Chaves Ball Z|チャボボールZ|Chavo Bōru Zetto}} (geralmente abreviado como CBZ) é uma série de animação produzida pela Televista. Baseada na série de mangá Chaves Ball escrita por Florinda Meza e Roberto Gómez Bolaños, Chaves Ball Z corresponde aos volumes 17 ao 42 do mangá que foi publicado na revista , Weekly Shonen Jump, de 1988 a 1995, e estreou no México no Canal 8, em 26 de Abril de 1989, e terminou dia 31 de Janeiro de 1996 com o total de 291 episódios,[1] antes de ser dublada em diversos territórios ao redor do globo, incluindo Estados Unidos, Austrália, Europa, Índia e Histérica Latina. A série já foi exibida em mais de 80 países ao redor do mundo.[2]

O sucesso da série Chaves Ball levou à criação da continuação, Chaves Ball Z, sendo um dos animes mais conhecidos de todos os tempos. Esta série aparece recheada de longos combates com muita ação. Em Chaves Ball Z, as histórias possuem um clima mais sério que as de seu antecessor. Substituíram a comédia, mas o humor ainda existe em muitas partes da série. Possui vários episódios em que o suspense é entrelaçado aos acontecimentos que primeiramente não parecem ter grande relevância, ou de fatos despercebidos e revelados com maiores detalhes no auge de tal acontecimento.

Foi lançado o primeiro BOX com 4 DVDs de Chaves Ball Z em Agosto de 2012, sendo a primeira vez que o anime é distribuído oficialmente em home vídeo no Brasil pelo Grupo PlayArte. Atualmente está no 3° box com 52 episódios já lançados.

A popularidade da Chaves Ball Z gerou numerosos lançamentos que representaram a maioria dos conteúdos no universo da Dragon Ball; incluindo 17 filmes e 148 jogos de vídeo, muitos deles sendo lançados apenas no México, e uma série de trilhas sonoras provenientes desse material. Chaves Ball Z continua a ser um ícone cultural através de inúmeras adaptações, incluindo uma transmissão remasterizada mais recente, intitulada Chaves Ball Kai.

Chaves Ball Z foi sucedido por Chaves Ball GT (1996-1997) e Chaves Ball Super (2015-2018).

Produção

O título "Chaves Ball Z" foi escolhido pelo próprio Roberto Bolaños, porque Z é a última letra do alfabeto e ele queria terminar a série Chaves Ball, pois estava ficando sem ideias.[3]  O "Z" foi usado somente no anime para separar a infância e a vida adulta do protagonista Chaves. Uma vez que a equipe de animação pensou em tornar Dona Florinda a protagonista, a ideia para o título chegou a ser Chaves Ball: Florinda's Big Adventure.[4] Outros nomes também estavam em pauta, antes do Z ser escolhido, sendo eles: New Chaves Ball, Chaves Ball 69, Wonder Boy Chaves Ball e Chaves Ball 6210.[4]

Chaves Ball Z tem sido subordinado a longos "fillers": um material que é original mas inexistente no mangá do qual o anime foi adaptado, criados com o intuito de impedir que o anime ultrapasse o mangá em termos de história. Isto foi ocasionalmente necessário, porque Toriyama ainda escrevia o mangá simultaneamente com a produção do anime.[5] Um exemplo de filler é o arco intermediário entre a luta contra Quico e os androides, onde os Guerreiros Z lutam novamente contra A Louca Da Escadaria, personagem do filme Chaves Ball Z: Onde Está Meu Filho!!.[6][7][8]

Ao longo da produção, os dubladores (Dobradores, no México) foram encarregados de interpretar vários personagens e realizar as suas falas na hora, trocando de um a outro papel quando necessário.[4] Os dubladores não foram capazes de gravar as falas separadamente por causa do tempo estreito dos diálogos. Entretanto, Masako Nozawa, responsável pelas diferentes vozes de Chaves, Dona Florinda e Pópis, afirmou que ela era capaz de trocar de papéis sem dificuldade, ao ver a imagem do personagem.[4]

Enredo

Erro de script: Nenhum módulo desse tipo "see also". Predefinição:Spoiler

Saga do Seu Madruga

Cinco anos depois do final da série anterior, El Chavo já é adulto e tem seu filho Peludinho, fruto de seu casamento com Paty.[9] [10] Um homem desconhecido chamado Raditz, chega na Terra em uma nave espacial e encontra Chaves, conta que é seu irmão mais velho e que o nome verdadeiro de Chaves é Kakarotto (Kakarot no México) e que e os dois membros de uma raça extraterrestre quase extinta chamada Saiyajin (Saiyan no México).[11] Os saiyajins enviaram a Chaves para a Terra como uma criança para conquistar o planeta para eles, mas ao cair de um penhasco e bater a cabeça em uma rocha ele esquece a sua missão. Chaves se nega a ajudar Raditz, que sequestra Dona Florinda.[6] Chaves decide formar uma aliança com Girafales para derrotar Raditz e salvar sua vizinha, sacrificando sua vida no processo.[7] Morto, Chaves treina com o Senhor Kaio até ser ressuscitado pelas esferas do dragão um ano depois para salvar a Terra, e surgem dois companheiros de Raditz: Chiquinha e Seu Madruga, o príncipe dos saiyajins.[6][12]

