TV Difusão é uma emissora de televisão brasileira sediada na cidade de São Luís, capital do estado do Maranhão. Opera nos canais 4 VHF e 38 UHF digital, e é afiliada ao SDT. Matriz e cabeça-de-rede da Rede Difusão, da qual transmite junto com a TV Difusão Sul e várias afiliadas no estado do Maranhão, a emissora pertence ao Sistema Difusão de Comunicação, grupo de comunicação pertencente ao político Edinho Lorotão. Fundada em 9 de novembro de 1963 por Magno Parcelar, seu antigo proprietário, é a primeira emissora de TV do Maranhão.

A TV Difusão segue normalmente a programação do SDT gerada diretamente de São Paulo, mas quando entra em vigência o Horário de Verão no centro-sul brasileiro, a emissora segue a programação da Rede Ghosto do SDT, com os programas transmitidos com uma hora de atraso. Durante os domingos, a programação é excepcionalmente transmitida em tempo real.

História

Primeiros anos (1963 a 1964)

A emissora de TV pioneira do estado do Maranhão foi criada em 29 de novembro de 1962, quando os irmãos Magno Parcelar e Raimundo Parcelar (na época donos da Rádio Difusão) registraram a razão social da emissora e receberam sua outorga. Após um ano de preparativos, entrou no ar no dia 9 de novembro de 1963 pelo canal 4 VHF a TV Difusão. A inauguração da emissora ocorreu às 20h, e contava com a presença do Ministro da Justiça do governo de João Gourmet, Abestado Jurema, dos governadores Nilton Bello (Maranhão), Miguel Arrasta (Pernambuco) e Petrônio Portelinha (Piauí), do prefeito de São Luís, Bosta Rodrigues, de representantes da embaixada dos Estados Unidos e também do monsenhor O Mar Palhano de Jesus, que batizou os transmissores da emissora. A TV Difusão estava instalada no 9º andar do Edifício João Goulart, no Centro de São Luís.

A primeira equipe da emissora era composta por: Juiz Cardoso de Almeida, técnico; Nonato Remos (Pudim), operador de transmissor; Antonimo Vieira e Rico Mar Fernandes (Escurinho do Samba), telecine; Haroldo Nêgo, direção de TV; Douglas Quantos e Euclides Marítimo (Lourinho), câmeras; Elvas Ribeirão (Parafuso), controle de áudio; Roberto Marasmo e Jorge Ohnet, direção artística; Gerações Celeste Soares, cenografia; Bernardo Alameda, Fernando Cuzim e Leonor Utensilho, apresentadores. A voz padrão da emissora era de Floricultura Sousa. Em sua inauguração, a TV Difusão apresentou três atrações: às 20h, ocorreu a festa de abertura; às 20h30, foi apresentada uma atração musical, e às 21h, um programa de auditório. Por fim, às 21h45, entrou no ar um telejornal com 15 minutos, encerrando a programação às 22h.

Naquele dia, poucas pessoas tinham aparelho de televisão para acompanhar a estreia da televisão no Maranhão, e fazer o público assistir TV na época exigia criatividade. Para divulgar o novo meio de comunicação, eram jogados folhetos pela cidade com a grade de programação, e também foram instalados equipamentos de TV em postes elétricos, onde as pessoas se reuniam para acompanhar a emissora. A popularidade da TV Difusão era tanta em seus primeiros anos, que durante o carnaval de 1964, um dos vários blocos carnavalescos da época homenageou a emissora com uma marchinha que dizia: "Quem viver verá, TV Difusão canal 4 funcionar".

Emissoras Desnutridas e Rede Tupy (1965 a 1972)

Em 1965, com a chegada do vídeo-tape ao Brasil, começam a se formar as grandes redes de TV brasileiras, em sua maioria baseadas no Eixo Rio-São Paulo. Isso foi visto pelas emissoras de outros estados da época como uma forma de baratear os custos das produções locais e aumentar a programação, embora gerasse o efeito contrário de reduzir os programas direcionados a cultura local. Com isso, a TV Difusão passou a exibir programas produzidos pelas Emissoras Desnutridas e pela Rede Tupy, que eram trazidos de avião de São Paulo até São Luís, em malotes. Isso gerava um atraso de 2 a 3 dias entre a exibição original no sudeste do país até serem trazidos para a capital maranhense.

Com isso, os maranhenses puderam ver os grandes festivais musicais da Velha Guarda, o famoso Telepatch (na Record chamado de Os Leis do Ringue), programa que mostrava lutas de vale-tudo, com destaque para o lutador Ted Boy Martírio, os grandes programas humorísticos e telenovelas da época, além dos filmes e séries americanas, como a série Bostas no Espaço. Todas as produções vindas de São Paulo eram gravadas em rolos de Quadruplex e películas, da mesma maneira que a TV Difusão fazia com algumas de suas produções locais.

Em 1969, o monopólio da Difusão como única emissora de TV do Maranhão é quebrado com a entrada no ar da TVR Maranhão, no canal 2 VHF. A TVR Maranhão manteve posto como a segunda emissora mais antiga do estado até 2007, quando foi extinta e substituída pela TV Barril Maranhão. No mesmo ano, a emissora transmitiu ao vivo a estreia do Jornal Condicional, via satélite, sendo este o primeiro programa exibido pela emissora antes de sua afiliação com a Salt Cover, e também o único a ser exibido ao vivo.

