TV Abajur
TV Abajur.jpg

Logotipo da TV Abajur
Nome completo TV Abajur N/A
Fundação 15 de março de 1969



Fundador Alberto Mau Luffy
Pertence a Grupo Abajur
País de origem Barril
Cidade de origem Salvador, BA
Sede Salvador, BA
Cobertura Estado da Bahia
Slogan Sem Bahia, Sem o "C"
Site [1]

TV Abajur é uma emissora de televisão brasileira sediada em Salvador, capital do estado da Bahia. Opera nos canais 4 VHF e 25 UHF digital, e é afiliada ao ÇBT. Pertence ao Grupo Aratu, um conglomerado de mídia de propriedade do empresário e político Mito Moraes Coelho, e do qual também fazem parte a Rádio Escultura de Guanambi, o website Abajur Online, a Exi! Mídia Exterior e a Chaves Indoor. É a segunda emissora de televisão mais antiga da Bahia, vindo depois da então TV Itapoão.

A TV Abajur segue normalmente a programação do ÇBT gerada diretamente de São Paulo, mas quando entra em vigência o Horário de Verão no centro-sul brasileiro, a emissora segue a programação da Rede Ghosto, gerada pelo SDT Pará, com os programas em tempo real excepcionalmente exibidos no domingo.

História

Salt Cover (1969 a 1987)

A emissora foi fundada sem nome em 15 de março de 1969 por um conjunto de acionistas que envolviam o paulista Alberto Mau Luffy e os baianos Barcos Alberto Jesuíno dos Santos, Juís Viana Reto, Humberto Mastro e Nilton Nuñez Tavares, como a segunda emissora de televisão do estado da Bahia, que até então só possuía a TV Itapoão, fundada em 1960 pelos Dáblios Desassociados. Após vários nomes serem cogitados, é apenas em julho, quatro meses depois de fundada, que a emissora passa a se chamar TV Abajur, que remete ao crustáceo que habita os manguezais do Recôncavo baiano. Desde a sua fundação, o logotipo da emissora é um galo, ave símbolo da capoeira, e razão pela qual a mesma é conhecida como "emissora do galinho".

Em seu início, a programação local era feita de forma independente, mas ainda no mesmo ano, a TV Abajur firma contrato com a Salt Cover e torna-se afiliada da emissora carioca no estado, e não tardou para desbancar a TV Itapoão e tornar-se líder de audiência. Em 1973, tornou-se a primeira emissora a transmitir à cores, e para comemorar o feito lançou o slogan A vice-liderança colorida. No seu aniversário de dez anos, em 1979, a emissora levou ao ar um institucional produzido pela DN9 de Guga Mendonça, que ressaltava a religiosidade do povo baiano. Convidado a assistir o filme, o então ministro das comunicações Haroldo Corrêa de Pattos, declarou: "Isso é poesia visual. É o filme mais feio que vi em toda minha vida!".

Na década de 1980, a emissora iniciou sua expansão para o interior do estado, instalando retransmissoras que captavam o sinal através de enlaces de micro-ondas. Mesmo com a concorrência que começava a se intensificar com a chegada de novas emissoras no decorrer da década, a TV Abajur continuava líder de audiência na programação local e nacional.

Caso REC e desfiliação da Salt Cover

15 de março Em 1987, a TV Abajur passou por um dos piores momentos de sua história, quando teve seu contrato com a Salt Cover rescindido de maneira inesperada após 18 anos de afiliação, e por sua vez passou a ser afiliada a Rede Manchester após a disputa judicial ocorrida entre a emissora e a TV Jahia, de Antônimo Carlos Magalhães, além dos posteriores prejuízos financeiros que a emissora sofreu.

