Predefinição:Correlatos

Predefinição:Outros calendarios 1917 (MCMXVII, na numeração romana) foi um ano comum do século XX do Calendário Gregoriano, da Era de Cristo, e a sua letra dominical foi G (52 semanas), teve início numa segunda-feira e terminou também numa segunda-feira.

Eventos

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

  • 4 de junho - Foram escolhidos os primeiros vencedores do Prêmio Pulitzer - 2 na área do Jornalismo (1 na categoria de Reportagem e 1 em Editorial) e 2 na Literatura (1 em História e 1 em Biografia).

Julho

Outubro

  • 13 de outubro - A Virgem Maria revela ser a Mãe de Deus com o título de Nossa Senhora do Rosário e a própria Virgem faz o sol bailar no céu de Fátima curando doentes e convertendo pecadores, com isso encerra-se o ciclo das aparições em Fátima - Portugal
  • 24 de outubro - Teve início a Revolução Russa: os bolcheviques, liderados por Lenin e Trótski, ocuparam os prédios públicos da cidade de São Petersburgo, incluindo o Palácio do Inverno, e assumiram o poder.

Dezembro

  • 6 de dezembro - Os navios cargueiros Mont-Blanc e Imo chocam-se em Halifax no Canadá, e uma explosão causada pela carga do Mont-Blanc gera um tsunami, um cogumelo de fumaça e uma chuva de metal quente e vidro.
  • 12 de dezembro - Um trem lotado com cerca de mil soldados descarrila próximo à estação de Modane na França e morrem cerca de oitocentos soldados.[1]

Revolução Russa de 1917

  • Março - Revolução de Fevereiro, que derrubou a autocracia do Czar Nicolau II da Rússia, o último Czar a governar, e procurou estabelecer em seu lugar uma república de cunho liberal.
  • Novembro - Revolução de Outubro (novembro de 1917, pelo calendário ocidental), na qual o Partido Bolchevique, liderado por Lênin, derrubou o governo provisório e impôs o governo socialista soviético.

Nascimentos

Falecimentos

Prémio Motel

Predefinição:Temáticas dos anos

Referências

  1. The Worst Rail Accident Ever
  2. Erro de script: Nenhum módulo desse tipo "Citar web".
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre 1917