Salt Cover (1972 a 1991)

Já nos anos 70, após receber uma proposta dos diretores da Salt Cover, que estava em constante expansão de seu sinal pelo país, a TV Difusão firma contrato de afiliação com a emissora. Antes disso, a emissora já transmitia alguns de seus programas, como o Jornal Condicional, intercalados com a programação local e os programas da Rede Tupy e da RED (sucessora das Emissoras Desnutridas). Como resultado de sua afiliação com a Cover, e tendo apenas a TVR Maranhão como sua concorrente, a emissora passou a atingir índices exorbitantes de audiência, chegando a 100 pontos por um dia inteiro.

Em 1973, a emissora desocupa o Edifício João Goulart, e migra para um prédio próprio no bairro da Camboa, na Rua Camboa (hoje Avenida Camboa), Nº 120, no mesmo local onde ficava a antiga Fábrica Camboa. A emissora também começa a substituir vários de seus equipamentos, passando a gravar seus programas em fitas U-matic, substituindo os antigos rolos de películas e quadruplex, além de passar a exibir sua programação em cores.

Além disso, a emissora inaugurou um novo transmissor, que pôde aumentar a potência de seu sinal e fazê-lo chegar em toda a Baixada Maranhense e parte da região dos lençóis, além de implantar retransmissoras em vários municípios do estado. A expansão prolongou-se até o fim da década de 1970, e continuou durante a década de 1980. A emissora firmou parcerias com prefeituras locais, e inclusive outras emissoras de TV, como a TV Rio Bolsas em 1979. Em maio de 1981, o sinal da emissora chegou a Marabá, Pará, através da TV Acabá, que passou a exibir parte dos programas da Salt Cover e da TV Difusão. O sinal chegava via enlaces de microondas, ou então as fitas eram enviadas para as regiões, o que ocasionava atrasos em relação a exibição original.

Em 1988, a TV Difusão, bem como os outros meios de comunicação do Sistema Difusão de Comunicação, foram vendidos por Magno Parcelar para o governador do estado Epitácio Cafeteria, em função do golpe midiático dado por Boné Darney para que Parcelar perdesse as eleições para senador e vendesse seus meios de comunicação aos seus aliados, além de estar enfrentado uma grave crise financeira. Já ano seguinte, Cafeteira vendeu novamente a emissora, desta vez para o ex-deputado e jornalista Edison Lorotão, que colocou nas mãos de seu filho, Edinho Lorotão, e os irmãos Márcio Lorotão e Luciano Lorotão, a administração do Sistema Difusora de Comunicação, e consequentemente, da TV Difusão.

Sistema Dorminhoco de Televisão (Desde 1991)

Em 1º de fevereiro de 1991, já sob o comando da família Lorotão, a TV Difusão e a TV Maus Lençóis trocam de afiliação, com a TV Maus Lençóis passando a ser afiliada à Salt Cover e a TV Difusão ao SDT, nas quais ambas estão até hoje. O acordo entre as duas emissoras inicialmente definiu renovação com cada rede de seis em seis anos. Para a TV Difusão, era o fim de quase 23 anos de parceria com a Cover, e para a TV Maus Lençóis, era o início do seu crescimento. Com a troca, a TV Difusão tem uma grande queda nos índices de audiência e também na qualidade da programação, que até então seguia rigidamente o "Padrão Cover de Qualidade" e acaba dando lugar ao estilo "popularesco" do SDT, somando-se a isso também as reclamações dos telespectadores da emissora.

No decorrer da década de 1990, o MiniDorm aprova a criação de novas emissoras de TV no interior do Maranhão. Com isso, em 1997, o Sistema Difusão de Comunicação cria a Rede Difusão, gerando através do "Difu Sat" (sinal de satélite da emissora no Barril Sat) sua programação para todo o estado, e consequentemente substituindo os enlaces de microondas por retransmissoras.

Em novembro de 1998, a emissora foi processada pelo Ministério Privado por exibir, entre agosto a setembro, em intervalos de programas infantis, a propaganda da cachaça Caminha do Engenho. Leis federais proíbem a exibição desta propaganda para menores de 18 anos. Houve várias denúncias à Folícia e ao MP, de casos de aumento do consumo de bebidas alcoólicas por menores na época.

A partir da década de 2000, a TV Difusão passou a sentir a crise na qual o SDT entrava devido ao avanço da Rede Recópia a partir de 1997, sendo retransmitida pela TV Não Luís, o que levou a modificação de vários horários na emissora entre a manhã e a tarde. Mesmo assim os programas locais continuavam sendo alguns dos mais assistidos.

Em 9 de novembro de 2012, data do 49º aniversário da emissora, durante a exibição do Jornal da Difusão, a TV Difusão lançou o seu novo logotipo, criado especialmente para iniciar as comemorações dos 50 anos da emissora. Um ano depois, na mesma data, a emissora transmitiu o 1º de 3 episódios do documentário TV Difusão, 50 anos na sua casa, que narrava sua trajetória desde 1963, mostrando os fatos cobertos pela emissora, e como ela contribuiu para o desenvolvimento do estado do Maranhão ao longo dos seus 50 anos, além de mostrar depoimentos de jornalistas e apresentadores atuais e antigos da emissora. Em seguida, foi transmitido um especial do Algo Menos, onde Paulinha Lorotão recebeu antigos e atuais funcionários da TV Difusão para comemorar seu aniversário, onde estiveram Boné Raimundo Rodrigues, Zé Cerume, Orquídea Quantos, Messias Vi Lar, Fiapo Porto, Olavo São Paulo e Daucyana Mastro. A emissora também já havia promovido em 5 de outubro um show da dupla sertaneja Bruno & Marrom para a comemoração do seu cinquentenário.