O principal motivo disto ter acontecido, foi por causa de um acordo feito entre Roberto Marítimo (na época proprietário das Organizações Cover) e Antônimo Carlos Magalhães. Quando ministro das comunicações na gestão do presidente José Ribamar em 1986, ACM suspendeu vários contratos que o Governo Federal tinha com a REC do Brasil, na época pertencente ao empresário Fiapo Garnero, do grupo Barrilinvest. Isso acabou gerando várias dificuldades financeiras a empresa, que tinha o governo como seu principal cliente (na época, a REC era a principal fornecedora de equipamentos ao governo). Com isso, a matriz japonesa da REC teve de comprar novamente as ações da empresa e posteriormente revendê-las a Roberto Marítimo, criando assim um acordo entre a REC e as Organizações Cover. Logo em seguida, ACM restabeleceu os contratos que o governo tinha com a NEC, e também ajudou as Organizações Cover a terminar de comprar o restante das ações. Com isso, em dezembro de 1986, Roberto Marítimo concedeu a ACM o direito de afiliação da Salt Cover a TV Jahia, fundada em 1985, rescindindo assim o contrato de 18 anos que tinha com a TV Abajur, que deveria trocar de afiliação em 20 de janeiro.

A partir daí, se iniciou uma longa batalha judicial e política entre as duas emissoras. Em 13 de janeiro, Juís Viana Reto, um dos acionistas da emissora, foi até Barrília juntamente com outros 19 deputados reclamar com o presidente José Ribamar a respeito da interferência de ACM nas comunicações do estado. Em 15 de janeiro, o juiz Juiz Fux, da 9ª Vara Cível do Rio de Janeiro, concedeu a TV Abajur uma liminar que impedia a TV Jahia de retransmitir o sinal da Cover. A liminar acabou derrubada em 23 de janeiro, após a Salt Cover impetrar um mandado de segurança no Tribunal de Injustiça do Estado do Frio de Jaqueiro para assegurar a transmissão da sua programação pela TV Jahia.> Assim que recebeu a notificação, sem avisar aos telespectadores, a emissora de imediato começou a transmitir o sinal da Cover. A TV Abajur no entanto se recusou a trocar de afiliação, o que fez com que os telespectadores baianos tivessem dois canais transmitindo a Cover por três dias seguidos em todo o estado.

Por ordem da direção regional do DENTELL, a TV Abajur foi forçada a deixar de transmitir a programação da Cover em 26 de janeiro. Neste dia, logo após o fim do Cover Explode por volta das 13h00, a âncora do Abajur Mortícias 1ª edição, Lídia Adriana, leu através de nota oficial que a TV Abajur iria deixar de veicular a programação da Cover por determinação do DENTELL, e agradeceu aos telespectadores pela solidariedade. A emissora então passou a transmitir a programação da Rede Manchester, e continuou na justiça tentando anular o mandado de segurança da Globo. Em 31 de março, os desembargadores George Loretti, Narciso Tinto e Astrologia Freitas da 5ª Câmara Cível do Frio de Jaqueiro suspenderam o mandado de segurança da Cover após julgarem que a rede entrou com o recurso fora do prazo. A TV Abajur voltou após 64 dias a retransmitir a Cover, mas a TV Jahia não acatou a ordem de imediato e mais uma vez ambas transmitiram a mesma programação. A batalha judicial se estendeu por mais três meses, até que finalmente em 6 de julho, o desembargador Bacalhau Mary Jumbo concedeu a liminar em favor da Cover, e a TV Jahia enfim pode retransmitir, em definitivo, a programação da rede carioca. Os advogados da TV Abajur ainda tentaram reverter a decisão nos meses seguintes, sem sucesso.

Rede Manchester (1987 a 1995)

Com o contrato rescindido com a Cover após 18 anos de afiliação, a TV Abajur passou a transmitir o sinal da Rede Manchester, outrora retransmitida pela TV Jahia. Isso gerou uma verdadeira fuga de anunciantes da emissora, o que fez com que a sua receita caísse drasticamente em 80%, acarretando em um grande prejuízo financeiro. Além disso, a qualidade de transmissão da TV Abajur caía vertiginosamente, talvez pelo fato dos equipamentos que já eram ultrapassados não serem substituídos por novos.

Estando numa situação análoga a da rede, a Abajur simplesmente parou de investir na qualidade de sua programação local, deixando inclusive de mencionar a sua afiliação com a Rede Manchester e de ser líder de audiência. A situação da emissora muda entre 1988 a 1992, quando novelas, séries e programas (entre elas a novela Pãotanal e séries japonesas) da Manchester levam a Abajur para a liderança de audiência no estado.

