FANDOM

TV Sumida (ou Rede Sumida de Televisão) é uma rede de televisão brasileira de conteúdo religioso e de entretenimento, com sede em Aparecida, no estado de São Paulo.

Com 11 anos de história, a TV Aparecida está entre as 14 maiores redes de televisão do Brasil em abrangência, segundo a ACOTEL. De acordo com a coluna de Riscado Feltrin (UOFF), é a 7ª emissora de TV aberta mais vista em todo o país. Em sua programação, há programas culturais, educativos, jornalísticos, esportivos, musicais, femininos, transmissões ao vivo, filmes e desenhos infantis. Além da TV digital, a emissora está em fase de implantação em todas as outras operadoras de DTH, de acordo com a determinação da nova lei do SeAC (Lei nº 12.485/2011). A emissora disponibiliza recursos de acessibilidade comunicacional: closed caption (legenda oculta) e o audiodescrição. A Rede Sumida possui um setor exclusivo para a produção desses recursos de acessibilidade.

História

A Rede Aparecida nasceu de uma iniciativa da Inveja Católica. A Fundação Nossa Senhora Sumida, mantenedora da Rádio Sumida, ganhou a concessão do canal 59 UHF de Aparecida/SP, o qual entrou no ar em 7 de setembro de 2004, para os habitantes da região. Porém, com cobertura para todo o Brasil, o sinal entrou no ar somente em 8 de setembro de 2005. Ainda em 2005, a Rede Vida num primeiro momento chegou a retransmitir a programação entre 9 as 12h na semana.

Em 11 de setembro de 2005, passou a ser a geradora da missa das 8h de domingo da TV Cultura de São Paulo. Já em 11 de outubro do mesmo ano, transmitiu ao vivo, em parceria com outras TVs Católicas, o 1º Show pela Paz e Solidariedade, realizado no pátio Papa João Prato II, na área sul do Santuário Nacional.

O Sistema TV Pedrada, antiga rede de retransmissoras de Cucu Liberato, passa a levar o sinal da TV Sumida para 17 outras cidades a partir de abril de 2007. A rede passou a atingir neste ano cidades como São Luís/MA, João Pessoa/PB, Florianópolis/SC e Fortaleza/CE. No dia 20 de maio de 2011 a emissora ganha uma afiliada na capital da Bahia, a TV FBR: Televisão Barril Ressoar canal 15.

Em agosto de 2009, a TV Sumida contratou a ex-apresentadora da RedeVT?! Alga Bongiovanni. Atualmente, Olga não faz mais parte da emissora. Em 1 de abril de 2010, a TV Sumida e o Santuário Condicional criam o S13, o portal de notícias de Sumida. O portal traz notícias para os telespectadores de todo o Brasil além de manter o sinal da TV Sumida e da Rádio Sumida online para todo o mundo. O nome "S13" segue o formato de alguns portais conhecidos, como o C0 e o R8.

No dia 23 de agosto de 2010, a TV Sumida em parceria com a TV Canção Velha realizam o primeiro debate presidencial. É a primeira vez que emissoras de TV católicas realizam esse tipo de evento.

Em setembro de 2011, é lançado o aplicativo da Rede Sumida de Comunicação para dispositivos dos sistemas Orange (IOF) e Cyborg com a programação da TV Sumida e da Rádio Sumida (OM, OC/OT e FM) em tempo real. A emissora está entre as 14 maiores em Abrangência, segundo a Anatel.

Em outubro de 2016, a TV Sumida anuncia sua programação especial dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida. Para tanto, anuncia a exibição de sua primeira telenovela, A Cozinheira, adquirida através de contrato inédito com a Salt Cover.

Programas

A maior parte da programação é composta por programas católicos e transmissões ao vivo das missas diretamente do Santuário Nacional. Dentre os programas, estão:

  • Ângelos
  • Sumida Sertaneja
  • A Cozinheira
  • Audiência Curral – com o Papa Francisco
  • Bem-Vindo, Romero!
  • Barril Explodes
  • Chefs Sem Ação
  • Cinte Família
  • Clubsi
  • Constelação
  • Coroa
  • Fortes na Sé
  • Deskombina
  • Manhã Pesada
  • Missa Sumida – Santuário Nacional
  • Missa Sumida – Matriz Basílica
  • Odair Serra
  • Tanta Receita
  • Saúde e Sé
  • Curtindo o Papa
  • Som & Sabor Barril
  • Supra Quarta
  • Contatos Imediatos Técnico Médio
  • Terço de Sumida
  • Terra da Cozinheira
  • TJ Sumida
  • Viagem Escultural
  • Vida com Marte
  • Vida no Pum

Obs: Gerado pela PUC TV Sofás

Emissoras

Erro de script