Eu-Li-Tanta Michaelichen Bezerra, conhecida simplesmente como Eliana (São Paulo, 22 de novembro de 1973) é uma apresentadora, atriz,empresária e cantora brasileira.

A primeira aparição de Eliana na televisão foi no comercial de sutiã Valisere, no qual apareceu apenas como figurante. Foi escolhida em um teste no ano de 1986, aos 13 anos de idade, para integrar o grupo A Patotinha, no qual permaneceu por 4 anos e fez muito sucesso com a canção "Baile dos Passarinhos". Em 1990, foi convidada por Gugu Liberato para integrar o grupo Banana Split. Por conta de sua altura, (1,62, a menor do grupo) Eliana se destacava em todos os programas dos quais participava. Ela também fazia parte do quadro Qual é a Música? no Programa Silvio Santos. Foi neste programa que Silvio Santos percebeu o talento que Eliana tinha para ser apresentadora e a convidou, aos 18 anos, para apresentar um programa infantil no SBT, intitulado Festolândia. Como o programa tinha um custo elevado para a emissora, Silvio Santos decidiu cancelá-lo em seu terceiro mês no ar. Eliana pediu para Silvio apenas um espaço na emissora, nem que fosse por um breve momento. A direção artística da emissora escalou-a, então, como apresentadora do programa infantil Sessão Desenho, trabalho que foi suficiente para Eliana conquistar uma boa audiência. Como o programa dispunha de pouco orçamento de produção, Eliana só era exibida da cintura para cima. A apresentadora precisou idealizar algo que não custasse nada para a emissora, mas que a destacasse. Assim, surgiu a ideia para seu primeiro sucesso musical, "Os Dedinhos", cuja "coreografia" utilizava apenas seus dedos das mãos. Predefinição:Carece de fontes

Em 1993, o diretor Nilton Travesso assumiu a direção do SBT e, ao ver Eliana com pouco espaço, fez o projeto de um novo programa infantil. Logo o projeto ganhou forma e, após ser aprovado, o intitulado Bom Dia & Cia foi ao ar. Foi no comando desse programa que Eliana lançou seu primeiro álbum de estúdio Os Dedinhos, o qual vendeu mais de 300 mil cópias. Ela permaneceu no comando do Bom Dia & Cia até 1996, quando o programa teve seu nome modificado: passou a chamar-se Eliana & Cia. Ainda em 1996, Eliana assumiu o comando do TV Animal, substituindo a apresentadora Angélica, que trocou o SBT pela Rede Globo. O TV Animal ficou no ar até o ano de 1997. Em 1998, na época em que o SBT completou 17 anos no ar, Eliana assinou contrato com a Rede Record, emissora na qual passou a apresentar o Eliana & Alegria. Predefinição:Carece de fontes

Ficou no comando do programa Eliana & Alegria com sucesso até 2003, apresentando paralelamente os programas Eliana na Fábrica Maluca e Eliana no Parque. Até que, em 2005, deixou a imagem infantil de lado para atingir o público adulto. Foi nesse ano que a apresentadora idealizou e criou o programa Tudo é Possível na Rede Record, o qual apresentou até 2009. Também em 2005, foi protagonista e produtora do longa-metragem Eliana em o Segredo dos Golfinhos. Em 2008, casou-se com o músico João Marcelo Bôscoli, com quem teve seu primeiro filho, Arthur, nascido no ano de 2011.[1]

Em 2009 deixou a Record e assinou contrato novamente com o SBT, emissora na qual apresenta o Eliana atualmente. Também em 2009, Eliana foi convidada para ser embaixadora do Teleton.[2], lançou sua editora de livros Master Books[3], tendo lançado sucessos como o best-seller O Palhaço de Selton Mello, que originou o filme homônimo.[4] Em 2012, lança o portal "Daqui Dali".[5][1][6][7]

