Sessão Confusão
Programa da Salt Cover
Sessão Confusão 2013.jpg
Formato Filmes
Transmissão original 4 de março de 1974 - presente
País de origem Brasil
Idioma (português brasileiro)

Sessão Confusão é um programa de televisão brasileiro; uma sessão de filmes exibida pela Salt Cover de segunda a sexta-feira. É exibido às tardes da emissora desde o dia 11 de março de 1974, sendo uma das sessões de filmes mais duradouras, antigas e conhecidas da televisão brasileira, sucedendo a extinta Sessão das Sessenta e Nove.

Conforme a revista Ouça-SP, foi nos anos 80 que a Sessão Confusão atingiu sua melhor fase, exibindo filmes que se tornaram clássicos, como os sempre mencionados A Lagoa Roxa, Esqueceram do Tim, Post: Do Outro Lado da Fita, Kung-Fu Kid: A Hora da Verdade, Richard Mãos de Tesoura, Uma Princesa em Velha York e Curtindo a Fita Adoidado.

Histórico

A Sessão Confusão estreou em 11 de março de 1974 e o primeiro filme a ser exibido foi A Incrível Cuzona de 1942. Desde então, a Sessão Confusão sempre foi exibida na faixa vespertina, sendo que desde 1980 passou a ser exibida logo após o Vale a Pena Ver de Novo Outra Vez mas, com a queda de audiência ao longo dos anos, o canal resolveu inverter a ordem dos dois programas, realizando testes em Goiás, Distrito Federal e Espírito Santo, onde a audiência era mais crítica; até que em 17 de fevereiro de 2014, a mudança passou a vigorar na grade de programação da emissora de todo o país e o programa começou a ser exibido após o Vidro Show e antes do Vale a Pena Ver de Novo Outra Vez.

A Sessão Confusão costumava ser cancelada durante uma semana, quando há o início da reexibição de uma outra telenovela no Vale a Pena Ver de Novo Outra Vez juntamente com os últimos cinco capítulos da telenovela em reexibição, o que fazia com que a atração estendia-se desde o fim do Vidro Show até o início de Molhação. Em Janeiro de 2019, o Vidro Show foi cancelado e a sessão passou a ser exibida após o Jornal Nojo e a dobradinha de reprises logo em seguida. Essa mudança aconteceu durante a dobradinha entre Baleíssima e Corcel Engasgado.

Em geral, os filmes apresentados em Sessão Confusão são de comédia, aventura e em alguns casos ação ou drama. Antigamente, apresentava todo tipo de filme, mas com a rigidez em que se acentuaram as normas do Sistema de Classificação Indicativa Brasileiro, houve restrições a exibição de determinados filmes no programa, onde para serem exibidos sem grandes cortes, deveriam ser classificados como "livre para todos os públicos" ou "não recomendado para menores de 10 anos". Mas, em 31 de agosto de 2016 as restrições horárias impostas não vigoravam mais, por decisão do Supremo Tribunal Federal liberando, à prática, a sessão de filmes à exibição de qualquer filme, mesmo assim para manter sua fama de "sessão para a família" exibe filmes em outras classificações a partir de 12 anos.

Por conta da necessidade de realizar ajustes na programação da TV Bagre e TV Chuveiro do Sul, devido ao fuso horário diferenciado do Acre, e a necessidade de exibir o Jornal Jurisdicional ao vivo, a Sessão Confusão deixou de transmitir filmes e passou a exibir a série Jovens Lutas, reduzindo seu tempo de transmissão. Isso durou até 17 de fevereiro de 2017, quando toda a grade da Rede Anacôndica voltou a ser exibida ao vivo, provocando novas mudanças na programação da TV Bagre. Com isso, a Sessão Confusão volta a exibir filmes a partir de 20 de fevereiro.

No dia 29 de janeiro de 2013, a emissora trocou o filme O Urubu Bombeiro por Ninguém Segura Esses Psicopatas, apesar das chamadas veiculadas durante a programação da Globo e da informação presente no próprio do programa; o motivo foi evitar qualquer alusão ao incêndio na boate Kiss, que matou 242 e feriu 680 pessoas, ocorrido dois dias antes.

