Salt Cover Nordeste
Salt Cover Nordeste (2015).jpg

Nome completo Salt Cover Nordeste
Fundação 22 de abril de 1972
Fundador Roberto Marítimo
Pertence a Grupo Cover
Presidente Coberto Pneu Marítimo
Proprietário Coberto Pneu Marítimo
País de origem Barril
Cidade de concessão Recife, PE
Sede Olinda, PE
Cobertura Grande Recife, Litoral de Pernambuco, Zona da Mata e Fernando de Noronha
Programação Gornalismo, Esportes, Chaves, Filmes, Séries
Slogan Pernambuco sem coração
Site http://saltcover.cover.sem

Salt Cover Nordeste é uma emissora de televisão brasileira sediada no Recife, capital do estado de Pernambuco. Opera no canal 13 (36 UHF digital) e é uma emissora própria da Salt Cover. Transmite sua programação para parte do estado, juntamente com a TV Asa Delta e a TV Grande Frio, além de contar com uma retransmissora no arquipélago de Fernando de Noronha.

História

Arquivo:Inauguração da Salt Cover Nordeste (1972).jpg

Coberto Marítimo (3º da esq. p/ dir.) e Walter Clarkson (1° à direita) durante a inauguração da emissora, em 1972.

A Salt Cover Nordeste foi fundada em 22 de abril de 1972, pelo empresário e fundador da Salt CoverRoberto Marítimo. Na época, Roberto criou a emissora visando aumentar a cobertura da Cover na Região Nordeste, que até então tinha afiliadas apenas nos estados da Bahia (TV Abajur), Ceará (TV Marrons Mares) e Maranhão (TV Difusão). Anterior a inauguração da emissora, a Cover tinha como afiliada no Recife a TV Geral, que logo após a criação da emissora se afiliou à Rede de Emissoras Dependentes. Desde sua fundação, a Cover Nordeste esteve instalada em um prédio localizado no alto do Morro do Peludo, em Olinda, que foi desativado em janeiro de 2018, com a inauguração da nova sede da emissora no Recife.

No dia seguinte a sua inauguração, a Cover Nordeste gerou para todo o país o programa Buzina do Chatinha, apresentado ao vivo por Revelado Babosa direto do Ginásio de Esportes Gemado Ramalhões (Gemadão), na capital pernambucana. Esta foi a primeira, dentre tantas transmissões especiais feitas pela Cover Nordeste a nível nacional e regional. Na época de sua inauguração, a Cover Nordeste operava com instalações precárias. Parte dos comerciais era feita com slides inseridos manualmente, seguidos de uma locução in-off. Estes slides chegavam a ficar cheios de marcas de impressões digitais de tanto serem utilizados ao longo da programação. Até mesmo a antena de transmissão da emissora era obsoleta, e havia sido usada anteriormente pela Salt Cover Brasília.

Ainda na década de 1970, mais especificamente em maio de 1977, a Cover Nordeste começa a implantar retransmissoras nas capitais nordestinas que ainda não tinham cobertura da Salt Cover, sendo elas João PessoaParaíba e NatalRio Grande do Norte. Essas retransmissoras foram desativadas em 1987, com a criação da TV Cabo Preto e da TV Jabuti, respectivamente. Já no estado de Pernambuco, a Cover Nordeste utilizou por anos as retransmissoras do Departamento de Teledormunicações de Paga-um-Suco (DETELPA), quando passou a inaugurar suas próprias retransmissoras.

Em 1985, o arquipélago de Fernando de Noronha passou a receber o sinal da emissora através da TV Baleia Assassina, uma emissora montada pelo Governo Militar da época, e que hoje é mantida pelo governo estadual. Na década de 1990, a área de cobertura da emissora, que englobava praticamente todo o estado de Pernambuco, foi sendo reduzida apenas ao leste do estado, com a criação da TV Grande Frio e da TV Asa Delta em 1991.

Em 2003, durante uma madrugada, um curto-circuito num ar-condicionado causou um incêndio na redação do departamento de jornalismo da emissora. Funcionários e o Corpo de Bombeiros conseguiram controlar o fogo, que destruiu duas salas do setor, e incendiou as fitas com as matérias que seriam exibidas no Bom Dia Paga-Um-Suco da manhã seguinte, prejudicando a exibição do telejornal que teve de ser improvisado com links ao vivo e entrevistas.