Biografia

Eliana é filha de José Bezerra com Eva Michaelichen. Seu pai é natural de Solonópole, município do Ceará e mudou-se para São Paulo, onde conheceu sua esposa e mãe de Eliana, Dona Eva, que tem origens russa e ucraniana. Eva é natural da cidade de Irati, no interior do estado do Paraná. Os pais de Eliana se conheceram em uma casa de família, onde os dois trabalhavam. Sua mãe era diarista e seu pai era mordomo.[8] Após se casarem, o casal teve a primeira filha, Helena, irmã mais velha de Eliana. Na época em que Helena nasceu, seu José já trabalhava como zelador de um prédio residencial localizado no Jardim Paulista, na capital paulista, e dona Eva trabalhava como arrumadeira dos apartamentos do prédio; No dia 22 de novembro de 1973 às 06h e 10min, nasceu a segunda filha do casal, Eliana Michaelichen Bezerra. Eliana estudou no colégio Vila-Lobos no Ibirapuera, onde sempre participava dos eventos do mesmo. Participou de seu primeiro baile carnavalesco aos nove anos, em fevereiro de 1983, na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná. Um fato marcante na vida da artista, foi quando um morador do prédio disse que não queria que a "filha do zelador" (se referindo a Eliana, quando criança) ficasse na casa dele com sua filha.[9][10]

Vida pessoal

Apesar de manter sua vida pessoal longe da mídia, seu primeiro namorado foi o cantor Marcos Quintela, que fez parte do grupo Dominó, o relacionamento de Eliana com Marcos foi de 6 anos.[11]

Anos depois, Eliana namorou o apresentador Luciano Huck, onde o mesmo a presenteou com um cãozinho Snow, que aparece na capa de seu sexto álbum de estúdio Eliana.[12]. Mas em 1999, após quase dois anos de namoro, Luciano foi visto traindo Eliana com a cantora Ivete Sangalo, o que levou ao rompimento da relação.[12]

Ainda em 1999, começou a namorar o empresário Roberto Justus. Os dois se conheceram em um jantar na casa do apresentador Otávio Mesquita. A relação dos dois chegou a um noivado, que chegou ao fim após um ano e meio.[13]

Em 2002, Eliana começou a namorar seu amigo, Edu Guedes. Os dois já eram conhecidos há mais de nove anos. Se casaram no dia 11 de dezembro de 2004 na residência de Eliana. Seu casamento chegou ao fim no dia 17 de abril de 2007, amigos do casal confirmaram que o motivo da separação foi o ciúme excessivo de Edu Guedes para com Eliana.[14] No mesmo ano, Eliana namorou o ator português Angélico Vieira.[15]

Em 2008, Eliana assumiu namoro com quem viria a ser seu futuro marido, o músico João Marcelo Bôscoli, filho da cantora Elis Regina. Foi com João que Eliana teve seu primeiro filho, Arthur, que nasceu no dia 10 de agosto de 2011.[16] Em 20 de março de 2014, a assessoria de imprensa de Eliana anunciou o fim do casamento da apresentadora com o músico, após 6 anos de casados.[17] Segundo a revista Contigo!, Eliana terminou o relacionamento após descobrir uma traição.[18]

Em abril de 2015 começou a namorar com Adriano Ricco, filho do jornalista Flávio Ricco. Foram morar juntos neste mesmo ano, mantendo a união conjugal até hoje.[19]

Em 2 de abril de 2017, Eliana anuncia estar grávida de uma menina Manuela, sua segunda gravidez.[20]

Carreira

Aos dez anos de idade, sua mãe resolveu atender ao seu pedido e a matriculou em uma agência de modelos: Joyce Manequim. [21] Sua primeira aparição na televisão foi em uma campanha publicitária da Valisere "Meu Primeiro Sutiã", em que aparecia como figurante. [22] Em 1986, aos 13 anos de idade, depois de participar de um teste, foi escolhida para integrar o grupo musical A Patotinha, onde ficou quatro anos e fez sucesso com a canção "Baile dos Passarinhos", posteriormente regravada pelo grupo infantil Balão Mágico. [21] [23]

Em 1990, aos 17 anos de idade, foi convidada por Gugu Liberato para integrar o grupo Banana Split [23], grande sucesso da época. Por ter apenas 1,62 m de altura, sendo a integrante mais baixa, Eliana destacava-se nos programas em que participava, inclusive no quadro "Qual É A Música? do Programa Silvio Santos. [24] [23]

Televisão

Após convite do apresentador Sílvio Santos, para fazer um teste de apresentadora, Eliana em 1991, apareceu com apenas 18 anos apresentando o seu primeiro programa:Festolândia, que durou apenas 3 meses, segundo Eliana, após o cancelamento do mesmo, que tinha um custo muito elevado para emissora, pediu aos prantos para Silvio Santos dar outra chance para ela, chance que foi dada, quando Silvio pediu para direção artística do SBT dar um outro trabalho pra ela, mas não tão grande quanto era o programa anterior. [25] [21] [26] Eliana foi escalada para apresentar o Sessão Desenho. O programa tinha apenas 20 minutos, mas foi o suficiente para Eliana se destacar e conquistar seu público. O programa era de baixo orçamento e Eliana contava apenas com um cenário simples, composto com um fundo de papéis de parede trazidos por ela mesma. [27] Eliana passou a usar sua criatividade, até que surgiu a ideia de inventar uma música que pudesse dançar com as mãos. Foi ai que surgiu a canção Os Dedinhos, na época, Eliana também cursava Psicologia na FMU, trancou o curso para seguir carreira artística.[6]

