Predefinição:Título em itálico

Éramos Trezentos e Quarenta e Cinco
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero drama
Duração 45 minutos
Criador(es) Ângela Chaves
País de origem Brasil
Idioma original português
Produção
Dire(c)tor(es) Pedro Peregrino
Carlos Araújo
Roteirista(s) Bernardo Guilherme
Daisy Chaves
Juliana Peres
Elenco
Tema de abertura "Éramos Seis", Victor Pozas e Rafael Langoni Smith[1]
Exibição
Emissora de
televisão original
Rede Globo
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Nº de episódios 154
Cronologia
Programas relacionados Éramos Seis (1958)
Éramos Seis (1967)
Éramos Seis (1977)
Éramos Seis (1994)

{{#if:Éramos Trezentos e Quarenta e Cinco (2019).png

Éramos Seis é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo de 30 de setembro de 2019 a 27 de março de 2020, em 154 capítulos, substituindo Órfãos da Terra e sendo substituída pela reprise de Novo Mundo, já que a sucessora original, Nos Tempos do Imperador, foi adiada devido a pandemia de COVID-19 no Brasil.[2] É a 94.ª "novela das seis" exibida pela emissora. Baseada no romance de mesmo título de Maria José Dupré, e escrita a partir do texto original de Sílvio de Abreu e Rubens Ewald Filho.[3] Adaptada por Ângela Chaves, com colaboração de Bernardo Guilherme, Daisy Chaves e Juliana Peres, direção de Oscar Francisco, Carla Bohler, Guilherme Azevedo e Antônio Karnewale, direção geral de Pedro Peregrino e direção artística de Carlos Araújo.[4] É a quinta adaptação da obra em formato de telenovela, sendo a primeira versão da RecordTV em 1958, seguida por duas da Rede Tupi em 1967 e 1977 e do SBT em 1994.

Conta com Glória Pires, Nicolas Prattes, Danilo Mesquita, Giullia Buscacio, André Luiz Frambach, Simone Spoladore, Ricardo Pereira e Cássio Gabus Mendes nos papeis principais.[5]

Antecedentes

Arquivo:Éramos Seis (1958) (2).jpg

Gessy Fonseca e Gilberto Chagas durante a primeira adaptação da obra para a televisão em 1958, pela RecordTV.

Em 1943 a escritora Maria José Dupré lançou seu segundo romance, Éramos Seis, que viria a se tornar uma das obras de maior sucesso da literatura brasileira, homenageada pela Academia Brasileira de Letras com o Prêmio Raul Pompeia.[6] Em julho de 1945 o livro foi adaptado pela primeira vez como radionovela na Rádio Tupi, escrita por Álvaro Augusto e com Sônia Barreto como a primeira Dona Lola da história.[7] No mesmo ano foi transformada em filme na Argentina.[8]

Em 1958 foi adaptada pela primeira vez como telenovela pela RecordTV, escrita e dirigida por Ciro Bassini e trazendo Gessy Fonseca como protagonista, sendo exibida em dois capítulos semanais e ao vivo – uma vez que na época ainda não existia gravação no Brasil e as novelas não eram diárias.[9] Foi a telenovela mais assistida no Brasil naquele ano.[10] Em 1967 a Rede Tupi realizou a segunda versão, escrita por Pola Civelli e dirigida por Hélio Souto, ainda na época das novelas ao vivo, trazendo no papel principal Cleyde Yáconis, que também esteve na primeira versão como Clotilde.[11] Em 1977 a Tupi realizou outra versão da novela – tendo mais recursos na época, além de já haver gravação –, sendo escrita por Silvio de Abreu e Rubens Ewald Filho, dirigida por Atílio Riccó e protagonizada por Nicette Bruno.[12]

Em 1994 foi adaptada pela quarta vez pelo SBT, trazendo novamente o texto de Sílvio de Abreu e Rubens Ewald Filho, e direção de Henrique Martins e Del Rangel, e direção geral de Nilton Travesso, essa versão contou com Irene Ravache como protagonista.[13] Foi considerada a melhor novela da emissora, uma vez que se desvencilhava das adaptações de mexicanas.[14][15][16]

Produção

Arquivo:Campinas - Estação de Anhumas - turismo 008.jpg

A Viação Férrea Campinas-Jaguariúna foi utilizada para simular os trens da capital na década de 1920.

