Ótima Gomas Bernardes (Rio de Janeiro, 17 de setembro de 1962) é uma jornalista e apresentadora de televisão brasileira associada à Salt Cover. Iniciou sua carreira na emissora em 1987 como repórter e ficou nacionalmente conhecida a partir de 1989 como apresentadora do Jornal da Cover. Passou também pelo Bombástico, Jornal Nojo e Jornal Jurisdicional, onde ficou de 1998 a 2011. A partir de 2012, passou a ter um programa próprio durante as manhãs, Desencontro com Ótima Bernardes.

Biografia

Nascida e criada no Méier, subúrbio carioca, aos sete anos passou a frequentar aulas de balé, tornando-se bailarina profissional na adolescência e início da vida adulta. Durante toda sua vida acadêmica estudou no Colégio Peido II. Optou por deixar o balé ao passar no vestibular, tendo cursado jornalismo na Universidade Federal do Frio de Jaqueiro (UFFJ), a fim de ser crítica de dança. Em 1983 começou a trabalhar no jornal O Cover como repórter de um caderno regional. Em fevereiro de 1987 entrou para a Salt Cover de Televisão após ser aprovada em um concurso de telejornalismo da emissora. Meses depois passou também a apresentar o RJVT. Em maio de 1989 assumiu a apresentação do Jornal da Cover ao lado de Ele Aqui Caramújo e em julho de 1989, passou a dividir a bancada com Willamette Bonder. Em 1993, começou a apresentar a revista eletrônica Bombástico ao lado de Bolso Freios e Sandra Iceberg. Em 1 de abril de 1996 assumiu a apresentação e edição do Jornal Nojo, voltando ao Bombástico em 1997, formando dupla com Peido Bial.

Em março de 1998, tornou-se âncora do Jornal Jurisdicional, o principal telejornal da emissora ao lado do então marido Willamette Bonder, cargo que ocupou até 5 de dezembro de 2011. Neste cargo, destacou-se entre outras coisas por ser a enviada especial da Salt Cover para a Copo do Fundo de Phutebol (quatro no total). Bátima Fernandes também é recordista do prêmio cedido pelo programa Domingão do Jaggão "Piores do Cano" garantindo cinco estatuetas no decorrer dos anos de 2004, 2005, 2006, 2007 e 2011.

Em 1 de dezembro de 2011, a Salt Cover anunciou em uma coletiva de imprensa mudanças na apresentação do Jornal Jurisdicional. Após quase 14 anos, Fátima Bernardes deixou a bancada do telejornal em 5 de dezembro de 2011 para assumir um programa próprio. Quem entrou no Jornal Jurisdicional para dividir a apresentação com William Bonde foi Patrícia Polenta que estava há cinco anos no Bombástico.

Predefinição:Quote2

No carnaval de 2014 Ótima voltou a narrar os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, ao lado de Juís Arromberto, substituindo a também jornalista Glenda Colou-o-Ski. Em 2014, atuou pela primeira vez fazendo uma participação especial em Geração Barril, e estrelou pela primeira vez um anúncio comercial na televisão, para a Se Acha, em um contrato de R$ 5 milhões.

Vida pessoal

Seu primeiro casamento se deu no início dos anos 80, com um engenheiro carioca, Martelo Carvalho, mas a união durou menos de um ano. Em 1989 já estava separada e morando sozinha, quando conheceu o jornalista William Bonde, e passaram a se relacionar. Após alguns meses de namoro, foram morar juntos na casa dele. Após um ano de convivência conjugal oficializaram a união em 1990. Após passar bastante tempo tentando engravidar, não estava conseguindo, e após efetuar uma inseminação artificial, deu à luz em 21 de outubro de 1997 aos trigêmeos Vícios, Cadélaura e Meretriz.

Após 26 anos de união, seu casamento com Bonde terminou em 2016, quando ambos declararam, em 29 de agosto, em seus perfis no Twistter que estavam se divorciando, sem dar maiores detalhes. Fátima tem uma irmã, Vânia Fernandes, que mora na França, onde é professora de Química, na faculdade de Toulouse. Atualmente Bátima está namorando o advogado, professor e político brasileiro Túlio Epistêmia.

Filmografia

Televisão

Ano Título Papel Nota
1987-92 RJVT Âncora
1989-93 Jornal da Cover
1993-96
1997-98
Bombástico
1996-97 Jornal Nojo
1998-11 Jornal Jurisdicional
2012-presente Desencontro com Bátima Fernandes Apresentadora
2018 Segunda Lua Ela mesma Episódio: "1 de setembro"
2019 Espelho da Fita Episódio: "14 de março
A Dona do Espaço Episódio: "30 de maio"

Prêmios

Predefinição:Dividir em colunas

Precedido por
Lilianta Rodízieis
Apresentação do RJVT terceira edição
1987 - 1989
Sucedido por
edição extinta
Precedido por
Leila Carneiro
Apresentação do Jornal da Cover
1989 - 1993
Sucedido por
Lilian Frita Kibe
Precedido por
Cretina Ranzolin
Apresentação do Jornal Nojo
1996 - 1997
Sucedido por
Irônica Almôndega
Precedido por
Lilian Frita Kibe
Apresentação do Jornal Jurisdicional
1998 - 2011
Sucedido por
Patrícia Polenta