Em 1993, o diretor Nilton Travesso, recém chegado no SBT, assume a teledramaturgia no canal, e apresenta um novo projeto infantil para a direção da emissora, e assim nasce o Bom Dia & Cia, onde Eliana é a apresentadora. [28] Com o grande sucesso, o mesmo, passou a receber seu nome: Eliana & Cia. [29] Em 1996, após a saída da Angélica do SBT, Eliana assume o comando do programa TV Animal, mas não houve uma boa aceitação do público, ficou no comando do programa até 1997. [21]

1998 - 2009: Saída do SBT

Em 1998, após sete anos com o SBT, Eliana assina contrato com a Rede Record, onde passou a comandar o programa Eliana & Alegria, que entrou no ar no dia 12 de outubro de 1998. No ano seguinte de sua estreia na Record, o programa liderava com à ajuda do desenho Pokémon.[30] [31] [32] Em 1999, Eliana estreou outro programa na emissora, o Eliana no Parque. O programa era exibido aos domingos, com várias competições entre colégios. No ano seguinte, em 2000, o programa saiu do ar, com a promessa da apresentadora ganhar um novo programa aos domingos. O Eliana & Alegria continuava no ar, mudando os cenários e personagens, e deixando os bonecos de lado passando a contar com a participação dos personagens Chiquinho (Edílson Oliveira da Silva) e Pitoco (Hélio Afonso), e também com o biólogo Sérgio Rangel divertindo o público. Em 2003, com o desgaste do anime Pokémon [33], o programa Eliana & Alegria saiu do ar, dando lugar ao novo programa infantil Eliana na Fábrica Maluca, que teve inspirações no cenário do filme A Fantástica Fábrica de Chocolate, e os personagens mais importantes deste programa eram Chiquinho e Pitoco. [34] Com o passar dos anos, à audiência do programa foi caindo, por conta do público infantil ir crescendo, e Eliana então passou à apresentar o programa para adolescentes. O cenário não estava mais combinando com o gênero do público, com essas alterações, o programa passou a ser chamado de Programa Eliana com um visual moderno, que contava com notícias, quadros e jogos. [35] [36] Em outubro do mesmo ano, o programa saiu do ar para dar espaço ao programa Sônia e Você, apresentado pela jornalista Sônia Abrão. [37]

Em agosto de 2005, Eliana decidiu de vez mudar o estilo de seus programas, que antes era voltado para o público infanto-juvenil. Foi assim então, que nasceu o Tudo É Possível em 7 de agosto de 2005, nas tardes de domingo da Rede Record. O programa foi idealizado pela própria apresentadora. [38] Ao longo de sua exibição, o programa teve bons índices de audiências, chegando a alcançar picos de 19 pontos. [39] Com sua estreia nas tardes de domingos, Eliana foi uma das primeiras mulheres a concorrer como apresentadora no domingo na televisão aberta. Antes dela, a Xuxa já havia apresentado o Planeta Xuxa, direcionado para toda família nas tardes de domingo entre 1997 e 2002. O programa chegou a ganhar várias vezes em audiência do SBT. Em 2008, recebeu o prêmio "Personalidade do Ano na Televisão", através da revista Istoé Gente. Em junho de 2009, com a ida de Gugu Liberato para a Rede Record, Sílvio Santos contatou Eliana para voltar ao SBT. Em 26 de junho, ela gravou seu último Tudo É Possível, que foi exibido no dia 05 de julho. Porém a emocionada despedida da apresentadora foi editada. Na semana seguinte, o programa passou a ser apresentado por Ana Hickmann.[40][41][42][43][44]

2009 - Presente : Retorno ao SBT

Em 24 de junho de 2009, Eliana retornou ao SBT, após quase 11 anos na Rede Record.[45] Seu programa Eliana estreou no dia 30 de agosto de 2009.[46]