Em julho de 2017 a Rede Globo adquiriu os direitos autorais de adaptação de Éramos Seis.[17] Com isso, RecordTV e SBT foram impedidos de exibir qualquer trecho de suas versões.[18] Silvio de Abreu revelou que gostaria de adaptar a obra pela terceira vez, porém a emissora escalou Ângela Chaves para o cargo, uma vez que o autor foi promovido para diretor de teledramaturgia do canal, em 2014.[19] Ângela começou a entregar os capítulos completos em setembro de 2018.[20] A norma da direção foi para que a novela estreasse com todos os capítulos escritos e pelo menos 20 gravados, utilizando um formato de adiantamento do trabalho já realizado por outras emissoras.[21] As gravações começaram em julho de 2019 em São Vicente, litoral de São Paulo, com cenas da primeira fase.[22]

As demais cenas externas foram gravadas em Campinas, Paulínia e Jaguariúna, interior paulista, utilizando como locação a Viação Férrea Campinas-Jaguariúna para simular os trens da capital na época.[23] As cenas externas do casarão de Emília foram gravadas no Palácio dos Cedros, em São Paulo.[24] A figurinista Labibe Simão ficou responsável por criar figurinos que pudessem mostrar a evolução das roupas utilizadas entre as décadas de 1920, 1930 e 1940 – quando se passa a trama – e a maior parte das vestimentas veio de brechós.[25] A casa dos protagonistas foi inspirada na arquitetura barroca, enquanto o casarão de Emília teve o interior inspirado no Palácio de Versalhes, na França, com diversas obras de arte e esculturas.[25]

Escolha do elenco

Glória Pires, Elizabeth Savalla, Adriana Esteves e Lília Cabral eram as opções da direção para interpretar Lola, sendo que a primeira foi a escolhida.[26][27][28] Escalado como Júlio, Antonio Calloni foi substituído por Cássio Gabus Mendes, que foi deslocado para outro personagem antes do início das gravações, e Antonio retomou o protagonista.[29] A direção desejava ter Fábio Assunção no papel de Felício, porém o ator passava por problemas na vida pessoal e o papel ficou para Paulo Rocha.[30] A ideia era ter as duas Lolas anteriores – já que Gessy Fonseca e Cleyde Yáconis haviam falecido – em outros papeis na novela: Nicette Bruno interpretaria Maria, enquanto Irene Ravache seria Emília.[31] Porém isso foi impossibilitado, já que Nicette estava na novela anterior, Órfãos da Terra, e Irene apresentava problemas no quadril, sendo que Denise Weinberg e Susana Vieira ficaram com os personagens.[32] Em março de 2020, Nicette e Irene foram confirmadas participando dos últimos capítulos vivendo Joana, a madre responsável do pensionato onde Lola vive e a interna Tereza respectivamente.[33]

Cleo chegou a ser confirmada como Isabel, estratégia da direção para juntar mãe e filha nos mesmos papeis na ficção – como antes já havia ocorrido com Regina Duarte e Gabriela Duarte em Por Amor e Lucinha Lins e Cláudio Lins em Esmeralda – mas ela foi substituída por Giullia Buscacio por uma questão de idade: os atores que interpretariam seus irmãos mais velhos eram bem mais jovens que ela.[34] Nicolas Prattes foi escalado para interpretar Carlos, porém logo depois foi realocado para o papel de Alfredo para diferenciar-se dos personagens de boa índole anteriores e Danilo Mesquita assumiu o papel.[35] Jhona Burjack fez os testes para viver Alfredo, mas foi considerado inexperiente demais para um papel de destaque, sendo realocado para o posto de Lúcio, que era primeiramente de Brenno Leone, também mudado para o posto de Elias.[36] Giselle Batista chegou a ser escalada como Leontina, porém, sem explicações, foi substituída por Beatriz Campos e remanejada apenas para uma participação no primeiro episódio como Antonieta.[37]

