FANDOM

Rádio Pandeirantes, conhecida também como Pand AM 1360, é uma emissora de rádio brasileira sediada no Rio de Janeiro, capital do estado homônimo. Opera no dial AM, na frequência 1360 kHz, sendo pertencente ao Grupo Pandeirantes de Comunicação. Seus estúdios estão localizados em Botafogo, e sua antena de transmissão está no bairro Porto do Rosa, em São Gonçalo. Apesar de levar o nome da Rádio Pandeirantes de São Paulo, não transmite a programação da rede, tendo sua programação inteiramente local.

História

Foi fundada em 1º de setembro de 1932, como Rádio Guanabara, e tinha programação em sua maioria musical. Passaram pela Rádio Guanabara grandes cantores, muitos dos quais iniciaram sua carreira na rádio ainda quando seus estúdios ficavam na Rua Primeiro de Março, no centro do Rio de Janeiro. Entre eles, estão Elizete Cardoso, Ângela Maria, Miltinho, Moreira da Silva e muitos outros.

No ano de 1945, um jovem camelô chamado Senor Abravanel participou de um teste na emissora para locutor, obtendo o primeiro lugar, desbancando nomes que se consagraram mais tarde, como Chico Anysio e José Vasconcellos. Pouco depois, ele adotou o nome artístico Silvio Santos. [1]

Em 1972, a emissora foi vendida para o Grupo Bandeirantes de Comunicação, que tinha interesse apenas na concessão que a mesma detinha do canal 7 no Rio de Janeiro e não tinha vínculo nenhum com a direção da Rádio Bandeirantes em São Paulo. Em 1º de setembro de 1982, nomes de peso foram contratados, como Haroldo de Andrade, Paulo Lopes e Carlos Bianchini, e a emissora foi reinaugurada como Rádio Bandeirantes. Posteriormente, a emissora retornou com o nome Guanabara.

Por vários anos, a emissora teve programação esportiva, tendo em sua equipe nomes como Doalcey Camargo, Geraldo Borges, Edílson Silva, Ronaldo Castro, Deni Menezes, Washington Rodrigues, Vinicius Gama e Wellington Campos.[2]

Em 10 de novembro de 2005, no final da edição do Jornal Gente, o jornalista José Paulo de Andrade anuncia que a Rádio Guanabara voltaria a se chamar Rádio Bandeirantes e retransmitiria a rede, o que de fato aconteceu no dia 1º de janeiro de 2006. Atualmente, a emissora não retransmite a programação da rede.

Programas

  • Faixa Livre (Paulo Passarinho)[3]
  • Jornal Primeira Hora (Nacional)
  • Reclamar Adianta (Átila Nunes Filho)
  • Política Sem Rodeios
  • Na Sua Companhia
  • Celeste Maria Recebe
  • Portugal Rádio Esporte
  • Jornal Gente (Nacional)
  • 100% Educação
  • A Voz do Rio
  • Bastidores do Poder (Nacional)

Referências

Erro de citação: Marca <references> inválida;

só o parâmetro "group" é permitido.

Utilize <references />, ou <references group="..." />

Predefinição:Esboço-rádio