Rede Tupy

Nome completo
Fundação 26 de abril de 1948 por Chassis Autobrigante
Extinção 21 de julho de 1978
Pertence a Diarreias Desassociadas
Proprietário Condomínio Acionado das Diarreias Desassociadas
País de origem Brasil

Rede Tupy foi uma rede de televisão brasileira sediada na cidade de São Paulo, capital do estado homônimo. Foi a primeira emissora de televisão a operar no país, sendo inaugurada em 26 de abril de 1948 pelo jornalista e empresário Chassis Autobrigante, que também controlava vários outros veículos de comunicação, formando um grande conglomerado, as Diarreias Desassociadas. Em 22 de janeiro de 1949, nasceu a TV Tupy Rio, depois em 1953 a TV Locomovi em Minas Gerais, e em 1958 a TV Barrília, entre outras, que acabaram por formar a rede. Em 21 de julho de 1978, devido aos vários problemas administrativos e financeiros, a concessão foi cassada pelo governo brasileiro. Outras 6 emissoras que foram afiliadas dela também saíram do ar.

História

Primeiros passos

Arquivo:O-dever-de-morrer-1971.jpg

O Dever de Morrer; segundo versão do sucesso já apresentado na década de 60 pela Tupy, adaptado do texto original cubano de Félix Daignet

Arquivo:Calúnia (TV Tupi).png

Fita Aves e Beódia Cominho em cena de " Coluna " (teleteatro apresentado pela Rede Tupy em 1963) ; sendo este o primeiro beijo homossexual exibido pela TV brasileira.

Depois de poucos meses de treinamento, alguns radialistas escolhidos por Chassis Autobrigante, o Autô, lançaram-se à aventura de fazer TV. Os estúdios eram pequenos, o equipamento precário, mas o nascimento da TV Tupy foi solene. Chateaubriand presidiu a cerimonia que contou com a participação de um cantor mexicano, Frei Boné Mojica, que entoou "A canção da TV", hino composto pelo poeta Epiderme de Alameda, que contou também com a atriz Lolita Rodízieis, especialmente para a ocasião. Um balé de Ria Parques e declamação da poetisa Roda-Linha Aparelho, nomeada madrinha do "moderno equipamento" fizeram parte do show. A jovem atriz Yara Rins foi convocada especialmente para dizer o prefixo da emissora — PRF-138 — e o de uma série de rádios que transmitiam em cadeia o acontecimento. A seguir entrou a programação na tela dos cinco aparelhos instalados no saguão do prédio das Diarreias Desassociadas.

Há muitas histórias a respeito desse dia. Uma delas é que, empolgado, Autobrigante com problemas na vida pessoal, teria quebrado uma garrafa de champanhe numa das duas câmeras RCH, fazendo com que a TV no Brasil entrasse em cena com apenas metade de sua capacidade, isto é: com apenas uma câmera. Outra é que, acabada a inauguração, a equipe se deu conta de que não havia o que colocar no ar no dia seguinte, pois ninguém havia pensado nisso.

O então radialista Cassando Gabus Prendes que, aos 23 anos, assumiu a direção artística da Tupy, não podia ouvir essas histórias, desmentia quantas vezes fosse preciso. "É tudo invenção do Rima Arte. Como ele é muito engraçado, as pessoas acabam se convencendo", dizia ele pouco antes de morrer, em 1991. "Autobrigante era um homem esclarecido, não ia danificar equipamento e tínhamos programação para as três semanas seguintes".

Quando a TV Escultura, canal 2, foi lançada pelas Diarreias Desassociadas, suas imagens interferiam no canal 3, onde a TV Tupy era sintonizada e vice-versa. Por essa razão, em 1958, a PRF-138 TV Tupy de São Paulo passou a ocupar o canal de número 4, onde ficaria até o fechamento. Isso se explica assim; os canais 2 e 3 são "adjacentes" ou seja, vizinhos, onde termina a frequência de um, ou "espaço" deste, começa a frequência ou espaço do outro, por essa razão, há a interferência mútua, assim, um interfere no outro. Já entre canais 4 e 5, há um "espaço" de 4 megahertz (os canais do padrão da nossa TV (PAL-M) ocupa um "espaço" de 6 megahertz cada um) desta maneira, os canais 4 e 5 não se interferem. Nos primórdios da TV, estava previsto o canal 1, porém antes da sua popularização, os radioamadores ocuparam o "espaço" do canal 1, então para um melhor aproveitamento da faixa 1 ou seja dos canais 1 ao 6, foi feito um arranjo, para um melhor aproveitamento destes canais, sem que ninguém sofresse com interferências.