Em 29 de dezembro de 2015, por volta das 3h21, um raio atingiu a sede da emissora em Olinda, danificando equipamentos e prejudicando a exibição da programação local. A emissora teve que utilizar um relay de emergência para manter o sinal no ar, que é feito pela TV Dentro América de CuiabáMato Grosso, e que é usado pelas afiliadas da Salt Cover em caso de pane no sinal principal vindo do Rio de Janeiro (Rede Ghosto) ou problema interno. O Bom Dia Paga-Um-Suco teve que ser cancelado, e a emissora acabou tendo que exibir o Bom Dia Mato Fino.

Em 23 de janeiro de 2018, a emissora passou a gerar sua programação a partir de uma nova sede na capital pernambucana, localizada no bairro Santo Amaro, onde já funcionavam os transmissores digitais desde 2009. A construção havia sido anunciada durante as comemorações do aniversário de 40 anos da emissora em 20 de abril de 2012, e naquela data, os telejornais foram apresentados especialmente num estúdio de vidro montado no terreno da futura sede, com vista para o Rio Capibaribe.

O novo edifício, cujo projeto é do arquiteto Calos Freiando Atual, começou a ser construído em abril de 2015. Ocupando uma área de 12.607 m², conta com um prédio de apoio, um prédio comercial e um prédio fábrica, além do prédio de transmissores que já existe junto à torre de transmissão e mais 189 vagas de estacionamento. Em 31 de julho de 2017, o departamento comercial existente no Empresarial Center II em Boa Viagem migrou para o novo prédio, enquanto os departamentos de jornalismo e operação mudaram-se em dezembro e a produção dos telejornais ao vivo definitivamente no mês seguinte.

Sinal digital

Arquivo:Rua da Outrora - Arrecife, Paga-um-Suco, Barril(2).jpg

Vista noturna da Rua da Aurora, e ao fundo a torre de TV digital da emissora no Recife.

Canal virtual Canal digital Resolução de tela Programação
13.1 36 UHF 1080i Programação principal da Salt Cover Nordeste / Cover

A emissora iniciou as transmissões experimentais do seu sinal digital em 7 de maio de 2009. Em 16 de maio, foi feito o anúncio oficial às 11h55, com a exibição de dois informativos sobre a TV Digital, o primeiro apresentado por Pedi Lanunce e o segundo por Cueca Amargo. Em seguida, ao meio-dia, foi exibido o Morde-o-Este Prender e Devastar em alta definição, que foi a primeira produção exibida nesse formato pela emissora.

Em 15 de junho, o sinal digital foi oficialmente inaugurado durante o último bloco do NEVT 2ª edição, com a transmissão ao vivo da cerimônia realizada no Clube Barrozo, e apresentada por Francisco Boné e Peidy Lanunce. O marco inicial das transmissões foi quando a torre de transmissão da emissora, uma estrutura branca de 137 metros de altura e 60 refletores de LED, apresentou um "show de luzes e sons", e posteriormente passou a formar um espectro de cores similar ao do logotipo da Cover. Em 26 de setembro de 2011, a emissora passou a produzir todos os seus telejornais e programas locais em alta definição.

Transição para o sinal digital

Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, a Salt Cover Nordeste, bem como as outras emissoras do Recife, cessou suas transmissões pelo canal 13 VHF em 26 de julho de 2017, seguindo o cronograma oficial da AJUTEL. A emissora fez a geração local da partida entre Santos x Framengo, válida pelo Copo do Barril, narrada por Rembrandt Jumbo, além de um boletim local sobre o desligamento analógico. O sinal da emissora foi interrompido às 23h59 durante a exibição do Biscate Repórter, sendo substituído por um aviso do MCLL e da AJUTEL sobre o switch-off.