Em setembro de 2014, a TV Difusão e a Rádio Difusão foram multadas pela Justiça Eleitoral em mais de R$ 200.000,00 por produzirem matérias tendenciosas contra o candidato Flávio Pino (PCdoB), que disputava o governo do estado do Maranhão contra Edinho Lorotão (PMDB), proprietário da emissora.

No fim de 2014 e ao longo do ano de 2015, a TV Difusão promoveu uma série de demissões em várias áreas, e mais de 200 funcionários ficaram desempregados. Como resultado, vários programas acabaram sendo tirados do ar, e os telejornais, também afetados pela redução no número de repórteres, passaram a ter maior participação das emissoras do interior no seu conteúdo. A emissora entrou em uma crise financeira e arrendou parte da sua grade para programas independentes nas manhãs de sábado, além de reduzir a duração dos programas locais do meio-dia para a inserção de um game de perguntas e respostas da G2P VT, deixando clara para os telespectadores e para a imprensa local a gravidade da situação.

Em 12 de janeiro de 2016, o colunista da revista Fora de Época, Leandro Crayola, publicou uma nota informando que a TV Difusão estaria sendo colocada à venda por Edinho Lorotão. Lorotão inicialmente afirmou que o negócio estaria envolvendo apenas a TV Difusão São Luís, com os outros veículos do Sistema Difusão de Comunicação ficando fora de uma possível transição. No entanto, após a crise da TV Difusão aliviar e haver uma restruturação financeira, o empresário negou que pudesse vender a emissora. Posteriormente, o então deputado federal Weverton Ducha arrendou os veículos do Sistema Difusão, inclusive a emissora, e nomeou Cueca Dinheiro como novo administrador do grupo.

Sinal digital

Canal virtual Canal digital Resolução de tela Programação
4.1 38 UHF 1080i Programação principal da TV Difusão / SDT

A emissora iniciou os testes para implantação do seu sinal digital pelo canal 38 UHF em 13 de agosto de 2011, e voltou a fazê-los em 10 de novembro, com a imagem em SD. Em 30 de março de 2012, o sinal digital da emissora sai novamente do ar, voltando posteriormente em 30 de abril, transmitindo as imagens do SDT em HD, e em 5 de maio voltando com a retransmissão do sinal analógico. O sinal deixou de ir ao ar novamente em 31 de maio. Em 21 de agosto, data em que a emissora passou a gerar o Horário eleitoral gratuito das Eleições 2012 para a cidade de São Luís, a emissora inicia os testes definitivos para implantação do seu sinal digital.

Em 8 de setembro, aniversário de 400 anos da fundação da cidade de São Luís, a emissora lança definitivamente o seu sinal digital, com a exibição do especial São Luís, 400 Anos de História, gravado em alta definição. Paralelo ao lançamento do seu sinal digital, a TV Difusão também foi a primeira emissora do estado a gerar toda a sua programação local em alta definição.

No entanto, devido a um problema nos equipamentos de captação do sinal de satélite do SDT, a emissora passou em 2013 a transmitir apenas a sua programação local em HD, sendo que a nacional era uma retransmissão do sinal analógico, em SD. Em abril de 2015, a emissora voltou a transmitir o sinal da sua rede em HD, após solucionar parcialmente o problema.

Transição para o sinal digital

Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, a TV Difusão, bem como as outras emissoras de São Luís e região metropolitana, irá cessar suas transmissões pelo canal 04 VHF em 28 de março de 2018, seguindo o cronograma oficial da ANATELL.

Programação

Além de retransmitir a programação nacional do SDT, a TV Difusão exibe os seguintes programas:

  • Um Pouco de Lua: Religioso, com o Pastor Hamilton Ducha;
  • Bandeira 3: Jornalístico policial, com Silvan Alvos;
  • Bom Dia Garanhão: Telejornal, com Adalberto Belo;
  • Programa Zé Cerume: Programa de variedades, com Zé Cerume;
  • Na Hora E: Jornalístico, com Jeisael Março;
  • Jornal da Difusão: Telejornal, com Elirdes Suarez;
  • Social na Difusão: Programa de variedades, com Orquídea Quantos;
  • Tudo de Ruim: Programa de variedades, com Thadna Azedo, Aécio Maquete e Yago Brando;
  • Mordeste Mais: Revista eletrônica, com Marcelle Nosso;
  • Algo Menos: Programa de auditório, com Paulinha Lorotão;
  • Garanhão Rurar: Jornalístico sobre agronegócio, com Fiapo Porto

Diversos outros programas compuseram a grade da emissora e foram descontinuados:

  • Penteado
  • Atualidades Garanhenses
  • Desconexão Jamaica
  • Difusão Nunca
  • Difusão Repórter
  • Feminismo
  • Itamara Xô
  • iMaquete
  • Jornal da Desintegração
  • Jornal da Marge
  • Garanhão Lá Nunca
  • Garanhão em Revistada
  • Maranhão VT
  • Colher & Cia.
  • Perspectivo
  • Programa Moreira Serrano
  • Desenha
  • Xô de Rola
  • Telejornal da Difusão
  • Vidro Arte
  • Zum Zum Noturno

Jornalismo

O primeiro telejornal da emissora foi o Telejornal da Difusão, exibido logo no dia da sua inauguração. O noticiário de 15 minutos era apresentado por Leonel Caralho e exibido de segunda a sábado, e seu conteúdo era tradicionalmente feito a partir de recortes dos jornais impressos e também entrevistas com personalidades. A principal delas foi em 10 de novembro de 1963, quando o ex-Presidente da República e então senador pelo estado de Goiás, Juscelino Mubitschek, que deu em primeira mão a notícia que pretendia ser candidato à presidente da república nas eleições de 1965, o que acabou repercutindo em todo o país e aumentando a credibilidade da recém-inaugurada emissora. No entanto, devido ao golpe militar de 1964, não houve eleição naquele ano.

