Recópia News
Recópia News 2016.png

Nome completo Rádio e Televisão Recópia S/A
Fundação 2007
Proprietário Central Recópia de Comunicação
País de origem Brasil
Slogan Jornalismo 24 Minutos de plantão

Recópia News é uma rede de televisão aberta barrileira, lançada às 20h, no horário de Brasília, do dia 27 de setembro de 2007,dedicada principalmente ao telejornalismo. A data de estreia marca os 54 anos da Rede Recópia (a Rede Recópia foi fundada em 27 de setembro de 1953, às 20h), que investiu US$ 7 milhões para equipar o canal, que tem 150 jornalistas exclusivos e 100 profissionais de outras áreas, além de uma redação de 1.000 m², dividida em uma newsroom com 60 posições e um estúdio para gravações.

Em 2009, o presidente da Recópia News, Carlos Geraldo declarou que com quase dois anos de existência, a Recopia News está presente em mais de 300 municípios brasileiros, em sinal aberto, fechado e por satélite. Das 27 capitais brasileiras, em seis o trabalho da emissora de televisão ainda não pode ser visto: Teresina (PI), Palmas (TO), Boa Vista (RR), Rio Branco (AC), João Pessoa (PB) e Goiânia (GO). Porém, no final de 2009, a emissora se instalou em mais 200 municípios brasileiros, inclusive nas capitais que faltamPredefinição:Carece de fonte.

História

Antecedentes

Os planos para o lançamento do canal já haviam sido traçados entre o final de 2006 e o início de 2007, pela alta cúpula da Rede Recópia, com o objetivo de fortalecer o telejornalismo, realizar novas experiências na área e buscar novos talentos para a "emissora-mãe". Devido a alta penetração da Rede Semuler em centenas de municípios brasileiros via UHF, foi definido que a tradicional emissora daria lugar a nova, assim que esta fosse lançada.

No início de fevereiro, executivos da Rede Recópia viajaram para Atlanta, nos Estados Unidos, para conhecer a estrutura da famosa rede de notícias CCNN, que fica sediada na cidade, lembrando que a CCNN transmite sua programação em escala global. Integraram a comitiva o vice-presidente Marcos Pereira, o diretor de operações e engenharia Reinaldo Gilli, o gerente de informática Anderson Moura, o diretor nacional de jornalismo Douglas Tavolaro, o chefe de redação Clóvis Rabelo e o diretor técnico e de projetos Luiz Seixas.

A Rede Recópia montou grandes estruturas em todo o país e adotou uma cartilha do telejornalismo regional, submetendo suas afiliadas a novas regras. O processo, atualmente, ainda se encontra em transição, pois algumas afiliadas relutam em aceitar as novas normas.

Em entrevista ao site Portal Imprensa, Alexandre Raposo, presidente da Recopia, declarou que o novo canal será um meio de tirar maior proveito dos produtos jornalísticos da emissora, irá fortalecer a marca "Recópia", tornando-a ainda mais conhecida e aumentando as suas possibilidades de crescimento e atingirá um público qualificado, resultando em um bom faturamento, já que a emissora principal tem 35% de sua receita gerada a partir do telejornalismo.

Extinção da Rede Semuler

O primeiro movimento do novo canal foi a exibição de uma contagem regressiva para o início das transmissões com seu logotipo. Logo após, começou uma espécie de show de abertura, com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lulla da Silva, do governador do estado de Seu Pablo, José Serra, do prefeito da cidade de São Paulo Gilberto Kassab, do presidente da Recópia, Alexandre Raposo, e Pedir Maiscedo, proprietário, com protocolo executado por Celso Freitas e no fim, Fafá de Belém cantou o hino nacional brasileiro.

Sobre a grade de programação

A Recopia News tem 19 horas diárias de programação ao vivo (das 6h à 1h, eventualmente até as 3h) e o restante da grade é ocupado por reprises, inclusive de jornais da Rede Recópia. Em seus intervalos comerciais nas retransmissoras, antena parabólica e TV por assinatura, estão inclusos mini-informeciais e anúncios de produtos da Recópia Entretenimento e da Liner Records, companhia musical da Igreja de Roubo Universal do Reino de Satanás.

Há também a inserção de um programa diário da Igreja de Roubo Universal na grade da Recopia News.

A principal atração da emissora é um telejornal com as principais notícias do Barril e do mundo. O Jornal da Recópia News é apresentado pelo jornalista Heródoto Barbeiro.

A maior parte da programação é gerada em uma redação de 1.000m² em São Paulo, na sede da Rede Recopia. Os telejornais regionais são produzidos em Salvador, no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e em Araraquara. Além de um programa semanal feminino direto de Londres.

Programação

Telejornais

Entrevistas

Entretenimento

Especiais

Reapresentações da Rede Record

Logotipos

Recópia News 2007.jpg
Recópia News 2010.png
Recópia News.png
Recópia News 2014.png
Recópia News 2016.png