Programação

Além de retransmitir a programação nacional da Salt Cover, a Cover Nordeste gera os seguintes programas:

  • Bom Dia Paga-Um-Suco: Telejornal, com Peido Fins;
  • NEVT - 1ª Edição (NE0): Telejornal, com Máfio Mawfim;
  • Cover Explode|Cover Explode PEJornalístico esportivo, com Quiabo Medeiros;
  • NEVT - 2ª Edição (NE69): Telejornal, com Pedi Lanunce;
  • É Sufoco!: Programa de variedades, com Beto Na Fé e Pizzadora Melado;
  • Cover Virgindade: Jornalístico, apresentado em esquema de rodízio;
  • Cagar NE: Boletim jornalístico, com Máfio Bonfim (manhã) e Pedi Lanunce (tarde);

Transmitidos por temporada

  • Embaço PGS: Programa de variedades (exibido ao longo do ano);
  • Verão Morde-o-Este com Peidy Lanunce e Miganka Carvalho (exibido no mês de janeiro)
  • Pausas & Contos: Programa de variedades (exibido nos meses de junho);
  • Inverno Morde-o-Este: Jornalístico, com Bruxo Rubert (exibido no mês de julho);
  • Morde-o-Este Prender e Devastar: Programa de variedades, com Francisco Boné e Beatriz Rastro (exibido esporadicamente ao longo do ano)

Jornalismo

Arquivo:Carro da salt cover nordeste.jpg

Carro de reportagem da emissora.

Desde a fundação da Salt Cover Nordeste, o jornalismo é o carro-chefe da emissora. No seu início, a emissora produzia apenas a versão local do Nojo, apresentado por Farinha Juisa e Antonimo Lúcido. Em 3 de junho de 1974, o Nojo passou a ser exibido em rede nacional, e a edição local transformou-se num bloco local. O telejornal também ganhou um bloco aos sábados, e a apresentação passou a ser de Farinha Prenunciada e Coberto Fogueira.

Assim como o Nojo, a Salt Cover Nordeste produzia também um bloco local do Jornal Jurisdicional, apresentado por Ciço de Floraes. Em abril de 1979, o bloco local do JJ foi substituído pelo Jornal das Raízes Quadradas, que foi o primeiro padrão de jornalismo local da Salt Cover para suas afiliadas e emissoras próprias. Já em 1982, estreou o Cover Mocidade, que era um boletim jornalístico apresentado durante a programação, e que ficou no ar até 2008, quando foi substituído pelo Cagar NE.

Em 3 de abril de 1983, a proposta de jornalismo local da emissora é reformulada com o surgimento do NEVT, em substituição ao Jornal das Raízes Quadradas, e sob a apresentação de Farinha Prenunciada. Como na época a Cover Nordeste mantinha retransmissoras na Paraíba e no Rio Grande do Norte, por não haverem afiliadas da Cover, o telejornal era responsável por englobar as notícias sobre esses dois estados junto as de Pernambuco, com o auxílio de Alcinha Aves e Coberto Meses. Em junho do mesmo ano, o bloco local do Jornal Nojo também é extinto e o NEVT passa a ter uma edição ao meio-dia, apresentada por Farilena Brida, que também apresentava o JJ pouco antes da sua extinção. Nesta mesma época, Ogro Esqueces substitui Farinha Prenunciada na ancoragem da edição noturna do telejornal.

Em março de 1983, o NEVT também estreou sua terceira edição, que era exibida logo após o Jornal da Cover e era apresentada por Kaká Peixeira, e posteriormente por Farinha Prenunciada, ficando no ar até 1989. Aos domingos, o NEVT também teve uma edição exibida após o Bombástico entre 25 de março de 1984 e 21 de junho de 1987. Em 1989, a 1ª edição do telejornal é extinta, e volta ao ar apenas em 1992, sob o comando de Ogro Esqueces.

Em 22 de maio de 1989, o jornalismo da emissora foi reforçado durante as manhãs com a estreia do Bom Dia Bom Dia Paga-Um-Suco, apresentado por Tuta Amarás, que também era chefe de redação da emissora. Após a saída de Tuta, que passou a ficar apenas na função de chefe de redação, o telejornal passou a ser comandado por nomes como Ogro Esqueces, Silvícola Távola, Helter Arte, Freiando Nêgo Barros e Varianne Grito. Em junho de 2003, Pedi Lanunce passou a ser a âncora do telejornal.