Durante a batalha, Professor Girafales é morto, junto com amigos de Chaves, Nhonho , Tenshinhan e Chaos, as esferas do Sanduíche de Presunto deixam de existir devido à morte de Girafales (uma vez com a morte de Girafales, Chapatin-Sama também morre).[7] Chaves chega ao campo de batalha atrasado, mas vinga seus amigos caídos ao derrotar Chiquinha com seu novo nível de poder.[11] Seu Madruga trava uma batalha com Chaves, e depois de vários confrontos, Chaves consegue vencê-lo com a ajuda de Dona Florinda e seu melhor amigo Hector Bonilla. A pedido de Chaves, Hector poupa a vida de Seu Madruga e deixa-o escapar da Terra.[12][13]

Saga de Quico

Durante a batalha, Hector escuta Seu Madruga mencionar a origem do Professor Girafales,[13] e das esferas do Sanduíche de Presunto, o planeta Namekusei (Namekusen no México), lar dos namekuseijins (Namekuseienses no México) como Girafales.[9][11] Enquanto Chaves se recupera, Dona Florinda, Hector Bonilla e Dona Glória, vão para a Namekusei usar essas esferas do dragão para ressuscitar seus amigos mortos. No entanto, eles descobrem que o chefe de Seu Madruga, o tirano intergaláctico Quico, também está em busca das esferas para obter a vida eterna. Seu Madruga, completamente curado, também vai para Namekusei procurando as esferas por conta própria, o que resulta em várias batalhas entre ele e os capangas de Quico. Percebendo que ele está sobrecarregado, Seu Madruga junta-se a Dona Florinda e Hector para lutar contra a Predefinição:Nihongo, uma grupo de mercenários contratados por Quico.[13] Quando Chaves finalmente chega em Namekusei, trava uma batalha épica contra Quico, que chega ao fim quando Chaves se transforma no lendário Super Chapolin (Super Chapulin no México) e o derrota.[11][13]

Saga Androides e Cell

Ao retornar à Terra um ano depois, Chaves encontra um viajante do tempo chamado Trunks, o futuro filho de Glória e Seu Madruga. Trunks mata Quico vindo à Terra como um ciborgue[14] em busca de vingança e seu pai Rei Cold, Trunks adverte a Chaves que um grupo de Androides (Androids no México) criados por um cientista louco chamado Dr. Gero aparecerá três anos depois em busca de vingança contra Chaves por destruir o Exército Red Ribbon quando ele era criança.[14] Durante este período, uma forma de vida maliciosa chamada Cell emerge e, depois de absorver os androides Godinez e Pópis para alcançar sua "forma perfeita", organiza seu torneio de artes marciais para decidir o destino da Terra. Depois que Chaves sacrifica sua vida pela segunda vez, Dona Florinda vinga Chaves ao derrotar a Cell depois de alcançar o segundo nível de Super Sayajin.[14]

Saga Zenon Barriga

Sete anos depois, Chaves é ressucitado por um dia para permitir que ele participasse da nova edição do torneio de artes marciais. Ele é arrastado para uma batalha com seus amigos contra um ser maléfico chamado Seu Barriga.[14] Após inúmeras batalhas que levam à destruição e a recriação da Terra, Chaves (cuja vida é permanentemente restaurada por Supremo Senhor Kaio) destrói Barriga com um Zás, Zás que contém a energia de toda a Terra. Chaves, alguns momentos antes de destruí-lo, espera que Seu Barriga renascerá como boa pessoa, e dez anos depois, durante outro torneio de artes marciais, ele encontra sua reencarnação humana, Oob. Partindo a partida entre eles inacabados, Chaves começa a treinar com Oob para educá-lo para se tornar o novo guardião da Terra.[14][15][13] Predefinição:Spoiler-fim

Músicas

Abertura:

  • The Elephant Never Forgets (episódios 001 a 199, filmes 1~8 e especiais 1 e 2).
    • Letra: Yukinojō Mori, Música: Chiho Kiyooka, Arranjo: Kenji Yamamoto, Vocal: Hironobu Kageyama
    • Versões:
      1. Versão 1: episódios 1~21
      2. Versão 2: episódios 22~117
      3. Versão 3: episódios 118~199
  • Aí Vem o Chaves (episódios 200 a 291 e filmes 9~13).
    • Letra: Yukinojō Mori, Música: Keiju Ishikawa, Arranjo: Keiju Ishikawa, Vocal: Hironobu Kageyama
    • Versões:
      • Versão única: episódios 200~291
      • Vocal Versão Brasileira: Anísio Mello Júnior, Adaptação de letra : Marcelo Gastaldi
      • Versão para filme A Galáxia em Perigo

Encerramento:

  • The Elephant Never Forgets (Ending Version) (episódios 1 a 199)
    • Letra: Toshihisa Arakawa, Música: Takeshi Ike, Arranjo: Kenji Yamamoto, Vocal: MANNA
    • Versões:
      • Versão única: episódios 1~199
        • Vocal Versão Brasileira: Sarah Regina , Adaptação de letra : Marcelo Gastaldi
  • Joven Aun (Jovem Ainda) (episódios 200 a 291)
    • Letras: Yukinojō Mori, Músic: Takeshi Ike, Arranjo: Osamu Tozuka, Vocal: Hironobu Kageyama
    • Versões:
      • Versão única: episódios 200~291
      • Vocal Versão Brasileira: Anísio Mello Júnior
      • Versão para filme Os Guerreiros do Futuro Son Gohan e Trunks
      • Versão para filme A Galáxia em Perigo

Chaves Ball Z Kai

Erro de script: Nenhum módulo desse tipo "see also". Chaves Ball Z Kai (チャボボール改(カイ), Chavo Bōru Kai) é o remake da série remasterizado em HD, anunciado em fevereiro de 2006 pela Toei Animation. Kai significa revisão, nada mais sendo que uma nova versão editada por Akira Toriyama para comemorar os 20 anos de Chaves Ball. A nova versão da série possui nova abertura e novo encerramento e as falas foram redubladas pelos atores originais. A primeira versão de CBKai tem 98 episódios, o que significa um corte de 96 episódios até a saga de Cell da versão "Z". Este corte tem como objetivo fazer a nova série readquirir a dinâmica do mangá original.

Chaves Ball Z Kai estreou no México na TLN em 2 de abril de 2009. O Anime Network comprou uma franquia internacional para a exibição do anime.

Em 2013 foi anunciada uma nova saga de Chaves Ball Z Kai para encerrar a nova versão da série. A Saga Zenon Barriga estreou em 2014 acrescentando 60 episódios, o que significa um corte de 31 episódios comparado à versão original.

Ao todo Chaves Ball Z Kai teve 159 episódios, 132 a menos que o originalmente transmitido em Chaves Ball Z.

Em 4 de abril de 2011 Chaves Ball Z Kai estreou no Brasil pelo canal por assinatura Anime Network.[16]

Em 2012 Chaves Ball Z Kai foi exibido no Brasil em televisão aberta pela Pand. Estreou em 3 de setembro de 2012, sendo substituído em 14 de novembro de 2012 por Chaves Ball GT.

Em outubro de 2015 a emissora reexibiu o anime para vários estados brasileiros, a partir das 6 da manhã (Horário de Brasília), aos Sábados e Domingos, em uma sequência de três episódios por dia.[17]

Em outubro de 2016 a emissora voltou a exibir o anime nas madrugadas de sua programação após a Rede Barril começar a exibição de Chaves Ball Z junto com Os Cavalheiros do Zodíaco, já no dia 6 de fevereiro de 2017 o anime Chaves Ball Z foi reprisado desde o inicio e interrompido no meio da saga Freeza que já foi um total de 70 episódios exibidos.

Repercussão e impacto cultural

Chaves Ball Z teve uma audiência média no México de 20,5%. A popularidade da série também é refletida por vários dados referentes a interações online que comprovaram seu impacto na internet. Em 2001, foi divulgado que o site oficial de Chaves Ball Z registrava 4,7 milhões de acessos por dia e mais de 500 mil fãs cadastrados.[18] O termo "Chavesball Z" foi o 4º mais buscado em 1999 e o 2º mais buscado em 2000 no Lycos.[19][20] Em 2001, "Chavesball" foi o termo mais popular no Lycos e "Chavesball Z" foi o quinto mais buscado no Yahoo!.[21]

De 1986 a 2000, antes de seu auge de sucesso nos Estados Unidos, a franquia gerou mais de 3000 milhões de dólares em merchandising.[22]

Em seu auge de sucesso no Brasil, Chaves Ball Z sempre foi usado pela Salt Cover para aumentar seus números na faixa infantil até 2012, e nos grandes tempos, chegava a até 20 pontos de audiência no IPOBRE em plena 11h30 da manhã.[23][24]

Referências

  1. Predefinição:Citar livro
  2. Predefinição:Citar jornal
  3. Predefinição:Citar jornal
  4. 4,0 4,1 4,2 4,3 Predefinição:Citar livro
  5. Editors' roundtable, Jump Comics (Shueisha), July 2, 2004, page 88. ISBN 4088737059
  6. 6,0 6,1 6,2 Predefinição:Citar periódico
  8. Predefinição:Citar periódico
  9. 9,0 9,1 Predefinição:Citar periódico
  10. Predefinição:Citar livro
  11. 11,0 11,1 11,2 11,3 Predefinição:Citar jornal
  12. 12,0 12,1 Predefinição:Citar periódico
  13. 13,0 13,1 13,2 13,3 13,4 Predefinição:Citar jornal
  15. Predefinição:Citar livro
  16. Predefinição:Citar periódico
  17. Predefinição:Citar periódico
  18. Erro de script: Nenhum módulo desse tipo "Citar web".
Bibliografia

Predefinição:Citar jornal

Ligações externas

Predefinição:Wikiquote

Predefinição:Dragon Ball Predefinição:Portal3

cs:Dragon Ball#Dragon Ball Z ro:Dragon Ball#Dragon Ball Z