É o primeiro programa adulto apresentado por uma mulher, que disputa audiência no horário nobre, em pleno domingo, na TV Brasileira. Leonor Corrêa que é irmã do apresentador Fausto Silva, foi contratada para dirigir a atração. O programa contara com o biólogo Richard Rasmussen, os professores e físicos da USP, Wilson, Gerson e Daniel do quadro Ciência em Show, Dimmy Kieer, que é interpretado pelo ex-BBB Dicésar, que tem o bordão "Adóogo", Walter Peceniski do Reencontro, Ana Canosa no Família Pede Socorro e Alexandre Rossi, do Desafio Pet, que ficou conhecido na Rede Record, onde apresentava o quadro Dr. Pet, dentre outros. O programa, Eliana já recebeu grandes artistas nacionais e também internacionais. A apresentadora também já entrevistou grandes estrelas internacionais. Predefinição:Carece de fontes

A apresentadora Eliana entrou de licença maternidade e fez o último programa antes do nascimento de seu filho em 31 de julho de 2011. A partir daí, diferentes artistas foram convidados para apresentar o programa. No dia 9 de outubro, ela voltou a apresentar o programa. No dia 23 de março de 2012, o SBT envia um comunicado a imprensa, informando que a diretora Leonor Corrêa, deixa a direção do programa, e quem passa a comandar agora, é Ariel Jacobowitz, que já dirigiu programas de Adriane Galisteu e Hebe Camargo. No dia 7 de abril de 2013, a apresentadora Eliana anunciou a reestreia do quadro "Beleza renovada" devido ao grande sucesso em sua primeira temporada e aos pedidos dos telespectadores do programa, e informou também que as inscrições já estão abertas. A reestreia do quadro esta prevista para o segundo semestre de 2013. Predefinição:Carece de fontes

Embaixadora e Madrinha do Teleton

Com a ida de Hebe Camargo para a RedeTV! no ano de 2011, Eliana foi convidada para ser embaixadora do Teleton, campanha transmitida pelo SBT para arrecadar fundos para a AACD.[2] Em 2013, após a fatídica morte de Hebe, Eliana foi convidada para ser madrinha do Teleton, ocupando o título que foi de Hebe por muitos anos.[47]

Programas

Ano Título Notas Emissora
1991 - 92 Festolândia Apresentadora SBT
1992 - 93 Sessão Desenho Apresentadora SBT
1993 - 97 Bom Dia & Cia Apresentadora SBT
1996 TV Animal Apresentadora SBT
1997 - 98 Eliana & Cia Apresentadora SBT
1998 - 03 Eliana & Alegria Apresentadora Rede Record
1999 - 00 Eliana no Parque Apresentadora Rede Record
2003 - 04 Eliana na Fábrica Maluca Apresentadora Rede Record
2004 - 04 Eliana Apresentadora Rede Record
2005 - 09 Tudo É Possível Apresentadora Rede Record
2007 - 08 Mestres do Ilusionismo Apresentadora Rede Record
2009 - Presente Eliana Apresentadora SBT
2009 - Presente Teleton(Brasil) Apresentadora SBT
2011 - 14 SBT Folia Apresentadora SBT
2013 Chiquititas Ela mesma (Episódio: "04 de Novembro de 2013") SBT

Música

A canção "Os Dedinhos" é considerada um clássico da música infantil brasileira. Esse primeiro trabalho da Eliana foi lançado em 1993 como o álbum homônimo, logo no término do programa Festolândia e no início do programa Sessão Desenho Com Eliana, Eliana conta que, como aparecia apenas da cintura para cima no programa, precisava de uma música que tivesse uma coreografia que ela pudesse fazer sentada, então teve a ideia de gravar a música "Os Dedinhos". A música "Amiga" entrou na trilha da novela Garotas Bonitas, exibida pelo SBT em 1993 como tema de abertura. Músicas de seu programa antigo, como a "Era Uma Vez" e "Abra Cadabra" também estão na seleção das músicas do disco. O disco ficou quase dois anos sendo o único da Eliana, até setembro de 1994, quando lançou o segundo disco, Eliana com o single de sucesso "Pop Pop". Em 1995, [6] ela lança seu terceiro álbum de estúdio Eliana, que é recorde em vendagens em sua carreira. Do álbum saíram várias canções de sucessos, como por exemplo: "Olha o Passarinho", "Melocoton", "Borboletinha", entre outras canções. Em 1996, lança seu quarto álbum de estúdio Eliana, com o sucesso do single "A Dança dos Bichos". No ano de 1999 a música "Os Dedinhos" foi relançada com uma nova roupagem para o álbum Primavera, que foi indicado ao Grammy Latino de 2000, na categoria Melhor Álbum Infantil, sendo a primeira apresentadora infantil do mundo a ser indicada ao prêmio, apesar de não ter vencido.