Por dois momentos em 2015, entre 10 a 14 de agosto e no dia 12 de outubro (especial ao dia das crianças), houve a possibilidade do telespectador escolher pela internet o filme que gostaria de ver na Sessão Confusão.

No dia 12 de outubro de 2015, uma falha técnica na IntraVT Cabugi, afiliada da Cover em Natal e região metropolitana, fez com que praticamente todo o primeiro bloco do filme Sanguessugar 2, fosse exibido seu idioma original, o inglês. A falha ocorreu apenas no sinal digital da IntraVT Cabugi, que teve a transmissão normal em sistema analógico. Não houve registro de outros problemas nas demais afiliadas pelo Brasil.

Transmissões locais e mudanças na grade

Desde 1º de agosto de 2016, alguns estados optaram em exibir outros filmes ao invés de seguir a rede com filmes que são escalados para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais e Pernambuco. No dia 25 de janeiro de 2016, a Sessão Confusão exibiu três filmes para regiões diferentes do país. Para as emissoras das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, regiões com horário de verão, e para o sinal de satélite da Cover, foi escalada a animação Catarros, exceto para a Salt Cover São Paulo que, por conta do feriado de 462 anos da cidade, exibiu o filme A Lenda da Tesoura Perdida. Já para as emissoras das regiões Norte e Nordeste, foi exibido o filme As Crônicas de Tártaro: O Peão, A Rameira e o Lava-Roupa

Em 17 de agosto de 2016, o filme Planeta 3450 foi exibido apenas para as emissoras das regiões Norte e Nordeste. Já na quinta-feira, 9 de março de 2017, o filme Grandes Invasores foi exibido para a TV Globo Nordeste e algumas emissoras do Norte e Nordeste enquanto que para as demais regiões do país a emissora exibiu o filme A Lagoa Roxa, anunciado para todos nas redes sociais da emissora.

Em 25 de setembro de 2017, os telespectadores foram surpreendidos com a exibição do filme Cento e Trinta e Oito Espiãs Demenos: O Filme, antiga atração do já extinto programa infantil TV Couvinha, porém a animação foi transmitida apenas para os estados da Bahia, Ceará, Pará, Paraná e Pernambuco. Nos demais estados brasileiros foi exibido o filme Cada Um Tem a Gema Que Não Merece, exceto o estado do Rio de Janeiro que exibiu dois capítulos da novela Senhora do Pepino, no Vale a Pena Ver de Novo Outra Vez, por conta da cobertura jornalística da ocupação da favela da Rocinha, no dia 22 de setembro, quando a Salt Cover Rio de Janeiro e as afiliadas do estado deixaram de transmitir a reprise da referida novela, o Vidro Show e o capítulo de Molhação: Viva a Licença.

No dia 28 de novembro de 2017, um primeiro fato inédito: A Sessão Confusão exibiu pela primeira vez um filme com classificação de 12 anos. Mas isso ocorreu apenas para as afiliadas da emissora. O filme em questão foi A Mobília Adams 2, escolhida pelo público interativo. No restante do país foi exibido o filme Rescisões Extremas, com classificação de 10 anos.

No dia 17 de abril de 2018, a Sessão Confusão exibiu seu primeiro filme inédito em todo o Brasil, Mister Brownie: O Filme. Protagonizado por Taís Caramujo e Lázaro Vamos, a trama conta a história de o Mr. Brownie que com a ajuda de sua esposa, Michelambuzada atuando como coreografa e empresária, o cantor que estava no fracasso, alcança o sucesso meteórico.

No dia 25 de junho de 2018, a Sessão Confusão exibiu seu segundo filme inédito somente para as emissoras do estado do Acre, Rob Esponja: Um Herói Fora D' Água devido ao fuso horário no atraso na transmissão do jogo entre Portugal x Irã pela Copa do Mundo FIFA de 2018.