Carol Macedo, Talita Younan, Antônia Morais, Clara Buarque e Letícia Almeida fizeram os testes para interpretar Inês, sendo que a primeira ficou com o papel.[38][39][40] Felipe Abib foi escalado para interpretar Zeca, mas foi substituído por Eduardo Sterblitch, marcando a estreia do ator em novelas.[41] Escalada para viver Justina, Camila Márdila não se adequou ao perfil e foi substituída por Julia Stockler, enquanto Camila foi remanejada para o elenco de Amor de Mãe.[42] Jussara Freire foi cogitada para interpretar Genu, porém foi descartada e quem ficou com o papel foi Kelzy Ecard, após sua boa repercussão em Segundo Sol.[43][44] Zezé Motta foi substituída por Virgínia Rosa no papel de Durvalina. Já Stepan Nercessian e Werner Schünemann trocaram de papeis antes do início das gravações.[45][46]

Éramos Seis é a primeira novela da atriz luso-brasileira Joana de Verona, no Brasil. Joana, só tinha feito novelas e séries em Portugal.[47][48][49]

Homenagens e mudanças no final

A nova versão da novela ainda contou com participações ilustres de atores das versões anteriores de 1994 e 1977: Othon Bastos (que interpretou Júlio), Luciana Braga (que interpretou Isabel), Marcos Caruso (que interpretou Virgulino), Wagner Santisteban (que interpretou Alfredo criança), e Irene Ravache (que interpretou a Lola) - todos personagens da versão de 1994. Completando as homenagens, participou também a atriz Nicette Bruno (que fez a dona Lola da versão de 1977).[50][51] Pela primeira vez em 77 anos de existência, Éramos Seis teve seu final modificado. A protagonista Dona Lola, não terminou seus dias sozinha em um asilo.[52][53] Diferente do livro e das adaptações anteriores, Lola ganhou um final feliz ao lado de Afonso, e conseguiu resgatar sua antiga casa na Avenida Angélica.[54][55][56][57]

A trama foi o último trabalho da atriz Nicette Bruno, que faleceu no dia 20 de dezembro de 2020, aos 87 anos, por complicações da Covid-19.[58]

Enredo

A história conta a vida de uma família paulistana de classe média entre as décadas de 1920 e 1940. Lola (Glória Pires) é uma mulher doce e dedicada à família, casada com Júlio (Antonio Calloni), que ambiciona ser rico e se endivida para financiar uma casa na Avenida Angélica, em São Paulo; eles tem juntos quatro filhos. O estudioso Carlos (Danilo Mesquita) é o orgulho da família, mas tem um romance conturbado com Inês (Carol Macedo), cuja mãe é contra. Alfredo (Nicolas Prattes) vive em conflito com os pais por seu jeito rebelde e baderneiro, além de odiar o irmão mais velho por ciúme. A mimada Isabel (Giullia Buscacio) choca a todos quando se envolve com Felício (Paulo Rocha), um homem bem mais velho e desquitado. Julinho (André Luiz Frambach) namora Lili (Triz Pariz), mas almeja ascender socialmente, vendo essa oportunidade no romance com Soraia (Rayssa Bratillieri), filha do rico Assad (Werner Schünemann), patrão de seu pai. Após a morte prematura do marido, Lola passa a vender doces caseiros para sustentar a família e sobreviver ao adventos.

