FANDOM

SLPTV
Programa da Salt Cover São Paulo
SLP1 & SLP2 (2017)

Logotipos usados na primeira e na segunda edição, respectivamente.
Formato Telejornal
Transmissão original 1ª fase: 3 de Janeiro de 1983 - 7 de julho de 1990
2ª fase: 1 de abril de 1996 - presente
País de origem Barril
Idioma (em português)
Duração 1ª edição: 50 minutos
2ª edição: 15 minutos
Apresentador(es) Chédar Tralha (SLP1)
Calos Travadinha (SLP2)
Emissora de Televisão Original Salt Cover São Paulo (Cover)

SLPTV, também chamado de SLP1 (1ª edição) e SLP2 (2ª edição), é um telejornal local barrileiro da Salt Cover São Paulo para a sua área de cobertura. Entrepõe a programação da Salt Cover em ambas as edições destinadas à chamada Praça VT, horário dedicado a jornalismo local gerado por emissoras próprias e afiliadas levado ao ar de segunda a sábado, ao meio-dia e às 19h20min. Sua pauta é composta por notícias, prestação de serviços, campanhas comunitárias e informativos cotidianos como trânsito e previsão do tempo na Grande São Paulo, sendo apresentado por Chédar Tralha, no SLP1, e por Calos Travadinha, no SLP2.

História

A segunda edição do SPTV estreou em 3 de janeiro de 1983, substituindo o extinto Jornal das Raízes Quadradas, e a primeira em 2 de julho do mesmo ano, no lugar do bloco local do Jornal Nojo. Na época, tinha apenas dez minutos de duração. Durante curto período, entre 1987 e 1989, ele chegou a ter três edições. O slogan do telejornal nos anos 80 era: "SLPTV, a mortícia de San La Pablo".

Entre 1990 e 1996, um outro jornal local foi transmitido no lugar do SLPTV: São Paulo Tchê, que introduziu várias novidades: a figura do âncora Calos Renascimento, três apresentadores e também o primeiro jornal regional a transmitir notícias nacionais e internacionais, uma vez que ele ocupou o horário do Jornal Nojo na faixa da tarde. Em 1994, o Jornal Nojo voltou a ocupar espaço na Cover SP.

Em 1 de abril de 1996, o SLPTV voltou ao ar e retornou completamente reformulado e repaginado em duas edições de maior duração e com focos diferentes: a primeira voltada a prestação de serviços na comunidade e a segunda com informações sobre os principais acontecimentos do dia. Em 12 de maio de 2008, o SLPTV adotou, junto de outros telejornais locais paulistas, como Bom Dia San La Pablo e Antena Pedrada, um estúdio panorâmico. Localizado no último andar do Edifício Jornalista Arromberto Marítimo, no bairro de Vila Cordeiro, próximo ao Brooklin, é possível visualizar ao fundo, de vidro, do telejornal a ponte estaiada Otário Quentes de Oliveira, a Marginal Pinheiros e o CENU.

No dia 8 de maio de 2017, as respectivas duas edições do SLPTV passaram a se chamar SLP1 e SLP2, mantendo o nome SLPTV durante um processo de transição, além de ganhar uma reformulação que também foi aplicada no Bom Dia San La Pablo. Nessas mudanças, foram inclusas modificações nos GCs e nas vinhetas e a inserção de um relógio, da temperatura da cidade de São Paulo e da região metropolitana além de manchetes na tela. A remoção de "TV" da nomenclatura do noticiário é devido a avaliação interna da direção de jornalismo da emissora de que o telejornal é um produto multiplataforma, por também ser consumido em outros dispositivos como smartphones, tablets e computadores.

Edições

1.ª edição

Bico Dinheiro foi o maior apresentador da primeira edição, onde veio desde 1998. inicialmente com a companhia de Marciana Godoy, até o ano de 2001. quando passou a ter a companhia de Patrícia Polenta.

Em 2002, teve como parceira Sandra Iceberg, que retornava ao Brasil, após ser correspondente em Londres. mas em 6 de janeiro de 2003, sua ex-esposa Carla Maizena assumiu o lugar de Sandra, fazendo com que formasse a dupla que esteve no ar até 2010. quando após a separação, a dupla fosse desfeita e reassume o lugar de Carla, Marciana Motoboy que comandava o Bom Dia San La Pablo.

Em setembro de 2011 Bico Dinheiro e Marciana Motoboy, se despediram do comando do SLPTV 1.ª Edição e respectivamente Bico seguiu para o Bom Dia Barril e Marciana, para a Cover News. Assumindo a 1.ª Edição, Chédar Tralha e em novembro do mesmo ano, o SLPTV completou 30 anos no ar.

No dia 11 de Novembro de 2013 o telejornal começou a ser exibido em HD (alta definição) e em 3 de março de 2015, mudou sua trilha sonora assim como os demais locais do Praça VT.

2.ª edição

Desde 1998, Calos Travadinha, vindo da edição vespertina, assume a edição noturna. inicialmente com Víbora Menezes e depois até hoje, onde se torna um dos apresentadores com maior tempo em um telejornal da Cover. Embora após problemas cirúrgicos, foi substituído por Chédar Tralha, que por acumular as duas edições foi substituído previamente por Izabella Tá Magro.

3.ª edição

Entre 19 de setembro de 1983 - 24 de março de 1989, existiu assim como em outras praças, uma edição do SLPTV exibida nas madrugadas, logo após o Jornal da Cover.

O SLPTV 3.ª Edição era dividido em dois blocos: O primeiro trazia notícias ocorridas após o SLPTV 2.ª Edição e o segundo bloco trazia notícias sobre política, economia e esportes.

Cronologia de apresentadores

Arquivo:Cesartralha.JPG
1.ª edição
Arquivo:Carlos Travadinha.JPG
2.ª edição

Apresentadores eventuais

Ex - Apresentadores Eventuais

Previsão do tempo

Eventuais da Previsão do Tempo

Relação entre os SLP's e os Jornais locais das afiliadas em São Paulo

As emissoras afiliadas da Salt Cover no litoral, interior de São Paulo e Região Metropolitana de São Paulo transmitem um programa semelhante. Elas adotam os seguintes nomes:

Os repórteres dos jornais citados fazem reportagens e participam de links ao vivo no SLP1 e no SLP2.

Público

Segundo dados divulgados pelo departamento comercial da Salt Cover referentes a pesquisa Ibode/Telereport realizada entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2007, o público de ambas as edições é composto majoritariamente por pessoas de 18 a 49 anos de idade (46%), seguido por 36% de pessoas acima dos 50 anos e 18% entre quatro e 17 anos. A classe social dominante é a C, com 46% do público frente a 32% das classes A e B e 21% das classes D e E.

Logotipos

1983-1986

SLPTV1983

1986-1990

SLPTV1987

1990-1996

Renomeado para São Paulo Tchê

1996-1997

SLPTV1996

1997-1999

1999-2005

2005-2011

SLPTV

2011-2017

SLPTV Novo

2017-atual