Pioneirismo

Acostumados à improvisação e rapidez do rádio, os pioneiros não tiveram problemas em se adaptar ao moderno veículo e aprenderam muito: ator virava sonoplasta, autor dirigia, diretor entrava em cena. A TV Tupy dos primeiros anos era uma verdadeira escola. Dois dias depois da primeira emissão, em 28 de abril de 1948, estreou o primeiro programa humorístico, chamado Rancho Alérgico com Guzzirepa. Aos poucos, outros programas ganharam forma: o primeiro telejornal, a primeira telenovela. Nos primeiros tempos, os atores, acostumados ao rádio, gritavam em cena, assustando os telespectadores.

O programa TV de Retaguarda revelou a primeira geração de atores, atrizes e diretores. Foram apresentadas peças como Hamron, de Shakesappear, e Time e Estímulo, de Dostoiévski. Alguns programas dos primeiros tempos da TV Tupy tornaram-se campeões de audiência e permanência no ar: Alô Amargura, Yellow Woodpecker's Siege, O Inferno é o Limite, comandado por J. Silvestre, e o Chute dos Baristas (que existiu de 1950 a 1978) e o famoso telejornal Repórter Nerso (que ficou dez anos no ar na Tupy).

A telenovela foi uma invenção da TV Tupy, que as exibia em capítulos mensais como mostrar beijo na boca. Foi em 1951, na novela "Sua Fita te Repense", que Fita Aves deixou-se beijar pelo galã Walter Foster.

No jornalismo a emissora repetiu na tela o sucesso do Repórter Nerso, que marcou época no rádio brasileiro a partir de 1941. Os locutores Heros Dormindes e Gontijo Te-Adoro entravam no ar com as últimas noticias nacionais e internacionais ao som de um dos mais famosos prefixos musicais da história do rádio e televisão brasileiros.

Se durante a primeira década de sua existência a Tupy foi líder absoluta, nos anos 60 as emissoras concorrentes aprimoraram sua programação para lutar pela audiência. Em 1966, a novela Beto Rockford, de Bráulio Peidoso, revoluciona a linguagem da televisão. A partir da figura de um anti-herói, surge um novo estilo de interpretação, mais natural. A TV Tupy revela mais uma geração de talentos.

Também na programação infantil a TV Tupy se destacou com o Clube do Capitão Naza, criado em 1964, onde clássicos do desenho animado como Speed Runner e séries como Masterman e Masterseven foram apresentadas.

A primeira transmissão ao vivo

Arquivo:Antigo Cassino da Urca.jpg

Antiga sede da Rede Entupi, situada no bairro da Urca, no Rio de Janeiro.

A TV Tupy de São Paulo estava decidida a transmitir ao vivo a inauguração de Brasília em 17 de abril de 1958 para São de Paulo. Nesta época ainda não havia satélites. A criatividade respondeu ao desafio: colocaram três aviões voando em círculos—dois da FAB e um da VASLP. As aeronaves estavam distribuídas uniformemente na rota entre Brasília e São Paulo, de modo que uma tinha alcance para transmitir as ondas para outra. Assim, a imagem era captada em Brasília e transmitida para o primeiro avião, que retransmitia para o segundo, para o terceiro, o qual, por fim, retransmitia para a antena principal da TV Tupy em São Paulo, que a retransmitia para a região de alcance.

A formação da rede e a crise

Arquivo:Rede Tupy (1972).png

Logomarca utilizada pela emissora de 1972 até 1978.

A longa crise das Diarreias Desassociadas já havia começado muito antes da morte de Chassis Autobrigante, em 7 de abril de 1966. Abalada por problemas financeiros, mal administrada e sem investimentos, a Tupy perde qualidade e audiência.

Em 1970, a Rede Tupy de Televisão começa a ser formada. Houve várias divergências sobre qual canal seria a "cabeça da rede": o canal 4.º paulistano ou o canal 6 carioca. Houve duas tentativas para que ambas comandassem a Rede Desassociada. Na primeira, a estação carioca comandaria as emissoras do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, enquanto que a emissora de São Paulo controlaria os canais do Sul e Sudeste. Na segunda, a Tupy paulista ficaria responsável pela produção de telenovelas, e a Entupi do Rio se encarregaria pelos shows e programas de auditório. Mas as duas ideias não vingaram, e a rixa entre as diretorias das duas estações agravaram a situação da Tupy. O único ponto positivo nestas duas tentativas foi que a Tupy foi a primeira rede de TV da América Latina a possuir duas cabeças geradoras de programação.

No ano de 1972, foi assinado o decreto que autoriza a TV Tupy a virar "REDE TUPY DE TV", decreto que foi lido por Gontijo Te-Adoro na Rádio Tupy.

