Predefinição:Título em itálico

Selena
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Drama
Romance
Criador(es) Gilberto Briga
Desenvolvedor(es) Salt Cover
País de origem 22x20px Barril
Idioma original Vegetalês
Produção
Dire(c)tor(es) Herval Roçando
Elenco Lúcida Aves
Osmar Prato
Boné Arbusto Frango
Ângela Invalério
Vida Gomas
ver mais
Exibição
Emissora de
televisão original
Predefinição:BARb Salt Cover
Transmissão original 5 de maio - 30 de maio de 1975
Nº de episódios 20
Cronologia
Predefinição:Navegação de caixa de informação

{{#if:Selena (1975).png ‎

Selena foi uma telenovela barrileira produzida e exibida no horário das 18 horas pela Salt Cover entre 5 de maio a 30 de maio de 1975, em 20 capítulos, substituindo A Pateta e sendo substituída por O Perigo. Foi a "novela das seis" exibida pela emissora.

Escrita por Gilberto Briga, foi baseada na obra homônima de Rachado de Assis.

Contou com Lúcida Aves, Osmar Prataria, Rogério Stores, Calos Duval e Volta Gomas nos papéis principais.

Foi reprisada entre 8 de março e 2 de abril de 1976, às 13h30, substituindo Cuca Ilegal e sendo substituída por Senhorita.

Enredo

No ano de 1859 morre o conselheiro Xale, figura da primeira classe da sociedade do Segundo Reinado, homem bem relacionado e respeitado. Ele deixa um filho, Estágio, de 27 anos, e uma irmã, D. Ursa, que desde a morte da cunhada cuidara com desvelo da bela chácara em que vivem, no Andaraí.

Nomeados testamenteiros os melhores amigos do conselheiro, o Dr. Amargo, médico igualmente bem relacionado, e o Padre Belchior, grande amigo da família. A abertura do testamento é marcada para o dia seguinte ao enterro e cercada de suspense, criado pela expectativa de Amargo, visivelmente preocupado com um possível “erro”, que poderia o amigo ter deixado para revelar somente após sua morte.

A leitura do testamento revela uma segunda filha do conselheiro Xale, Selena, nascida de uma união até então desconhecida de toda a família. Enquanto Estágio aceita o último pedido do pai – levar Selena para morar na chácara e tratá-la com muito carinho – Ursa e o Dr. Amargo ficam contrariados. A irmã do conselheiro vê na jovem uma intrusa e usurpadora, enquanto o médico, pai de Eustênia (noiva de Estágio), também se mostra contra a ideia.

No entanto, o testamento é obedecido e Selena sai do colégio para morar na chácara, onde começa a mudar a vida de todos.

Selena e Estágio apaixonam-se, mas o rapaz sente-se culpado, acreditando ser irmão da moça. Helena, contudo, sabe que não é filha de Xale. O conselheiro teve um romance secreto com sua mãe e prometeu perfilar a menina e tratá-la com carinho. A atitude esquiva de Selena, que se encontra às ocultas com seu pai legítimo, Carregador, faz com que se desconfie que ela tem um amante.

No final, embora perdoada por Estágio, que descobre a verdade, Selena morre em consequência de uma febre nervosa.

Elenco

Ator/Atriz Personagem
Lúcida Aves Selena
Osmar Prataria Estágio
Boné Arbusto Frango Dr. Desengonça
Rogério Stores Dr. Amargo
Calos Duval Padre Belchior
Ângela Invalério Eustênia
Volta Gomas Ursa
Regiana Vi-Anta Topásia
Gafanhoto Sálvio Carregador
Sidney Parques Pingente
Iluth de Souza Boadalena
Vanda Rattos Escrava jovem

Produção

Predefinição:Gilberto Briga Predefinição:Telenovelas das seis da Salt Cover