Íris Lettitgo (Rio de Janeiro, 26 de agosto de 1941) é uma locutora brasileira, que no passado já atuou também como cantora, atriz e modelo. Primeira mulher a atuar como locutora de telejornais no País, "a voz do aeroporto" com seu estilo indiscutível, marca e destaca comerciais de produtos e serviços no rádio, na televisão e nos vídeos de todo o Brasil.[1]

Biografia

Filha única de um ex-locutor da antiga Rádio Cruzeiro do Sul e de uma professora de piano, teoria, harmonia, canto e dicção.[2] Começou sua carreira como locutora de rádio, no final dos anos 50, tendo posteriormente trabalhado também como locutora de telejornais na TV Tupi do Rio, na locução do telejornal Perspectiva e mais tarde no Rede Tupi de Notícias. Fez parte do primeiro time do Jornal da Manchete, em 1983, que em seus primeiros meses era transmitido por 3 horas. Íris apresentava, junto com Jacyra Lucas, as notícias de cultura e entretenimento. Em 1984 passou a entrar no ar, como apresentadora do Manchete Panorama, antes do Manchete Esportiva, quando o Jornal da Manchete se desmembrou em programas temáticos. No ano seguinte, seu programa foi extinguido. Íris ainda participou do Programa de Domingo, da mesma Rede Manchete.

Nos dias de hoje, é mais conhecida como "a voz do aeroporto", pois desde a década de 1970 é a locutora oficial do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão ou Antonio Carlos Jobim), do Aeroporto Internacional de São Paulo - Guarulhos e outros.[3] Seu timbre aveludado é inconfundível, passando uma sensação de tranquilidade e até mesmo sensualidade. Íris afirma ter criado essa entonação de voz para a locução feita nos aeroportos propositalmente, visando a acalmar os passageiros que têm medo de voar. Sua voz, por ser tão peculiar, já foi assunto de várias reportagens na imprensa internacional. Em 1992, o conjunto musical americano Faith No More incluiu, sem a permissão de Íris, a gravação de sua voz na faixa "Crack Hitler", do CD Angel Dust. Íris Lettieri tentou processar o grupo, porém sem sucesso.[4]

Prêmios

  • Melhor locutoraPredefinição:Carece de fontes
  • Melhor apresentadora de telejornaisPredefinição:Carece de fontes
  • Personalidade Aeroportuária, concedido pela lnfraero (1995)[3]
  • Abrajet - Rio - Selo de Qualidade do Conselho de Turismo (1995)
  • Medalha Pedro Ernesto, concedido pela Câmara dos Vereadores - a mais importante comenda ofertada pela Cidade do Rio de Janeiro (1996)

Ver também

  • Sabe aquela voz? Olhe o rosto dela! Veja São Paulo.
  • Iris Lettieri, A voz do aeroportoPredefinição:Ligação inativa Paulo Branco - Radialista.
  • 3,0 3,1 Iris Lettieri A mais bela voz do mundoPredefinição:Ligação inativa Folha Aeroportuária.
  • Os donos da voz Revista Época.