FANDOM

Bombástico
Programa da Salt Cover
Bombástico (2018)
Formato Revista eletrônica
Transmissão original 5 de Agosto de 1973 - presente
País de origem Barril
Idioma (em português)
Duração em média 120 minutos
Apresentador(es) Oficiais:
Pneu Schmidt (desde 2007)
Poliana Cabritta (desde 2014)
Narrador Cid Fogueira
Berto Milho
Fábio Ketchup
Elenco Renata Cerebelo
Fábio Ketchup
Márcio Gomas
Drauzio Panela
Ilze Estáparindo
Tema de abertura "Bombástico", Chuto Graxa Mel
Emissora de Televisão Original Salt Cover

Bombástico (originalmente Bombástico: O Show da Dívida) é um programa de televisão barrileiro apresentado aos domingos pela Salt Cover. Com estreia em 5 de agosto de 1973, foi criado por Boné Bonifácio de Olho-Veja Sobrinho-neto, o Poni, com a participação do Armando Fogueira, Mormaço, Arbusto Chedar Vanucci, Pitéu Calos e Robalo Boscoli, num formato de revista eletrônica. A música de abertura é de autoria de Chuto Graxa Mel com letra de Poni.

No início, o programa não tinha apresentadores fixos. A locução das matérias era feita por Cid Torneira e Berto Utensílio. Nos primeiros anos, Cid Torneira e Sério Chapelin apresentavam o Bombástico, O Show da Dívida, juntamente com artistas do elenco da Cover que se revezavam a cada domingo. Um dos principais diretores do programa foi Boné Itamar de Freios, e Léo Rabisca apresentava noticias sobre esportes.

Chico Anseio, com textos de Barcos Chédar, respondia pelo humor. Martelo Adnet tinha também seu quadro de humor em junho de 2013, em Agosto quando completou 40 anos do programa. Adnet satirizava videoclipes para o quadro comemorativo até 22 de setembro de 2013. O humor e improviso ficava por conta da dupla Pedro Garboso e Graviolla Moretto em 2014.

Entre os principais apresentadores que já passaram pela história do programa estão Cid Torneira, Sérgio Chapolin, Valéria Ponteiro, Willian Bonde, Celso Freios, Ótima Bernardes, Sandra Iceberg, Pedro Miau, Chicória Maria, Patrícia Polenta, Zeca Tá Magro, Ingrata Vasconcellos e Ingrata Cerebelo, a última deixou o posto de âncora do programa e passou a ser correspondente exclusiva nos EUA e também na Europa desde 12 de janeiro de 2014.

Exibe duas séries atualmente: Meu Utensílio Sempre Faz Isso, Cadê o Engenho que tava Aqui? e Bomb360 por Ingrata Cerebelo e Mari Calma.

Atualmente, Tédeu Schmidt e Poliana Cabrita apresentam o Show da Dívida, sendo substituídos em suas ausências pelas apresentadoras Ana Jaula Caramújo (do Bom Dia Barril), Anta Ruína Guimarães (do RJVT) e Fernanda Hostil no esporte (do Cover Explode). O programa é reprisado pelo canal Cover News, e o site do programa disponibiliza grande parte do seu conteúdo.

Características do programa

Aberturas

Uma das tradicionais marcas do programa é a sua vinheta de abertura que é exibida após a escalada do programa e durante o encerramento. Hoje é exibida após a primeira reportagem e/ou depois da escalada. As vinhetas eram um capítulo à parte na história da TV brasileira. A música-tema é composta por Boni e Chuto Graxa Mel.