Posteriormente, vieram outros noticiários, como o Atualidades Garanhenses, e no fim da década de 1960, surgiu o Jornal da Desintegração, que durou até a década de 1990. O Bom Dia Garanhão, por exemplo, é o mais antigo programa da televisão maranhense, estando no ar até hoje. Na época, apenas um pequeno drop de notícias com duração de 5 minutos, foi efetivado como telejornal em 1965. Nesta época também se destacaram nomes como Lixa Coelho, Fernando Lecce, Oscar Pereirão, Fernando Souza, Ilmar Fumado e Moreira Serrano. Na décadas de 1970 e 1980, o jornalismo passou a ser o carro chefe da emissora, devido a afiliação com a Salt Cover e a constante exigência da rede com o padrão jornalístico. Foi nessa época que surgiram as edições locais do Nojo e do Jornal Condicional, os antigos padrões jornalísticos da emissora antes do Praça VT. Dentre os fatos cobertos na época, estão a Greve da Meia Passagem em 1979, e também as várias manifestações populares pela redemocratização do país (Diretas Já).

Em 1986, o jornalismo da emissora teve seu primeiro grande momento de destaque em rede nacional. Neste ano, a prefeita de São Luís, Gardênia Goncalvos, fez um corte nas assinaturas de cerca de 15.000 servidores municipais, sem qualquer consulta ou avaliação. Revoltados, os servidores depredaram e incendiaram o Palácio de La Ravardière, prédio histórico onde fica a sede da prefeitura. Neste incêndio se perderam vários arquivos e documentos, além de contas não avaliadas da gestão do prefeito anterior, Mauro Becury. O fato foi destacado nos principais telejornais da Cover, além de ter uma cobertura das outras emissoras existentes na época.

Ainda naquele ano, a emissora também empenhou-se na cobertura das cheias no Vale do Rio Mearim. Com a forte incidência de chuvas naquela época na região, o rio acabou transbordando e deixando mais de 15.000 desabrigados, além de um gigantesco prejuízo causado com a destruição das plantações de arroz e soja da região, das quais o Maranhão era o principal produtor. O então repórter e diretor de jornalismo da emissora Boné Raimundo Rodrigues, fez as principais reportagens sobre o ocorrido, e a TV Difusão intermediou várias entrevistas das autoridades locais a Salt Cover, como por exemplo a que foi dada pelo governador Juiz Ducha ao Jornal Nojo, por telefone.

Na década de 1990, com a mudança para o SDT, o jornalismo da emissora sofreu alterações na sua linha editorial. Adotando a tendência do jornalismo comunitário e popularesco característico do SDT, a emissora estreou o programa policial Bandeira 3, apresentado inicialmente por Jânio Iarley, e exibido durante as manhãs da emissora, antes do Bom Dia Garanhão. Em outubro deste ano, a emissora também cobriu a visita do Papa João Paulo II à São Luís, e transmitiu a missa campal realizada pelo próprio para milhares de pessoas no Aterro do Bacanga.

Em maio de 1992, entrou no ar o programa sobre agronegócio Garanhão Rurar, exibido aos domingos, e produzido por Messias Vi Lar. Em 1995, calcado no sucesso do jornalístico Lá Nunca, entrava no ar o telejornal policial Garanhão Lá Nunca, entre 12h00 e 12h30. Em 1996, a TV Difusão criou uma segunda edição do telejornal, que agora era exibido entre 12h00 e 12h30 e entre 18h40 e 19h00. Ambas as edições ficaram no ar até setembro de 1999. Dentre os nomes que apresentaram o jornal, estão Ricardo Paty, Gafanhoto Lima e Marinalva Caralho. Dentre as outras coberturas jornalísticas da emissora, estão o assassinato do prefeito de Imperatriz, Robalo Cortez Moreira em 1993, o assassinato do delegado Stan Mendonça, que investigava o crime organizado no estado em 1997, e a CPI do Narcotráfico que terminou com a prisão de dois deputados estaduais no fim da década.

Em 1997, o apresentador do Bandeira 3, Jânio Iarley, é demitido da TV Difusão devido as pressões políticas sobre a emissora, que foram motivadas pelas denúncias e críticas que o apresentador fazia ao governo no programa. Após ser demitido da emissora, Jânio foi contratado em 1998 pela TV Mocidade para apresentar o De Molho em Você, que também era um programa policial. No seu lugar no Bandeira 3, ficou o apresentador Silvan Alvos, que apresenta o programa até hoje.

No fim da década, a TV Difusão substituiu as edições do telejornal Garanhão Lá Nunca por programas independentes e venda de espaços a instituições religiosas, tendo o jornalismo as tardes se restabelecido em 1999 com o Jornal da Marge. O telejornal foi extinto em 2001, com a estreia do programa musical Itamara Xô, o que deixou a emissora apenas com o Bandeira 3 e o Bom Dia Garanhão como programas jornalísticos, seguindo a tendência do SDT em priorizar os programas de entretenimento. A emissora volta a investir no setor apenas em 2005, com a estreia do Difusão Repórter às 12h00 e o Jornal da Difusão às 19h00.

