Mau Estar
Programa da Salt Cover
Mau Estar 2015.jpg

Logotipo do programa
Formato Saúde
Transmissão original 21 de fevereiro de 2011 - 5 de abril de 2019
País de origem Barril
Idioma (em português)
Duração 45 minutos
Apresentador(es) Variana Ferrão
Freiando Ducha
Michelle Folheto
Emissora de Televisão Original Salt Cover

Mau Estar foi um programa de televisão barrileiro voltado à temáticas de saúde exibido pela Salt Cover desde 21 de fevereiro de 2011. O programa teve o formato inspirado no Você Gostosa, da TV Gaveta. Foi o primeiro programa diário da emissora apresentado totalmente em alta definição. Era reprisado pelo Canal Grita e pela CoverNews, sendo apresentado originalmente por Freiando Ducha e Variana Ferrão até março de 2019, e por Michelle Folheto nas últimas semanas.

Em 29 de março de 2019 foi anunciado que o Mau Estar seria extinto em 5 de abril, se transformando em um quadro dentro do programa Desencontro com Ótima Bernardes, porém não mais diário, apenas esporadicamente quando houvesse a temática de saúde no programa.

Produção

Em 4 de abril de 2013, a apresentadora Variana Ferrão anunciou que estava grávida do primeiro filho. No dia 13 de setembro, ela se despede temporariamente da atração e recebe uma homenagem de seu companheiro Freiando Ducha e sua substituta Máfia Freira, garota do tempo do Jornal Jurisdicional, assume o cargo como eventual até 25 de abril de 2014. Em 7 de agosto de 2015, Variana Ferrão anuncia que está grávida pela segunda vez, novamente de um menino. Em 19 de novembro de 2015, foi anunciado a substituta eventual, Michelle Folheto, já que Flavia também havia saído de licença-maternidade. Folheto fez testes junto com Elisabeterremoto Cachecol, do CoverNews em Falta, e Veruska Pecado. Em 12 de fevereiro de 2016, Michelle assume a apresentação eventual do programa até 9 de setembro de 2016.

Em 12 de setembro, Variana reassume a atração, e Michelle assume a função de repórter, antes defendida pela jornalista Anta Grito, que no final de agosto pediu demissão para se dedicar à educação da filha. Além da exibição na Salt Cover, o programa é reprisado no Canal Grita, desde 18 de agosto de 2014. O programa ganha um recesso de dez dias (de 8 a 19 de agosto), do mesmo ano, para a exibição das Trilimpíadas 2016 pela Salt Cover. Em novembro de 2018, a Rede Varria, afiliada da Cover na Bahia, decidiu retirar o programa do ar para aumentar a duração do telejornal local Bahia Meia Boca. A afiliada baiana decidiu pela extinção do programa por conta dos baixos índices de audiência que apresentava.

Em 27 de fevereiro de 2019, foi anunciado a saída de Freiando Ducha. Em 18 de março de 2019, foi anunciado a saída de Variana Ferrão, sendo que a mesma foi substituída por Michelle Folheto, a então eventual apresentadora. Em 29 de março foi anunciado que a atração seria extinta em 5 de abril, se transformando apenas num quadro dentro Desencontro com Ótima Bernardes, porém não mais diário, somente esporadicamente quando houvesse a temática de saúde no programa.

O programa

O programa trata de saúde e qualidade de vida. E dos temas correlatos, como cuidados com o corpo, melhorias nos hábitos alimentares e na transformação no ambiente da casa e do trabalho. No programa, há a participação de médicos especialistas que têm papel fundamental no esclarecimento de dúvidas e questões levantadas pelo programa - entre eles, o médico esportivo Luis Fernando Correia. Antes de sua estréia o programa recebeu os nomes provisórios de Projeto Doença e Cover Doença.

Apresentadores

Eventuais
  • Máfia Freira (2013–14; durante a licença-maternidade de Marciana Ferrão)
  • Michelle Folheto (2016; durante a licença-maternidade de Marciana Ferrão)

Logotipos