A tia paterna de Lola, Emília (Susana Vieira), é uma viúva milionária e amarga que nunca ajudou os familiares e vive reclusa cuidando da filha, Justina (Julia Stockler), que tem problemas mentais e não pode sair de casa por isso. Ela enviou a caçula, Adelaide (Joana de Verona), para a Suíça ainda criança, porém a moça retorna adulta e entra em conflito com a mãe pelas idéias feministas e pela insistência de que a irmã não deve ser privada do convívio social, além de ser sexualmente liberal e se envolver com o primo Alfredo. Em Itapetininga vive o restante da família de Lola: a mãe doceira Maria (Denise Weinberg), a tia materna Candoca (Camila Amado) e as irmãs Clotilde (Simone Spoladore) e Olga (Maria Eduarda de Carvalho). Clotilde vive infeliz longe de Almeida (Ricardo Pereira), com quem terminou o namoro após descobrir que ele era desquitado, por medo de julgamentos – embora espere tomar coragem para viver o amor. Já Olga sonhava sempre sonhou em ser da alta sociedade, mas decidiu se casar com seu grande amor, Zeca (Eduardo Sterblitch), mesmo ele sendo um humilde farmacêutico, articulando para sua tia Emília contrata-lo para cuidar de seus negócios, sendo assim bem remunerado e lhe dando uma boa vida.

Shirley (Barbara Reis) sempre acreditou que foi abandonada grávida na adolescência por João Aranha (Caco Ciocler), sem saber que tudo foi uma armação da mãe dele, reencontrando-o mais de dez anos depois, quando descobre a verdade. Ela, porém, já está casada com Afonso (Cássio Gabus Mendes), que assumiu a filha deles, Inês, fazendo com que ela fique dividida entre o amor dos dois, já que Aranha passa a se mostrar um homem possessivo e diferente da juventude. A melhor amiga de Lola é a fofoqueira Genu (Kelzy Ecard), casada com o submisso Virgulino (Kiko Mascarenhas), com quem tem dois filhos: Lili e Lúcio (Jhona Burjack), apaixonado por Isabel.

Exibição

Originalmente Éramos Seis estava programada para estrear em 2020, substituindo Nos Tempos do Imperador.[59][60] Em janeiro de 2019, porém, foi anunciado que as duas novelas haviam trocado de posto, uma vez que a trama imperialista exigia mais tempo de pesquisa para que houvesse uma reconstituição fiel do Brasil em 1850.[61] Após a mudança, a novela estava programada para estrear no fim de novembro de 2019, porém foi adiantada em dois meses para 30 de setembro quando depois de Órfãos da Terra ser encurtada devido ao esgotamento da história.[62] As chamadas começaram em 30 de agosto.[63][64] Não foi exibida no dia 23 de novembro de 2019, devido a transmissão da final da Copa Libertadores da América de 2019 entre Flamengo e River Plate.[65]

Abertura

A abertura da trama, produzida por Alexandre Romano, Júlia Rocha e Roberto Stein totalmente em 3D, retrata as mudanças em São Paulo durante as fases da novela. Primeiramente os anos 1920, com um ar mais pacato e romântico, logo dá lugar à agitação da década de 1930, marcada por construções que contribuem com a evolução da capital, além da efervescência política que toma as ruas. A movimentação das avenidas, cortadas pelos carros e bondes, registra a chegada dos anos 1940. A abertura também mostra alguns dos cenários da novela, como o cabaré frequentado por Júlio e a casa da família Lemos, que se mantém em evidência durante boa parte de vinheta. No final, é mostrado o logotipo da novela estampado no muro da casa.[66]

A Abertura é embalada por um instrumental composto pelos produtores musicais Victor Pozas e Rafael Langoni Smith. No capítulo de 4 de Novembro de 2019, início da segunda fase, a música foi trocada por Linda Flor, tema de Lola, cantada por Fafá de Belém.[67]