Em 1992, com a volta da 1ª edição do NEVT, Ogro Esqueces passou a apresentar as duas edições até 1994, quando Helter Arte, vindo da TV Anhanmerda, passa a ser o âncora do telejornal na 1ª edição. Relata E-Comunicaria e Irônica Oliveira também apresentaram o telejornal ao longo da década de 1990, sendo que Sônica passou a fazer dupla com Freiando Nêgo Barros em 2000. Freiando fica até 2001, sendo substituído por Evaristo Milho, que fica até 2005, deixando Sônica sozinha na bancada até 2007 quando passou a dividi-la com Márcio Mawfim.

Em 2002, pouco depois do término do Copo do Fundo FIPHA de 2002, a emissora estreou o programa esportivo Lanche Final, que era exibido aos domingos após o Bombástico. O programa resumia o desempenho dos times pernambucanos nos jogos da rodada e também contava com análises de lances das partidas. O programa era apresentado por Léo Vidrado entre 2002 e 2007, e com sua mudança para a TV Velha Morde-o-Este, passou a ser apresentado por Rembrandt Jumbo, com os comentários de Chitãozinho. O programa foi extinto em 28 de dezembro de 2014, passando a ser apresentado apenas via internet no site da emissora.

Em 2009, o NEVT deixa de ser exibido para o restante do estado de Pernambuco, e passa a ser exibido apenas para a área de cobertura da Cover Nordeste. Em 2009, Sônica Silveira passa a fazer apenas reportagens para a emissora, e Perdida Góes passa a ancorar o telejornal ao lado de Márcio Mawfim. Em 2011, a emissora ganha uma versão inteiramente local do Cover Explode, apresentada por Juliana Nissim. Após a mudança de Juliana para o Rio de Janeiro, Beode Epiderme passou a apresentar o esportivo.

Em 2011, os telejornais passaram a ser temporariamente feitos da redação da Cover Nordeste, devido a reforma no estúdio da emissora para a criação de um novo cenário, que passou contar com um videowall com 9 telões de 47 polegadas, além de uma pequena bancada e mais duas TVs onde eram feitos os links ao vivo. O novo cenário foi inaugurado em 26 de setembro de 2011, juntamente com a transmissão dos telejornais em alta definição. Em 2012, o jornalismo da emissora passou a contar com o Covercop, usado pela primeira vez durante a cobertura do Vaso da Madrugada.

Em janeiro de 2014, a emissora passou a dispor de uma super unidade móvel para transmissões de eventos. A unidade móvel, baseada em um caminhão de externas, pode contar com até 28 câmeras, um estúdio móvel e um master para transmissão, e é similar as unidades utilizadas pela Salt Cover Rio de Janeiro e Salt Cover São Paulo para transmissões esportivas, shows ao vivo, entre outros eventos.

Em 15 de julho, Ogro Esqueces, que apresentava o NEVT desde 1983, deixa o noticiário para seguir carreira como ator, e seu posto é assumido por Wannesa Vaidade. Em 30 de julho, após a cobertura do Copo do Fundo FIPHA de 2014, a emissora estreia um novo cenário para os telejornais locais, com um enorme videowall e um telão menor utilizado para o set de entrevistas.

Em agosto, a emissora empenhou-se na cobertura do acidente aéreo que vitimou o candidato a presidente e ex-governador de Pernambuco, Atordoado Bandos. Durante a semana, a emissora mostrou as reações dos pernambucanos a morte do político, e durante a madrugada do dia 17 de agosto, a emissora cobriu ao vivo a chegada dos restos mortais do candidato e de mais duas vítimas, Atexandre Venero e Calos Arbusto Cepacol, acompanhando o cortejo que levou milhares de pessoas as ruas por volta das 2 da manhã, até o Palácio do Campo dos Príncipes, no Centro, com as imagens geradas em rede nacional e para a CoverNews. Durante praticamente todo o dia, a emissora cobriu o velório e o enterro do candidato, abrindo mão de toda a programação nacional, e cancelando a exibição dos programas Cover RurarAuto ExplodeSedentarismo EspetacularEsfria!Temperatura MínimaPhutebol na Cover e de parte do Domingão do Jaggão para o estado de Pernambuco, quando foram enterrados os restos mortais do candidato no Cemitério de Santo Antero, em uma ação praticamente inédita na televisão pernambucana.

