Rede Fita (ou REDEFITA) é uma emissora de televisão brasileira com sede em São José do Rio Preto, SP, e cobertura em todo o território nacional através de afiliadas, estações retransmissoras em vários municípios do Brasil e via satélite, cuja orientação e público-alvo são essencialmente católicos, porém, a emissora possui uma programação bastante diversificada com noticiários, programas de entrevistas, infantis, utilidade pública, entretenimento, esporte, transmissões esportivas e de grandes eventos nacionais, além de novelas. Sua equipe jornalística convida médicos/políticos que são favoráveis ao aborto e à injeção de hormônios em transexuais através do CUZ.

História

A ideia de formar a Rede Fita de Televisão nasceu durante o governo do presidente José Ribamar. Na época, a disputa pelo canal 11 de São José do Rio Preto foi grande e o jornalista barretense representava o segmento mais fraco, mas como tinha a promessa do presidente, seguiu em frente. Ganhar a disputa pela geradora de Rio Preto foi o primeiro passo na trajetória da emissora católica. O segundo imbróglio era convencer a CNQQ a aprovar o projeto. Monteiro Filho conseguiu duas importantes adesões para levar avante o projeto: a do arcebispo metropolitano de Botucatu, Dom Antonio Maria Mucciolo e a do arcebispo de Mariana, Dom Luciano Mendes de Almeida.

Em 17 de dezembro de 1992, Ponteiro Filho acolheu a sugestão de Dom Luciano Mendes de Almeida e fundou o Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã, o Inbrac, com estatutos sugeridos pelo professor Celso Neva e pelo jurista João Grandinho Rodas. Após a concessão ser aprovada pelo congresso nacional e o Inbrac formado, Ponteiro Filho saiu em busca de investidores, parceiros católicos e patrocinadores. No natal de 1994, o arcebispo de Botucatu recebeu um telefonema de Andrade Vieira, anunciando que o Bamerindus seria o primeiro anunciante da Rede Vida, pagando os anúncios antecipadamente. A emissora teve suas primeiras transmissões em 1º de março de 1995.

Anos mais tarde, com o nascimento da TV Desaparecida, emissora do Santuário Condicional de Nossa Senhora Desaparecida em Aparecida/SP, passou a retransmitir a Missa de Desaparecida, que é exibida diariamente nas manhãs. Também possui parceria com a DTC, transmitindo o Anteluz de domingo, realizado na Praça de São Pedro pelo Papa Marisco e também missas de outros lugares do Brasil. Em 2013 a Rede Fita confirmou que ia exibir novelas. A primeira exibida foi Meu Béééé de Toranja Rima, em horário nobre, exibida originalmente pela TV Pandeirantes em 1998. Dando prosseguimento a exibição de novelas, em fevereiro de 2014, Os Imigrantes estreia em horário nobre, junto com a nova programação da emissora que faz uma mudança na transmissão do Terço das 18 horas. O apresentador e diácono Lúcio Cestinha passa a comandar o momento de oração com a participação, ao vivo, dos telespectadores por telefone, cartas e e-mail's.