Elenco

Ator/Atriz[68][5] Personagem
Glória Pires Eleonora Amaral de Lemos (Lola)
Danilo Mesquita Carlos Abílio de Lemos
Nicolas Prattes Alfredo Abílio de Lemos
Giullia Buscacio Isabel Abílio de Lemos
André Luiz Frambach Júlio Abílio de Lemos Filho (Julinho)
Cássio Gabus Mendes Afonso dos Santos Oliveira
Simone Spoladore Clotilde Amaral
Ricardo Pereira Argemiro de Almeida (Almeida)[69]
Joana de Verona Adelaide Amaral Sampaio
Carol Macedo Inês Ferreira dos Santos
Paulo Rocha Felício de Souza[70]
Rayssa Bratillieri Soraia Assad
Susana Vieira Emília Amaral Sampaio
Maria Eduarda de Carvalho Olga Amaral Marcondes de Bueno
Eduardo Sterblitch José Carlos Marcondes de Bueno (Zeca)
Julia Stockler Justina Amaral Sampaio
Bárbara Reis Shirley Ferreira
Nicola Siri Osório Tavares[71]
Marcela Jacobina Natália Tellman[72]
Triz Pariz Maria Lídia Coutinho (Lili)
Jhona Burjack Lúcio Coutinho
Kelzy Ecard Genuína Coutinho (Genu)
Kiko Mascarenhas Virgulino Coutinho
Werner Schünemann Jorge Assad (Assad)[73]
Mayana Neiva Karine Fagundes Assad
Virgínia Rosa Durvalina da Silva (Durva)[74]
Camila Amado Cândida Amaral (Tia Candoca)[75]
Denise Weinberg Maria Amaral
Stepan Nercessian Delegado Gusmões
Brenno Leone Elias Al-Fashi[76]
Izak Dahora Sebastião (Tião)
Guilherme Ferraz Marcelo Gomes de Souza e Silva[77]
Thiago Justino Higino
Nilson Nunes Alaor
Caroline Verban Hermengarda / Nely[78]
Duda Batista Emily Amaral Marcondes de Bueno[79]
Marjorie Queiroz Emiliana Amaral Marcondes de Bueno
André Cidade Otávio Amaral Marcondes de Bueno (Tavinho)
Noha Hamdan Rita Almeida[80]
João Vitor Manhães Ernesto Almeida

Participações especiais

Ator/Atriz Personagem
Antonio Calloni Júlio Abílio de Lemos
Caco Ciocler João Aranha[81]
Luciana Braga Zulmira de Souza[82]
Irene Ravache Tereza[33]
Nicette Bruno Madre Joana[33]
Marcos Caruso Prefeito Moysés[83][84]
Wagner Santisteban Marcos[85]
Walderez de Barros Marlene de Lemos
Othon Bastos Padre Venâncio[86]
Emiliano Queiroz Seu Isidoro
Lavínia Pannunzio Lucy Assad
Ellen Rocche Marion[87]
Daniel Boaventura Adoniran
Aline Borges Drª. Selma Telles[88]
Giselle Batista Antonieta Piedade
Cláudia Ventura Profª. Benedita
Roberto Frota Dr. Vicente
Joelson Medeiros Ismael[89]
Luca de Castro Dr. Evaristo[90]
Gillray Coutinho Sinval
Camilo Bevilacqua Simão[91]
Paulo Carvalho Mr. Hilton[92]
Eunice Bráulio Dona Carola
Christina Rodrigues Dona Mima[93]
Carla Nunes Mabel Chagas[94]
Isaac Bernat Josias Chagas
Breno Nina Ricardo Neves (Neves)[95]
Beatriz Campos Leontina Neves
Raphaela Moraes Rosaura Almeida[96]
Simon Petracchi Hamilton Sampaio[97]
Nicola Lama Conde de Franco[98]
Milton Walley Calux
Lucas Domso Roberto[99]
Ademir de Souza Palhaço Sorriso
Werles Pajero Sílvio
Tiago Homci Dráusio[100]
Pia Manfroni Esmeralda[101]
Maria Mônica Passos Dona Iracema[1][102][103]
Andrea Bacellar Madame Bulhões[104]
Henrique Taxman Dr. Rubens[105][106]
Gustavo Trestini Tinoco[107]
Edvard Vasconcelos Juiz Everaldo[108]
Bernardo Dugin Nero
Silvio Mattos Sr. Flores[109]
Marcos Dioli Clóvis
Lucas Miranda Laércio
Rodrigo Ferrarini Capitão Alves
Roberto Lobo Cassimiro[110]
Antônio Alves Sr. Barbosa[111]
Karla Muniz Madame Bulcão
Nísia Rocha Dona Nena[112]
Bárbara Vento Dita
Gabriela Catai Greta[113]
Giovanna Sanches Doralice
Luciano Pullig Matias
Gabriel Borges Euclides[114]
Maitê Motta Paulete
Caio Antunes León Ferreira Coutinho de Lemos[115]
Lara Gutterres Cecília Souza Abílio de Lemos[116]
Clara Tiezzi Emiliana (adulta)
Karize Brum Emily (adulta)
Renan Ribeiro Tavinho (adulta)
Xande Valois Carlos (criança)
Pedro Sol Victorino Alfredo (criança)
Maju Lima Isabel (criança)
Davi de Oliveira Julinho (criança)
Gabriella Saraivah Inês (criança)
Melissa Nóbrega Soraia (criança)
Bruna Negendank Lili (criança)
Arthur Gama Lúcio (criança)
Lipinho Costa Tião (criança)

