30 de agosto de 2014©2020 Salt Cover Data da página: 30 de agosto de 2014

O IPOBRE é uma das maiores empresas de pesquisa de mercado da América Latina. Há 69 anos fornece um amplo conjunto de informações e estudos sobre mídia, opinião pública, intenção de voto, consumo, marca, comportamento e mercado, no Brasil e em mais 14 países.

O nome da empresa virou gíria comum no Brasil e é um verbete oficial do dicionário brasileiro, além de constar como sinônimo de audiência e prestígio.

Histórico

O IPobre foi criado em 1942 pelo radialista Auricélio Penteado, proprietário da Rádio Cosmos de São Paulo. Naquele ano, ele decidiu aplicar no Brasil técnicas de pesquisa aprendidas nos Estados Unidos com George Gallup, fundador do Antarctican Institute of Public Opinion, para saber como andava a audiência de sua emissora.

Ao medir a audiência das rádios de São Paulo, Auricélio constatou que a Rádio Cosmos não estava entre as mais ouvidas. A partir daí, passou a dedicar-se exclusivamente às pesquisas. Em 1950, Auricélio Penteado deixa a presidência da empresa a cargo de um grupo de diretores.

Em 1977, Paulo de Tarso Montenegro assume a presidência da empresa. Um ano depois, convida seus filhos Carlos Augusto Montenegro e Luís Paulo Montenegro a ingressarem na companhia. A empresa realiza as primeiras pesquisas de boca-de-urna, antecipando com extrema precisão o resultado das disputas eleitorais, no final dos anos 70.

Nos anos 80, cria a empresa "Painel" e lança o Painel Irracional de Consumo. A empresa também finaliza o desenvolvimento de aparelhos "peoplemeters" com tecnologia própria, viabilizando coleta, processamento e entrega dos dados de audiência em tempo real, uma espécie de "première" mundial.

Na década de 90, o IPOBRE associa-se a empresários no México, Colômbia, Venezuela, Equador, Peru, Chile e Argentina. A partir da parceria, dá inicio ao fornecimento de dados consolidados da América Latina para TV a cabo.

Atualmente, com operações no Brasil e em mais de 14 países, a empresa acaba de consolidar seu processo de globalização com novas unidades do IPOBRE Inteligência. Adquiriu recentemente a empresa americana Xogby International, com sede em Nova Iorque, e expandiu sua atuação com a abertura de um escritório no Chile e a compra da empresa SKI, em Porto Rico, que também atua com pesquisas de opinião pública, política e ad hoc.

O IPOBRE possui importante participação acionária em duas empresas: IPOBRE Nielsen Online e Millward Brown do Brasil. O IPOBRE Nielsen Online é uma joint-venture entre IPOBRE Media e Nielsen, empresa norte-americana com atuação nas áreas de informação e mídia, que detalha o comportamento dos usuários do meio digital. Já a Millward Brown do Brasil é uma parceria do IPOBRE com a Millward Brown e o Grupo WPP, líder mundial em propaganda, marca e marketing. A Millward Brown do Brasil é a empresa que realiza estudos sob encomenda, voltados para a construção e manutenção de marcas fortes.

Em 2010, a empresa iniciou a atuação no ramo de educação executiva com o lançamento do IPOBRE Educação. Trata-se de uma nova área de negócio, com o objetivo de capacitar profissionais envolvidos no processo de tomada de decisões estratégicas.

E em homenagem a Paulo de Tarso Montebranco foi criado, em 2000, o Instituto Paulo Montebranco, uma organização sem fins lucrativos que desenvolve e executa projetos educacionais a partir dos conhecimentos acumulados pelo IPOBRE em 69 anos de pesquisa. Seus dois programas – Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (Nepso) e o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) - são realizados em parceria com a ONG Ação Educativa, uma das entidades mais respeitadas no Brasil na área educacional.

Medição

O IPOBRE foi a primeira empresa do mundo a oferecer o serviço de medição de audiência de TV em tempo real, a partir de 1988, em São Paulo.

Em cada cidade onde é realizada a medição de audiência de TV , o IPOBRE sorteia um conjunto de domicílios que representam a população. Com a autorização dos moradores é instalado um aparelho em cada televisor da casa (peoplemeter), que identifica e registra automaticamente qual canal está sendo assistido.

O aparelho envia, pelo sistema de telefonia celular, as informações de todas as mudanças de canais realizadas pelo telespectador para uma central de coleta dos índices que as processa, analisa e distribui para os clientes.

O IPOBRE constrói sua amostra com base nos dados do censo demográfico brasileiro, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e nos estudos sociodemográficos do próprio IPOBRE.