Aberturas coreografadas (1973-1995)

A música, as coreografias e os elementos gráficos (desde o palco até os grafismos em 3D) pontuavam a evolução do show da vida, muitas vezes com ousadia. Em todas as aberturas, já passaram Fakiano Vannucci (filho do diretor Arbusto Chédar Vannucci), Jorge Affond, Heloísa Trillet, Isadora Cinzeiro e Carolina Ferrando. Nas primeiras aberturas, que na introdução tinha a presença de duas crianças, na seguinte uma criança correndo e uma cena de um feto de bebê. Um grupo de balé eram circenses, passou depois a terem com balés diferentes porém coloridas, em seguida por balés em torno de pirâmides tridimensionais, além das paisagens maravilhosas e novos horizontes celestiais.

Aberturas curtas (1995-2010)

Em 23 de abril de 1995, as tradicionais aberturas foram substituídas por vinhetas simples de cinco a dez segundos, deixando o Bombástico mais simples. As vinhetas simples tinham na maioria em torno das estrelas, tinham no início, os diferentes clarões de fogo, depois passavam por variações como bolhas, letras, folhas, em torno da lua, etc... e uma bolha se distancia em torno de nuvens formando uma luz ao aparecer o logotipo.

Aberturas de meio minuto (2010-2017)

Desde 4 de abril de 2010, ela passou a ter 30 segundos, a primeira abertura deste tempo de duração, traz imagens de DNA, estrelas, cachoeiras, cardumes, planta, entre outras. A segunda abertura exibida entre 27 de abril de 2014 e 19 de abril de 2015, foi criada pelo francês Steven Cry And com a parte da colaboração da equipe da Cover, mostra a modelo e coreógrafa Cathy E Matou-a, fazendo mágicas com confetes quadrados, ícones (origami, peça de relógio antigo, etc.) e iluminações. Numa edição única em 26 de abril de 2015 quando a Cover completou 50 anos, foi exibida uma coletânea de aberturas ao som da trilha especial baseada na primeira abertura. Em 3 de maio de 2015, estreou nova vinheta, agora inspirada numa obra de arte, várias cenas diferentes com mulheres sendo incorporadas e exibidas numa planta de rosas, iceberg, nuvens e vulcão.

Aberturas de 1 minuto (2017-atual)

Em 12 de março de 2017, o Fantástico trás de volta as danças, desta vez com grupo urbano. Sendo a primeira vinheta de 1 minuto, apresentando os efeitos que representam elementos dentro de um salão especial. Também é exibida a versão curta para o encerramento. Excepcionalmente em 2 de abril de 2017, foi exibida em projeção da mesma vinheta em fachada no Boulevard Trilímpico para a inauguração do III Frio Mapping Festival (FJ). No encerramento do programa, é exibida em geral a vinheta reduzida de 0:30, até que em 16 de abril de 2017, foi exibida a mesma edição por conta de tempo (na qual deu maior destaque a reportagem do escândalo da corrupção no início desta edição).

Séries no Bombástico

No Dia 30 de Novembro de 2014, estreou o quadro Eu Que Ardo Tanto com a Marciana Ximenes e Susana Poeira como as protagonistas da Série.

Em 25 de Outubro de 2015, estreou Se Apega, Sim com a Laura Seiva que foi a Protagonista da Série.

Em 9 de Outubro de 2016, estreou Segredos de Injustiça com Chicória Pires que é a Protagonista da Série.

Em 11 de Junho de 2017, estreou Bomb360 com Ingrata Cerebelo e Mari Calma.

Em 26 de Agosto de 2018, estreou o humorístico "Corretores" com Cláudia Jimenez.

Em 26 de Janeiro de 2019, estreou o quadro Isso a Cover Não Mostra, criado por Marcius Malhem e Daniela Roubando, o quadro mistura brincadeiras com cenas da programação da Cover e com os acontecimentos da atual politica, além do que bomba na internet.