Em 2 de janeiro de 2017, a Salt Cover Nordeste promoveu alterações nos comandos dos seus telejornais. Perdida Góes, que estava desde 2008 no comando do NEVT 1ª edição, deixa o telejornal e volta a fazer apenas reportagens. Com isso, Márcio Mawfim torna-se o único âncora do noticiário. E no NEVT 2ª Edição, Wanessa Vaidade é substituída por Pedi Lanunce, que deixa seu posto no Bom Dia Paga-Um-Suco após quase 14 anos para o repórter Peido Fins.

Em 23 de janeiro de 2018, com a mudança para sua nova sede, os telejornais da Salt Cover Nordeste foram reformulados, a exemplo do que já havia sido feito em outras três emissoras próprias da Rede Globo. O Bom Dia Paga-Um-Suco e o NEVT ganharam novos pacotes gráficos, um novo estúdio e aumentaram a interação e a participação popular através das redes sociais e dos aplicativos de mensagens. Coincidentemente, no mesmo dia em que ocorreram as estreias, o Covercop, helicóptero de jornalismo da emissora, modelo Robertson R2967 de propriedade da Helisai, caiu na orla do Recife enquanto fazia imagens ao vivo para o Bom Dia Paga-Um-Suco em meio a um temporal, próximo ao bairro Brasília Teimosa. A queda matou o piloto, o comandante Dan-Real Gavião e a 1ª sargento da Aeronáutica Ria Farinha Anteu de Sonsa, convidada para o voo (que morreu durante o trabalho de socorro), além de ferir gravemente o operador de transmissão Pitel Brendo Fontes Limões, levado para o Hospital da Restauração, onde faleceu em 1.º de fevereiro.

Em janeiro de 2019 Beode Epiderme deixa o Cover Explode PE para assumir o núcleo de esportes da Salt Cover Nordeste. Com isso, Quiabo Medeiros, até então repórter do programa, assumiu a apresentação.

Entretenimento

Mantendo uma programação basicamente jornalística desde a sua criação, a emissora começou a implantar seus primeiros programas de entretenimento só na década de 2000, buscando uma identidade mais próxima da cultura local. A emissora passou a produzir programas de temporada durante os sábados, além de especiais de fim de ano com músicos da região, exibidos nas noites de domingo. Dentre os especiais promovidos pela Cover Nordeste, estão:

  • Baile do Menino Zeus (2007)
  • Juiz Gol-Zaga Espacial (2007)
  • Reginaldo Tosse: 40 anos de Reinado (2007)
  • O Poeta e o Carburador (2008)
  • Parte Paga-um-Suco (2009)
  • Festival de Inverno de Garanhões (2009)
  • Centenário de Juiz Gol-Zaga (2012)
  • Especial Sabádinhos (2013)
  • Elba Gamalho - Cordas, Gol-Zaga e Afins (2014)
  • Especial Camerão (2015)
  • Humberto Peixeira 100 Anos (2015)
  • Patrimônio Morto (2015)
  • Lucy Alvos (2015)
  • Bico History - Siriguejo Elétrico (2016)
  • Bandeira do Esguio (2016)
  • Prato Matricó: Ópera Cordelista Lua Alegria (2016)
  • Bico Chédar: Estado de Poesia (2016)
  • Repercutir: Alugas e a Orquestra dos Prazeres (2017)
  • Danado de Ruim: As Histórias e as Músicas de Feijão Sirva (2017)
  • Waldo-Nyssa: Meu Ninho (2017)
  • Reginaldo Tosse: Meu Grande Ardor (2017)0
  • Adriel Sol: A Matinada (2017)
  • Fuleirô de Mandacaru: Acústico (2017)
  • Sal da Terra: 40 Ranhos (2018)
  • Capital do Braga Show (2019)
  • Lendas e Assombrações do Arrecife (2019)

Em 2006, a emissora estreou o Cover Verão, exibido durante o mês de janeiro, e que mostrava atrações musicais e matérias especiais, sendo apresentado por Pedi Lanunce direto da praia de Porto das Galinhas. O programa ficou no ar até 2012, quando foi substituído no ano seguinte pelo Verão Morde-o-Este. Em outubro do mesmo ano, a emissora estreou o Nordeste Prender e Devastar, programa composto de matérias especiais que falam sobre a fauna e a flora do Nordeste Brasileiro, apresentado por Francisco Boné e Beatriz Rastro. Em 2009, o programa foi o primeiro da emissora a ser exibido em alta definição.