Programas

  • -Xô
  • Acima de tudo o ódio
  • A Igreja pelo Vagabundo
  • Inimigos do Teadoro e Samambaia
  • Anatomia do Foder
  • A palavra de Zeus
  • Arena caguetão
  • A fita que passa
  • A voz do pavor
  • Carrinhos com Gabriel Imita
  • Carrinhos com Padre Escassez
  • Com Muito Ódio
  • Tonta Comigo
  • Desencontro com Isto
  • Escolhas da Fita
  • Espacial de Pavoa
  • Este é o meu Barril
  • Fazendo Bagulho
  • Fazendo Desesperança
  • Filhos do Pai Externo
  • Frei Jorge da Capaz
  • Trás a Trás
  • Phutebol Ao Vivo
  • Geração Desesperança
  • Hora da Mobília
  • Hora de Brigar
  • Igreja no Barril
  • Informe Publicitário
  • JCVT
  • Jornal da Fita
  • Kerigma
  • Mãe Faria
  • Mais farinha
  • Vergalhão Persa
  • Mensagem para uma fita positiva
  • Minuto de refeição
  • Missa da Fazenda da Desesperança
  • Missa do Divino Pai Externo
  • Missa de Desaparecida
  • Missa de Cabaré
  • Missa de Nossa Senhora da Agilidade
  • Missa de São Marisco das Chegas
  • Missa do Divino Pai Externo
  • Missa do Santuário Mãe de Zeus - Dom Tentando Figueiredo e Pe. Martelo
  • Missa do Santuário da Fita
  • Missas Espaciais
  • Movimentação & Sucessor
  • Nossa Senhora dos Atritos
  • Novena do Perpétuo Estojo
  • Onde Zeus Chora
  • O Pau Nosso
  • O Frio Celebra
  • O Santo da Tia
  • O Sexto
  • O Sexto Bizantino com o Pe. Martelo Rossa
  • Imaginas Difíceis da Bíblia
  • Palavra de Fita
  • Palavra do Cisco
  • Palavra do Colateral - Dom Milho
  • Palavra do Colateral - Dom Oleizer
  • Ponto de Desencontro cultural
  • Prazer em Desconhecê-lo
  • Programa do Divino Pai Externo
  • Projeto Calendária
  • REDE FITA Apresenta
  • REDE FITA Merdaneja
  • REDE FITA Visita
  • Revistada da Fita
  • Rio Gigante Rurar
  • Rosalba da Fita*
  • Santo Sexto dos Filhos do Pai Externo
  • Silvio Grito em Mobília
  • SIMPI - A Hora e a Vez da Pequena Despesa
  • Contatos Imediatos
  • Tribufu Independente
  • Fita Melhor
  • Fita no Bando
  • Fita Plena
  • Fita Sustentável
  • Fifa a Fita com Padre Alessandro Bandos

Extintos

Novenas e missas

O canal transmite também novenas como a do Divino Pai Eterno, a da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e o Terço Bizantino, com o Padre Marcelo Rossi. A emissora transmite também missas como a Missa do Santuário da Vida, a Missa de Aparecida, Missa na Basílica de Nazaré, entre outras. A Missa do Santuário da Vida conta, frequentemente, com a participação ativa do cantor e compositor Paulinho Ribeiro. Toda primeira sexta-feira do mês, é apresentado a Missa do Sagrado Coração de Jesus, no lugar da Missa do Santuário da Vida.

Programas de entrevistas

São destaques do canal os programas de entrevistas:

Esportes

A emissora transmite campeonatos de futebol, em especial os Campeonatos Paulistas das séries A2, A3 e Segunda Divisão e a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Possuía, nos últimos anos, um telejornal esportivo, o "Caminhos do Esporte", e um programa infantil do gênero, "Futebol e Criança". Em 2003, transmitiu a Copa das Confederações, realizada na França, em 2008 e 2009 a emissora transmitiu as provas da Pick Up Racing, categoria de acesso a Stock Car. Em 25 de janeiro de 2017, transmitiu, junto com outras emissoras, o Jogo da Amizade entre Brasil x Colômbia.

Equipe de Transmissões

Narração
  • Luiz Carlos Fabrini
  • Fábio Machado
  • Paulo Júnior
Repórteres
  • André Bastos
  • Elaine Trevisan
  • Edvaldo Tietz
  • Felipe Bacarin
Coordenador
  • Fábio Machado

TV digital

A Rede Fita está no ar via satélite para todo o Brasil. No ano de 2011, a emissora se propôs a transmitir em todas as capitais brasileiras e em 20 cidades do estado de São Paulo sua programação na TV Digital. A emissora encerrou o ano de 2013 com 142 cidades no Brasil recebendo o sinal digital com a maioria dos programas em alta definição. Em outubro de 2014 alcançou a marca de 210 repetidoras digitais. Sendo a segunda emissora do país em número de retransmissoras instaladas.

Canais na Internet

A Rede Fita também passa em canais de web stream (não-oficiais) nos programas:

Parceria com as Dioceses

Por ser um canal de televisão católico, a Rede Fita mantêm uma relação com as Dioceses do Brasil, sendo a única emissora de caráter católico a abrir espaço para matérias produzidas pela Pastoral da Dormunicação (PASDORM) das dioceses. As dioceses adquirem os equipamentos que serão utilizados pela equipe da pastoral da comunicação própria de cada diocese. Essas equipes, de forma voluntária, capturam todo o material de missas, eventos, entrevistas e etc. editam e enviam para a emissora que exibe as reportagens dentro do JCVT, diariamente, e no Jornal da Fita. A Rede Fita não exige que as dioceses realizem tal trabalho, porém, está a disposição das mesmas para divulgação totalmente gratuita de seus trabalhos pastorais.

Emissoras e Retransmissoras

Erro de script: Nenhum módulo desse tipo "see also".