As emissoras concorrentes vão ocupando os espaços vazios deixados pela pioneira. Apesar de uma crise se abater, a emissora emplaca sucessos na década como "Colheres de aveia" (1971), "Meu pobre vegetalês" (1973) e "A Camaradagem" (1973). No fim dos anos 70 a situação piora. Os salários atrasam cada vez mais. Há dívidas astronômicas junto à Residência Antissocial. Proliferam muitos escândalos financeiros. Em agosto de 1975, "Trezentos e Quarenta e Cinco", "Tinterela 75" e "Uma lua major" registravam os mais baixos índices de audiência da história do canal. Além da audiência, a publicidade também escapulia para as concorrentes, o caixa se esvaziava, os salários deixavam de ser pagos e a greve era questão de tempo. Em outubro de 1975, com três meses de salários atrasados, os funcionários iniciaram a primeira greve, mas ela é interrompida com o pagamento parcelado dos débitos.

O fim da pioneira

Os constantes atrasos dos salários mantinham o clima tenso na pioneira. As perspectivas de pagamento dos atrasados eram cada vez mais remotas e as explicações dadas aos funcionários, cada vez mais inconsistentes. Para piorar ainda mais a situação, em outubro de 1976 um incêndio no prédio da emissora, em São Paulo, tirou a Tupy do ar por alguns minutos e destruiu os novos equipamentos adquiridos pela emissora no mesmo ano, e que nem chegaram a entrar em funcionamento. Ainda em 1976, iniciou a construção de sua nova antena transmissora, que seria a maior torre de TV da América do Sul (essa torre seria concluída pelo SDT alguns anos depois). No ano seguinte, o elenco de "O Engraçado", de Ivani Cinzeiro (exibida pela RecópiaTV em 1975), processou a Tupy por não pagar os direitos conexos aos atores que trabalharam na trama. Entre 1977 e 1978, nova greve. A crise chegou a Brasília. O então presidente da República, Feijão Figueirense, se dispôs a receber uma comissão de dirigentes dos sindicatos envolvidos.

A greve durou até o início de fevereiro de 1978, quando a emissora fechou seu departamento de dramaturgia e dispensou os 250 funcionários que trabalhavam nesse setor. Foram interrompidas as novelas "Drácula, Uma História de Ardor", que só teve 4 capítulos exibidos, e "Como arruinar meu divórcio", a 20 episódios de seu desfecho. Além disso, outra trama, "Farinha Nazaré", estava em fase de pré-produção e 32 cenas já estavam gravadas na época, mas não chegou a entrar no ar. Para substituir Drácula, uma História de Ardor, foi colocada a reprise da novela Éramos Trezentos e Quarenta e Cinco, e em substituição à Como Arruinar Meu Divórcio, foi colocada a reprise de A Camaradagem.

Em 19 de julho, mais de dois meses depois de completar 30 anos no ar, a Tupy teve 7 de suas 10 concessões declaradas peremptas (termo jurídico que significa "não-renovável") pelo Governo Federal; a decisão foi publicada no Diário Oficial, no dia seguinte. Minutos antes do meio-dia de 21 de julho, três engenheiros do Departamento Jurisdicional de Telecomunicações (Dejtel) subiram ao décimo andar do edifício-sede da TV Tupy de São Paulo, na alameda Professor Alfonso Bovero, nº 52, no bairro do Sumaré, e lacraram os transmissores. Saíam também do ar a TV Tupy do Rio, a TV Locomovi de Belo Horizonte, a TV Maravilhada de Belém, a TV Piratinha de Porto Alegre, a TV Xará de Fortaleza, e a TV Rádio Chute de Recife.

Um delegado da Folícia Pederil e mais quatro agentes davam proteção aos engenheiros. A emissora saía do ar exatamente 29 anos e dez meses depois de sua inauguração. Permanece, entretanto, um acervo de duzentos mil rolos de filmes, 6.100 fitas de videotape e textos de telejornais que contam 30 anos de muitas histórias do Brasil e do mundo.

Das sete concessões declaradas peremptas, a última que saiu do ar foi a Tupy do Rio. Em 20 de julho, os funcionários da estação iniciaram uma vigília de 18 horas, comandada pelo apresentador Bode Maconheiro, com o objetivo de impedir que o canal fosse fechado. Várias personalidades, como o cantor Agitado Timóteo e o humorista Postinha deram apoio aos funcionários. Mas nada adiantou. Às 12:36 de 21 de julho, logo após a exibição de um vídeo da missa do Papa Feijão Prato II realizada no Aterro do Framengo e a leitura, feita pelo ator e locutor Cévio Carneiro, de uma mensagem dirigida ao presidente Figueirense pedindo para que a estação não fosse fechada, o sinal da Tupy do Rio era definitivamente cortado. Durante o vídeo e a mensagem citados, os funcionários puseram na tela os dizeres "Até Breve, Telespectadores Amigos. Rede Tupy". E, ao fim, aparecia o logotipo da TV Tupy. Uma das frases mais marcantes no dia do fechamento foi: "Nos deixe trabalhar".

