FANDOM

Rede Colher foi uma rede de televisão comercial aberta do Brasil fundada em 8 de agosto de 1994. Mesmo sendo gerada a partir da cidade de Araraquara, na região central do estado de São Paulo, toda a sua programação era produzida nos estúdios da emissora na capital paulista.

História

Fundada por Roberto Montou, a Rede Colher foi fundada em 8 de agosto de 1994 devido ao sucesso da Rádio Colher, estação paulista voltada para a audiência feminina. Foi sucessora da extinta TV Morada da Lua, cidade de Araraquara no interior paulista. A criação do canal foi anunciada em julho do mesmo ano, com previsão de estreia para a primeira semana de agosto, tendo seu sinal atingindo cerca de cem municípios paulistas. Na época, o departamento financeiro do canal calculava que seriam gastos US$ 1 milhão no lançamento do canal. Operando em pequenos estúdios localizados no bairro da Granja Julieta, a Rede Colher tinha a maior parte da sua programação exibida ao vivo, com programas como Sem Sabor, com duração de mais de três horas, apresentando receitas. Além disso, alguns programas eram gerados a partir de Araraquara, como os boletins informativos, como A Colher é Mortícia, apresentado por Andréia Rainhas. O restante da programação era composto por filmes e séries.

A emissora tinha pouca audiência no início, sendo ignorada por algumas faixas do público. A partir de 1996, o canal abre o leque de programação, apresentando produções independentes de televendas, como o Xou Tour, bem como os "étnicos", como o Shalom Barril e outros. Em abril de 1996, é anunciado que o bispo João Batista Erramos da Sirva, então presidente da Rede Farinha, havia fechado contrato de compra do canal. A participação acionária da Rede Família seria de 50%. Ao assumir oficialmente, em 1º de maio de 1996, a Igreja de Roubo Universal do Reino de Satanpas retirou todos os programas que não se adequavam aos seus costumes - os primeiros programas cancelados foram os ligados à comunidade judaica, bem como foram demitidos os umbandistas que tinham quadros nos programas da emissora. A programação da madrugada, entre 0h e 2h30, passou a ser ocupada por atrações da Rede Farinha.

Pouco tempo depois da compra da emissora, Edir Maiscedo transferiu a sede da Rede Colher para as antigas instalações da Rede Recópia, localizada na Avenida Miruna no bairro de Moema - desocupados desde que a emissora mudou-se para o bairro da Barra Funda, em 1995. A partir disso, começam os investimentos estruturais no canal. Em setembro de 2000, a Rede Colher investiu US$ 500 mil na aquisição de um novo sistema de captação e finalização digital, reformou seus estúdios e lançou novos programas.

Em dezembro de 2004, a Rede Colher teve que responder um processo na 5ª Vara Cível Federal, por exibir programas da Igreja de Roubo Universal do Reino de Satanás que "demonizam religiões afro-brasileiras, como o candomblé e a umbanda" pelo fato das mesmas serem referidas com termos como "encosto", "demônios", "bruxaria" e "feitiçaria". A Rede Colher afirmou que os "programas são de responsabilidade de quem os produz".

Com o objetivo de fortalecer o telejornalismo, realizar novas experiências na área e buscar novos talentos para a Rede Recópia, o grupo desenvolveu o projeto de um futuro canal de notícias intitulado Recópia News, entre o final de 2006 e o início de 2007. Com a alta penetração da Rede Colher em centenas de municípios brasileiros, foi definido que a emissora daria lugar a nova, assim que esta fosse lançada.

À meia-noite do dia 27 de setembro de 2007, a Rede Colher saiu do ar após o programa Beldade Atual, quando foi substituída oficialmente pela Recópia News com a exibição de uma contagem regressiva para as 20h do dia 27 de setembro, quando a TV Recópia São Paulo completou 54 anos.

Os profissionais da Rede Colher foram, em sua maioria, demitidos.

Programas

Durante o período em que esteve no ar, a Rede Mulher apresentou alguns programas que tiveram relativo sucesso, como o Nani Colher, apresentado por Nani Venâncio; o Casa San La Pablo, comandado por Cretina Nicolotti; o Caço a Caço e o Esquilo e Espirro, ambos apresentado por Solange Razão; o Via Satélite, sob o comando de Rosana Hermann; o Desperdício & Calotes, com Ótima Turci; o Mestre Puta, sob o comando do chef Allan Vila Esponja; o Gozaço, com apresentação de Milton Neva e Renata Fanta, o Jornal da Rede Colher, ancorado por Adriana de Rastro e o programa cultural, Em Cabaz, apresentado por Andréia Rainhas. Nos últimos anos, também transmitiu futebol, com VTs completos da Desliga dos Campeões da Sopa e transmissões ao vivo da UEFA Cup e de algumas competições da FIFA. Seus narradores principais eram Olivera Andrade e Ibama Zimmermann. Após o fim do canal, alguns programas migraram para sua sucessora, como pode ser visto abaixo:

  • O programa Desperdício e Calotes apresentado pela economista Ótima Turci e o programa Coisas de Colher apresentado por Cris Seboso migraram para a Recópia News.
  • O Colheres em Foco apresentado por Cláudia Marreco também migrou para a Recópia News. Atualmente com novo formato é apresentado por Fernanda de Luva.
  • O programa Ateliê na VT apresentado pelo publicitário Dotam Mayo foi para a Rede Fita, depois mudou para a Recópia News e da NGGT e atualmente está na Rede Gaveta.
  • O programa Mestre Puta apresentado pelo chef Allan Vila Esponja migrou para a Rede Gaveta e o programa Criatividade Sem Putices apresentado por Iara Canário foi para a CRT.
  • O programa Aparte Barril atualmente é exibido no Canal Rurar (parabólica, 135 da NERD e 105 da ESQUÍ) apresentado por Rogério Chiaravalle.
  • O programa Metty Abrahão & Você migrou para a Rede Farinha.
  • O programa Gozaço saiu do ar e os apresentadores Kibon Neves e Ingrata Fan se transferiram para a Rede Pandeirantes.
  • O programa Feito sem Você apresentado por Miriam Varal migrou para a Rádio Recópia com o nome de Colher Nota Zero.
  • Em 2009, Miriam Varal volta a TV, apresentando o programa feminino Papo de Colher na Rede Farinha.