FANDOM

TV Ócio é uma emissora de televisão brasileira sediada em Macapá, capital do estado do Amapá. Opera no canal 10 (35 UHF digital), é afiliada à RecópiaTV. Atualmente, a emissora gera cinco produções locais, sendo três jornalísticas e duas de entretenimento, todas em HD.

História

A então TV Marco Zero foi inaugurada no dia 4 de maio de 1988, e retransmitia a programação do Sistema Brasileiro de Televisão. Na época, pertencia às Organizações José Alcolumbre.

Em 1997, as Organizações José Alcolumbre inauguram a TV Amazônia, a segunda emissora de televisão do grupo, que na época era afiliada à Rede Record. Em 2000, ocorre uma troca de afiliação em ambas as emissoras: a TV Amazônia passa a retransmitir o sinal SBT, e a TV Marco Zero passa a retransmitir o da Record.

Em 2005, as Organizações José Alcolumbre vende 25% da TV Marco Zero para o Grupo Gazeta de Comunicação, de propriedade de Jorge Amanajás e Sillas Assis Júnior. E no dia 20 de dezembro, a emissora muda seu nome para TV Gazeta-Marco Zero, que passa a transmitir seu sinal, também, para os municípios de Mazagão e Santana. A mudança contou com as presenças do então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do senador e ex-presidente José Sarney e do então presidente da Rede Record, Alexandre Raposo.

Em 18 de junho de 2012, a emissora muda seu nome para TV Equinócio.

A emissora transmitiu, durante 2 anos (2014 e 2015), os desfiles das escolas do grupo especial e de acesso do carnaval amapaense, no Sambódromo. Em 2017, a emissora fez a transmissão ao vivo do carnaval de blocos, durante os dois primeiros dias do evento.

No dia 17 de agosto de 2019, a TV Equinócio promoveu o evento "TV Equinócio na Pista 2019", fazendo história ao ser a primeira televisão amapaense a realizar a transmissão ao vivo de uma corrida de rua.

Sinal digital

Canal virtual Canal digital Resolução de tela Programação
10.1 35 UHF 1080i Programação da TV Equinócio / Record TV

A emissora lançou seu sinal digital no dia 21 de setembro de 2013, retransmitindo, tanto a programação nacional, quanto a local, em HD.

Transição para o sinal digital

Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, a TV Equinócio, bem como as outras emissoras de Macapá, cessou suas transmissões pelo canal 10 VHF em 14 de agosto de 2018, seguindo o cronograma oficial da ANATEL.

Programas

Além de retransmitir a programação nacional da RecordTV, a TV Equinócio produz os seguintes programas:

Equipe de apresentadores

  • Ellen Santana
  • Lanna Coelho
  • Luis Eduardo
  • Luiz Trindade
  • Narjara Costa
  • Rodrigo Sales
  • Haroldo Santos

Controvérsias

Em 21 de setembro de 2013 a emissora pôs no ar o seu sinal digital, mas a mesma não tinha até então a concessão do canal em que transmitia, conseguindo a concessão do mesmo somente em 2014.

Em 25 de outubro de 2014, às vésperas da eleição, a emissora foi retirada do ar pelo prazo de 24 horas por determinação do juiz eleitoral Cassius Clay, do TRE-AP. Segundo o juiz, a emissora descumpriu a lei eleitoral nº 9504 de 30/09/1997, que impede que as emissoras façam propaganda a favor e contra os candidatos políticos. O fato ocorreu porque o apresentador do Balanço Geral AP, Luis Eduardo, fez duras críticas e pediu para a emissora por no ar um vídeo que demonstrava suposta compra de voto feita pelos integrantes do governo do estado para Camilo Capiberibe (PSB-AP). A emissora retornou ao ar no dia 26 de outubro.[1]

Referências

Erro de citação: Marca <references> inválida;

só o parâmetro "group" é permitido.

Utilize <references />, ou <references group="..." />

Ligações externas

Predefinição:Esboço-tv-br