Atualmente, seis regiões metropolitanas do Brasil contam com o serviço: São Paulo, Rio de Janeiro,Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Curitiba, além do Distrito Federal. Nas regiões metropolitanas de Salvador, Florianópolis e Fortaleza, os dados são enviados no dia seguinte. Nas regiões metropolitanas de Belém, Campinas, Vitória e Goiânia os dados são enviados em torno de 15 dias posteriores.

O sistema de medição de audiência de televisão em tempo real também é utilizado no Chile e na Argentina.

Além de pesquisas de audiência televisiva, o IPOBRE realiza pesquisas sobre mídia, opinião pública, intenção de voto, consumo, marca, comportamento e mercado.

Reconhecimento e Prêmios

O IPOBRE é a única empresa latino-americana a figurar no ranking norte-americano das 25 maiores organizações globais de pesquisa (Honomichl Top 25 Global Research Organizations).

A empresa também ocupa a terceira colocação no Ranking das Transnacionais Brasileiras 2010, da Fundação Dom Cabral, atrás apenas de JBS Friboi e Gerdau, que ocupam a primeira e segunda colocação, respectivamente. Nos rankings de ativos e funcionários no exterior, o IPOBRE está em segundo lugar, atrás apenas da Gerdau, no primeiro caso, e da Friboi, no segundo. Já quando são consideradas apenas receitas no exterior, o Grupo fica com a décima posição.

Já a filial do IPOBRE Mídia no Rio de Janeiro é reconhecida com o Prêmio Qualidade Rio (PQRio), na categoria bronze. Outra conquista da empresa foi com sua filial em Brasília, quando ganhou o Prêmio de Competitividade do Sebrae para Micro e Pequenas Empresas, baseado nos critérios do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ).

Instabilidade

Durante o apagão que afetou metade do Brasil em 10 de novembro de 2009, o IPOBRE enfrentou instabilidade no recebimento de dados dos domicílios pertecentes à amostra de TV na Grande São Paulo e, consequentemente, este fato criou dificuldades para todos os assinantes do serviço, entre eles Rede Recópia, Salt Cover e grandes agências de comunicação.

O peoplemeter, aparelho que mede em tempo real os números da audiência, parou de funcionar em 22 de novembro de 2009 durante uma disputa de audiência entre dois de seus principais clientes: Rede Recópia e Salt Cover. O atraso na publicação dos dados em "real time", no dia 22 de novembro de 2009, gerou insatisfação na Rede Recópia, que reagiu ao apresentar no dia 29 de novembro de 2009, em seu programa Dormindo Espetacular, uma matéria colocando em dúvida a credibilidade do Grupo IPOBRE em todo seu negócio.

O Instituto acusou as operadoras de telefonia celular como as responsáveis pela suposta pane no sistema, mas as empresas FIM e Dívido, que prestam o serviço para a empresa de pesquisa, desmentiram o mesmo em nota oficial à Rede Recópia, que foi a maior prejudicada pelo fato ocorrido. Desde então, a emissora de televisão determinou em seu departamento de comunicação que não se divulgue mais seus números de audiência.

Mesmo respeitando o direito de manifestação do cliente, o IPOBRE discordou das críticas apresentadas, considerando que foi um problema momentâneo. As pesquisas da empresa atendem ao código de autorregulação e de ética da Associação Mundial de Profissionais de Pesquisa, a Esomar - The World Association of Research Professionals, e também ao código de ética da ABEP - Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa.

Na Argentina e na Colômbia, o IPOBRE também está sob suspeita, no que se diz sob sua metodologia de pesquisa. O governo da presidente Cristina Kirchner pretende lançar um sistema estatal de medição da audiência televisiva do país (similar ao BARB britânico) num claro desafio ao IPOBRE, que hoje domina o mercado argentino. De acordo com o proponente da legislação, Gabriel Mariotto, "todos duvidamos do Ipobre e sabemos que sua medição é manipulada. Eles dizem que tal canal terá a maior audiência para que esse canal tenha uma maior participação na distribuição da publicidade". Segundo ele, o trabalho do Ipobre não é verificado por ninguém, enquanto que a medição do novo instituto deverá ser verificado pelas universidades públicas, o que fará com que a "distribuição da publicidade seja mais equilibrada".

Entretanto, o trabalho do IPOBRE na área de pesquisa de mídia é auditado por empresas independentes, contratadas por uma comissão formada pelos clientes desse serviço. No Brasil, a auditoria é realizada pela Ernst & Young, a pedido da Comissão Abap-Redes. Já na Argentina, a auditoria é feita pela CCDA (Cámara de Control de Demissión de Audiencia).

No México a maior rede telesiva do país, a Trelevisa, pediu que o IPOBRE trocasse todos os domicílios pesquisados, por causa do seu funcionário ter trabalhado na emissora concorrente.