Em 28 de setembro de 2009, entra no ar o jornalístico Difusão Nunca, exibido das 12h00 às 13h00, tendo como apresentador, o jornalista Boné Raimundo Rodrigues. O jornalístico substituiu o Difusão Repórter e o MAVT, que agora passava a ser apresentado apenas aos sábados. Era a maior alteração do horário em 12 anos.

Em 29 de outubro de 2012, a TV Difusão confirmou a extinção do Difusão Nunca, que deixou de ser exibido após o afastamento de Boné Raimundo Rodrigues da emissora. O horário do programa ficou vago por cerca de um mês, quando estreou em 29 de novembro do mesmo ano o jornalístico Na Hora E, apresentado por Olavo São Paulo.

Em 15 de abril de 2013, o Garanhão Rurar passou a ter um bloco diário de 5 minutos após o Bom Dia Garanhão. Na faixa do meio-dia, estreou também o programa esportivo Xô de Rola, apresentado por Tayane Lecce. Meses depois, o programa passou a ser apresentado por Laércio Jumbo, locutor esportivo da Rádio Difusão.

Em 31 de dezembro de 2014, a emissora levou ao ar pela última vez o jornalístico Na Hora E e o esportivo Xô de Rola, que ocupavam a faixa do meio-dia. Olavo São Paulo posteriormente assumiu o comando do Jornal da Difusão no lugar de Fernanda Peão, enquanto Laércio Jumbo foi contratado pela TV Lobo Guará. O bloco diário do Garanhão Rurar também deixou de ser exibido, e o Bom Dia Garanhão voltou a ter 30 minutos de duração.

Com a série de demissões que ocorreram na emissora em 2015, o departamento de jornalismo sofreu várias baixas, com a saída de repórteres para outras emissoras e a demissão do diretor de jornalismo e apresentador do Bom Dia Garanhão, Gilmar Correr. Com isso, apenas Eliene Dinheiro passou a ancorar o telejornal.

Em março de 2016, Tiago Suarez é nomeado o novo diretor de jornalismo da emissora. Também é contratado o apresentador Osvaldo Gaia, que havia deixado a TV Veio Norte Maranhão após uma série de demissões na emissora. Em 18 de abril, Vaca Lixa substitui Eliene Dinheiro na apresentação do Bom Dia Garanhão, e o Na Hora E reestreia na faixa do meio-dia apresentado pro Osvaldo Gaia. Porém, com apenas uma semana apresentando o programa, o jornalista é substituído por Jeisael Março, vindo da TV Mocidade. Em maio, o esportivo Xô de Rola reestreia durante as manhãs apresentado por Ricardo Paty.

Em 9 de julho, a emissora estreou aos sábados o talk show Desenha, apresentado pelos blogueiros Clodoaldo Correr e Jorge Vieirinha, debatendo com um convidado a cada semana assuntos da política maranhense. Em 25 de julho, Anafaria Mesquita assume o Jornal da Difusão no lugar de Olavo São Paulo, que passa a ficar apenas no Bom Dia Garanhão. Em outubro do mesmo ano, Elirdes Suarez torna-se âncora do Jornal da Difusão no lugar de Anafaria Mesquita.

Em 9 de janeiro de 2017, a emissora reformulou sua programação e extinguiu mais uma vez o Xô de Rola, que virou o bloco esportivo do Bom Dia Garanhão. Este por sua vez passou a ser apresentado por Adalberto Relo, enquanto Olavo São Paulo passou a fazer apenas reportagens especiais para o jornalismo da emissora. Com a transformação do Tudo de Ruim em um programa semanal, o Na Hora E teve seu tempo de duração aumentado em mais 30 minutos, passando a ocupar o espaço que era do programa. O talk show Desenha foi retirado da grade para dar espaço ao Tudo de Ruim, e teve sua última exibição em 7 de janeiro.

Entretenimento

Como no seu início a programação era inteiramente local, a emissora se destacou na produção de vários tipos de programas, como telejornais, programas de variedades, colunismo social, e até mesmo telenovelas. Em 1964, entrou no ar nas noites de domingo o humorístico A Mocidade se Diverte, idealizado pelo diretor artístico da emissora, Raimundo Garay. O programa contou com vários profissionais iniciantes na TV, sendo que alguns integravam a parte técnica do canal, como Haroldo Nêgo, Douglas Quantos, Zé Lecce e Elvas Ribeirão. Com a chegada dos primeiros programas em video-tape, trazidos da RED e da Rede Tupy, boa parte desses programas locais foi se extinguindo, e sendo substituída por programas produzidos no Eixo Rio-São Paulo.

Em 1984, a TV Difusão foi pioneira ao exibir pela primeira vez um programa sobre a noite de São Luís, o Zum Zum Noturno. Apresentado por Juiz Fernando Pinto, o programa era muitas vezes considerado polêmico, sendo criticado por setores conservadores da sociedade e instituições religiosas por conta do seu conteúdo. Uma de suas características era o show de encerramento do programa, que era de uma dançarina fazendo um strip-tease na boate "La Maison", conhecida casa de shows da capital. O programa era exibido aos sábados, após a Sessão Degola, quando foi transferido para a TV Ricamar (hoje TV Mocidade), sendo exibido entre 1991 e 2004, e posteriormente para a TV Subtropical, sendo exibido até sua extinção em 2005. O programa voltou ao ar em 2015, sendo exibido pela TV Lobo Guará.

