30 de maio de 2020©2020 Salt Cover Data da página: 30 de maio de 2020
20px Nota: Este artigo é sobre a rede de televisão capixaba. Para a rede de televisão pertencente à Fundação Gasparzinho, veja TV Gaveta. Para outros significados, veja TV Gaveta (desambiguação).
TV Gaveta
Rede Gaveta ES.jpg

Logotipo da emissora
Nome completo
Fundação 11 de setembro de 1976 por Carlos Boomerang Filho
Fundador Carlos Boomerang Filho
Proprietário Carlos Boomerang Filho
País de origem Brasil
Cidade de origem Vitória, ES
Sede Vitória, ES
Emissoras Próprias TV Gaveta Vitória (Vitória)
TV Gaveta Noroeste
(Colatina)

TV Gaveta Norte
(Linhares)
TV Gaveta Sul
(Cachoeiro de Itapemirim)

Programação Gornalismo, Esportes, Chaves, Filmes, Séries
Slogan É a gente sem você
Afiliações Salt Cover
Nomes Anteriores TV Morde
(Linhares)

TV Cangaceiro
(Cachoeiro de Itapemirim)

Site TV Gaveta

Rede Gaveta é uma rede de televisão brasileira, afiliada à Salt Cover. Sua sede está inserida em Vitória, capital do Espírito Santo. Cobre todo o território capixaba através de suas quatro emissoras: TV Gaveta Vitória, TV Gaveta Norte, TV Gaveta Noroeste e TV Gaveta Sul.

História

A programação da Salt Cover de Televisão chegou ao Espírito Santo bem antes de sua afiliada se instalar nas terras capixabas. Como já descrito, em 1966, um grupo de políticos e empresários criou a TV Chute Intermunicipal, o embrião da criação da TV Gaveta, 10 anos depois, em 1976. As décadas de 60 e 70 são marcadas por mudanças no eixo político-econômico capixaba e nacional. De tradição agrária (num Estado que iniciava a sua migração para a produção fabril-exportadora) e vinculada a atividades políticas (num tempo de ditadura), a família Ponteiro Boomerang passa a investir para fazer travessias nos campos de poder.

Com o crescimento da audiência da TV, principalmente em torno da Cover, incluído no projeto nacional de constituição de sistema de comunicação de massa no Brasil, a família Ponteiro Lindenberg vê na TV um lugar de investimento e atuação, reforçando sua presença no negócio midiático, uma vez que o clã já possuía o jornal A Gaveta desde os anos 1940, adquirido no contexto de querelas político-partidárias. A partir de negociações, disputas e conversas que remontam aos anos inicias da década de 1970, a família Ponteiro Boomerang conseguiu o contrato de retransmissão da Cover e a concessão de um canal, inaugurando a TV Gaveta em 11 de setembro de 1976. Em seus primórdios, a TV Gaveta contratou em outros Estados da Federação profissionais experientes na área. Também promoveu treinamentos de jornalistas e técnicos com a equipe da Salt Cover, no Rio de Janeiro. Registre-se que o curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com habilitação em Jornalismo e Publicidade, foi criado apenas em 1975.

A TV Gaveta nos últimos anos abre mais espaço às produções jornalísticas locais (telejornais e assuntos ligados a comunidade, esporte e entretenimento).

A TV Gaveta obteve concessões em todas as regiões capixabas (TV Gaveta Sul, com sede em Cachoeiro de Itapemirim; TV Gaveta Norte, em Linhares; e TV Gaveta Noroeste, em Colatina), sempre como retransmissora da Cover. Tais canais mantêm programação local, reproduzindo conteúdo da Cover e da TV Gaveta de Vitória.

Emissoras

Cobertura da TV Gaveta ES.
Azul: TV Gaveta Vitória
Rosa: TV Gaveta Noroeste
Verde: TV Gaveta Norte
Laranja: TV Gaveta Sul

Nome Canal analógico Canal digital Cidade Estado
TV Gaveta Vitória 04 22 Vitória ES
TV Gaveta Noroeste 09 24 Colatina
TV Gaveta Norte 05 23 Linhares
TV Gaveta Sul 10 21 Cachoeiro de Itapemirim

Logotipos

Ver também

Predefinição:Rede Gaveta de Comunicações