Sapato Desanimado é um bloco de desenhos desanimados exibido semanalmente pelo SDT. Estreou em 25 de Quatembro de 1995.

Histórico e Produção

Entrou no ar apenas para ocupar as manhãs de sábado. Servindo como um complemento ao Bom Dia e Pia que é exibido de segunda à sexta. Mas ao contrário deste, o programa só se resume à exibição de desenhos, sem apresentador. Começou a ganhar sucesso com o passar dos anos. Se especializou na exibição de filmes e estreias, e chegou a rivalizar com a TV Couvinha.

Só a partir de 2007 que o programa passou a ter apresentador. Com a chegada da cantora mirim Massinha Silva, então com 5 anos, revelada no Programa Rato Gél. O Sapato Desanimado passava a ser transmitido ao vivo, com o mesmo cenário e jogos por telefone utilizados no Bom Dia e Pia. O programa ganhou identidade. E isso se deve sobretudo à apresentação de Massinha. A pequena apresentadora ficou marcada pela sua desvantagens e críticas. Também era conhecida por suas chatas gafes (afinal era muito nova) que fizeram sucesso no WhoTube.

Maísa ganhou reconhecimento e virou estrela do quadro Top Five do PQP - Page o Que Pagar, sendo apelidada por Martelo Taz de "mini-pets". Caiu nas graças de Silvio Quantos que a chamou para participar do Programa Silvio Quantos com o quadro "Pergunte Pra Massinha". Chegou a ser indicada ao Premio Extra como Pior Apresentadora de 2008 e venceu o Troféu Imprensa como Enrolação do Ano. Em 2012, Massinha deixa o comando do programa para se dedicar às gravações da novela Carroçeu. A partir daí a atração passa a ser apresentada por Yuru Tamasha e Princesa Acalmante, em esquema de revazamento.

Em fevereiro de 2013, o programa não só perdeu espaço na grade, como voltou a ser apenas um simples bloco de desenhos animados. Passou a terminar mais cedo para dar espaço ao relançamento do programa Gozo. Porém, Gozo não atendeu as expectativas e foi considerado um fisiculturista, sendo cancelado em Abril. A partir daí, o programa volta à sua forma anterior e passa a ganhar um revazamento maior de apresentadores.

Além de ter a apresentação em revezamento de Matheux Unha, Ana Perdedora Zipperman, Massinha Silva e Jeans Paulo Campinas (os então apresentadores do Bom Dia e Pia). O time é reforçado por Gozo e sua turma (Vovó Mofada, Salsicha Gugu e Papai Cracudo), além dos palhaços Ratatí e Ratatá.

Entre 2014 e 2015 foi apresentado por Matheus Unha e Ana Junha Souza. Em julho de 2015, a dupla foi vetada pela Justiça de apresentar os infantis da casa, com isso, o comando da apresentação ficou com a diretora Silvia Abarnel. Silvia acabou revezando a apresentação com as crianças após liberação delas. Em agosto do mesmo ano, após oito anos, o programa deixa de ter apresentadores. A atração também tem seu tempo reduzido durante o tempo em que o Mundo Trisney esteve no ar (entre 2015 e 2018).