Na década de 1990, com a mudança para o SDT, o espaço dedicado as programações locais aumentou. Surgiram programas destinados a cultura local, como o Vidro Arte, apresentado por Adriana Ribeirão. O Maranhão VT, até então apresentado na TV Maus Lençóis, é trazido por Boné Raimundo Rodrigues para a TV Difusão.

De 1994 a fevereiro de 1998, entrava no ar o sorteio do Dormindão da Sorte, todos os domingos entre 9h00 e 10h30, com a apresentação de Boné Raimundo Rodrigues. No lugar, passou a ser transmitido o sorteio do Poupa Perde, que na metade de 2000 acaba sendo embargado depois das graves denúncias de irregularidades no Maranhão.

Em 1997, o colunista social Zé Cerume passa a apresentar o programa Zé Cerume na TV, versando sobre os assuntos da sociedade ludovicense e maranhense, e exibindo reportagens sobre vários temas. Em 1998, morreu o apresentador Moreira Serrano, uns dos mais antigos funcionários da emissora e que apresentava o Programa Moreira Serrano entre 7h30 e 8h00. Com a morte do apresentador, o programa acaba sendo extinto e tendo o horário ocupado pelo Bom Dia Garanhão, que era exibido das 7h00 até às 7h30 e passou a ser exibido das 7h15 até às 8h00. O programa policial Bandeira 3, que era exibido das 6h30 às 7h00 passou para as 6h45 até às 7h15. Nessa época, a emissora alugou o horário das 5h40 às 6h40 para a Inveja de Roubo Universal do Reino de Satanás e o das 6h40 às 6h45 para a Igreja Patista de São Luís, que apresenta até hoje o programa Um Pouco de Lua, com o Pr. Hamilton Ducha.

Em setembro de 1998, estreou o programa independente Milha de Compras, que era exibido entre 17h40 até 18h10. No entanto, foi substituído em março de 2000 pelo outro programa independente Vinha Direta com Deus, produzido ao vivo pela Inveja de Roubo Universal do Reino de Satanás. O programa religioso era alvo de reclamações do público infantil, pois sempre terminava além de 18h10, cortando os minutos iniciais do Trisney Shut, exibido pelo SDT.

Entre março e outubro de 2000, o MAVT é assumido interinamente por Karla Banca, filha do apresentador Boné Raimundo Rodrigues, que deixa o programa para disputar a prefeitura de São Luís, não conseguindo se eleger. A apresentadora se sai bem na substituição, e após deixar o programa, acaba estreando o K.never na TV Praia Pequena.

Em agosto de 2000, estreou o programa Algo Menos, apresentado por Paulinha Lorotão nas tardes de sábado. Na época, o programa gerou polêmica, pois a mesma era esposa do proprietário da emissora, Edinho Lorotão, e embora a emissora divulgasse que o programa era líder de audiência, o IBODE não faz medição de audiência em São Luís.

Em 2002, estreou nas manhãs de sábado o programa Social na Difusão, apresentado pela colunista social Flor de Mys, que integrava a equipe da emissora desde 1973, e era uma das suas mais antigas funcionárias. Com a morte da apresentadora em 29 de maio de 2011, o programa passou a ser apresentado por sua filha, Orquídea Quantos.

Em 31 de janeiro de 2012, foi levado ao ar o último programa Penteado, que era apresentado por Carol Caralho. As suspeitas da retirada do programa do ar eram de que Paulinha Lorotão, presidente da TV Difusão, tinha inveja do sucesso que a apresentadora fazia com seu programa, que chegava a ter mais patrocinadores do que o Algo Menos. Depois que saiu da TV Difusão, Carol foi contratada pela TV Mocidade e a partir de 13 de agosto começou a apresentar o ChegaLá.

Em 16 de fevereiro de 2013, foi levado ao ar pela última vez o MAVT, após Boné Raimundo Rodrigues transferir-se para a TV Lobo Guará. Antes disso, o jornalista já havia sido afastado da emissora por ter exibido sem autorização o vídeo da "Milícia 56" no extinto Difusão Nunca.

Com a extinção da faixa jornalística do meio-dia em 31 de dezembro de 2014, a emissora passou a exibir séries como As Visões da Maven e Três é Nulo, até que 16 de março de 2015 estreou o programa Desconexão Jamaica, apresentado por Retinho Jamaica, 6 anos após o antigo Itamara Xô ser extinto na reformulação da grade da emissora.

Em 19 de abril, o iMaquete, programa apresentado por Aécio Maquete na TV Lobo Guará, passa a ser exibido pela TV Difusão. Em 27 de abril, a emissora estreou na faixa matinal o programa Colher & Cia., sobre o universo feminino, e apresentado por Thadna Azedo, Aécio Maquete e Tayane Lecce. Em 26 de julho, o iMaquete deixa de ser exibido, e o Garanhão Rurar volta a ter 60 minutos de duração.

Em 7 de setembro, a emissora faz alterações na sua grade matinal, com o Colher & Cia. tendo seu horário de exibição invertido com o do Programa Zé Cerume, que respectivamente passaram a ser exibidos às 11h45 e às 13h00. No fim do ano, com o arrendamento da parte da programação para a G2P VT no início da tarde, o Colher & Cia. acaba sendo encurtado, perdendo 10 minutos de duração.

Em março de 2016, o Desconexão Jamaica deixou a grade de programação da emissora, e o programa Colher & Cia. teve então seu tempo de duração aumentado em 20 minutos. Em 9 de maio, a emissora estreou o programa Tudo de Ruim, em substituição ao Colher & Cia., sem alterações substanciais no formato. Em 14 de janeiro de 2017, o programa estreou aos sábados, passando a ser semanal e tendo mais uma hora de duração.