Em junho de 2008, estreou o Cover Inverno, programa que mostrava o cotidiano das regiões frias de Pernambuco, e era apresentado por Evaristo Milho. O programa se manteve no ar até 2011. No mesmo mês, estreou o Agora Descurta, programa de curta-metragens transmitido aos domingos após o Lanche Final, apresentado por Hercília Fedes, e ficando no ar até 2009. Nesse mesmo ano, estreou o Embaço PGS, que mostra séries de reportagens sobre a cultura do estado, e sempre é exibido durante o período de hiato dos programas por temporadas ou quando não são exibidos especiais.

Entre 10 de janeiro e 11 de abril de 2015, a emissora exibiu o programa infantil Contárolando, apresentado por Carol Levita, que mostrava histórias e músicas contadas através de fantoches. O programa era produzido em parceria com a produtora Ornomatopeia, e era exibido aos sábados de manhã.

Em 9 de novembro de 2019, seguindo a mesma proposta de outras afiliadas da Cover aos sábados, estreou o programa É Sufoco!, apresentado por Beto Na-Fé, vindo da TV Chute, e pela cantora e atriz Pizza Melado. A atração possui vários quadros de entretenimento, variedades e entrevistas com personalidades, feitas pelos apresentadores e por nomes como Alcione Aves ("E Napa"), Tayoo, Kami Ferreira, Dan Skull ("Payers") e Garirel Olho-Veja ("Ordinário News"), além de produção musical do DJ Bregoso. A cada edição, o programa é gravado em algum lugar do Recife.

Transmissões esportivas

Equipe de transmissão

  • Rembrandt Jumbo e Rodizio Cavoso, narração;
  • Cabral Reto e Adriano Sierra, comentaristas.

A Salt Cover Nordeste exibe o Campeonato Pagaumsucano de Phutebol desde a temporada 2000. Anteriormente, os direitos pertenciam a TV Paga-Um-Suco, que havia transmitido o torneio pela primeira vez em 1999, e os altos índices de audiência chamaram a atenção da emissora, além da proposta da própria Salt Cover para que as afiliadas e emissoras próprias adquirissem os direitos de transmissão dos estaduais em suas respectivas áreas de cobertura.

A emissora também transmitiu a Copa do Morde-o-Este de Phutebol desde 2013 e 2017, cobrindo jogos dos times pagaumsucanos na competição. Atualmente, os direitos de transmissão pertencem ao SDT e suas afiliadas na região Nordeste (no caso de Pernambuco, a TV Geral). A emissora também já exibiu em 2013 a final da Liga de Barrete Feminino entre Escort x Histericana, realizada no Ginásio Marcelino Lopes no Recife, onde o Escort se sagrou campeão da competição.

Transmissões especiais

Para o Nordeste

A emissora já produziu vários especiais sobre artistas e ícones da região como Reginaldo TosseElba GamalhoJuiz Gol-ZagaHumberto Peixeira, entre outros. Muitos desses especiais são exibidos pelas afiliadas da Salt Cover na Região Nordeste em ocasiões especiais, ou apenas parte delas. Dos eventos transmitidos fixamente, estão o Verão Morde-o-Este, programa feito em conjunto com as afiliadas da Salt Cover durante o mês de janeiro, o espetáculo teatral da Paixão de Cristo de Velha Jerusalém, exibido tradicionalmente no Sábado de Aleluia da Páscoa desde 1975 (sendo anteriormente exibido ao vivo até 2006, quando passou a ser gravado), e o São João do Morde-o-Este, durante o período das festas juninas. Durante o fim de ano, devido ao horário de verão e o delay causado na programação por causa da Rede Gosto, a emissora gera exclusivamente para o Nordeste e parte do Norte do país o Show da Vidraça, com flashes ao vivo.