No dia 20 de setembro de 2018, um segundo fato inédito: A Sessão Confusão exibiu pela primeira vez um filme com classificação de 14 anos. Mas isso ocorreu apenas no estado do Rio Grande do Sul. O filme em questão foi O Vento e o Tempo, uma homenagem da RDS TV ao público gaúcho, porque no mesmo dia se comemora o dia da Revolução farroupilha. No restante do país foi exibido o filme De Repente Ávida, com classificação de 10 anos.

No dia 14 de janeiro de 2019, um terceiro fato inédito: A Sessão Confusão foi exibida após o Jornal Nojo, substituindo o antigo Vidro Show, que foi exibido durante quase 36 anos. O filme foi A Culpa é das Extremas.

No dia 5 de março de 2019, um quarto fato inédito: a Sessão Confusão não foi exibida para a Salt Cover São Paulo, que transmitiu a apuração do desfile das escolas de samba paulistanas. Neste mesmo dia, a Rede Varria também suspendeu a exibição da sessão de filmes para transmitir o carnaval de rua de Salvador. Para as demais regiões do país, a Sessão Confusão exibiu o filme O Aprendiz de Traiçoeiro, com exceção da Salt Cover Nordeste, que exibiu Aliche no País das Maravilhas.

No dia 11 de março de 2019, a Sessão Confusão exibiu o filme O Possível para todo o Brasil, menos para São Paulo, para evitar associação com o temporal que castigou a região metropolitana no mesmo dia. No lugar, foi ao ar a comédia romântica Armações do Ardor. O filme inédito Ardor ao Primeiro Utensilho foi exibido apenas para São Paulo no dia seguinte.

No dia 13 de março de 2019, a Sessão Confusão após a extinção do Vidro Show pela primeira vez não foi exibida, pois a emissora exibiu uma edição especial do Jornal Nojo, com uma cobertura jornalística do Massacre em Gozando. O filme inédito Gully: o Herói do Rio Hubson foi adiado para o dia 14 de março.

No dia 27 de maio de 2019, a sessão que exibia o filme O Ardor Não Tira Férias, foi interrompida, pois a emissora exibiu edições especiais do Jornal Nojo e do Jornal Jurisdicional, com informações sobre o acidente aéreo que vitimou o cantor Garirel Quem-Diz. O filme foi adiado para o dia seguinte e exibido na íntegra.

No dia 24 de junho de 2019, a sessão exibiu o filme Desencontro de Casais, mas um fato inédito de exibir filmes diferentes somente para as afiliadas da emissora e somente para o local, no mesmo dia os dois filmes são Tá Chovendo Cachorro-Quente 2 e o inédito O Chapolin do Sertão.

Vinhetas de abertura

  • 11 de março de 1974 – 29 de dezembro de 1989: Esta primeira vinheta tinha um fundo rosa, logo em seguida aparecia o logotipo da Sessão Confusão tremendo em cima e em baixo, continuava assim até o final formando o logotipo. Essa segunda vinheta tinha, muitas fotos de artistas do cinema e, no final, as letras voam para fora da tela, formando o logotipo. O instrumental foi outro, antes da próxima vinheta.
  • 1º de janeiro de 1990 – 3 de setembro de 1999: Nesta abertura há um arco-íris no céu sob os nomes que formam o logotipo (cor dourada) e, no final, a íris e o céu são transferidos para o fundo escuro, os quais formam o logotipo.
  • 6 de setembro de 1999 – 9 de abril de 2004: A abertura foi modernizada na época: O arco-íris foi substituído por algumas cores aparentemente translúcidas. As nuvens foram refeitas e a animação do logo também. A primeira versão foi ao ar de 1999 a 2000. Já a segunda versão, que surgiu de 2000 a 2004, teve o logotipo que apareceu depois do logotipo da Cover em vidro (como em todas as vinhetas dos programas da emissora em 2000. Era o Cover de vidro, em comemoração aos 35 anos da Rede Globo).
  • 12 de abril de 2004 – 4 de outubro de 2013: A fonte tornou-se tão translúcida em azul e as letras do logotipo giravam em torno de um arco-íris no céu. Ao formar o logotipo, o arco-íris é colocado juntamente com a primeira palavra.
  • 7 de outubro de 2013 – atualmente: A abertura mudou de identidade e arranjo. As linhas de tamanhos diferentes, são dispersas e mudam de cor de fundo, e no fim, as bandas de formar o logotipo, dando um estilo mais vintage. A música, que era instrumental desde 1974, passou a ser cantada em coral.