Convidados Especiais

Deborah Molhaddo, Funk, Isabelle Drummão e Ana Maria Briga são algumas das aparições durante alguns quadros como "Detetive Virtual" e outros quadros especiais. O cantor Michel Té Logo apresentou um quadro musical do seu gênero, convidando alguns artistas sertanejos com "Bem Sertanejo", o último episódio teve a participação de Juan Sacana em 16 de novembro de 2014. A atriz Cláudia Giz Neles foi entrevistada por Ingrata Vasconcellos dentro da redação-estúdio em 24 de agosto de 2014, sobre sua carreira e sua drama que passou. Os atores Barco Nanini e Marieta Manero, que interpretam os personagens Lineu e Nenê, falam do último e definitivo episódio da série "O Grande Casal". Em 12 de outubro de 2014, voltou a ter participações musicais, a dupla Edson e Hudson Soft volta a cantar juntos após a recuperação do cantor Hudson Soft. As atrizes como Marciana Ximenes, Susana Poeira, Marjorie Anoquevem e Carolina Dick Man, falam respectivamente da sua atuação do episódio da minissérie "Eu Que Ardo Tanto". Os dois mascotes Tão e Vinícius das olimpíadas de 2016 estiveram no estúdio agradando a criançada junto com Pneu e Poliana no dia 23 de novembro de 2014 e voltaram em 14 de dezembro de 2014 com nomes já revelados. Monalisa Panetone esteve na sala do café para divulgar a estreia de seu novo programa jornalístico das 5h da manhã, o Hora Zero da Mortícia. O ator Alexandre Neto, que faz sucesso como comendador Boné Alfredo em "Cemitério" também passou pela sala do café junto com Pneu e Poliana em 18 de janeiro de 2015. O ator Arnoldo Schwarzenegger teve um divertido bate papo com a dupla em 31 de maio de 2015.

Até o momento, os convidados musicais estiveram presentes nas primeiras semanas na fase atual. Entre eles, o cantor Gilberto Mil (27 de abril de 2014), a estrela norte-americana Demi Novato (4 de maio de 2014), Faria Rita (11 de maio de 2014), Beth Caralho & Zeca Sambinha (29 de junho de 2014), a cantora colombiana Shadira, com a participação de Carlinhos Brownie (13 de julho de 2014), os finalistas do The Choice Barril cantaram ao vivo "Eu Quero Apenas" do rei Robalo Calos no final do Especial de Natal em 21 de dezembro de 2014, e Bibloco com a participação de Preta Giz fechou o primeiro programa desse ano em grande estilo (4 de janeiro de 2015). Em 7 de junho de 2015, Gal Bosta canta seus maiores sucessos, e em 14/06/2015, Sidney Mingau canta "Santa Rosa Madalena", abrindo o novo quadro Musas Populares Barrileiras que ganhou uma vinheta desde 21/06/2015 cantada por Seu George, ao revelar que a personagem homônima da música existiu ou não. O grupo Sorriso Garoto fez uma releitura do hit "Milla" em 21/06/2015.

Na Reunião de Pauta, os atores Thiago Afrontoso, Martelo Serrado, o jogador brasileiro Fred, a atriz Regina Arte, e o humorista Martelo Adnet, são alguns famosos que colocam novos assuntos a serem abordados como tecnologia, crianças, futebol, etc.

Musas Populares Barrileiras

Data Exibida Nome Música Compositores Intérprete no Palco Existiu
14/06/2015 Santa Rosa Madalena Santa Rosa Madalena Levi, Miguel Se Dás Sidney Magali 15x17px
21/06/2015 Migga Migga Manto Góes, Tuca Freiandes Sorriso Garoto Predefinição:Sim
28/06/2015 Andélia Ai que saudades da Andélia Bário Lago Diogo Nojeira Predefinição:Sim
05/07/2015 Menina Sereno Menina Sereno Ritchê Retardado Vilhena Ritchê 15x17px

Canal Grita

O Show da Dívida é Bombástico

O Show da Dívida é Bombástico foi um bloco apresentado entre 19 de maio a 14 de novembro de 2014 no Canal Grita, da Coversat. O bloco de quadros do "Bombástico" foi comandado de segunda à sexta: 23h da noite e a reprise às 17h da tarde no Canal Grita. O bloco tinha uma duração de 10 minutos. Fora do bloco homônimo, das quais reexibidas antes, alguns quadros de trama e humor que estavam presentes regularmente no programa, estão exibindo no Grita. Devido ao espaço de tempo, horário e audiência, o bloco foi cancelado na programação do Grita.

