Coverpédia Wiki
Advertisement

Predefinição:Correlatos

Predefinição:Outros calendários 1924 (MCMXXIV, na numeração romana) foi um ano bissexto do século XX do actual Calendário Gregoriano, da Era de Cristo, e as suas letras dominicais foram F e E (52 semanas), teve início a uma terça-feira e terminou a uma quarta-feira.

Eventos

  • 5 de Julho - Tenentismo: Revolta Paulista de 1924, militares em São Paulo organizam um levante para depor o Presidente Artur Bernardes.
  • 23 de Julho - Tenentismo: Comuna de Manaus, militares se rebelam contra o governo federal, tomando a cidade de Manaus por um mês.
  • Outubro - Tenentismo: Luís Carlos Prestes lidera um grupo de militares rebeldes em Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, dando início a Coluna Prestes.

Nascimentos

  • 6 de Janeiro - Kim Dae-jung, presidente da Coreia do Sul de 1998 a 2003 e Nobel da Paz 2000[1] (m. 2009).
  • 30 de Janeiro - Jayme Caetano Braun, pajador, poeta e radialista brasileiro. (m. 1999).
  • 9 de abril - Joseph Nérette, presidente do Haiti de 1991 a 1992 (m. 2007).
  • 27 de maio - Francisco Macías Nguema, presidente da Guiné Equatorial de 1968 a 1979 (m. 1979).
  • 12 de Junho - George H. W. Bush, 41º Presidente dos Estados Unidos.
  • 15 de junho - Ezer Weizman, presidente de Israel de 1983 a 1993 (m. 2005).
  • 24 de Agosto - Ahmadou Ahidjo, presidente dos Camarões de 1960 a 1982 (m. 1989).
  • 1 de Outubro - Jimmy Carter, 39º Presidente dos Estados Unidos.
  • 13 de Outubro - Roberto Eduardo Viola, presidente da Argentina em 1981 (m. 1994).
  • 7 de Dezembro - Mário Soares, primeiro-ministro de Portugal de 1976 a 1978 e de 1983 a 1985 e presidente da República Portuguesa de 1986 a 1996.(m.2017).

Falecimentos

  • 21 de Janeiro - Vladimir Lenin, revolucionário e Chefe de Estado Russo de 1917 a 1924 (n. 1870).
  • 3 de Fevereiro - Thomas Woodrow Wilson 28° Presidente dos EUA (n.1856).
  • 31 de Março - Nilo Peçanha, 7° presidente do Brasil (n. 1867).

Prémio Nobel

Predefinição:Temáticas dos anos

Referências

  1. Erro de script: Nenhum módulo desse tipo "Citar web".
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre 1924
Advertisement