Entre 2003 e 2013, Eliana foi a principal contratada do bloco carnavalesco, "Happy" que se apresenta no carnaval de Salvador. Já arrastou mais de 5 mil foliões em uma única apresentação no carnaval de Salvador. Em 2007 cantou seus maiores sucessos de 15 anos de carreira, e no ano seguinte trouxe Toni Garrido para o bloco. Em Fevereiro de 2013 se despediu do Bloco Happy, depois de completar um ciclo de 10 anos, ao lado da banda Babado Novo e dos atores Larissa Manoela e Jean Paulo Campos de Carrossel.[48] Em 2007 regravou a canção Essa Ternura para a trilha sonora da novela Luz do Sol. Em 2012, depois de 8 anos sem lançar CDs regravou "Ao Mestre com Carinho" uma das músicas-tema do remake da novela Carrossel.

Ao todo, na carreira como cantora, Eliana vendeu mais de 5 milhões de discos.[49][50]

Discografia
Ver artigo principal: [[Discografia de Eliana]]
Principais Álbuns
Ano Álbum Formato Certificação**[51]
1993 Os Dedinhos CD, LP, K7 e DD Predefinição:Certificação
1994 Eliana CD, LP, K7 e DD Predefinição:Certificação
1997 Eliana CD, K7 e DD Predefinição:Certificação[52]
1998 Eliana CD Predefinição:Certificação
1999 Primavera CD e DD Predefinição:Certificação[53][54]
2000 Eliana CD e DD Predefinição:Certificação
2001 Eliana CD e DD Predefinição:Certificação[55]
2002 É Dez CD e DD Predefinição:Certificação[56]
2003 Festa VHS, DVD, CD e DD Predefinição:Certificação
2004 Diga Sim CD e DD Predefinição:Certificação
2006 15 anos CD, DVD e DD Predefinição:Certificação

** Todas as certificações são baseadas em números de vendagens.

Cinema

Em 14 de janeiro de 2005 estreou Eliana em o Segredo dos Golfinhos, o qual também produziu. O filme levou cerca de 330 mil pessoas aos cinemas. A temática ecológica, recorrente em seu trabalho televisivo, ganhou tratamento cinematográfico nas mãos da diretora Eliana Fonseca (“Ilha Rá-Tim-Bum – O Martelo de Vulcano”). No elenco, Fúlvio Stefanini, Daniel Del Sarto, João Paulo Bienemann, Ângela Dip, Fernanda Souza, Jackson Antunes, além das participações de Karin Rodrigues, Elias Andreato, Supla, Rouge e Netinho de Paula. Filme que, com mensagem de preservação ao meio ambiente, se colocou entre as dez maiores bilheterias obtidas por produções nacionais em 2005 com cerca de 370 mil espectadores.

Filmografia
Curtas & Longas-Metragens
Ano Título Papel Notas
2005 Eliana em O Segredo dos Golfinhos ela mesma Protagonista

Literatura

Eliana já lançou dois livros infantis "Os Segredos dos Golfinhos" e "Os Segredos do Pantanal", sendo que, fazem parte do PNLD 2006 (Programa Nacional do Livro Didático).

Livros de sua autoria
Ano Título do Livro
2005 Os Segredos dos Golfinhos
2006 Os Segredos do Pantanal

Empresária

Além de apresentadora e comunicadora, Eliana é empresária. Junto com seu sócio e empresário Marcos Quintela, comanda a "EMB Produções", empresa de entretenimento que cuida não só dos seus produtos, como o de outros artistas, faz campanhas publicitárias, e negocia o merchandising do seu programa. Eliana tem mais de 160 produtos licenciados.[6]

Em 2009 inaugurou a Master Books, editora de livros de arte.[57] Em 2012 ano lançou um portal totalmente dedicado para as mulheres, intitulado de DaquiDali, que em pouco tempo, passou da casa dos 4 milhões de acessos, segundo a própria.[5]

Prêmios e Indicações

Erro de script: Nenhum módulo desse tipo "see also".

  3. Erro de script: Nenhum módulo desse tipo "Citar web".
  6. 6,0 6,1 6,2 6,3 Erro de script: Nenhum módulo desse tipo "Citar web".
  23. 23,0 23,1 23,2 Erro de script: Nenhum módulo desse tipo "Citar web".