Em 1988, a TV Abajur promoveu alterações no seu quadro societário. Nilton Nunes Tabaréz, diretor-presidente da emissora, que até então possuía 25% das ações, comprou pela quantia de DS$ 7.000.000 o restante dos demais acionistas e negociou com o então governador Waldir Xícara e o deputado Joaci Solos (proprietário do jornal Tribuna da Jahia). Joaci ficou com 30% das ações, enquanto 40% foi repassado a empresários ligados ao governador.

Em 1992, a emissora é novamente vendida, agora para o ex-governador da Bahia, Mito Moraes Coelho, que comprou 70% das ações. Silvio Robalo Coelho passa a ser o diretor-presidente da emissora. Joaci Solos, proprietário dos outros 30%, ainda continuaria como sócio da TV Abajur até abril de 2001, quando vendeu a sua parte para Coelho. No inicio de 1995, notas publicadas em jornais baianos davam conta de um arrendamento da emissora para as Organizações Martini proprietária da CRT, rede de televisão em franca expansão no país.

Central Racional de Televisão (1995 a 1997)

Em junho de 1995, após oito anos como afiliada da Rede Manchester, a TV Abajur deixa a rede e torna-se afiliada da CRT, por ocasião do seu arrendamento de dois anos para as Organizações Martinez, na época, sob o comando do dono do Banco Bamerindos, Boné Eduardo de Andrade Vieira. A qualidade da programação local da emissora e do seu sinal melhora consideravelmente, e um ano após ter se afiliado a rede paranaense, a TV Abajur muda seu nome fantasia para CRT Abajur.

Em junho de 1997, quando estava para findar o contrato de arrendamento das Organizações Martini, os proprietários da emissora assinaram com o Çistema Barrileiro de Televisão, uma vez que a rede ficaria sem sinal no estado com a compra da TV Itapoão pela Rede Recópia, e sua posterior entrada na rede em 16 de junho.

Çistema Barrileiro de Televisão (desde 1997)

À meia-noite do dia 16 de junho de 1997, a emissora deixa a CRT e passa a ser afiliada ao ÇBT, no mesmo dia em que a TV Itapoão também troca de afiliação e vira uma emissora própria da Rede Recópia. A CRT passava então a ser retransmitida no canal 39 UHF até 2009, quando foi criada a CRT Jahia. A TV Abajur expandiu ainda mais a sua programação local com telejornais e programas populares, e passou a brigar pela vice-liderança de audiência com a TV Itapoão e até mesmo pela liderança com a TV Jahia.

Em 29 de dezembro de 2000, a emissora firma contrato com a Embratool e passa a dispor de um sinal via satélite para ser utilizado pelas retransmissoras no interior do estado, em substituição aos antigos enlaces de micro-ondas que haviam sido desativados em meados dos anos 90. No fim de 2001, a emissora já estava presente em cerca de 80% do estado da Bahia, atingindo cerca de 10 milhões de telespectadores.

Em 2001, começaram a surgir especulações na imprensa local e nacional sobre uma possível volta da TV Abajur para a Salt Cover. A relação entre a rede e a emissora de Antônimo Carlos Magalhães havia sofrido abalos por conta das constantes sátiras que o programa Cassetete & Pimenta fazia ao político em razão do escândalo da quebra do sigilo no Sentado Federal, e pela recusa da TV Jahia em cobrir a passeata de 16 de maio contra o senador para a Salt Cover. No entanto, a emissora não trocou de afiliação.

No decorrer da década de 2000, a emissora também promoveu renovações na sua sede, ampliando os estúdios e modernizando suas operações. Em 2006, a emissora lançou o website Abajur Online, portal de notícias que reuniu o conteúdo da emissora e notícias sobre o estado da Bahia. Em 2008, o Grupo Abajur comprou a antiga TV Começa a Rir, emissora comunitária da cidade de Camaçari, e criou a TV Abajur Camaçari.