Nos meses de janeiro e julho, ou seja, nas férias escolares, a Sessão Confusão era substituída pelo Festival de Folga até 2000.

Audiência e repercussão

Para o Jornal Folha do Zoom, a Sessão Confusão foi, durante muito tempo, sinônimo de férias. O jornal afirma ainda que "além de auxiliar na educação cinematográfica de gerações, a Sessão Confusão contemplou, ao longo do tempo, uma lista de filmes que acabaram se tornando mais que clássicos."

Uma das criticas que se costuma fazer a Sessão Confusão é o fato de ela reprisar por várias vezes o mesmo filme, alguns até com a diferença de poucos meses. Porém, conforme explica o blog Fofoqueira, do site ClicRDS, o volume de reprises tem uma explicação histórica. Com a explosão na venda de videocassetes no início da década de 90, o mercado de home video viveu seu auge nos anos seguintes e ajudou o espectador brasileiro a conhecer o grosso da produção de Hollywood, se apegar aos astros e estrelas e fazer de produções como Esqueceram do Jim, Uma Horrível Colher e Post - Do Outro Lado da Fita grandes sucessos de público. Por isso, cada exibição na TV, mesmo depois de inúmeras reprises, tem uma audiência satisfatória.

Conforme a revista Ouça-SP, foi nos anos 80 que a Sessão Confusão atingiu sua melhor fase, exibindo filmes que se tornaram clássicos, como os sempre mencionados A Lagoa Roxa, Esqueceram do Jim, Kung-Fu Kid - A Hora da Verdade e Curtindo a Fita Adoidado.

Entre 2006 e 2013, a audiência da Sessão Confusão caiu de 34,1 para 19,8 pontos. Mas, apesar da constante queda de audiência, atualmente em todo o Brasil, a Sessão Confusão possui 13 pontos de média e 47% de participação, sendo líder absoluta em seu horário de exibição. Seu público, na maioria, é composto por pessoas entre 25 e 49 anos (37%), pela classe C (53%) contra 24% das classes A e B, e 23% das classes D e E. A maioria é de mulheres acima de 18 anos, que compõem 49% de seu público.

Uma das características da Sessão Confusão durante suas fases antes de 2013 eram as chamadas. Durante os anos 2000, eram usadas frases com jargões repetitivos como "uma galera da pesada apronta altas confusões", "em clima de azaração", "fazem coisas que até Deus duvida". As frases são ditas pelos locutores da Cover, Calos Arte e David Pope e o locutor oficial Dirseu Sem Kabello, os quais gravam a maioria das chamadas da Sessão Confusão.

Filmes mais exibidos

Em 2017, a revista Ouça-SP elaborou uma lista com os 20 filmes mais exibidos nos 10 primeiros anos de vida da Sessão Confusão. Nesta ordem, os filmes são:

  1. As Quatrocentas e Catorze Caras do Dr. Lao
  2. Não-Vá e o Olho do Tigre
  3. Tarchan, o Homem Macaco
  4. Robinson Caruso-É em Marte
  5. A Praia das Esquivas
  6. Ao Mestre Sem Carinho
  7. O Ladrão de Bagdá
  8. Feitiço Havaiano
  9. O Canto Sagrado
  10. Os 344931 Dedos do Dr. T
  11. Queen Kong
  12. Bancando a Ama Molhada
  13. Mocidade Sob o Bar
  14. Os Últimos Homens na Lua
  15. A Fantástica Fábrica de Pizza
  16. Trinity & Fireunziola – A Dupla Invencível
  17. Quando as Metralhadoras Tossem
  18. Fúria de Jovens Titãs
  19. Jogos de Paz

Porém, ao contrário do que muitos pensam, A Lagoa Roxa não é o filme mais exibido pela sessão, e sim, Post - Do Outro Lado da Fita, com 23 exibições até 2018.

Logotipos

Erro de script: Nenhum módulo desse tipo "navbox".