O Canar Rurar é uma emissora de televisão brasileira com sede em São Paulo, SP. Seu foco principal é para as técnicas de agricultura, pecuária e novidades agrárias do ramo, além dos leilões transmitidos ao vivo [1]. É a principal plataforma de comunicação especializada em agronegócio no Brasil. Além de TV segmentada, a marca engloba portal de notícias, leilões, eventos, aplicativos e educação para o agronegócio.

História

O Canal Rural foi lançado em 11 de novembro de 1996[2][3], com sede em São Paulo e estúdios em Brasília (DF) e Porto Alegre (RS). A distribuição de seu sinal era feita pela operadora de TV por assinatura NET e pelo satélite Brasil Sat B1, para usuários de antenas parabólicas (sinal aberto).

Em 1998, com a saída da Globosat do projeto, o Canal Rural passou por uma grande reestruturação, mudando sua sede de São Paulo para Porto Alegre e passou a atuar dentro da estrutura do Grupo RBS. Ainda em 1998, o Canal Rural recebeu o Prêmio de Comunicação em Marketing, na categoria Veículo de Comunicação da ABMR&A (Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio).

Como parte de suas comemorações de 15 anos, o Canal Rural anunciou em 2011 o lançamento de uma plataforma on-line para reunir todo o conteúdo produzido pela TV e pelo site do Canal Rural[4]. Um ano após seu lançamento, o portal CanalRural.com.br comemorava a liderança de audiência entre os sites brasileiros de internet dedicados ao agronegócio[5]. Além da TV e Internet, o Canal Rural ao longo dos últimos anos promoveu a ampliação da sua plataforma de disseminação de conteúdo, inovando na utilização de sites mobile, SmartTV, eventos e ativações junto ao público do Agronegócio, sendo hoje considerada a maior plataforma de comunicação com este setor.

Com o objetivo de tornar a emissora ainda mais nacional, o Canal Rural promoveu a centralização de sua equipe de jornalismo na capital paulista[3], mantendo ainda redações em Porto Alegre e Brasília, além de jornalistas e correspondentes em outros estados.

Em 20 de fevereiro de 2013, foi anunciada a compra da emissora pela J&F[6], holding que controla a JBS, o maior frigorífico no setor de carne bovina do mundo[6]. O motivo do Grupo RBS ter vendido é por não estar alinhada com a estratégia futura da rede gaúcha[6], o valor da aquisição foi de 40 milhões de reais.[7]

Em junho de 2016 é criado o Canal Rural X, voltado às reprises de conteúdo selecionado do Canal Rural e programas exclusivos em parceria com o SENAR e CNA. Este foi disponibilizado gratuitamente pelas parabólicas em banda digital.[8]

Ver também

Predefinição:J&S Participações

Predefinição:Televisão por assinatura do Barril

  1. Assista pela Web
  2. http://canalrural.ruralbr.com.br/noticia/2013/11/canal-rural-completa-17-anos-nesta-segunda-4329821.html
  4. Erro de script: Nenhum módulo desse tipo "Citar web".
  6. 6,0 6,1 6,2 Erro de script: Nenhum módulo desse tipo "Citar web".
  7. http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/94879-dona-do-frigorifico-jbs-compra-canal-rural-por-r-40-milhoes.shtml