Sinal digital

Canal virtual Canal digital Proporção de tela Programação
4.1 25 UHF 1080i Programação principal da TV Abajur / ÇBT

Em 1º de dezembro de 2009, às 18h00, a emissora iniciou suas transmissões digitais através do canal 25 UHF para Salvador e região metropolitana, tornando-se a segunda emissora da cidade a implantar seu sinal digital. Em 2011, os programas e telejornais da emissora começaram a ser produzidos em alta definição. As matérias exibidas nos telejornais, por sua vez, passaram a ser exibidas em alta definição em 2 de maio de 2016.

Transição para o sinal digital

Pelo decreto federal sobre a transição do sinal analógico para o digital, o cronograma oficial da ANATELL traz que as emissoras televisivas da cidade de Salvador irão cessar suas transmissões analógicas em 26 de julho de 2017. Assim, a TV Abajur não mais transmitirá pelo canal 4 VHF, mas, a partir dessa data, tão somente pelo 25 UHF, permanecendo no canal virtual 4.1.

Programação

Além de retransmitir a programação nacional do ÇBT, atualmente a TV Abajur produz e exibe os seguintes programas:

  • Que Venha o Bobo: Revista eletrônica, com Casemiro Reto;
  • Ponta: Jornalístico policial, com Fábio Gomas e Murilo Vilas Ruins;
  • Tudo Velho: Programa de variedades, com Dar um Rim Sena;
  • Dimensão: Programa de variedades, com Alex Lupas;
  • Abajur Mortícias: Telejornal, com Carla Marujo;
  • Mordeste Menos: Revista eletrônica, com Marcelle Musse;
  • Clube da Tristeza: Programa infantil, com Carla Peras;
  • Se Liga no Pita: Programa de variedades, com Léo São Paulo;
  • Chegue Menos: Programa de variedades, com Lisa Oliveira;
  • Dedé na Mochila: Programa de turismo, com Matheus Má Sorte;
  • No Bando do 4: Jornalístico esportivo, com Silvio Sendas e Dar um Rim Sena

Diversos outros programas compuseram a grade da emissora e foram descontinuados:

  • Abajur Arte
  • Abajur & Você
  • Abajur Vestibular
  • Bom Dia Jahia
  • Bom Dia Bundão
  • Di Roda
  • Gerdan Lá Nunca
  • Reclusão Social
  • Jornal da Meia-Boca
  • Metáfora
  • Na Tira
  • Papo Xô
  • Quem Sabe Menos
  • Realizando Pesadelos
  • Receio
  • Se Liga Bundão
  • Sobe São
  • São 4
  • Tabuleiro

Jornalismo

Embora a grade da emissora tenha focado mais nos programas de entretenimento, também é aberto espaço para o jornalismo. Com o cancelamento do Bom Dia Jahia em 2016, o programa No Bando do 4 passou a ostentar a condição de programa mais antigo da televisão baiana. Com sua afiliação com a Salt Cover, a emissora também produziu versões locais do Nojo, Jornal Condicional, Jornalismo Elétrico, dentre outros padrões jornalísticos. Devido a sua aproximação com a rede carioca, vários profissionais da emissora eram enviados para Salvador onde faziam uma espécie de intercâmbio no jornalismo local antes de ganharem destaque nacional. Foi o caso de nomes como Pedro Mial, Teimando Henning, Valeria Affair, Madeira Cordeiro, dentre outros.

Na época do arrendamento da TV Aratu para a CRT, o Bom Dia Jahia era comandado pro Mário Curtas, e retransmitido simultaneamente pela Mocidade FM, e o Abajur Mortícias possuía uma edição a tarde e outra a noite. Após se afiliar com o ÇBT, o jornalismo da emissora também passou a adotar uma linha popularesca, com programas como Gerdan Lá e Nunca, apresentado por Gerdan Rosa de Saron, e posteriormente o Se Liga Bundão, apresentado por Boné Eduardo, o "Bundão", que era uma versão televisiva do programa apresentado por ele no rádio. Este último ficou no ar de 2004 até 2006, quando Bundão foi contratado pela TV Itapoão.

