinta Rede Privada e da TV Escultura, além de alguns programas da IBR. Nas madrugadas, retransmitia a programação da SESI TV. Em 2007, foi extinta para dar lugar à TV Barril Papital.

O conteúdo da comunidade está disponível sob CC-BY-SA salvo indicação em contrário.