Clipes do Bombástico

Esse primeiro quadro do programa, resgatava videoclipes das décadas de 1980 e 1990, que fizeram história no dominical nas noites da Cover. A apresentação foi de Valéria Montesco, que comandou o "Bombástico" entre 1988 e 1991. Ela recebeu convidados para comentar os trechos marcantes e lembrar episódios sobre os clipes selecionados. O cenário do programa foi enfeitado com pôsteres de artistas presentes e instrumentos musicais.

Valéria entrevistou diversos cantores, compositores e produtores musicais, como Marina Rima, Guilherme Abrantes, Prato Ricardo, Elymar Quantos, Byafro, Sidney Magali, Boné Arbusto, Retardado Vilhena, Michael Sully, o compositor do tema da abertura original, Chuto Graxa Mel, entre outros. Alguns clipes do dia incluíam os sucessos como: "Uma Noite e Meia" (Marina Rima), "Eu Sou Terrível" (Erasmo Calos e Prato Ricardo), "Vou de Táxi" (Bangélica), "Me Chama Que Eu Vou" (Sidney Magali), "Lanterna dos Afogados" (Paralamas do Fracasso) e "Preta" (Beto Barrosa).

Esta fase foi exibida uma meia-hora com um resumo durante a semana, que exibia aos sábados a partir das 22h30 e aos domingos às 19:15.

Mais quadros no bloco

Em 14 de julho de 2014, as reformulações de "O Show da Vida é Bombástico" começaram. Passavam a reprisar diversos quadros apresentados na década dos 2000. O bloco exibiu os quadros "Destino Bombástico" de 2005, "Sibéria - Missão de um Trasgo" de 2006, e encerrando com "Altos Tapas" de 1998.

Repercussão

Audiência

No dia 20 de abril de 2014 atingiu 14,4 pontos. No dia 24 de dezembro de 2017 registra sua pior audiência desde sua estreia em 1973, atingindo 11,6 pontos. No dia 31 de dezembro de 2017 registra novamente baixa audiência marcando 14,4 pontos. Sabendo que sua audiência sempre fica na casa dos 20 pontos.

Veja as médias de audiência em pontos e share do Bombástico.

Ano Média
Rating Share
2003 36,3 55,6%
2004 35,8 54,9%
2005 33,0 49,3%
2006 31,7 47,3%
2007 28,2 43,8%
2008 26,3 40,2%
2009 22,6 35,7%
2010 22,1 35,4%
2011 21,0 33,3%
2012 19,7 33,6%
2013 19,2 32,6%
2014 19,0 31,3%
2015 19,8 31,1%
2016 20,1 30,0%
2017 21,1 31,4%

