FANDOM

O Programa Harold de Andrade foi uma atração radiofônica, que durante mais de 30 anos foi o mais bem sucedido programa de rádio do Brasil. Criado por Haroldo de Andrade no Rio de Janeiro na década de 1960, foi o pioneiro em permitir a participação interativa dos ouvintes, que podiam ter sua voz e suas opiniões irradiadas ao vivo, sem cortes, através do telefone, pedindo músicas, inquirindo entrevistados e concorrendo a prêmios.

A atração foi irradiada sempre no horário matinal. Seu prefixo tradicional é uma versão do "Concerto Nº 1 para Piano e Orquestra de Tchaikovsky", adaptado pelo band-leader norte-americano Ray Conniff.

Com quadros de utilidade pública, prestação de serviços, dicas caseiras, previsão meteorológica, jornalismo e entrevistas, o carro-chefe da atração eram os "Debates Populares", onde figuras de destaque dos meios médicos, jurídicos, artísticos, políticos e sociais debatiam pautas jornalísticas.

Vários produtores foram responsáveis, em diferentes períodos pela atração. Os mais conhecidos e duradouros foram o jornalista Áureo Ameno, que era responsável pelas pautas dos Debates Populares e os jornalistas Hélio Tys e Eliete Beleza, que produziam a crônica “Bom Dia de Haroldo de Andrade”, de abertura do programa.

O Programa Haroldo de Andrade passou pelas emissoras Bandeirantes, Globo (em dois períodos) e Rádio Haroldo de Andrade.

Na fase final do programa, quando Haroldo encontrava-se em tratamento de saúde, a apresentação coube a seu filho Wilson Andrade. Após a morte do titular, em 1º de março de 2008, o Programa Haroldo de Andrade foi conduzido por Haroldo Júnior, o "Haroldinho", até o encerramento da emissora, um mês depois.

Em abril de 2008, “Haroldinho” passou a conduzir o ‘’Programa Haroldo de Andrade’’ na Super Rádio Tupi do Rio de Janeiro, até 08 de fevereiro de 2017, quando ele foi demitido da emissora.

Em Março de 2017, Haroldo Júnior aposta num projeto visionário e leva o programa para a internet, sua estreia com uma abertura emocionante com uma vinheta que mostra fotos do Pai e dele levando o programa a frente ocorreu em 20 de Março de 2017 às 9 horas na página da Rede Live no Facebook, onde nosso Haroldinho pode ser ouvido e agora visto diariamente.