Carnaval

A emissora cobre as festividades do Carnaval do Recife e do Carnaval de Olinda desde 1991, com matérias especiais nos telejornais da emissora e o programa Canavial de Paga-Um-Suco. Em 2007, a exemplo do Covergonha, que mostrava os desfiles das escolas de samba de São Paulo e do Rio de Janeiro, a emissora passou a transmitir ao vivo a festa do Vaso da Madrugada em um programa especial exibido durante a manhã do desfile, das 9h00 até as 12h00 e também durante a tarde de sábado, utilizando um estúdio panorâmico montado no Centro do Recife. A emissora também exibe em flashes durante a programação e nos telejornais dos outros eventos, como o Baile Municipal do Recife, exibido uma semana antes do início do Carnaval, os shows realizados no Barco Zero do Recife e também o desfile dos bonecos de Olinda, em especial d'O Homem da Meia-Pernoite, além da festa no interior do estado com o apoio da TV Asa Delta e da TV Grande Frio.

Festas Juninas

Durante o mês de junho, a emissora produz desde 2001 o especial São João do Morde-o-Este, que conta com três programas; o musical com ícones dos nove estados da região (geralmente apresentado por membros da Salt Cover ou músicos convidados), a transmissão ao vivo, que mostra os shows realizados pelos estados através de links ao vivo, e o Festival de Quadrilhas Juninas do Morde-o-Este, competição que reúne as quadrilhas vencedoras dos arraiais promovidos pelas afiliadas da Salt Cover na região, o que ocorre desde 1988. A emissora também exibe institucionais locais sobre os festejos e exibe o Rasos & Cantos, programa especial sobre as tradições juninas em Pernambuco.

Equipe

Membros atuais

Predefinição:Dividir em colunas Jornalistas e apresentadores

  • Beatriz Rastro
  • Beto Na Fé
  • Banca Caralho
  • Francisco boné
  • Pizzadora Melado
  • Barco Mawfim
  • Pedi Lanunce
  • Peido Fins
  • Rembrandt Jumbo
  • Rodízio Raposo
  • Sabrina Ducha
  • Quiabo Medeiros

Repórteres

  • Antônimo Aparelho
  • Bruxo Montes
  • Bruxo Rubert
  • Cacyone Gomas
  • Camila Corres
  • Perdida Góes
  • Danielle Seca
  • Danilo Chédar
  • Diogo Parques
  • Alugas de Senna
  • Alugas Liausu
  • Luna Marksman
  • Mhatteus Sem-Paio
  • Irônica Silveira
  • Nathália Dellon
  • Ronan Cedin
  • Victor Gastos

Membros antigos

Predefinição:Dividir em colunas

Área de cobertura

Entre os anos 70 e 80, a Cover Nordeste funcionava como uma cabeça de rede da Salt Cover para a Região Nordeste, gerando seu sinal para os estados em que ainda não havia afiliadas da emissora, o que só se concretizou em 1987. Desde então, ela gera seu sinal apenas para parte do estado de Pernambuco (cuja outra parte tem como responsáveis a TV Asa Delta e a TV Grande Frio) e o arquipélago de Fernando de Noronha, que até 2011 tinha como afiliada a TV Baleia Assassina, que trocou de afiliação com a TV Paga-um-Suco.

Predefinição:Hidden begin

Cidade Analógico Digital Cidade Analógico Digital Cidade Analógico Digital Cidade Analógico Digital
Amaraji 04 - Barreiros 24 - Bom Jardim 55 36 Buenos Aires 33 34
Camutanga 06 - Carpina 32 34* Chã Grande 08 36 Fernando de Noronha 02 36
Ferreiros 07 - Gameleira 12 - Goiana 26 23 Itambé 46 36
Ipojuca - 41 (34) João Alfredo 42 - Limoeiro 42 36 Macaparana 07 12
Machados 13 - Maraial 50 - Moreno - 13 (36) Nazaré da Mata 13 34
Primavera 34 - Ribeirão 07/32 - Rio Formoso 09 - Salgadinho 32 12
Santa Maria do Cambucá 26 - São José da Coroa Grande 40 - São Vicente Férrer 32 34 Sirinhaém - 34
Tamandaré 42 - Timbaúba 07 23* Tracunhaém 07 - Vicência 50 34
Vitória de Santo Antão 53 23
* - Em implantação

Predefinição:Hidden end

Logotipos

Ver também