Música

Volume 1

Predefinição:Info/Álbum A primeira trilha sonora trouxe na capa: Glória Pires, Antonio Calloni, Xande Valois, Pedro Sol Victorino, Maju Lima e Davi de Oliveira caracterizados como a família Lemos na primeira fase.[117][118]

Lista de faixas

Predefinição:Lista de faixas

Volume 2

Predefinição:Info/Álbum A primeira trilha sonora trouxe na capa: André Luiz Frambach, Danilo Mesquita, Giullia Buscacio e Nicolas Prattes caracterizados como os irmãos Lemos na segunda fase.

Lista de faixas

Predefinição:Lista de faixas

Outras canções não incluídas

Audiência

Seu primeiro capítulo registrou 24 pontos, a melhor média de estreia desde Tempo de Amar.[119] O segundo capítulo registrou 23 pontos.[120] Já o sexto capítulo registrou 18 pontos.[121]Em sua primeira semana, acumulou 21 pontos, superando quatro antecessoras, mas ficando atrás apenas de Tempo de Amar, Sol Nascente e Êta Mundo Bom! e aparece empatada com Além do Tempo.[122] Seu sétimo capítulo, exibido em 7 de outubro, bateu recorde com 26 pontos.[123]Registrou a mesma média em 17 de março de 2020.[124]Em 24 de março de 2020, bate mais um recorde com 27 pontos e picos de 30, maior média nos últimos três anos.[125]No dia 31 de dezembro de 2019, registrou sua menor média com 15 pontos.[126]

O último capítulo registrou 26 pontos, sendo a melhor média dos últimos dois anos, superando a audiência do último capítulo de Orgulho e Paixão, Espelho da Vida e Órfãos da Terra, respectivamente. Teve média geral de 21 pontos, índice considerado satisfatório para a faixa das 18h.[127][128][129]

Prêmios e indicações

Ano Prêmio Categoria Indicado Resultado Ref.
2019 Troféu APCA Melhor Novela Ângela Chaves Indicado [130]
Melhor Diretor Carlos Araújo Indicado [130]
Prêmio F5 Melhor Ator Antonio Calloni Predefinição:Pen [131]
Melhor Atriz / Ator Mirim Gabriella Saraivah Predefinição:Pen
Xande Valois Predefinição:Pen

Referências

  2. Erro de script: Nenhum módulo desse tipo "Citar web".
  10. Erro de script: Nenhum módulo desse tipo "Citar web".Predefinição:Ligação inativa
  15. Predefinição:Citar periódico
  33. 33,0 33,1 33,2 Erro de script: Nenhum módulo desse tipo "Citar web".
  67. Predefinição:Citation
  117. 117,0 117,1 117,2 117,3 117,4 117,5 Erro de script: Nenhum módulo desse tipo "Citar web".

Ligações externas

Predefinição:Telenovelas das seis da Rede Globo Predefinição:Portal3