Dormindo Xô é um programa de auditório brasileiro, exibido ao vivo pela RecordTV aos domingos, com duração de quatro horas e trinta e cinco minutos,[1] apresentado atualmente por Geraldo Luis . A atração estreou no dia 23 de março de 2014, com apresentação de Geraldo Luís, apresentada ao vivo e com direção geral de Rafael Perantunes.

Domingo Show também foi o nome de um programa apresentado por Eri Johnson em 2000 na CNT Gazeta,[2] e também de um game show por Gilberto Barros na própria Record em duas fases. A primeira entre entre 5 de março e 13 de agosto de 2000 e a segunda entre 8 de abril de 2001 e 12 de maio de 2002.

História

O programa

A atração é uma mistura de jornalismo e entretenimento. Geraldo Luís e sua equipe estão prontos para noticiar, qualquer acontecimento ao vivo, com toda a estrutura do jornalismo da Record em todo o Brasil a disposição. Matérias exclusivas gravadas pelo próprio apresentador também serão o forte do Domingo Show, além de convidados especiais participando dos quadros do programa.

Antecedentes e divulgação

Para divulgar a estreia do programa, a Rede Record lançou teasers com a frase "Legal é pouco. O seu domingo agora vai ser show", fazendo uma brincadeira com o programa Domingo Legal, apresentado por Celso Portiolli no SBT, o qual o Domingo Show entraria no mesmo horário.[3] Uma semana antes da estreia, o jornalístico Domingo Espetacular mostrou uma reportagem sobre a produção do programa, contando com depoimentos de outros apresentadores desejando sorte à Geraldo Luís, incluindo Raul Gil, do SBT.[4] Após a reportagem, o produtor do Domingo Legal, Nelsinho Tamberi, mostrou-se revoltado com o depoimento de Raul, escrevendo em suas redes sociais: "O Raul Gil desejando sucesso pro Geraldo Luís? Não acredito nessa trairagem desse porte. Isso não é coisa de quem trabalha na mesma casa".[4] Um dia antes da estreia, Geraldo foi entrevistado pelo Fala Brasil, dissertando sobre o programa.[5]

Programa de estreia

Em sua estreia, o programa apresentou uma matéria exclusiva com o jornalista Gil Gomes, repórter do jornalístico Aqui Agora do SBT,[6] que revelou ter Mal de Parkinson. Ao longo da entrevista, Geraldo Luís levou Gil Gomes ao Parque da Juventude, onde reencontrou duas de suas filhas. O também radialista afirmou que o número de mortos no Massacre do Carandiru é muito maior do que o revelado.[7] A recém-contratada da Record, Sabrina Sato, participou ao vivo e recebeu uma surpresa do programa,[6] com depoimentos de sua família e após a insistência de Geraldo Luís, Sabrina lhe deu um selinho.[7] O substituto de Geraldo Luís no Balanço Geral, Luiz Bacci, foi apresentado a mulheres que se candidataram a serem suas namoradas.[7] A banda de pagode baiana Psirico, que ganharam projeção nacional com a canção Lepo, Lepo, estiveram nos estúdios da emissora cantando seus sucessos.[6]

Elenco

Apresentação

Assistentes de palco

Reportagens

  • Merie Gervásio (reportagens diversas)[8]
  • Renata Bosi (reportagens diversas)[9]
  • Andressa Urach (2015–16) (quadro "Eu Sobrevivi")[10]

Quadros

  • A Roleta da Morte
  • Qual a Idade dos Famosos?
  • Se não fosse você
  • Sonho De Domingo .
  • Gê Visita
  • Eu Sobrevivi
  • S.O.S Pet
  • Quem São Meus Pais
  • Amor Do Passado
  • Dia De Princesa
  • Quer Emagrecer
  • Desafio Musical
  • No Vermelho
  • Reportagem De Domingo
  • Namora Meu Avô

Audiência

Na estreia, segundo dados prévios do Ibope da Grande São Paulo, a Record ficou em primeiro lugar, registrando uma média de 11 pontos, ante 10 da Globo e 5 do SBT. A entrevista de Sabrina Sato registrou 11,4, no mesmo horário, a Globo, com o final do Esporte Espetacular, marcava 8,4, e o SBT teve 5,4, com o Domingo Legal, que mostrava Celso Portiolli entrevistando ao vivo o filho de Canarinho, humorista do programa A Praça É Nossa que havia morrido em 22 de março de 2014. O programa chegou a dar pico de 17 pontos com a entrevista de Gil Gomes. Neste momento, a Globo exibia o filme Alice no País das Maravilhas, e o SBT exibia o Domingo Legal.[7][11]

