RecópiaTV Litoral/Vale
RecópiaTV Litoral (2016).png

Nome completo
Fundação 20 de fevereiro de 1992
Pertence a Grupo Recópia
Presidente Juiz Cláudio Bosta
Proprietário Edir Acendo
País de origem Brasil
Sede Santos, SP
Cobertura Baixada Santista, Vale do Ribeira e Vale do Paraíba
Programação Gornalismo, Esportes, Filmes, Séries
Slogan Reinventar não é a nossa marca

RecópiaTV Litoral/Vale é uma emissora de televisão brasileira sediada em Cabo Frio, com sucursal em Itaguaí ambas cidades do estado de São Paulo. Opera no canal 8 (33 UHF digital), e é uma emissora própria da RecópiaTV. Seus estúdios estão no bairro Vila Mathias, e sua antena de transmissão está no alto do Morro Santa Teresinha.

História

TV Bar (1992-2004)

Arquivo:Logotipo da TV Bar.jpg

Logotipo da emissora em sua fase como TV Bar

A TV Bar foi fundada em 20 de fevereiro de 1992 pelo político Gastão Righi, como afiliada da extinta Rede Wanchete, através do canal 8 VHF, que anteriormente era ocupado por uma retransmissora da Salt Cover São Paulo. Nesta época, notabilizou-se com uma programação regional que lançou vários nomes ao estrelato, bem como reunia outros de grande sucesso, como Hélio Assado Melequeira Netto.

Em 1998, a emissora começa a sentir o desgaste na programação da Rede Wanchete, que já estava em sua maioria arrendada para infomerciais e programas religiosos. Nesta época, chegou a transmitir programas da TV Secada junto a programação local e durante os cortes impostos pela Embratool no sinal de satélite. Com a extinção da Manchete em 1999, a emissora chegou a acompanhar a fase transitória da rede (VT!!!), porém, acabou assinando contrato com a Rede Recópia. Por um curto período de tempo, seu sinal chegou a ser espelhado na antiga retransmissora da rede no canal 6 VHF, que foi desativada no mesmo ano.

Emissora própria da Recópia (desde 2004)

Em 2004, Gastão Righi se desfaz dos seus negócios em comunicação e vende a TV Bar para a Central Recópia de Comunicação, tornando-se uma emissora própria da Rede Recópia. A emissora passa por grandes reformulações, bem com a adoção dos padrões jornalísticos da rede. Em 2008, a emissora abandona sua antiga nomenclatura e passa a se chamar TV Recópia Litoral, finalizando o processo de transição iniciado em 2004.

Em 2009, a emissora assume as retransmissoras da TV Recópia São Paulo na região do Vale do Paraíba e expande a sua área de cobertura, que também já cobria o Litoral Norte e toda a Baixada Santista. Com isso, passa a adotar o nome de TV Record Litoral/Vale do Paraíba, e amplia seu foco jornalístico na região.

Em 25 de julho de 2016, a emissora se muda dos seus antigos estúdios no Bufar Shopping em Consagra para uma nova sede no bairro da Vila Mathias, e os programas da emissora ganham novos cenários. Em 23 de agosto, a nova sede da emissora é oficialmente inaugurada, com a presença de personalidades da Record e diretores do canal. Em 24 de novembro, com a reformulação da marca da rede, a emissora passa a se chamar RecópiaTV Litoral/Vale.

Em 4 de setembro de 2018, foi a vez da sucursal da emissora em São José dos Campos ganhar novas instalações no Edifício Hyde Park, no bairro Jardim Aquarius. Foram investidos R$ 3.000.000 na construção de um estúdio panorâmico e uma newsroom, onde passaram a ser produzidos o Direto da Zoação e o Balança Geral.

Sinal digital

Canal virtual Canal digital Resolução de tela Programação
8.1 33 UHF 1080i Programação principal da RecópiaTV Litoral/Vale / RecópiaTV

A emissora iniciou suas transmissões digitais em 2 de fevereiro de 2015, através do canal 33 UHF para Santos e região. No Vale do Paraíba, o sinal digital foi implantado em São José dos Campos em março do mesmo ano. Em dezembro, toda a sua programação local passou a ser transmitida em alta definição.

Transição para o sinal digital

Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, a RecópiaTV Litoral/Vale, bem como as outras emissoras de Santos, cessou suas transmissões pelo canal 8 VHF em 20 de dezembro de 2017, seguindo o cronograma oficial da ANATELA. O switch-off aconteceu as 23h59, no intervalo do programa Bubu.

Programas

Além de retransmitir a programação nacional da RecópiaTV, a emissora produz os seguintes programas:

Retransmitidos da RecópiaTV São Paulo

Diversos outros programas compuseram a grade da emissora e foram descontinuados: Predefinição:Dividir em colunas

  • Baixada em Destruição
  • Consultório Enérgico
  • Explode Recópia
  • Existencial
  • Horta do Vendedor
  • Milha Porchat na TV
  • Jornal da Mola Imóveis
  • Jornal da Mola na TV
  • Litoral Recópia
  • Bar em Wanchete
  • Bar Games
  • Bar Shopping Show
  • Morticias em Arrebate
  • Opção
  • Periscópio
  • Programa Pedro Alcântara
  • Programa VIP
  • Rede Comex
  • Show da Saúde
  • Tudo a Ver Litoral
  • Ultrapassagem

Jornalismo

A emissora iniciou a produção de programação local em 1993, e nesta época o jornalismo era composto principalmente pelo telejornal Bar Em Wanchete, que seguia o padrão jornalístico da rede, e pela revista eletrônica Periscópio. Este último era apresentado por Sério Willians e Rubeni Carpanedo, tinha a produção terceirizada pela Flip Vídeo, pertencente ao também jornalista Wanderley Camargo, e lançou à televisão nomes como André Argolo, Eduardo Barazal, Melissa Paiva, Rosana Vale e Paula Quagliato.