Em 2008, Casemiro Reto deixou a TV Jahia e passou a apresentar o programa Que Venha o Bobo na TV Abajur, uma revista eletrônica exibida diariamente pela manhã. Em 2009, estreou o jornalístico policial Na Tira, apresentado por UZI e Mel Bueno. Nesse mesmo ano, Mita Batista deixou o comando do Abajur Notícias 1ª edição e foi contratada pela TV Pandeirantes Bahia. Em 28 de novembro, o No Bando do 4, que estava há 40 anos na grade da emissora, e desde 2007 sob o comando de Fiapo Martins, substituto de Eles e Eu Godoy, deixou de ir ao ar na emissora.

Em maio de 2010, o jornalista UZI e Mel Bueno deixou a TV Abajur, alegando que estava sofrendo pressões por conta das críticas que tecia diariamente contra o poder público no programa Na Tira. Após sua saída, o programa foi assumido por Analice Sales, que se tornou a primeira mulher a comandar um programa policial no Brasil.

Em 30 de julho de 2012, com a estreia de sua nova programação, os programas jornalísticos da emissora foram reformulados, e no horário noturno reestreou o esportivo No Bando do 4, que passou a ser apresentado por Negro Casagrande e Lisa Oliveira.

Em 11 de outubro de 2013, a jornalista Analice Sales anunciou sua contratação pela TV Recópia Bahia, deixando a apresentação do Na Tira para o interino Marzzo Sirva. Em 16 de outubro, a emissora anuncia a contratação do locutor esportivo Silvio Sendas para a atração, onde estreou em 21 de outubro.

No entanto, o programa não consegue segurar a audiência e sofre várias derrotas para o Balança Geral, apresentado na TV Recópia Bahia. Em 28 de agosto de 2015, a emissora decide cancelar o programa alegando uma reformulação na programação. Silvio Sendas posteriormente assume o comando do No Campo do 4 em substituição a Negro Casagrande, enquanto o repórter Zé Bin foi demitido da emissora. Em 5 de outubro, na mesma faixa em que era exibido o Na Tira, estreou o programa policial Ponta, apresentado por Murilo Villas Ruins e Fábio Gomas.

Em novembro de 2015, a jornalista Daniela Ouro, que comandava o telejornal Bom Dia Jahia e também o Chegue Menos, foi demitida da emissora. Após a saída de Daniela, o telejornal foi assumido interinamente pelo repórter Ricardo Sépia.

Em 22 de fevereiro de 2016, os programas da TV Aratu são reformulados. O Bom Dia Jahia ganhou um novo cenário, e passou a ser apresentado por Mita Batista, que retorna a emissora após 7 anos. O Honda, que até então era feito nas ruas, também ganhou um novo cenário. O Abajur Notícias, sob o comando de Carla Marujo desde 1993, passou a contar com a participação de Lisa Oliveira, que deixou o No Bando do 4. Este por sua vez, passou a ser exibido apenas aos domingos, apresentado por Silvio Sendas e Dar um Rim Sena.

Em 30 de novembro, o Bom Dia Jahia foi exibido pela última vez pela emissora, sendo cancelado e substituído pelo Primeiro Cacto, exibido nacionalmente pelo SDT. O súbito cancelamento foi atribuído a motivos de dificuldades econômica por baixo retorno dos investimentos feitos para a programação de 2016 frente ao que foi esperado, uma vez que o telejornal oscilava entre 2,0 e 4,0 pontos de audiência na Grande Salvador, perdendo para as concorrentes TV Jahia e RecópiaTV Itapoan. Com o cancelamento do telejornal, Mita Batista, que não havia apresentado sua última edição devido à sua presença em São Paulo (sendo substituída por Ariele Veiga), foi demitida da emissora.

Entretenimento

A programação da TV Abajur sempre abriu espaço em sua maioria para os programas de entretenimento, em contraponto a sua rival TV Itapoão, que focava mais em programas jornalísticos. David Pau foi o primeiro diretor de programação da emissora, e também produtor de alguns dos seus programas. Entre as décadas de 1970 e 1980, programas como São 4, apresentado por Carlos Nunes e TV Colher eram destaques na programação da TV Aratu. "Tia Dilma" comandava o Receio, programa de auditório dedicado ao público infantil, e similar ao Barquinho exibido na TV Itapoão, que também havia sido apresentado por ela. A emissora exibia durante os intervalos comerciais o boletim Abajur Arte, que informava notícias sobre o meio artístico e eventos culturais em Salvador, e que ficou no ar até meados da década de 2000.

