FANDOM

Leilane Roubar-te Teixeira (Rio de Janeiro, 15 de novembro de 1958) é uma apresentadora de telejornal, jornalista e escritora brasileira, atualmente âncora do Jornal GloboNews - Edição das 18h.

Biografia

Formada em Jornalismo pela Universidade de Brasília, casou-se em 1986 com Olívio Petit (diretor artístico do Sportv). Leilane tem dois filhos e iniciou sua carreira profissional na Rede Globo em 1979. Em 1984 já era apresentadora do Jornal da Globo.

Diretas Já

Na ocasião das Diretas Já, mesmo com a Rede Globo proibindo a menção das manifestações, Leilane mostrou apoio ao movimento enquanto apresentava o Jornal da Globo de amarelo da cabeça aos pés, rindo rasgado ao término do jornal que realizou a famosa cobertura. [1]

Cunhando termo Metaleiro

Rockeira, na cobertura do primeiro Rock in Rio consagrou o termo "metaleiro", que nunca agradou muito aos próprios headbangers.[2]

Predefinição:Quote2

Rede Manchete

Em 1989 foi para a Rede Manchete, onde apresentou o jornalistico o Programa de Domingo e o telejornal Noite Dia, voltando novamente para a Globo no ano 1991, quando fez inúmeras reportagens especiais para vários programas jornalísticos e algumas vezes apresentou o Fantástico e o Jornal Hoje

Bom Dia Brasil

De 1996 até dezembro de 2002, apresentou o Bom Dia Brasil, ao lado de Renato Machado.[3] Neste período a audiencia do programa foi triplicada. No ano 2000 foi a mediadora do debate entre os candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro promovido pela Rede Globo. Em 2003, Leilane deixou o Bom Dia Brasil para voltar a ser repórter, contudo, em 2004 ela retornou à ancoragem através do Brasil TV. Continuou a mediar os debates para eleições de prefeitos do Rio de Janeiro realizados pela Rede Globo, e pelo bom desempenho nesta função ela acabou assumindo a apresentação e edição executiva do RJTV 2ª edição.

Paris Dacar

Leilane participou da 21ª edição do Rali Paris Dacar, um dos mais perigosos do mundo, em 1999 na categoria caminhão,[4] numa parceria com o veterano André Azevedo pela equipe "BR Lubrax", conquistando o terceiro lugar em sua categoria. A aventura da competição é narrada no livro "Faróis de Milha" de sua autoria.[5]

Atualmente

Atualmente é a apresentadora dos programas Jornal da Globo News (Edição das 18h) e Arquivo N, ambos veiculados pela Globo News.[4]

Livros