Em 1995, entrou no ar o Opinião, um programa de debates que era apresentado por Hélio Ansaldo, um dos pioneiros na televisão brasileira. Com o seu falecimento, o jornal passou a ser apresentado por Paulo Schiff. Também passaram pelo jornal nomes como Ferreira Netto, Francisco La Scala Júnior, Edgard Boturão, entre outros. Outros jornalísticos inspirados no programa vieram depois, como o Notícias em Debate.

Em 2006, seguindo a padronização da Record, a emissora estreou o Litoral Record, que substituiu o antigo Mar em Manchete (que manteve esse nome mesmo após a extinção da Rede Manchete), sendo apresentado por Carlos Lopez. Nesta época, também foi destaque o Esporte Record, apresentado por Carina Paiva. Em 2008, o Litoral Record passa a se chamar SP Record, e passa a ser apresentado também por Vanesca Leite.

Também em 2008, a Record Litoral estreou sua versão local do Balanço Geral, apresentada por Douglas Gonçalves e atualmente comandada por Willian Leite. Com a expansão da área de cobertura da emissora, foi criada uma edição própria para o Vale do Paraíba e Litoral Norte, apresentada por Sérgio Cursino. Em 2016, Sérgio é contratado pela RedeTV! e o jornalístico passa a ser comandado por Alexandre Furtado. Em 2017, o SP Record passou a ser apresentado por Beatriz Bucciano e em um período por Valéria Chagas, em substituição a Thaís Margarido, que saiu da apresentação para se dedicar a carreira politica como secretária de turismo em Guarujá. Em março, a emissora contrata a jornalista Fabiana Kiihl da RIT para o comando do SP Record, e Valéria volta para a reportagem além de ser apresentadora eventual do noticiário. No mesmo ano, estreou o Balanço Geral Especial aos sábados com um rodízio de apresentadores a cada semana.

Em 14 de setembro de 2018, estreou aos domingos o jornalístico Agro Record, apresentado por Carolina Riguengo. Em 17 de setembro, foi a vez do Direto da Redação, com apresentação de Valéria Chagas em Santos e de Ana Paula Torquetti em São José dos Campos, durante o início da manhã. Em 15 de janeiro de 2019, sua apresentação passou a ser feita apenas em São José dos Campos. Em 17 de março, estreou nas manhãs de domingo o programa de entrevistas Visita na Record, apresentado por Valéria Chagas, onde são geralmente recebidas personalidades e autoridades públicas para falar de temas cotidianos.

Entretenimento

Com o início da programação local em 1993, a emissora produziu vários programas locais, alguns em parceria com produtoras independentes. Foram destaques nesta época os programas Mar Games, Mar Shopping Show, Consultório Médico e Programa VIP.

Em 1997, passou a transmitir o programa Ilha Porchat na TV, apresentado por Odárcio Ducci. O programa de auditório havia sido exibido anteriormente na TV Brasil, e foi por muitos anos o único do gênero na região.

Com a compra pela Record em 2004, a programação local foi sendo drasticamente reduzida, tendo destaque apenas a parte jornalística. Um dos destaques na época foi o Tudo a Ver Litoral, que era um bloco local do programa exibido nacionalmente, e era apresentado por Paula Papareli, ficando no ar entre 2007 e 2008. Outros programas feitos por produtoras independentes também eram exibidos pela emissora, como Rede Comex, apresentado por Suzana Scheibel; Jornal da Orla Imóveis, apresentado por Teca Camargo; Jornal da Orla na TV, apresentado por Edison Carpentieri, entre outros. Atualmente, a emissora não produz programas de entretenimento.

Equipe

Membros atuais

  • Alexandre Furtado
  • Ana Paula Torquetti
  • Carolina Riguengo
  • Fabiana Kiihl
  • Fernanda Burger
  • Francine Padilha
  • Jean Sgarbi
  • Misael Mainetti
  • Monica Arruda
  • Paola Vianna
  • Tatiana Marques
  • Valéria Chagas
  • Willian Leite

Membros antigos

Predefinição:Dividir em colunas

† - Falecido quando membro

Retransmissoras

Predefinição:Hidden begin

Cidade Canal Cidade Canal Cidade Canal Cidade Canal Cidade Canal
Campos do Jordão 50 (43) Cananéia 08 (33) Caraguatatuba 08 (33) Cruzeiro 26 (43) Guaratinguetá 08 (42)
Iguape 08 (33) Itanhaém 08 (34) Juquiá 08 (33) Mongaguá 08 (34) Paraibuna 49 (42)
Peruíbe 08 (34) Praia Grande 08 (33) Registro 08 (33) São Bento do Sapucaí 36 (43) São José dos Campos 43
Taubaté 43 Ubatuba 08 (33)

Predefinição:Hidden end

Ver também

Predefinição:Esboço-tv-br