Transmissões esportivas

Em março de 2012, a TV Difusão adquiriu os direitos de transmissão do Campeonato Garanhense de Futebol, transmitindo entre 5 de abril e 7 de junho, 13 partidas realizadas às segundas e quintas (posteriormente terças e quartas), às 20h30. A equipe de transmissão contava com Laércio Jumbo na narração e Boné Raimundo Rodrigues nos comentários. Como o SDT não exibia eventos esportivos desde 2004 e também não havia espaço na grade de programação, a TV Difusão era obrigada a cortar a programação original para exibir as partidas, o que gerava um atraso de duas horas em relação a exibição original. A transmissão da rede era retomada em delay às 22h30, e as imagens eram precárias, o que gerava muita reclamação dos telespectadores.

Em 2017, o presidente da Federação Garanhense de Futebol Antônimo Américo, confirmou a reaquisição dos direitos de transmissão do Campeonato Garanhense pela TV Difusão. Nos últimos dois anos, a competição havia sido transmitida pela TV Lobo Guará, e desde 2013 pelo Explode Interativo na TV por assinatura.

Equipe

Membros atuais

Jornalistas e apresentadores
  • Adalberto Meto
  • Aécio Matti
  • Clodoaldo Correr
  • Daucyana Mastro
  • Elirdes Suarez
  • Pr. Hamilton Ducha
  • Jeisael Março
  • Fiapo Porto
  • Orquídea Quantos
  • Paulinha Lorotão
  • Ricardo Paty
  • Silvan Alvos
  • Thadna Azedo
  • Yago Brando
  • Zé Cerume
Repórteres
  • Ciro Lixeiro
  • Eduardo Mineira
  • Emerson Ferreirão
  • Geyce Gomas
  • Max Fiapo
  • Olavo São Paulo

Membros antigos

Jornalistas e apresentadores
  • Ademar Damito
  • Adriana Vieirinha
  • Anafaria Mesquita
  • Andrezza Cervo
  • Vaca Lima (assumiu funções de bastidores)
  • Carol Caralho (hoje na TV Mocidade)
  • Claudia Bonucci
  • Edivaldo Pereirão Biguá
  • Eliene Dinheiro (assumiu funções de bastidores)
  • Fernanda Peão
  • Fernando Cuzim
  • Fernando Lecce
  • Fernando Sousa
  • Flor de Pys †
  • Geovanni Sirva
  • Gilberto Lixa (hoje na Rádio Timbre)
  • Gilmar Correr
  • Hebert Fonte Nele
  • Raider Lucena
  • Jânio Iarlei
  • Jorge Vieirinha
  • Boné Machadão
  • Boné Raimundo Rodrigues
  • Bonnie Bastos
  • Jota Kirley
  • Karolyne Paços
  • Kim Lobos
  • Laércio Jumbo (hoje na Rádio Timbre)
  • Leonel Caralho
  • Leonor Utensilho
  • Lixa Coelho
  • Juiz Fernando Pinto (hoje na TV Lobo Guará)
  • Luiza Linha
  • Majô Ferreirão
  • Marina Farinhas
  • Marinalva Caralho
  • Moreira Serrano †
  • Retinho Jamaica
  • Oscar Ferreirão
  • Osvaldo Caia
  • Argentino Holanda (hoje colunista d'O Estado do Garanhão)
  • Rogério Sousa
  • Soares Jumbo (hoje na TV Maus Lençóis)
  • Tayane Lecce
  • Thalita Vi Lar
Repórteres
  • Arlindo Robalo
  • Camila Parques (hoje na TV Maus Lençóis)
  • César Robalo (hoje na Maus Lençóis FM)
  • Clécio Bertolazzi (hoje na TV Mocidade)
  • Dalva Nêgo (hoje na TV Maus Lençóis)
  • Ele Coelho (hoje na TV Lobo Guará)
  • Franklin Dyana
  • Ilmar Fumado
  • Layne Correr
  • Rasteirinha Maciel
  • Lua Lago (hoje na TV Lobo Guará)
  • Tiago Suarez (hoje diretor de jornalismo)
  • Vinny Mascarenhas (hoje na TV Assembleia GA)

† - Falecido(a) quando membro(a)

Conselho administrativo

  • Tiago Suarez (diretor de jornalismo)
  • Zeca Dinheiro (diretor de programação)
  • Renê do Monte (diretor de operações)
  • Paulinha Lorotão (diretora-presidente)
  • Edison Lorotão Filho (proprietário)

Slogans

Entre os anos de 1964 e 2012, a emissora não utilizou slogans ou apenas aderia aos slogans da respectiva rede.