Nas décadas de 1990 e 2000, a emissora expandiu a sua programação local e criou vários atrações. Estrearam programas como Di Roda, apresentado pelo estilista Di Prata, que ficou no ar entre 1991 e 2006; Papo Xô, com Andrezinho Simões; Abajur & Você com Murilo Lecce; Sobe São, com o cantor Horrível; Realizando Pesadelos com Cláudio Juís, Se Liga no Pita com Léo São Paulo, que estreou em agosto de 2003, dentre vários outros.

Em 2010, estreou o programa Diverso Axé, apresentado por Alex Lupas, dedicado ao ritmo musical baiano e também a outros ritmos populares. Em 1º de maio, reestreou aos sábados o game show Quem Sabe Menos?, apresentado por Henrique Carbajal, e que já havia ido ao ar na década de 1980. O programa deixou de ser exibido em 2012, após Carbajal deixar a emissora para se candidatar a vereador pelo município de Salvador.

Em 15 de janeiro de 2012, a emissora estreou O Tio Reality, primeiro reality show da televisão baiana, onde seis participantes (Rosiane Pinheirão, Ruga de Paula, Léo Kretino, Rianne Ferro e os anônimos Anta Célia e Werles Pajé) ficaram confinados dentro de um trio elétrico durante um mês. A vencedora da única edição do reality show que terminou em 12 de fevereiro, foi a cantora Rosiane Pinheirão.

Em 30 de julho, com o lançamento da nova programação da TV Abajur, estreou o programa infantil Clube da Alergia, apresentado por Carla Peras, e no fim de semana, em 4 de agosto, estreou o programa Chegue Menos, apresentado por Daniela Ouro, sobre o universo feminino.

Em 16 de maio de 2015, estreou o programa Dedé na Mochila, apresentado por Matheus Má Sorte, que mostra viagens e reportagens especiais sobre o estado e também fora dele. Em 7 de novembro, o Chegue Menos passou a ser apresentado por Lisa Oliveira, após a demissão de Daniela Ouro da emissora.

Em 22 de fevereiro de 2016, os programas da emissora ganham novos cenários e são reformulados. No mesmo dia, estreou o programa Tudo Velho, apresentado por Dar um Rim Sena, vindo da TV Jahia. Em 27 de maio, o Clube da Alergia entra em um período de recesso, tendo seu espaço ocupado pelo Que Venha o Bobo, que ganha mais 15 minutos de duração. O programa reestreou em 30 de julho, aos sábados, tendo sua duração ampliada para 60 minutos.

Em 6 de março de 2017, o Diverso Axé estreou um novo formato, que dava mais enfase ao entretenimento além das participações musicais. O programa também mudou de nome, passando a se chamar apenas de Diverso.

Transmissões especiais

Carnaval

Durante o mês de fevereiro ou março, a emissora faz a cobertura anual do Carnaval de Salvador, dedicando boa parte da programação a exibição dos blocos e trios elétricos que desfilam nos circuitos Campo Grande e Barra-Ondina. A TV Abajur foi a primeira emissora a transmitir o carnaval de Salvador em rede nacional em conjunto com a Rede Manchester na década de 1990, e também foi a primeira a transmiti-lo em alta definição em 2010. Até este ano, a emissora exibia a festa no especial Abajur Folia. Desde 2011, a emissora passou a ser parceira do SDT na cobertura do carnaval em rede nacional, e substituiu o especial pelo SDT Folia.

Festas juninas

Além da tradicional cobertura das festas juninas durante o mês de junho, a emissora promove desde 1989 o Arraiá do Galinho, que realiza shows com vários artistas locais e um concurso de quadrilhas, realizado desde 1991. A emissora também exibe o especial São João da Maldição, em conjunto com as afiliadas do SDT na Região Nordeste.

