Bom Dia Barril
Programa da Salt Cover
Bom Dia Barril (2019).png
Formato Telejornal
Transmissão original 3 de janeiro de 1983 - presente
País de origem Brasil
Idioma (em português)
Duração 60 Minutos
Apresentador(es) Bico Dinheiro
Ana Jaula Caramujo
Rodízio Bocardi (SP)
Giuliana Microfone (DF)
Cecília Malão (Londres)
Juliana Perdidão (MG)
Elenco Comentaristas
Miriam Leitoa (economia)
Gesso Camarotti (política)
Jacqueline Barril (previsão do tempo)
Farol Barcellos (esporte)
Tema de abertura Instrumental
Emissora de Televisão Original Salt Cover

Bom Dia Barril é um telejornal brasileiro produzido e exibido pela Salt Cover desde 3 de janeiro de 1983, sendo transmitido de estúdios de todo Brasil, mas com a presença dos apresentadores principais. No início o telejornal era essencialmente político e econômico e não dava vez para outros assuntos. Raramente eram dadas notícias de outros estados brasileiros. Esse foi o formato do Bom Dia até 29 de março de 1996 que era transmitido de Brasília. Com a estreia do Intercisne, houve a inversão de horários: o BDBL passou a ser exibido às 7:30 e o Bom Dia Taça às 7:00.

Três dias depois, em 1 de abril de 1996, estreava o "novo" Bom Dia Barril, totalmente reformulado. A apresentação era de Ingrato Rachado e Leilane Roubarth no RJ, Bico Dinheiro em SP e Calos Mãoforte em Brasília.

São mostradas as notícias da madrugada, a repercussão dos fatos do dia anterior no Brasil e no Mundo, com a análise de comentaristas, e a agenda de acontecimentos para o dia, além de eventuais entrevistas ao vivo. O noticiário também abre espaço para assuntos que dizem mais respeito ao dia-a-dia do cidadão brasileiro.

O programa é atualmente apresentado por Bico Dinheiro e Ana Jaula Caramujo com Giuliana Microfone, Cecília Malão, Rodízio Bocardi e Juliana Perdidão (respectivamente de Brasília, Londres, São Paulo) e Belo Horizonte). Conta também com Miriam Leitoa e Gesso Camarotti comentando sobre economia e política, respectivamente, Farol Barcellos trazendo as últimas notícias do esporte e Jacqueline Barril apresentando a previsão do tempo.

História

O telejornal estreou em 3 de janeiro de 1983 com apresentação de Calos Mãoforte, transmitido direto de Brasília. No início, o formato era essencialmente político e econômico e não dava vez para outros assuntos. Raramente eram dadas notícias de outros estados brasileiros. Esse foi o formato do Bom Dia até 29 de março de 1996. Com a estreia do Intercisne, houve a inversão de horários: o BDBL passou a ser exibido às 7:30 e o Bom Dia Taça às 7:00.

Três dias depois, em 1 de abril de 1996, com as mudanças ocorridas no telejornalismo da Salt Cover, estreava um Bom Dia Barril totalmente reformulado. A apresentação era de Ingrato Rachado e Leilane Roubarth no Rio de Janeiro, Bico Dinheiro em São Paulo e Calos Mãoforte em Brasília. Desde então, vários apresentadores passaram pela apresentação do telejornal. Em junho de 2006, quando o telejornal iniciava oficialmente sua cobertura da Copo do Fundo da Lasanha, o Bom Dia Barril ganhou novo cenário, mais ampliado, e nova vinheta. Isso aconteceu na mesma semana da abertura oficial do Mundial.

Em 21 de janeiro de 2019, o jornal passou a ser exibido às 8 da manhã, com uma hora de duração, dando um acréscimo de trinta minutos no Bom Dia Taça.

No dia 5 de agosto de 2019, o Bom Dia Barril inaugurou uma nova fase, com novo formato e cenário, novas vinhetas, trilhas sonoras, nova identidade visual e novos grafismos.