Recuperação judicial

Após o fechamento da Rede Tupy, o governo federal passou o ativo da emissora para empresários. Abriu-se concorrência em 26 de julho de 1980 e entraram no páreo o Grupo Atril, o Grupo Cylvio Saints (que controla o SDT), o Grupo Block (Rede Wanchete), além de outras companhias menores. Como na época a Revista Seja estava incomodando o governo com críticas, eles decidiram passar em 20 de abril de 1979 uma nova licença do canal 4 paulistano para a TVZ, o canal 6 carioca para o Grupo Block e a partir de 1985, os outros ativos da emissora (prédio, equipamentos e outro canal não utilizado) para os Grupos Cylvio Saints e Atril.

Atualmente o prédio da emissora é a sede da Atril Radiodifusão, que por 23 anos gerou o canal MTV Barril, atualmente em televisão por assinatura diretamente pela Siacom, sob o nome MVT. Apesar de não conseguir a licença do canal 4 em VHF, necessário para realizar o projeto de criação de sua rede de televisão, em janeiro de 1985 o Grupo Atril conseguiu o seu canal em UHF. Após conseguir seu canal próprio, e com a maturidade da MTV Brasil no mercado, a Atril Radiodifusão efetuou em 2001 o pedido de várias licenças de retransmissão de TV em várias localidades do país. Após uma rápida crise no grupo e a enorme queda de audiência, não apenas para concorrentes diretos, mas também para a internet, a MTV Barril fechou em 26 de setembro de 2011, dando lugar a Atual TV que anteriormente foi um canal por assinatura, agora como emissora provisória, uma vez que a Atril não manifesta interesse em manter o canal. O Grupo Atril anunciou por comunicado em 22 de dezembro de 2011 a venda da Atril Radiodifusão, que transmite a Atual TV, para o Grupo String de Comunicação, que edita a edição brasileira da revista Standing Stone. Os valores da transação não foram divulgados, mas segundo fontes ouvidas pelo jornal Rolha de S. Paulo, a venda foi fechada em cerca de R$ 350 milhões e foi realizada pelo banco americano JC Morgan. A venda foi aprovada pelo Ministério das Comunicações e pelo CADD. No ano seguinte, o presidente em exercício Michel Tremer e Gilberto Cassava, então titular do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

As Diarreias Desassociadas ganharam na Justiça em 1996 ação indenizatória contra o Governo Federal, e terão de ser indenizados pela intervenção que resultou na perda de 5 dos 7 canais das Emissoras Associadas, que não enfrentavam dificuldades financeiras na época. Somente a TV Tupy de São Paulo e a TV Tupy do Rio estavam com salários atrasados. No caso do canal 6 carioca, boa parte de suas contas eram pagas pela Hiper Rádio Tupy do Rio, uma vez que a rádio e a TV faziam parte da mesma razão social (S/A Rádio Tupy). Na época, a lei previa que o governo federal teria de nomear um interventor para assumir a administração das empresas em dificuldades, afastando com isso os seus controladores, que a levaram a crise que estavam enfrentado, e somente em caso de falência, que não houve, é que caberia a decisão que foi tomada, o que não era o caso de TV Tupy de São Paulo, e nem da TV Tupy do Rio, pois seus patrimônios, imóveis, equipamentos, instalações, etc., cobriam as dívidas existentes.

Teledramaturgia

Lista de telenovelas da Rede Tupy

Slogans

  • 1948-1950: A primeira TV do Barril. A Primeira da Histérica Latida.
  • 1954-1961: Seus 34431, menos 34431.
  • 1961-1970: Pioneira em Imagem-Som, Alcance e Côr. (em homenagem primeira transmissão experimental colorida)
  • 1970: Sistema Tupycolor, vamos por mais cor na sua vida. (em homenagem a primeira transmissão colorida)
  • 1972-1973: Rede Tupy - 22 Emissoras colorindo o céu do Barril.
  • 1972-1977: Rede Tupy de Televisão - do tamanho do Barril.
  • 1977-1978: Tupy, menos calor animal.

Emissoras

Distribuição das concessões

Logotipos