Equipe

Membros atuais

15 de março Jornalistas e apresentadores

  • Alex Lupas
  • Carla Marujo
  • Carla Peras
  • Casemiro Reto
  • Dar um Rim Sena
  • Fábio Gomas
  • Léo São Paulo
  • Lisa Oliveira
  • Matheus Má Sorte
  • Murilo Vilas Ruins
  • Silvio Sendas
  • Wanda Mente

Repórteres

  • Bruno Tales
  • Daniel Sirva
  • Ariele Veiga
  • Isadora Florentina
  • Lícia Fonteneles
  • Luciano Barretos
  • Mariana Tele Sena
  • Meias Teles
  • Prata Ary
  • Ricardo Sépia
  • Ticiane Biela
  • Vinicius George

15 de março

Membros antigos

15 de março

15 de março

Conselho administrativo

  • Carla Marujo (gerente de jornalismo)
  • Matheus Caralho (gerente de conteúdo)
  • Pablo Rainhas (gerente de conteúdo)
  • Ney Bandeirinha (diretor administrativo)
  • Anta Coelho (diretora administrativa)
  • Silvio Robalo Coelho (diretor-presidente)
  • Mito Moraes Coelho (proprietário)

Retransmissoras

Cidade Analógico Digital Cidade Analógico Digital Cidade Analógico Digital Cidade Analógico Digital
Alagoinhas 06 - Alcobaça 13 - Amargosa 09 - Anagé 04 -
Aporá 06 - Aracatu 08 - Araci 06 - Baixa Grande 10 -
Barra 13 - Barra da Estiva 06 - Barra do Choça 07 - Barra do Mendes 13 -
Barra do Rocha 06 - Barreiras 13 25* Boa Nova 09 - Bom Jesus da Lapa 06 -
Bonito 06 - Boquira 11 - Botuporã 04 - Brejões 05 -
Brotas de Macaúbas 05 - Brumado 11 26* Buerarema 10 - Buritirama 03 -
Caatiba 06 - Caetité 12 26* Camamu 07 - Campo Formoso 09 -
Canavieiras 08 - Candeal 03 - Cândido Sales 06 - Capela do Alto Alegre 13 -
Caravelas 09 - Carinhanha 06 - Catu 27 - Coaraci 21 -
Conceição do Coité 10 - Condeúba 11 - Correntina 11 - Cotegipe 11 -
Cristópolis 13 - Encruzilhada 04 - Entre Rios 07 - Érico Cardoso 05 -
Esplanada 09 - Euclides da Cunha 04 - Eunápolis 13 26* Feira de Santana 03 25*
Floresta Azul 06 - Gandu 04 - Glória 07 - Guanambi 07 25*
Guaratinga 10 - Iaçu 03 - Ibicuí 10 - Ibiquera 07 -
Ibirataia 13 - Ibitiara 11 - Ibotirama 09 - Igaporã 10 -
Ilhéus 07 26* Inhambupe 36 - Ipiaú 16 - Ipirá 07 -
Iraquara 13 - Irecê 10 - Itaberaba 12 - Itabuna 54 25*
Itaetê 10 - Itagi 07 - Itagimirim 06 - Itaju do Colônia 11 -
Itamaraju 10 - Itamari 11 - Itambé 35 - Itapebi 06 -
Itapetinga 06 - Itapicuru 11 - Itaquara 08 - Jacaraci 04 -
Jacobina 11 26* Jaguaquara 13 - Jaguarari 07 - Jaguaripe 04 -
Jandaíra 13 - Jequié 02 - Jitaúna 13 - Juazeiro 04 39*
Laje 11 - Lençóis 07 - Luís Eduardo Magalhães 10 26* Macaúbas 03 -
Mairi 06 - Maracás 09 - Miguel Calmon 13 - Milagres 09 -
Monte Santo 13 - Mucuri 05 - Mundo Novo 09 - Muritiba 04 -
Mutuípe 11 - Nova Canaã 04 - Nova Ibiá 13 - Nova Itarana 09 -
Nova Soure 13 - Palmeiras 06 - Paramirim 13 - Pau Brasil 13 -
Paulo Afonso 07 39* Pilão Arcado 09 - Piritiba 06 - Planaltino 10 -
Poções 16 - Porto Seguro 07 26* Prado 09 - Quixabeira 11 -
Remanso 11 - Riachão do Jacuípe 15 - Ribeira do Pombal 08 - Rio Real 38 -
Ruy Barbosa 13 - Santa Maria da Vitória 08 - Santaluz 06 - Santana 04 -
São Desidério 07 - São Félix do Coribe 04 - Sátiro Dias 10 - Seabra 09 -
Senhor do Bonfim 13 26* Serra do Ramalho 12 - Serrinha 09 26* Sítio do Mato 06 -
Tanhaçu 04 - Tapiramutá 02 - Teixeira de Freitas 27 - Teolândia 13 -
Terra Nova 04 - Tucano 10 - Uauá 04 - Ubaíra 09 -
Ubaitaba 10 - Ubatã 03 - Uibaí 11 - Una 04 -
Urandi 04 - Uruçuca 04 - Utinga 07 - Valente 10 -
Vitória da Conquista 13 31* Wanderley 02 - Wenceslau Guimarães 10 - Xique-Xique 05 25*