Recepção da crítica

Na opinião do jornalista e crítico de televisão Maurício Stycer "Dois programas da Record têm investido num gênero perigoso, que mistura jornalismo com entretenimento, sem medo algum do ridículo. Tanto o "Domingo Show" quanto o "Balanço Geral" vêm cometendo barbaridades para alavancar a audiência.",[12] o jornalista citou que ambos os programas da Record repercutiram a possibilidade de Michael Jackson estar vivo, Geraldo Luís, apresentador do dominical, achou por bem justificar: "Só estamos discutindo isso porque eu faço televisão pro povo. O resto é o resto".[12] Para o colunista da Folha de S. Paulo, a frase foi no limite da responsabilidade e que "Difícil dizer o que não é "para o povo" na TV aberta brasileira. Há de tudo, de atrações que fazem o espectador pensar até aquelas que, mais grosseiramente, o seduzem com prêmios ou aviõezinhos de dinheiro. O caso em questão é de outra ordem. O que assusta em apelações como "será que Michael Jackson está vivo?" é o descaramento. Os envolvidos em operações "jornalísticas" deste naipe sabem exatamente o que estão fazendo e, possivelmente, acham graça. É literalmente um vale-tudo em nome da audiência".[12]

O jornalista Daniel Castro do site Notícias da TV comentou sobre o Domingo Show, segundo ele o "programa que faz do sensacionalismo e da exploração do drama alheio a sua matéria prima. Todos os domingos, o apresentador Geraldo Luís repete a fórmula. Durante mais de uma hora, enrola o público em torno de uma história de apelo popular, quase sempre envolvendo alguma pessoa outrora muito conhecida e hoje um tanto esquecida".[13] O assunto era a reportagem que o programa tinha feito com o assistente de palco Russo, que durante 46 anos foi operador de áudio e assistente de palco da Rede Globo da era de Chacrinha, encerrada no final dos anos 1980 e que mesmo há 20 anos aposentado, continuou trabalhando nos programas Domingão do Faustão, Caldeirão do Huck e os da apresentadora Xuxa. A entrevista, na visão do jornalista, tinha a intenção de atacar a Globo, e completa que "Não é a primeira vez que o programa da Record, que é produzido pelo departamento de jornalismo, explora a desgraça alheia e alfineta a concorrência ao mesmo tempo. Começou com Rodolfo, da dupla com ET, que processa o SBT, e prosseguiu com Zina (Rede TV!) e familiares de Mussum (Globo). Carreiras acabam, mas no Domingo Show isso só acontece na concorrência".[13]

Controvérsias

Em 17 de abril de 2016 uma das reportagens de Geraldo Luís foi supostamente editada e exibida em um tempo menor para dar lugar à cobertura da votação do Impeachment da presidente Dilma Rousseff, o que gerou um desconforto no apresentador, que alegou que a matéria precisava ser exibida na íntegra para ser compreendida.[14] Antes do encerramento do programa, Geraldo criticou a decisão da direção do programa ao vivo: "O Domingo Show tem todo esse sucesso porque, graças a Deus, a Record me permite ser quem eu sou. Eu sou muito feliz nesta casa, mas eu quero dizer que eu fiquei muito triste hoje. Como um contador de histórias, é muito difícil eu ver uma matéria, como eu vi a minha agora, não pelos editores, que eu tenho uma equipe maravilhosa. Mas não façam mais isso, porque eu faço com tanto amor, eu brigo pela Record".[15] Após o ocorrido, a emissora decidiu afastar Geraldo do programa e substitui-lo por Luiz Bacci, que entrou no ar em 24 de abril.[16] Com o novo apresentador os índices de audiência continuaram positivos, chegando a colocar o programa em primeiro lugar na medição dos dados da primeira semana.[17] Apesar disso, a recepção do público nas redes sociais do programa e da emissora foram negativas, com grande rejeição à Bacci e pedidos para trazer o apresentador original de volta.[18] Em 22 de maio de 2016, depois de um mês de afastamento, Geraldo Luís volta ao comando do programa e Luiz Bacci é movido de volta ao Balanço Geral, após a emissora avaliar o pedido do público.[19]

  1. Erro de script: Nenhum módulo desse tipo "Citar web".
  5. {{citar web |url=http://noticias.r7.com/fala-brasil/videos/geraldo-luis-fala-sobre-a-expectativa-para-a-estreia-do-domingo-show-21032014 |título=Geraldo Luís falou sobre a expectativa para a estreia do Domingo Show|acessodata=23 de março de 2014|data=21 de março de 2014|obra=Fala Brasil |publicado=R7}
  6. 6,0 6,1 6,2 Erro de script: Nenhum módulo desse tipo "Citar web".
  7. 7,0 7,1 7,2 7,3 Erro de script: Nenhum módulo desse tipo "Citar web".
  10. Predefinição:Citar periódico