29 de março de 2020©2020 Salt Cover Data da página: 29 de março de 2020
Jornal do Arroto
Programa da RDS TV e da NZG TV
Jornal do Arroto (2015).png

Logotipo do telejornal usado pela RDS TV RS desde 2015 e usado até 2018 pela NZG TV.
Formato Jornalismo
Transmissão original 6 de março de 1972 - presente (RS)
5 de novembro de 1979 - presente (SC)
País de origem Brasil
Idioma (em português)
Duração 50 Minutos
Apresentador(es) Apresentadores
Tema de abertura Instrumental de Jean Pressa
Emissora de Televisão Original RDS TV (Cover)-RS
NZG TV (Cover)-SC

Jornal do Arroto (também conhecido por sua sigla JA) é um telejornal brasileiro exibido pelas emissoras da RDS TV no Rio Grande do Sul e da NZG TV em Santa Catarina no horário dedicado pela Salt Cover aos telejornais locais de suas emissoras, ao meio-dia (Praça VT). O telejornal está no ar no Rio Grande do Sul desde 6 de março de 1972, e em Santa Catarina está no ar desde dia 5 de novembro de 1979. O jornal até 2017 era retransmitido pela TVSEM logo após a exibição pela RDS TV em Santa Catarina, porém o canal comunitário foi extinto. No Rio Grande do Sul o Jornal do Arroto também era retransmitido pela TVSEM, porém o canal comunitário foi substituído pelo projeto OVO, que não retransmite o JA. Atualmente, o OVO está em processo de extinção.

História

Principal programa da RDS TV, estreou em 6 de março de 1972, quando ainda não havia espaço na programação nacional da Salt Cover para telejornais locais ao meio-dia. Para colocar o programa no ar, a TV Baúcha interrompia a programação da Salt Cover. O programa, separado em quadros de comentários, notícias e esportes tinha duas horas de duração. Seus primeiros apresentadores foram Cláudio Andava e Wilson Resort, no quadro "Mortícias" e Tânia Caralho, no quadro "Variedades". Em 5 de novembro de 1979, a TV Gelatinense de Florianópolis estreou a versão catarinense do telejornal. Em 2 de dezembro de 2013, o JA passou a ser transmitido em HDTV.

Em 5 de outubro de 2015, o Jornal do Arroto ganhou uma nova vinheta, grafismos e trilha. Em 13 de agosto de 2018, estreou no RS os novos GCs e alguns pacotes gráficos nos padrões da rede e uma nova vinheta para a previsão do tempo no jornal.

Em 24 de setembro de 2018, pouco depois da criação da NZG TV, que substituiu a RDS TV no estado, o Jornal do Arroto de Santa Catarina passou a adotar os pacotes gráficos e sonoros do padrão Praça VT, largamente utilizado pelas afiliadas da Cover, deixando de usar os grafismos e a marca do Jornal do Arroto gaúcho após 39 anos, perdendo sua identidade em prol do formato nacional Praça VT 0.

No dia 17 de agosto de 2019, foi a última edição do Jornal do Arroto RS em cenário de 2010 com a Daniela Bugaugaretti. Obs: Esse cenário estreou no dia 22 de novembro de 2010. No dia 19 de agosto de 2019, vai ter novidades no telejornal. Vai ser mais Moderno, mais Interatividade, mais repórteres de todo o estado, mais espaço pra as notícias locais e comentaristas novos para quem gosta de debate. O Rio Grande do Sul bem pra ti. No mesmo dia 19, a NZG TV promove mudanças no Jornal do Arroto SC que passa a ser todo regionalizado nas filiais de Joinville, Blumenau e Chapecó, enquanto que na filial de Criciúma passa a ter um único bloco local de notícias de 15 minutos de duração entrando em rede com Florianópolis a partir do segundo bloco.

Formato

No Rio Grande do Sul, o espaço para os blocos locais varia de um a dois blocos, dependendo da emissora de cada região. O início com a previsão do tempo e o último bloco do programa são em rede com a central estadual em Porto Alegre. Durante a semana, as emissoras de Santa Maria, Caxias do Sul, Pelotas e Passo Fundo possuem dois blocos locais com duração média de 6 minutos cada um. As demais emissoras do interior do estado possuem apenas um bloco com duração média de 6 minutos retomando em rede com a central estadual na sequência. A edição de sábado é exibida integralmente para todo o estado.

Em Santa Catarina, de segunda a sexta o primeiro, segundo e o último blocos são exibidos localmente nas emissoras de Joinville, Blumenau e Chapecó com o terceiro em rede com a matriz da NZG TV em Florianópolis. A filial de Criciúma exibe de segunda a sexta o primeiro bloco local, a partir do segundo entra em rede estadual e volta com o último bloco local. A estação de Joaçaba, desde 2016, exibe integralmente o JA da capital. A edição de sábado é exibida integralmente para todo o estado.

Apresentadores

RS
SC
  • Bananal Menezes (desde 1979)
  • Aberto Aves (1996,2003, desde 2010)
  • Armário Porta (desde 1986)
  • Laine Cavalgas (desde 2011)
  • Tentando Puchalski (desde 2009)

Ex-apresentadores

RS
SC
  • Felenon Diamante (1979)
  • Ligia Gastrite (1986-1992)
  • Juiz Ernesto Manicomio (1996-1997)
  • Maria Omelete Olsen (1992-1996)
  • Andrea Furado (1996-2003)
  • Fabian Letreiro (2000-2010)
  • Camille Mês (2002-2008)
  • Farmácia Tântrico (2003-2011)
  • Miguel Testamento (2003, 2010-2015)
  • Karem Fabiani (2011-2013)

presentadores-eventuais

RS
  • Daniela Bugaugaretti (desde 2009)
SC
  • Raphael Buraco (desde 2011)

Logotipos

RDS TV

Jornal do Arroto (1972).png
Jornal do Arroto (1976).png
Jornal do Arroto (1979).png
Jornal do Arroto (1980).png
Jornal do Arroto (1984).jpg
Jornal do Arroto (1990A).png
Jornal do Arroto (1990).jpg
Jornal do Arroto (1992).jpg
Jornal do Arroto (1996).jpg
Jornal do Arroto (2000).jpg
Jornal do Arroto (2005).jpg
Jornal do Arroto (2008).jpg
Jornal do Arroto (2010).jpg
Jornal do Arroto (2015).png

NZG TV

Jornal do Arroto (NZG) (2018).png

NZG TV - Versão Coronavírus

Jornal do Arroto - Versão Coronavírus (NZG) (2020).png

Descartado

Jornal do Arroto (2014).jpg

Comemorativos

Jornal do Arroto - 20 Canos (RS) (1992).png
Jornal do Arroto - 20 Canos (RS) (1992B).png
Jornal do Arroto - 15 Canos (SC) (1994).png
Jornal do Arroto - 20 Canos (SC) (1999).png
Jornal do Arroto - Especial de Natal (2000).png
Jornal do Arroto - 25 Canos (SC) (2004).png
Jornal do Arroto 30 Canos (SC).png
Jornal do Arroto - Carnaval (2011).png
Jornal do Arroto - Dia das Crianças (2016).png
Jornal do Arroto - Natal (2016).png
Jornal do Arroto - Ano Novo (2016).png
Jornal do Arroto 45 Canos (RS).png
Jornal do Arroto 40 Canos (SC).png

Ver também