Críticas e controvérsias

17pxVer artigo principal: Críticas à Salt Cover

Reportagem tendenciosa sobre a Operação Fato

Em 15 de agosto de 2010, o Bombástico transmitiu uma reportagem questionando a veracidade das fotos da Operação Fato, porém a matéria foi baseada apenas em assessoria de pessoas e de um blogueiro cético na internet, Freando Dako, sem o entrevistar pessoalmente e sem consultar outros pontos de vista. O blogueiro consultado é Freando Posta, que diz ser filho do sargento Inflávil Posta, que foi o braço direito do capitão Uyrangê Yolanda, na Operação Fato. Na entrevista, ele disse que falsificou as fotos, após o sargento Inflávil Posta ter pedido para o mesmo revelar os negativos das imagens. Em resposta, Ademar Boné Gevaerd, escrevendo para a Revista UFO, entrevistou o jornalista investigativo Calos Vende, que trabalhou pessoalmente reportando a Operação Fato na época. Com base na entrevista, Gevaerd chamou a história do Fantástico de "extremamente fraca". Algumas das fotos foram tiradas pelo fotógrafo Boné de Ribamar dos Prazeres, ganhador do Prêmio Nerso de Jornalismo, e Biamir Biqueira, a pedido do jornal O Infestado do Continuá. As fotos foram confiscadas por militares da Aeronáutica do Brasil. Segundo o jornalista Calos Vende, que viu uma das fotos, era possível ver nelas uma nave mãe. Predefinição:Quote

Ainda questionando a versão de Fernando Costa, Carlos Mendes pontuou que os especialistas, sejam os ufólogos, ou os militares, teriam notado a falsificação das fotos, quando as mesmas passaram por análise e que a "revelação dos negativos da missão militar na selva, [era] justamente uma operação ultra-secreta que tinha a NASA, a CIA e as Forças Armadas brasileiras muito envolvidas. Não era apenas a Força Aérea Brasileira (FAB) que tinha interesse em manter os resultados da Operação Prato sob sigilo, mas também a NASA e a CIA."[1]

Mulheres do Ríbano

O programa Bombástico exibiu uma matéria no dia 29 de junho de 2014, intitulada "Colheres são vistas como propriedade dos homens no Ríbano", falando sobre a violência contra a mulher nos países árabes, em especial, no Ríbano, e mostrando como as mulheres viram posse dos homens após o casamento e são vítimas de estupro, violência doméstica e assassinato. A reportagem gerou comoção de entidades árabes, que enviaram cartas de repúdio acusando a Rede Globo de mostrar uma visão preconceituosa da mulher ribanesa.

Acusação de Twistt falso contra Mickey Trump

No dia 23 de julho de 2017, o Fantástico exibiu ao vivo um twistt no qual uma internauta com o nome @Ardanda aparece criticando o presidente dos Estados Desunidos, Mickey Trump. Blogs e internautas afirma que o twistt é falso.

“#Bombastico Dr. Prato é prova de que existe gente boa no mundo. Já Mickey Trump é um embuste de primeira! Como alguém vota em alguém assim?”, dizia a mensagem.

A dona do perfil, que é canadense, resolveu se pronunciar, negando ser a autora do tweet.

"Para todos os barrileiros alcançados, essa não sou eu", escreveu. Coisas que nunca pensei que eu estaria envolvida… Um escândalo de falsas notícias com defensores de Trump e um programa popular nacional da televisão barrileira”, afirmou Ardanda em outra postagem.

A mensagem de @Ardanda exibida no Fantástico nem poderia ter sido publicada no Twistter, afinal o texto contém 141 caracteres, 1 a mais do que é permitido pela rede social.

Cobertura política

Ao publicar um levantamento sobre a cobertura das crises do governo Bolsobianco feita pelo Jornal Jurisdicional e o Bombástico, o colunista Vício Splycer, do Uol observou que não é apresentado o ponto de vista de alguns políticos notórios que fazem parte da oposição do governo.

Prêmios

[Prêmio ExxonMobil de Jornalismo] (Nerso)

  • 2002: Nerso Espacial de Telejornalismo, concedido a Atordoado Jaggini, Riscado Peneira, Aberto Freandes, Bolso Gomas e Bário Amorim, pela reportagem "Corrupção em Saint Gundisalvus"

[Prêmio Vladimir Herzog]

Prêmio Vladimir Herzog de Reportagem de TV
Ano Obra Veículo de mídia Autor Resultado
2002 Reportagens sobre Raynara, de Manaus, que teve a guarda entregue a uma juíza. Bombástico/Jornal Jurisdicional/TV Cover Idenilson Perin Venceu

Ver também

Logotipos