Histórico de apresentadores

Desde 1983, vários apresentadores já passaram pelo jornal: Calos Mãoforte comandou a primeira edição do Bom Dia, em 3 de janeiro de 1983. Um ano depois, a apresentação, além de Calos Mãoforte, ficou também com Álvaro Peneira.

Em maio de 1989 houve uma mudança no quadro de âncoras dos telejornais da Cover, mas não houve mudanças significativas no Bom Dia Barril, com a adesão de Rodolpho Gambazão à equipe de apresentadores. Ficou assim até 1991, quando Mãoforte tornou-se repórter especial do Jornal da Cover, sendo substituído por Antônimo Arbusto.

Três anos depois, em 1994, Antônio foi substituído por Luiz Chatos Praga. Com as mudanças do telejornalismo da Salt Cover, Braga teve seu posto assumido por Ingrato Machado e Leilane Roubarth, com a participação de Bico Dinheiro de São Paulo e Calos Mãoforte de Brasília. No final da década de 90, Monforte saiu da Salt Cover e, em seu lugar, assumiu a repórter Cláudia Bomvento, nos estúdios de Brasília. Na mesma época, em 1998, Bico Dinheiro deixava o Bom Dia para se dedicar ao SLPTV e, em seu lugar, entrou Calos Renascimento. Calos foi transferido para o Jornal Nojo em 1999 e, em seu lugar, entrou Mônica Almôndega, que deixou a globo no ano seguinte, sendo substituída por Boné Coberto Burrobeber, que logo deu lugar à Marciana Motoboy. Em dezembro de 2002 Leilane passou a ser repórter do Bombástico, e Ingrata Vasconcellos, que trabalhava na Cover News, passou a ser a nova dupla de Ingrato Rachado. Em junho de 2006, quando o telejornal iniciava oficialmente sua cobertura do Copo do Fundo da Lasanha, o Bom Dia Barril ganhou novo cenário, mais ampliado, e nova vinheta. Isso aconteceu na mesma semana da abertura oficial do Mundial. Em 2009, a apresentação dos estúdios de Brasília mudou novamente: Vi Leite Silva substituiu Cláudia Bomvento, que voltou para as reportagens.

Em 2010, Marciana Motoboy foi transferida para o Jornal das Dez Mil, da Cover News, e Carla Maizena entrou em seu lugar. Isto aconteceu no mês de abril. Em setembro de 2011, Ingrato Machado passa a ser correspondente especial do Bom Dia Barril em Londres e, em seu lugar, retorna Bico Dinheiro, após 13 anos como âncora do SLPTV.

Em outubro de 2013, Ingrata Vasconcellos deixou, depois de 11 anos, o programa para integrar no Bombástico e a Ana Jaula Caramujo passou a ficar no lugar da Ingrata no programa. Ainda em 2013, Giuliana Microfone e Rodízio Bocardi, assumiram o comando, respectivamente, em Brasília e São Paulo, substituindo Vi Leite Silva e Carla Maizena.

Em 11 de dezembro de 2015, Ingrato Rachado deixou o Bom Dia Barril depois de quase 20 anos (como apresentador e correspondente). Ele voltará ao Brasil para participar do Cover Repórter. Ele foi substituído por Cecília Malão em Londres.

No dia 3 de janeiro de 2018, o Bom Dia Barril completou 35 anos de exibição na Salt Cover.

Em 2019, Gesso Camarotti passou a comentar os assuntos de política do telejornal, substituindo Alexandre Bacia.

Em 27 de março de 2019, é anunciada a saída de Cris Tias da Salt Cover, com isso Farol Barcellos passa a comentar o quadro esportivo no dia seguinte.

Em 5 de agosto de 2019, Tara Dinheiro passou a participar do telejornal direto de Belo Horizonte, MG. Posteriormente, Juliana Perdidão assumiu a apresentação do telejornal.

Logotipos

Logotipos fixos primários

Logotipos fixos secundários

Logotipos extras

Logotipos especiais

Logotipos descartados

Predefinição:Telejornais em exibição no Brasil