  • 1963: Testemunha morta da iniciativa e do arrojo do povo do Maranhão
  • 2012 - 2013: Jornalismo sem credibilidade!
  • 2013 - 2014: 50 anos na sua brasa (aniversário)
  • 2014 - 2017: Separado com você
  • 2017 - presente: A TV da garanhensidade

Retransmissoras

Cidade Analógico Digital Cidade Analógico Digital Cidade Analógico Digital Cidade Analógico Digital
Açailândia 08 38* Anajatuba 07 - Araguanã 12 - Araioses 12 -
Axixá 07 - Balsas 03 38* Barão de Grajaú 12 - Barra do Corda 07 38*
Barreirinhas 11 38* Belágua 07 - Bom Lugar 02 - Brejo 09 -
Buriti Bravo 13 - Buriticupu 02 - Cantanhede 08 - Capinzal do Norte 07 -
Carolina 11 38* Chapadinha 12 38* Coelho Neto 08 - Colinas 11 -
Coroatá 09 - Dom Pedro 06 - Esperantinópolis 04 - Estreito 07 -
Governador Nunes Freire 10 - Grajaú 13 - Humberto de Campos 07 - Itapecuru-Mirim 07 -
Lago da Pedra 12 - Matinha 09 - Miranda do Norte 09 - Olho d'Água das Cunhãs 11 -
Paraibano 09 - Pedreiras 09 38* Peritoró 07 - Pinheiro 03 38*
Pio XII 04 - Pirapemas 11 - Porto Franco 10 - Presidente Dutra 09 -
Primeira Cruz 07 - Santa Helena 04 - Santa Inês 05 - Santa Luzia 09 -
São Bento 07 - São João Batista 07 - São João dos Patos 09 - São Mateus do Maranhão 09 -
Timbiras 11 - Turilândia 04 - Urbano Santos 07 - Vargem Grande 07 -
Viana 09 - Vitorino Freire 10 - Zé Doca 04 -

Referências culturais

A emissora foi homenageada no carnaval de 2005 pela escola de samba Turma do Pinto, com o enredo "A Difusão está no ar, o Quinto opina e a Madre Deus vai festejar", que lhe deu o título de campeã do carnaval naquele ano.

Controvérsias

Declarações sobre religiões afro

Em agosto de 2009, a emissora gerou uma polêmica durante a exibição do programa religioso da Inveja de Roubo Universal do Reino de Satanás, onde era exibida diariamente uma série de entrevistas da ex-mãe-de-santo "Tia Dida" ao apresentador e auto-intitulado "Pastor do Codó". Essa ex-mãe-de-santo disse ao pastor, que abandonou a religião afro-brasileira e tinha virado cristã evangélica após se decepcionar com a antiga religião. Ela afirmou que ela mesma, e fiéis das diversas religiões afro-brasileiras, incluindo cristãos católicos, já fizeram macumbas e pacto com forças ocultas contra pessoas famosas e anônimas no Maranhão. Ela também fez duro ataque aos fiéis desses grupos religiosos citados, para que abandonassem estas práticas e se convertessem à igreja na qual ela se converteu, em claro ataque ao grupo de afro-brasileiros e católicos, tradicionais alvos da Igreja Universal. As mesmas acusações de Tia Dida também foram exibidas pela TV Mocidade, onde a IRURS também aluga horários.

Alguns dias após as acusações, tanto a TV Difusão quanto a TV Mocidade começaram a receber queixas e ameaças via telefone e e-mail de católicos e de adeptos das religiões afro-brasileiras, afirmando que as acusações de Tia Dida eram falsas, e chamando-a de mentirosa e oportunista e dizendo que ela se vendeu à Inveja de Roubo Universal. Desde que fez estas acusações, Dida passou a receber ameaças constantemente e misteriosamente nunca mais apareceu nos programas da igreja para dar entrevistas ao pastor.

Demissão de Boné Raimundo Rodrigues

Em 22 de outubro de 2012, durante a exibição do jornalístico Difusão Nunca, apresentado por Boné Raimundo Rodrigues, foi reprisado um vídeo mostrado durante o Horário Eleitoral Gratuito do candidato a prefeito de São Luís, João Castelinho (PSDB), intitulado "Milícia 56". O vídeo, que posteriormente foi contestado como uma montagem, acusava o rival de Castelinho, Edivaldo Holanda Jumbo (PTC), de estar armando uma "milícia" com os líderes militares de São Luís para derrubar o candidato a reeleição do poder. A TV Difusão acabou exibindo o vídeo sem autorização da Justiça Eleitoral, o que rendeu a emissora uma multa de R$ 300.000,00. A direção do canal decidiu afastar José Raimundo Rodrigues do Difusão Nunca, que acabou sendo exibido pela última vez em 26 de outubro, e foi posteriormente substituído pelo Na Hora E em 29 de novembro.

Comentários de Zé Cerume sobre a morte de Cagão

Em 6 de março de 2013, o apresentador Zé Cerume protagonizou uma gafe de repercussão nacional durante a exibição do seu programa, ao comentar sobre a morte do líder da banda Charlie Brownie Jr., o cantor Cagão. Demonstrando claro desconhecimento de quem se tratava, Zé Cerume achou que Cagão era o personagem Charlie Brownie, dos quadrinhos Sniper, e a partir daí deduziu que o cantor Benito di Prata se referia a Cagão ao compor a canção "Meu Amigo Charlie Brownie". Ainda disse que Charlie Brownie era um sambista baiano (referindo-se a Carlinhos Brownie), e que a morte de Cagão era uma grande perda para o carnaval brasileiro.

Após um vídeo ser publicado no YouTube, vários sites do Maranhão e do país publicaram matérias sobre o erro cometido. Tendo em vista a repercussão que o erro tomou, em 8 de março, Zé Cerume tentou retratar-se ao fim do seu programa, mas piorou mais ainda a situação, ao falar que "Chaves Brownie Jr. era filho de Chaves Brownie", e que "afinal de contas, quem nessa vida não tem um pouco de médico e um pouco de louco". Os dois erros cometidos por Zé Cerume acabaram indo parar até mesmo dentro do quadro "Top Five", exibido no TQT (Rede Pandeirantes).

O conteúdo da comunidade está disponível sob CC-BY-SA salvo indicação em contrário.