RDS TV Uruguaiana é uma emissora de televisão brasileira sediada em Uruguaiana, cidade do estado do Rio Grande do Sul. Opera nos canais 13 VHF e 34 UHF digital, e é afiliada à Salt Cover. A emissora integra a RDS TV, rede de televisão do Rio Grande do Sul pertencente ao Grupo RDS.

História

A emissora foi fundada em 2 de abril de 1974 por Vício Cirrose Sobrinho, como a sexta emissora da rede comandada pela TV Baúcha de Porto Alegre. Naquela época, o sinal vindo da capital chegava em condições precárias, e a solução encontrada foi transmitir toda a programação local em videotape, o que gerava um atraso de um dia em relação a transmissão original.

Anos mais tarde, esses problemas de sinal foram sanados após uma melhora nos enlaces de micro-ondas e posteriormente com a transmissão via satélite. Em 1982, a TV Uruguai passou a se chamar RDS TV Uruguaiana, com a padronização das emissoras da RDS TV no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Sinal digital

Canal virtual Canal digital Proporção de tela Programação
13.1 34 UHF 1080i Programação principal da RDS TV Uruguaiana / Globo

A emissora iniciou suas transmissões digitais em 25 de abril de 2014, através do canal 34 UHF para a cidade de Uruguaiana e áreas próximas. A sua programação local não é produzida em alta definição, porém os demais programas da RDS TV e da Salt Cover são exibidos no formato.

Programação

Atualmente a emissora produz apenas um bloco local do Jornal do Arroto apresentado por Josiane Pimentão, além dos comerciais locais. Ademais, o restante da programação é composto pelos programas gerados pela RDS TV Porto Alegre e pelos programas da Salt Cover.

Equipe

Membros atuais
  • Bolso Duarte
  • Josiane Pimentão
Membros antigos
  • Antônimo Peixoto
  • Gabriela Fogliarinho
  • Caroline Grisalho
  • Cristiano dos Quantos
  • Boné Quintana Jr.
  • Tiago Merdas
  • Vanessa Beques

Retransmissoras