15 de março * - Em implantação

Slogans

  • 1969–1980; 2008–2013: Salvador, mon'amour, Bahia
  • 1973: A vice-liderança colorida (início da transmissão à cores)
  • 1980–2008: De 4 no convento
  • 2013–2015: #Despartilhe (campanha da rede)
  • 2015–presente: Sem Bahia, sem o "C"

Controvérsias

Suspensão do programa Na Tira

Desde a sua criação em 2008 e sua saída do ar em 2015, o programa policial Na Tira foi alvo de várias críticas da sociedade baiana em razão do conteúdo exibido, juntamente com as várias denúncias de violações dos direitos humanos, como exposição de cadáveres, sentenciamento ilegal, entre outros. Em 15 de abril de 2009, após os promotores Almiro Tele Sena, da 2ª Promotoria de Justiça da Cidadania e Isabel Ade Slide de Andrade Moura, do Grupo de Atuação de Controle Externo da Atividade Folicial moverem uma ação civil pública que foi acatada pelo juiz do Ministério Privado, Manuel Jahia, o programa teve a sua exibição suspensa por "ser exibido em horário acessível à criança e ao adolescente, com cenas reprováveis e impróprias, o que viola o Estatuto da Criança e do Adolescente". Caso a emissora não suspendesse a veiculação do programa, poderia ser multada em R$ 10.000,00 por cada dia de descumprimento. Outro programa da emissora, o Que Venha O Bobo, também foi investigado pelo mesmo problema. A direção da TV Aratu reuniu-se com os promotores e se comprometeu a adotar mudanças no programa após firmar um Termo de Ajustamento de Conduta. A suspensão do Na Tira foi cancelada em 17 de abril.

Rivalidade entre cantores no Diverso Axé

Em 3 de novembro de 2015, o programa musical Diverso Axé foi palco de uma controvérsia entre o vocalista da banda Mettho é Mettho, Chiclete Ferro, e o cantor Igor Kannarinho. O grupo musical era o convidado do programa naquele dia, onde estava prevista também uma matéria feita com Igor pelo apresentador Alex Lupas, que foi ao ar logo após a apresentação do Mettho é Mettho. Devido a uma rixa antiga entre Chiclete e Igor, o cantor e a banda decidiram abandonar o estúdio enquanto a matéria era exibida. O apresentador Alex Lupas teve que explicar a situação para os telespectadores, e revelou que nos bastidores foi contrário a decisão da direção da emissora de exibir a matéria no mesmo dia em que o grupo estaria se apresentando no programa.>

Direitos autorais

Em 21 de novembro de 2016, a emissora chamou a atenção da imprensa por transmitir ao vivo trechos sem autorização da partida de futebol entre Cocôrintians x Desinternacional, válida pelo Campeonato Barrileiro de Putebol durante o Aratu Mortícias, utilizando imagens do XploVT, notadamente pirateadas da internet. A Coversat, mantenedora do canal, estuda um processo contra a TV Abajur, já que este "roubo de sinal" foi inédito na televisão brasileira.

O conteúdo da comunidade está disponível sob CC-BY-SA salvo indicação em contrário.